Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Agaenica
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 64
Registrado em: 28 Fev 2015, 13:42
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Agaenica »

Bacana o projeto , um baita Sleeper !

Usas a injeção original ?
Monza SL/E 1991 Coupé

C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0

Feito por mim e pra mim! :ok:

Imagem
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Obrigado.

Sim. Injeção original le-jetronic para alimentar a fase aspirada e módulo externo para controlar bico extra e atraso de ponto somente depois que entrar pressão positiva do turbo na admissão. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Agaenica
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 64
Registrado em: 28 Fev 2015, 13:42
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Agaenica »

Usa HIS pra fazer essa função? Me interessei pelo atraso de ponto
Monza SL/E 1991 Coupé

C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0

Feito por mim e pra mim! :ok:

Imagem
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Até onde sei, HIS só controla o bico. Não tem atraso de ponto...

Eu uso o MEG, da cmracing, que tem as duas funções. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Depois de alguns meses sem nem funcionar o monza véio (estava aguardando o projeto de eliminar a alta tensão do distribuidor, para poder usar ele com a plus sem falhar quando entrar pressão do turbo, como estava), resolvi dar uma atenção para ele este final de semana.

Para variar, revisei alguns pontos de vazamento, mangueirinhas ressecadas e consegui zerar todos.

Também mudei de lugar a mangueira de óleo da lubrificação da turbina, porque estava passando muito perto do coletor de escape, chegava até a encostar nele.

Troquei as velas BP9ES (diretas) pelas BPR9EIX (iridium "baixa" resistência = 1kohm) e deixei o gap com 0,6mm.

As diretas estavam com aspecto de queima boa, cerâmica com cor de telha, sem nenhum sinal de problema. Só não percebi na hora, mas o gap delas já estava em 0,9mm e talvez isso justificasse as falhas com pressão e pudesse ter regulado e colocado de volta para testar. Mas aí eu já tinha trocado pelas iridium e bateu preguiça de desmontar a tubulação da aspiração da turbina outra vez.

Também troquei o bico azul pelo verde. Eles praticamente se equivalem em termos de vazão, mas por algum motivo, o azul gosta de travar fechado sempre que fico sem funcionar o carro por alguns dias. Além disso, o verde dá melhor vedação no meu suporte do que o azul (as vezes mesmo usando dois o'rings ele deixa passar um pouco).

Não cheguei a sair com o carro, mas mesmo com ele parado deu para ver que o resultado foi bom. Pegou de primeira, lenta super estável, vácuo na casa dos -0,55bar como sempre foi, pressão de combustível estancando com o motor desligado (antes estava caindo), aceitando aceleração rápida sem falhar, etc.


https://www.youtube.com/watch?v=x-ETHNaKe_c

Coloquei até uma garrafinha de água (tive que colocar um pouquinho no reservatório... uns 200ml) em cima dele, para mostrar a regularidade na lenta (não é como um '6 em linha', mas até que está com bem pouca vibração para um velho senhor, STD e com muitos km bem rodados... rsrsrs). Só não reparem na sujeira...


https://www.youtube.com/watch?v=JAWGVV33u2s
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por Robson Lott »

Estável? Estável sou eu sóbrio! Essa lenta é fantástica!!! E esse barulhinho gostoso de Monza (num vai falar que todo e qqr Família II tem o mesmo som, que eu nego!), que voltou a se destacar?

Tem que botar na rua agora, Edu! Vai desperdiçar esses Ventura, deixando eles quadrados, poxa?

Abração!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por GMR »

500 EF, poderia me dar uma ajuda ????? O meu 500 veio faltando somente a fita k7, vc tem né? Conseguiria me fazer uma cópia? Pago pra vc se conseguir a reprodução.....
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

Mensagem não lida por 500EF »

Não gosto nem de lembrar disso, mas algum filho de ... catou a minha fita, anos atrás...

E o mais estranho é que não levou tudo. Colocou outra fita qualquer dentro da caixinha e deixou no porta-luvas.

Certamente quando eu descobri, já devia ter acontecido há muito tempo... :(
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder