Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
-
- Membro GL (Nível 2)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Outra
Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado
Bacana o projeto , um baita Sleeper !
Usas a injeção original ?
Usas a injeção original ?
Monza SL/E 1991 Coupé
C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0
Feito por mim e pra mim!

C20YVH (87mm)
Feito por mim e pra mim!

- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
- Injeção: MPFi
Obrigado.
Sim. Injeção original le-jetronic para alimentar a fase aspirada e módulo externo para controlar bico extra e atraso de ponto somente depois que entrar pressão positiva do turbo na admissão.
Sim. Injeção original le-jetronic para alimentar a fase aspirada e módulo externo para controlar bico extra e atraso de ponto somente depois que entrar pressão positiva do turbo na admissão.

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- Membro GL (Nível 2)
- Ano: 1991
- Injeção: Outra
Usa HIS pra fazer essa função? Me interessei pelo atraso de ponto
Monza SL/E 1991 Coupé
C20YVH (87mm)
Feito por mim e pra mim!

C20YVH (87mm)
Feito por mim e pra mim!

- 500EF
- MODERADOR
Até onde sei, HIS só controla o bico. Não tem atraso de ponto...
Eu uso o MEG, da cmracing, que tem as duas funções.
Eu uso o MEG, da cmracing, que tem as duas funções.

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- 500EF
- MODERADOR
Depois de alguns meses sem nem funcionar o monza véio (estava aguardando o projeto de eliminar a alta tensão do distribuidor, para poder usar ele com a plus sem falhar quando entrar pressão do turbo, como estava), resolvi dar uma atenção para ele este final de semana.
Para variar, revisei alguns pontos de vazamento, mangueirinhas ressecadas e consegui zerar todos.
Também mudei de lugar a mangueira de óleo da lubrificação da turbina, porque estava passando muito perto do coletor de escape, chegava até a encostar nele.
Troquei as velas BP9ES (diretas) pelas BPR9EIX (iridium "baixa" resistência = 1kohm) e deixei o gap com 0,6mm.
As diretas estavam com aspecto de queima boa, cerâmica com cor de telha, sem nenhum sinal de problema. Só não percebi na hora, mas o gap delas já estava em 0,9mm e talvez isso justificasse as falhas com pressão e pudesse ter regulado e colocado de volta para testar. Mas aí eu já tinha trocado pelas iridium e bateu preguiça de desmontar a tubulação da aspiração da turbina outra vez.
Também troquei o bico azul pelo verde. Eles praticamente se equivalem em termos de vazão, mas por algum motivo, o azul gosta de travar fechado sempre que fico sem funcionar o carro por alguns dias. Além disso, o verde dá melhor vedação no meu suporte do que o azul (as vezes mesmo usando dois o'rings ele deixa passar um pouco).
Não cheguei a sair com o carro, mas mesmo com ele parado deu para ver que o resultado foi bom. Pegou de primeira, lenta super estável, vácuo na casa dos -0,55bar como sempre foi, pressão de combustível estancando com o motor desligado (antes estava caindo), aceitando aceleração rápida sem falhar, etc.
https://www.youtube.com/watch?v=x-ETHNaKe_c
Coloquei até uma garrafinha de água (tive que colocar um pouquinho no reservatório... uns 200ml) em cima dele, para mostrar a regularidade na lenta (não é como um '6 em linha', mas até que está com bem pouca vibração para um velho senhor, STD e com muitos km bem rodados... rsrsrs). Só não reparem na sujeira...
https://www.youtube.com/watch?v=JAWGVV33u2s
Para variar, revisei alguns pontos de vazamento, mangueirinhas ressecadas e consegui zerar todos.
Também mudei de lugar a mangueira de óleo da lubrificação da turbina, porque estava passando muito perto do coletor de escape, chegava até a encostar nele.
Troquei as velas BP9ES (diretas) pelas BPR9EIX (iridium "baixa" resistência = 1kohm) e deixei o gap com 0,6mm.
As diretas estavam com aspecto de queima boa, cerâmica com cor de telha, sem nenhum sinal de problema. Só não percebi na hora, mas o gap delas já estava em 0,9mm e talvez isso justificasse as falhas com pressão e pudesse ter regulado e colocado de volta para testar. Mas aí eu já tinha trocado pelas iridium e bateu preguiça de desmontar a tubulação da aspiração da turbina outra vez.
Também troquei o bico azul pelo verde. Eles praticamente se equivalem em termos de vazão, mas por algum motivo, o azul gosta de travar fechado sempre que fico sem funcionar o carro por alguns dias. Além disso, o verde dá melhor vedação no meu suporte do que o azul (as vezes mesmo usando dois o'rings ele deixa passar um pouco).
Não cheguei a sair com o carro, mas mesmo com ele parado deu para ver que o resultado foi bom. Pegou de primeira, lenta super estável, vácuo na casa dos -0,55bar como sempre foi, pressão de combustível estancando com o motor desligado (antes estava caindo), aceitando aceleração rápida sem falhar, etc.
https://www.youtube.com/watch?v=x-ETHNaKe_c
Coloquei até uma garrafinha de água (tive que colocar um pouquinho no reservatório... uns 200ml) em cima dele, para mostrar a regularidade na lenta (não é como um '6 em linha', mas até que está com bem pouca vibração para um velho senhor, STD e com muitos km bem rodados... rsrsrs). Só não reparem na sujeira...
https://www.youtube.com/watch?v=JAWGVV33u2s
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Ano: 1987
- Injeção: Carburador
Estável? Estável sou eu sóbrio! Essa lenta é fantástica!!! E esse barulhinho gostoso de Monza (num vai falar que todo e qqr Família II tem o mesmo som, que eu nego!), que voltou a se destacar?
Tem que botar na rua agora, Edu! Vai desperdiçar esses Ventura, deixando eles quadrados, poxa?
Abração!
Robson Lott
Tem que botar na rua agora, Edu! Vai desperdiçar esses Ventura, deixando eles quadrados, poxa?
Abração!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- GMR
- Membro GLS (Nível 6)
- Estado: Paraná-PR
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Injeção: Carburador
500 EF, poderia me dar uma ajuda ????? O meu 500 veio faltando somente a fita k7, vc tem né? Conseguiria me fazer uma cópia? Pago pra vc se conseguir a reprodução.....
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
- 500EF
- MODERADOR
Não gosto nem de lembrar disso, mas algum filho de ... catou a minha fita, anos atrás...
E o mais estranho é que não levou tudo. Colocou outra fita qualquer dentro da caixinha e deixou no porta-luvas.
Certamente quando eu descobri, já devia ter acontecido há muito tempo...
E o mais estranho é que não levou tudo. Colocou outra fita qualquer dentro da caixinha e deixou no porta-luvas.
Certamente quando eu descobri, já devia ter acontecido há muito tempo...

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.