Rafael, já editei acima para correção. AVT é especificada para abrir até 107ºC é o que vem gravado na Whaler e é também requerido pela GM no caso do Monza pelo menos. Porém, a UCE aciona a ventoinha aos 101/102ºC e o relé de alta temperatura aciona a luz do painel aos 108ºCrafamts escreveu:Eu comprei o refil da válvula. Esse refil pode ser usado também no monza efi, correto? Pesquisei no site da nafil e só achei a válvula com carcaça para o modelo efi. Na minha válvula vem especificado monza 87/91 álcool. Entretanto meu monza é 94 gasolina. É compatível ?
abraço,
Rafael
Então, o liquido do arrefecimento começa a resfriar a partir da abertura da VT que vai empurrando um liquido mais frio que estava no radiador e no duto de distribuição... e com maior velocidade de troca de calor no radidor à medida que a ventoinha é ligada e a bomba imprime maior velocidade pelo radiador e com isso mantém a media util de temperatura no motor que é de 95ºC
A compatibilidade no caso é mais fisica, ou seja, se é da mesma medida da que está na carcaça e se encaixa no batente lateral e se veda direitinho.
Eu sempre comprei a VT montada na carcaça, então não tenho experiência sobre (re)posicionar o refil.
Abs
waldir