SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

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waldir
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Eu comprei o refil da válvula. Esse refil pode ser usado também no monza efi, correto? Pesquisei no site da nafil e só achei a válvula com carcaça para o modelo efi. Na minha válvula vem especificado monza 87/91 álcool. Entretanto meu monza é 94 gasolina. É compatível ?

abraço,
Rafael
Rafael, já editei acima para correção. AVT é especificada para abrir até 107ºC é o que vem gravado na Whaler e é também requerido pela GM no caso do Monza pelo menos. Porém, a UCE aciona a ventoinha aos 101/102ºC e o relé de alta temperatura aciona a luz do painel aos 108ºC
Então, o liquido do arrefecimento começa a resfriar a partir da abertura da VT que vai empurrando um liquido mais frio que estava no radiador e no duto de distribuição... e com maior velocidade de troca de calor no radidor à medida que a ventoinha é ligada e a bomba imprime maior velocidade pelo radiador e com isso mantém a media util de temperatura no motor que é de 95ºC

A compatibilidade no caso é mais fisica, ou seja, se é da mesma medida da que está na carcaça e se encaixa no batente lateral e se veda direitinho.

Eu sempre comprei a VT montada na carcaça, então não tenho experiência sobre (re)posicionar o refil.

Abs

waldir
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Carlos A. Freire
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só para completar as informações, para todo Monza EFI 2.0l álcool ou gasolina, a válvula termostática deve ter início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. No seu corpo deve vir a inscrição: 92/107º.

Toda válvula termostática, ao abrir 40% do seu curso, já deixa passar 100% do fluxo do líquido de arrefecimento. Faz parte da engenharia e segurança. Portanto, não é necessário ter abertura total para passar todo líquido.

Essa informação vem da Valeo.

Abs,

Carlos Freire
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rafamts
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por rafamts »

Toda válvula termostática, ao abrir 40% do seu curso, já deixa passar 100% do fluxo do líquido de arrefecimento. Faz parte da engenharia e segurança. Portanto, não é necessário ter abertura total para passar todo líquido.

Esse detalhe da abertura da válvula eu não sabia. Obrigado pela informação Carlos.

Abraço,
Rafael
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Carlos A. Freire
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essa informação foi dada por um instrutor técnico da Valeo em uma palestra da RTA. Essa palestra está no you tube em 7 partes.

Esse link é da primeira parte: http://www.youtube.com/watch?v=h6N-NGsFyxs, depois é só fazer a busca das demais partes com título: Sistema de Arrefecimento 1: Radiadores - Valeo, mudando apenas o número.

Abs,

Carlos Freire
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frfavoreto
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por frfavoreto »

É normal quando se está na estrada o ponteiro de temperatura ficar em baixo o tempo todo, mesmo após a troca da válvula?

Recentemente troquei a válvula esperando que esse problema acabasse, mas continua do mesmo jeito, e olha que troquei pela válvula correta. Basta andar a uns 60Km/h ou mais por uns 2 minutos e o ponteiro começa a descer e fica na região azul até reduzir a velocidade.

A ventoinha está ativando quando o ponteiro atinge o meio curso, e é desligada quando fica próximo a 1/3.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
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Carlos A. Freire
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

frfavoreto escreveu:É normal quando se está na estrada o ponteiro de temperatura ficar em baixo o tempo todo, mesmo após a troca da válvula?

Recentemente troquei a válvula esperando que esse problema acabasse, mas continua do mesmo jeito, e olha que troquei pela válvula correta. Basta andar a uns 60Km/h ou mais por uns 2 minutos e o ponteiro começa a descer e fica na região azul até reduzir a velocidade.

A ventoinha está ativando quando o ponteiro atinge o meio curso, e é desligada quando fica próximo a 1/3.

Não é normal. Esse sintoma indica que a VT não está fechando totalmente ou o marcador está marcado errado.

Para tirar a prova, use um termômetro ou um scanner e meça a temperatura de trabalho desse motor, na condição de trânsito rápido ou rodovias. A temperatura não pode ficar abaixo de 90ª, levando em conta que a VT tem início de abertura aos 92ºC (se usou peça com aplicação correta).

Abs,

Carlos Freire
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frfavoreto
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por frfavoreto »

Então eu não sei mais o que fazer, quando fiz a substituição recentemente eu troquei a válvula pela correta, só não troquei o joelho, mas fiz uma inspeção antes de reinstalar e vi que não estava travando por isso concluí que dava pra reaproveitar o joelho.

O marcador eu tenho certeza de que está funcionando corretamente, o motor tem um comportamento diferente quando está frio, daí eu sei se ele realmente está frio ou na temperatura normal de trabalho.
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Carlos A. Freire
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Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

frfavoreto escreveu:Então eu não sei mais o que fazer, quando fiz a substituição recentemente eu troquei a válvula pela correta, só não troquei o joelho, mas fiz uma inspeção antes de reinstalar e vi que não estava travando por isso concluí que dava pra reaproveitar o joelho.

O marcador eu tenho certeza de que está funcionando corretamente, o motor tem um comportamento diferente quando está frio, daí eu sei se ele realmente está frio ou na temperatura normal de trabalho.

Qual a VT correta que está usando? Qual temperatura de trabalho dessa VT e marca?
Para Monza e Kadett de 92 em diante eu nunca vi a venda apenas o refil. É vendida completa com o alojamento (nariz ou joelho como disse). Para motores EFI 2.0l álcool ou gasolina e 1.8 álcool a VT é 92/107ºC. Cuidado com refil que pode danificar no momento da aplicação.

Outra coisa, reparei que VT antigas não tem anel de vedação entre a VT e o alojamento e as que uso no meu Monza tem esse anel de borracha. Não confundam esse anel com O'ring que vai do alojamento ao cavalete.

A VT original GM do Monza é fabricada pela Wahler. No meu Monza só coloco original GM e nos Monza de amigos, quando quando faço a manutenção no sistema de arrefecimento, quando não trazem original, trazem Wahler.

Abs,

Carlos Freire
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