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Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 19 Mai 2012, 12:09
por Sheldonn
weuller escreveu:Sheldonn, você já verificou se a porta traseira possui o parafuso philips na parte superior? Olhe e nos diga! Tenho uma vaga lembrança no meu ex- SL/E a canaleta era parafusada na parte de cima da porta com parafusos philips e se não tirar esses parafusos que fica bem acima da porta não tem como fazer a retirada do vidro. Não sei se a porta traseira é igual.
Abraço.
Então Weuller já removi esses parafusos, mas o grande problema é que o vidro está emperrado, não sobe nem desce pelo acionamento dos botões. Com o vidro emperrado acredito ser impossível movimentar a canaleta. Estou pensando em alguma solução para o problema e conforme tudo for andando eu vou postando as novidades. Obrigado pelas dicas amigo.
jhsantana escreveu:Coloca uma bateria próxima da porta e pegue dois pedaços de fio 1,5mm e entre com eles pela parte de trás do conector que tem no motor, para não correr risco de fechar curto, depois encoste cada ponta nos polos da bateria se não descer inverte os fios do polo da bateria que ira descer, porque este motor é muito dificil queimar assim do nada.
Abs
Então Santana dica valiosíssima essa sua. Vou fazer isso hoje à tarde e rezar para que o vidro se movimente. Tenho que tirar tudo da porta, pois somente assim posso levar o motor para ser limpo e lubrificado. Agora movimentando o vidro como faço para poder remover a canaleta e consequentemente o motor? Abraços amigo.
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 19 Mai 2012, 12:52
por jhsantana
Sheldonn escreveu:
Então Santana dica valiosíssima essa sua. Vou fazer isso hoje à tarde e rezar para que o vidro se movimente. Tenho que tirar tudo da porta, pois somente assim posso levar o motor para ser limpo e lubrificado. Agora movimentando o vidro como faço para poder remover a canaleta e consequentemente o motor? Abraços amigo.
Assim que movimentar o motor vc empurra esta haste para cima onde passa o cabo de aço e retira ela do encaixe dessa bolinhas do lado esquerdo, depois segura o vidro para não cair e retira a corrediça do cabo de aço do trilho do vidro. Retira a máquina, a canaleta que tem os parafusos e o vidro.

Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 20 Mai 2012, 10:15
por Sheldonn
Consegui, consegui, consegui! "We are the champions my friend. We will keep on fighting untill the end"! Não entendeu? Veja o video:
http://www.youtube.com/watch?v=hSTivVclQQ0
Depois de muita luta consegui remover a canaleta pela qual o vidro desce, consequentemente o motor do vidro, que mesmo com a canaleta fora foi muito complicado de sair do local. Fiz exatamente como o Santana havia me indicado fazendo uma ligação direta entre a tomada do motor do vidro elétrico e os pólos da bateria. Resultado? O motor funcionou maravilhosamente bem, me surpreendendo em relação à sua velocidade, significando dizer que ele está ok e que o problema que fazia com que o mecanismo ficasse emperrado certamente é na fiação.
Bem sem mais delongas vamos às fotos para que vocês vejam toda a estrutura fora da porta:
Visão geral dos componentes removidos da porta: motor do vidro elétrico, maçaneta externa, fechadura e canaleta externa:
Aqui um close na maçaneta e na fechadura. Itens que serão discutidos mais a frente:
Vidros da porta traseira. Para aqueles que nunca perceberam o que é, é assim que os vidros verdes são. Vejam como a coloração deles realmente constrasta com o branco da parede:
A porta completamente desmontada, sem nenhum componente:
Por fim tudo bem arrumadinho para evitar reclamações da Dona Arlete:
Bom por enquanto é isso pessoal. A primeira etapa está concluída, pois havia me proposto a desmontar completamente a porta traseira esquerda e isso foi feito com sucesso. A próxima parte será a avaliação de todos os componentes bem como a verificação do chicote elétrico da porta, por que somente assim saberei o que precisa ser reparado. Além disso tudo será higienizado e lubrificado para voltar ao perfeito funcionamento. Gostaria de agradecer aos amigos que me deram as dicas para remover os componentes da porta traseira, em especial o Santana que ajudou bastante. Valeu demais e aguardem as atualizações que virão em breve. Muito beve!
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 20 Mai 2012, 11:10
por luiz sle
Sheldonn, parabéns pela reforma. Como sou novo no fórum, não cheguei a acompanhar sua restauração passo-a-passo, apenas dei uma olhada no tópico depois de pronto, logo quando entrei aqui. Mas com o pouco que vi o que posso lhe afirmar é que você é um cara muito caprixoso, tem extremo cuidado com cada peça, e você mesmo o faz. Acho isso interessantíssimo.
Fazer esse serviço nas portas é complicado, leva muito tempo, machuca as mãos e é trabalhoso, o espaço é muito pequeno para movimentar as peças por dentro das portas.
Continue atualizando, é gostoso ver um tópico assim.
Abraço.
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 20 Mai 2012, 13:25
por jhsantana
É isso ai meu amigo, atente para na hora de colocar a maçaneta externa, colocar antes de todas as peças e entrar como se estivesse abrindo a porta, senão arranha o verniz.
Na hora da montagem, pode pedir socorro. kkkkkkkkkk, brincadeira, qualquer coisa estamos ai.
Abs
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 20 Mai 2012, 14:01
por Sheldonn
luiz sle escreveu:Sheldonn, parabéns pela reforma. Como sou novo no fórum, não cheguei a acompanhar sua restauração passo-a-passo, apenas dei uma olhada no tópico depois de pronto, logo quando entrei aqui. Mas com o pouco que vi o que posso lhe afirmar é que você é um cara muito caprixoso, tem extremo cuidado com cada peça, e você mesmo o faz. Acho isso interessantíssimo.
Fazer esse serviço nas portas é complicado, leva muito tempo, machuca as mãos e é trabalhoso, o espaço é muito pequeno para movimentar as peças por dentro das portas.
Continue atualizando, é gostoso ver um tópico assim.
Abraço.
Opa Luís muito obrigado pelos elogios meu amigo. Estou tentando trazer de volta os anos de glória de Monza. É um trabalho dificílimo e muito estressante, mas a gente vai com extrema calma e muito cuidado para que tudo fique da maneira correta. Concordo com você quando dizes que trabalhar nas portas é muito complicado. Realmente o espaço é muito pequeno, você arranha o braço, corta as mãos e os dedos ficam pretos de graxa, mas faz parte de todo o processo. Os comentários dos amigos é muito importante por que dão aquele gás para a gente fazer o melhor possível. Obrigado meu amigo e fique visitando o tópico que o planejado é atualizar diariamente. Abraços.
jhsantana escreveu:É isso ai meu amigo, atente para na hora de colocar a maçaneta externa, colocar antes de todas as peças e entrar como se estivesse abrindo a porta, senão arranha o verniz.
Na hora da montagem, pode pedir socorro. kkkkkkkkkk, brincadeira, qualquer coisa estamos ai.
Abs
Então Santana é assim mesmo que se faz não é? A gente se propõe a realizar uma tarefa, põe a mão na massa e resolve a questão. É essa a ideia! Vou prestar bastante atenção na hora de remontar a porta, mas esse serviço ainda vai esperar algum tempo, pois agora terei de dar máxima atenção ao motor do vidro elétrico, ao motor da trava elétrica, à fechadura e ao chicote elétrico da porta. Além de tudo isso preciso ver a condição geral dos pinos da porta e o limitador da porta traseira, somente a partir daí é que parto para a montagem dos componentes na porta novamente. Obrigado pelas dicas meu amigo e estamos por aqui para qualquer coisa.
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 21 Mai 2012, 08:35
por Diego Paiva
Que bom que conseguiu desmontar, Sheldonn. Desculpe-me pela ausência.... estou completamente sem tempo, foi mau não poder ajudá-lo.
Chegando meio atrasado, mas acho que ainda é tempo de lhe deixar algumas dicas:
1- Limpe todo o interior da porta e aplique uma camada de graxa na parte interna inferior da mesma. Se vc quiser deixar a graxa um pouco mais fina, misture-a a óleo novo de motor, dai ela vai ficar com o aspecto parecido do anti-ruste da texaco, que infelizmente não é mais fabricado;
2- Limpe e lubrifique o motor do VE;
3- Verifique, com o auxílio de um multímetro, a continuidade de todos os fios que compõe o chicote da porta. Devido o abre e fecha da porta, os fios acabam partindo totalmente ou ficam com a resistência muito alta, fazendo com que os componentes elétricos da porta não funcionem a contento;
4- Coloque a fechadura de molho no querosene (limpa muito bem), ou no diesel (limpa um pouco menos que o querosene, mas cumpre bem a função e é mais barato), depois com um pincel e escova de dente, vá esfregando até toda sujeira sair. Faça isso até a peça ficar isenta de sujeira. Para finalizar, basta lubrificar com óleo novo de motor. As portas ficam uma seda pra abrir e fechar!
Abraços e boa sorte na execução dessa empreitada.
Re: Reforma Monza Classic Se 1992 - De volta ao martírio!
Enviado: 21 Mai 2012, 11:49
por Sheldonn
Diego Paiva escreveu:Que bom que conseguiu desmontar, Sheldonn. Desculpe-me pela ausência.... estou completamente sem tempo, foi mau não poder ajudá-lo.
Chegando meio atrasado, mas acho que ainda é tempo de lhe deixar algumas dicas:
1- Limpe todo o interior da porta e aplique uma camada de graxa na parte interna inferior da mesma. Se vc quiser deixar a graxa um pouco mais fina, misture-a a óleo novo de motor, dai ela vai ficar com o aspecto parecido do anti-ruste da texaco, que infelizmente não é mais fabricado;
2- Limpe e lubrifique o motor do VE;
3- Verifique, com o auxílio de um multímetro, a continuidade de todos os fios que compõe o chicote da porta. Devido o abre e fecha da porta, os fios acabam partindo totalmente ou ficam com a resistência muito alta, fazendo com que os componentes elétricos da porta não funcionem a contento;
4- Coloque a fechadura de molho no querosene (limpa muito bem), ou no diesel (limpa um pouco menos que o querosene, mas cumpre bem a função e é mais barato), depois com um pincel e escova de dente, vá esfregando até toda sujeira sair. Faça isso até a peça ficar isenta de sujeira. Para finalizar, basta lubrificar com óleo novo de motor. As portas ficam uma seda pra abrir e fechar!
Abraços e boa sorte na execução dessa empreitada.
Diego as dicas foram todas anotadas e tudo será efetuado bem direitinho com o intuito de ficar o melhor possível. Adorei a dica do querosene eu tenho uma quantidade razoável de querosene aqui e efetuarei a limpeza para deixar tudo no ponto. Comprarei um multímetro nesses dias e verei o que pode ser feito em relação aos fios para deixar tudo funcionando perfeitamente. Vou postando as fotos conforme o serviço for andando para vocês acompanharem tudo. Obrigado meu amigo.