Evandro Monza SR escreveu:
Dodger, se tive um aprendizado bem interessante com esse Monza foi a respeito de frisos e para-choques.
Apenas a capa do para-choque traseiro eu recuperei. O restante eu comprei novo e os que tirei do Monza eu doarei no próximo encontro dos Monzeiros a quem se interessar, em Dezembro. Por ser plástico de engenharia, eu usei removedor em pasta, que não afeta o plástico de engenharia. No entanto, mandei a peça para um jateamento com micro-esferas de vidro. Depois lavei a peça, ao mesmo tempo usando uma lixa 1500 e depois 2000. Mas a peça fica com um aspecto mais esbranquiçado. Testei 3 tipos de produtos para melhorar seu visual: cera de carnaúba, cera automotiva de cor cinza, e recuperador de plásticos Meguiars.
A cera automotiva na cor do carro náo dá certo. A cera de carnaúba dá um resultado mediocre, e dura pouco. A Meguiars é espetacular. Acabamento perfeito e sinceramente, da vida nova ao plastico. O melhor de tudo, e digno de nota: Eu deixei a capa do para-choque com a Meguiars aplicada, embaixo de chuva, sol, frio, sereno, etc, durante 1 mês. Após 1 mês, eu lavei a capa, e a parte com a Meguiars se manteve perfeita. Somente quando eu lavei a capa com Querosene a Meguiars saiu. Produto espetacular.
Para os frisos, o processo é idêntico, só muda a decapagem, que tem que ser com fluído de freio (ótimo decapante).
O resumo é que, desde que os frisos estejam em bom estado, vale a pena o processo de recuperação (decapagem, jateamento com micro-esferas, lavagem com lixa fina e finalizando com Meguiars). O que é bom é que é pura originalidade, nada de peças pintadas. Mas é trabalhoso, lento, tem que ter paciência, e não é necessariamente barato, mas certamente é mais barato que frisos novos.
No caso dos frisos, os recuperei, exceto o da porta do motorista, que comprei novo por um preço de usado.
Bacana o comparativo na foto! geralmente estas ceras num dão bom resultado pq em pouco tempo degradam e fica pior que antes, além de ficar acumulando material sobre o plastico. Frisos originais eu até achei novos Mercado Livre, mas dava quase pra comprar outro Monza...ehehehe, parachoqes só achei usado ou reprodução vagabunda. Vou ver aqui o que consigo fazer nos meus, se num der resultado satisfatório, a é voltar pro garimpo e ver se acho originais a preço de peça de monza e não de Mercedes...
abraço!