Página 7 de 14
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 04 Set 2008, 12:45
por Carlos A. Freire
RicardoDS escreveu:Posso estar enganado, mas ao invés de trocar a central não seria mas fácil trocar a eprom por uma com os dados do Monza 2.0 (com as caracteristicas do Monza do Zé)??
Ou o hardware é diferente de uma central para outra?
É uma tentativa...
Abs,
Carlos Freire
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 04 Set 2008, 13:30
por RicardoDS
Se a troca de central não tiver custo, tudo bem.
Mas se tiver que pagar por cima, dependendo do valor, é melhor ficar com a central que está funcionando bem e, se confirmado que o hardware é igual para todas, trocar só a eprom.
Uma eprom gravada com o programa original de fábrica consegue por menos de R$60,00.
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 04 Set 2008, 17:52
por José Leal
Amigos, fiz essa alternativa: troquei o chip da central. Coloquei o original 2.0 gasolina.
Agora a luz de marcha ascendente está funcionando perfeitamente. Antes de trocar o chip, fui em outra casa que mexe com central, e o camarada colocou uma em meu carro, jurando que estava boa. Mas quando fui andar, reparei que a luz da marcha ascendente só acendia na 1ª. Então, obviamente não estava lá 100%.
Mas como alegria de pobre dura pouco, apareceu um "inconveniente"... a ventoinha só está disparando na velocidade alta, exatamente como acontecia na central antiga :smt011 A temperatura no painel ficou como estava (2 barrinhas amarelas acesas).
A "teoria" que tenho é que andando normalmente, sem AC, a ventoinha só funciona na alta, e quando liga o AC, a ventoinha dispara primeiro na velocidade baixa, para que o "baque" no sistema elétrico não seja forte o suficiente para deixar o carro apagar, por exemplo.
Quando estava consertando o radiador, por acaso tinha um Monza GLS tb fazendo o serviço. A ventoinha só funcionava na alta tb.
Quando estava com a central antiga, o meu carro fazia aprox. 10km/l na cidade. Depois que coloquei a do Kadett, passou a fazer aprox. 8km/l. Talvez, como o carro ficou um pouco "frouxo", eu estava pisando mais no acelerador... :smt017 Espero que volte a fazer os 10km/l
E aí, posso deixar assim mesmo ou tento novamente procurar uma outra central/chip?
Até mais.
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 05 Set 2008, 09:37
por Carlos A. Freire
Já outros Monza 92 ou 93 ligar a ventuinha sem AC acionado na segunda velocidade. O meu GLS 96 e outros que conheço, sempre acionou a ventuinha na primeira velocidade sem o AC acionado, que para mim é o mais lógico. A primeira velocidade dá conta de arrefecer o sistema e não faz muito barulho, já a segunda velocidade é um "escandalo".
Abs,
Carlos Freire
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 05 Set 2008, 13:07
por José Leal
Professor, então quer dizer que agora está tudo funcionando de acordo, certo? Já estava pensando que eu tinha arrumado para minha cabeça...
Como disse, ví um GLS tb acionando a 2ª veloc. direto. Só não sei o ano desse carro.
E concordo plenamente: o 1º estágio refrigera tranquilamente o motor, além de ser mais silencioso.
Um abraço, melhoras e obrigado.
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 05 Set 2008, 13:40
por Carlos A. Freire
José Leal escreveu:Professor, então quer dizer que agora está tudo funcionando de acordo, certo? Já estava pensando que eu tinha arrumado para minha cabeça...
Como disse, ví um GLS tb acionando a 2ª veloc. direto. Só não sei o ano desse carro.
E concordo plenamente: o 1º estágio refrigera tranquilamente o motor, além de ser mais silencioso.
Um abraço, melhoras e obrigado.
Não sei dizer se é correto acionar a segunda velocidade sem a solicitação do AC. A grande maioria de Monza com AC de fábrica que conheço, é que nem o meu.
Abs,
Carlos Freire
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 05 Set 2008, 20:28
por Diego Paiva
O meu só liga o segundo estágio com o AR ligado. Nunca ligou com o equipamento desligado.
Abraço!
Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA
Enviado: 05 Set 2008, 21:20
por Luiz Carlos (Rio)
Eu já contei a história aqui, mas vou contar de novo:
Tive dois Monzas GLS com ar condicionado, um 94/95 que adquiri com 3 anos de uso e 28.000km rodados (certeza quase absoluta de que nunca ninguém modificou o sistema do eletroventilador dele), e um GLS 94 também com ar, adquirido com 88.000 km rodados. Este não sei se foi feita alguma modificação.
No primeiro Monza, com ar desligado, a 2ª velocidade nunca entrou, nos quase 8 anos em que fiquei com o carro. Qdo o ponteiro da temperatura atingia 1/2 da escala, entrava sempre a 1ª velocidade. Por outro lado, ao ligar o ar, o eletroventilador não entrava automaticamente. Só entrava, e sempre na 2ª velocidade, qdo o ponteiro do indicador de temperatura atingia 1/3 da escala.
Com o Monza 94, com ar desligado, qdo o ponteiro atinge a metade da escala, entra a 2ª velocidade. Barulhenta mas abaixa a temperatura rapidinho.
Ao ligar o ar, entra automaticamente a baixa velocidade. Ao atingir 1/3 da escala, entra a alta, que pode também entrar mesmo com o motor frio.
Já testei os circuitos de comando do eletroventilador, nada tendo encontrado de errado. Pesquisei também para ver se havia sido aplicada no carro a modificação que a GM implantou nos carros 95 e acima, que é um jump entre as duas velocidades, eliminando assim a baixa velocidade.
Acredito que, se há algum problema, é na programação da central, que não está chamando a baixa velocidade, só chama a alta.
Como só ando com ar ligado, deixei assim mesmo.
Abraços