SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: SUBSTITUIÇÃO DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Eu comprei o refil da válvula. Esse refil pode ser usado também no monza efi, correto? Pesquisei no site da nafil e só achei a válvula com carcaça para o modelo efi. Na minha válvula vem especificado monza 87/91 álcool. Entretanto meu monza é 94 gasolina. É compatível ?

abraço,
Rafael
Rafael, já editei acima para correção. AVT é especificada para abrir até 107ºC é o que vem gravado na Whaler e é também requerido pela GM no caso do Monza pelo menos. Porém, a UCE aciona a ventoinha aos 101/102ºC e o relé de alta temperatura aciona a luz do painel aos 108ºC
Então, o liquido do arrefecimento começa a resfriar a partir da abertura da VT que vai empurrando um liquido mais frio que estava no radiador e no duto de distribuição... e com maior velocidade de troca de calor no radidor à medida que a ventoinha é ligada e a bomba imprime maior velocidade pelo radiador e com isso mantém a media util de temperatura no motor que é de 95ºC

A compatibilidade no caso é mais fisica, ou seja, se é da mesma medida da que está na carcaça e se encaixa no batente lateral e se veda direitinho.

Eu sempre comprei a VT montada na carcaça, então não tenho experiência sobre (re)posicionar o refil.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só para completar as informações, para todo Monza EFI 2.0l álcool ou gasolina, a válvula termostática deve ter início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. No seu corpo deve vir a inscrição: 92/107º.

Toda válvula termostática, ao abrir 40% do seu curso, já deixa passar 100% do fluxo do líquido de arrefecimento. Faz parte da engenharia e segurança. Portanto, não é necessário ter abertura total para passar todo líquido.

Essa informação vem da Valeo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994

Mensagem não lida por rafamts »

Toda válvula termostática, ao abrir 40% do seu curso, já deixa passar 100% do fluxo do líquido de arrefecimento. Faz parte da engenharia e segurança. Portanto, não é necessário ter abertura total para passar todo líquido.

Esse detalhe da abertura da válvula eu não sabia. Obrigado pela informação Carlos.

Abraço,
Rafael
Carlos A. Freire
MODERADOR

Essa informação foi dada por um instrutor técnico da Valeo em uma palestra da RTA. Essa palestra está no you tube em 7 partes.

Esse link é da primeira parte: http://www.youtube.com/watch?v=h6N-NGsFyxs, depois é só fazer a busca das demais partes com título: Sistema de Arrefecimento 1: Radiadores - Valeo, mudando apenas o número.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

É normal quando se está na estrada o ponteiro de temperatura ficar em baixo o tempo todo, mesmo após a troca da válvula?

Recentemente troquei a válvula esperando que esse problema acabasse, mas continua do mesmo jeito, e olha que troquei pela válvula correta. Basta andar a uns 60Km/h ou mais por uns 2 minutos e o ponteiro começa a descer e fica na região azul até reduzir a velocidade.

A ventoinha está ativando quando o ponteiro atinge o meio curso, e é desligada quando fica próximo a 1/3.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Carlos A. Freire
MODERADOR

frfavoreto escreveu:É normal quando se está na estrada o ponteiro de temperatura ficar em baixo o tempo todo, mesmo após a troca da válvula?

Recentemente troquei a válvula esperando que esse problema acabasse, mas continua do mesmo jeito, e olha que troquei pela válvula correta. Basta andar a uns 60Km/h ou mais por uns 2 minutos e o ponteiro começa a descer e fica na região azul até reduzir a velocidade.

A ventoinha está ativando quando o ponteiro atinge o meio curso, e é desligada quando fica próximo a 1/3.

Não é normal. Esse sintoma indica que a VT não está fechando totalmente ou o marcador está marcado errado.

Para tirar a prova, use um termômetro ou um scanner e meça a temperatura de trabalho desse motor, na condição de trânsito rápido ou rodovias. A temperatura não pode ficar abaixo de 90ª, levando em conta que a VT tem início de abertura aos 92ºC (se usou peça com aplicação correta).

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

Então eu não sei mais o que fazer, quando fiz a substituição recentemente eu troquei a válvula pela correta, só não troquei o joelho, mas fiz uma inspeção antes de reinstalar e vi que não estava travando por isso concluí que dava pra reaproveitar o joelho.

O marcador eu tenho certeza de que está funcionando corretamente, o motor tem um comportamento diferente quando está frio, daí eu sei se ele realmente está frio ou na temperatura normal de trabalho.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Carlos A. Freire
MODERADOR

frfavoreto escreveu:Então eu não sei mais o que fazer, quando fiz a substituição recentemente eu troquei a válvula pela correta, só não troquei o joelho, mas fiz uma inspeção antes de reinstalar e vi que não estava travando por isso concluí que dava pra reaproveitar o joelho.

O marcador eu tenho certeza de que está funcionando corretamente, o motor tem um comportamento diferente quando está frio, daí eu sei se ele realmente está frio ou na temperatura normal de trabalho.

Qual a VT correta que está usando? Qual temperatura de trabalho dessa VT e marca?
Para Monza e Kadett de 92 em diante eu nunca vi a venda apenas o refil. É vendida completa com o alojamento (nariz ou joelho como disse). Para motores EFI 2.0l álcool ou gasolina e 1.8 álcool a VT é 92/107ºC. Cuidado com refil que pode danificar no momento da aplicação.

Outra coisa, reparei que VT antigas não tem anel de vedação entre a VT e o alojamento e as que uso no meu Monza tem esse anel de borracha. Não confundam esse anel com O'ring que vai do alojamento ao cavalete.

A VT original GM do Monza é fabricada pela Wahler. No meu Monza só coloco original GM e nos Monza de amigos, quando quando faço a manutenção no sistema de arrefecimento, quando não trazem original, trazem Wahler.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder