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Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 04 Set 2008, 12:45
por Carlos A. Freire
RicardoDS escreveu:Posso estar enganado, mas ao invés de trocar a central não seria mas fácil trocar a eprom por uma com os dados do Monza 2.0 (com as caracteristicas do Monza do Zé)??
Ou o hardware é diferente de uma central para outra?
É uma tentativa...

Abs,

Carlos Freire

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 04 Set 2008, 13:30
por RicardoDS
Se a troca de central não tiver custo, tudo bem.
Mas se tiver que pagar por cima, dependendo do valor, é melhor ficar com a central que está funcionando bem e, se confirmado que o hardware é igual para todas, trocar só a eprom.
Uma eprom gravada com o programa original de fábrica consegue por menos de R$60,00.

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 04 Set 2008, 17:52
por José Leal
Amigos, fiz essa alternativa: troquei o chip da central. Coloquei o original 2.0 gasolina.
Agora a luz de marcha ascendente está funcionando perfeitamente. Antes de trocar o chip, fui em outra casa que mexe com central, e o camarada colocou uma em meu carro, jurando que estava boa. Mas quando fui andar, reparei que a luz da marcha ascendente só acendia na 1ª. Então, obviamente não estava lá 100%.

Mas como alegria de pobre dura pouco, apareceu um "inconveniente"... a ventoinha só está disparando na velocidade alta, exatamente como acontecia na central antiga :smt011 A temperatura no painel ficou como estava (2 barrinhas amarelas acesas).
A "teoria" que tenho é que andando normalmente, sem AC, a ventoinha só funciona na alta, e quando liga o AC, a ventoinha dispara primeiro na velocidade baixa, para que o "baque" no sistema elétrico não seja forte o suficiente para deixar o carro apagar, por exemplo.
Quando estava consertando o radiador, por acaso tinha um Monza GLS tb fazendo o serviço. A ventoinha só funcionava na alta tb.

Quando estava com a central antiga, o meu carro fazia aprox. 10km/l na cidade. Depois que coloquei a do Kadett, passou a fazer aprox. 8km/l. Talvez, como o carro ficou um pouco "frouxo", eu estava pisando mais no acelerador... :smt017 Espero que volte a fazer os 10km/l :mrgreen:

E aí, posso deixar assim mesmo ou tento novamente procurar uma outra central/chip?

Até mais.

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 05 Set 2008, 09:37
por Carlos A. Freire
Já outros Monza 92 ou 93 ligar a ventuinha sem AC acionado na segunda velocidade. O meu GLS 96 e outros que conheço, sempre acionou a ventuinha na primeira velocidade sem o AC acionado, que para mim é o mais lógico. A primeira velocidade dá conta de arrefecer o sistema e não faz muito barulho, já a segunda velocidade é um "escandalo".

Abs,

Carlos Freire

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 05 Set 2008, 13:07
por José Leal
Professor, então quer dizer que agora está tudo funcionando de acordo, certo? Já estava pensando que eu tinha arrumado para minha cabeça... :lol:
Como disse, ví um GLS tb acionando a 2ª veloc. direto. Só não sei o ano desse carro.

E concordo plenamente: o 1º estágio refrigera tranquilamente o motor, além de ser mais silencioso.

Um abraço, melhoras e obrigado.

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 05 Set 2008, 13:40
por Carlos A. Freire
José Leal escreveu:Professor, então quer dizer que agora está tudo funcionando de acordo, certo? Já estava pensando que eu tinha arrumado para minha cabeça... :lol:
Como disse, ví um GLS tb acionando a 2ª veloc. direto. Só não sei o ano desse carro.

E concordo plenamente: o 1º estágio refrigera tranquilamente o motor, além de ser mais silencioso.

Um abraço, melhoras e obrigado.
Não sei dizer se é correto acionar a segunda velocidade sem a solicitação do AC. A grande maioria de Monza com AC de fábrica que conheço, é que nem o meu.

Abs,

Carlos Freire

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 05 Set 2008, 20:28
por Diego Paiva
O meu só liga o segundo estágio com o AR ligado. Nunca ligou com o equipamento desligado.

Abraço!

Re: SETA DE LUZ QUE ACENDE QUANDO TROCA DE MARCHA

Enviado: 05 Set 2008, 21:20
por Luiz Carlos (Rio)
Eu já contei a história aqui, mas vou contar de novo:
Tive dois Monzas GLS com ar condicionado, um 94/95 que adquiri com 3 anos de uso e 28.000km rodados (certeza quase absoluta de que nunca ninguém modificou o sistema do eletroventilador dele), e um GLS 94 também com ar, adquirido com 88.000 km rodados. Este não sei se foi feita alguma modificação.
No primeiro Monza, com ar desligado, a 2ª velocidade nunca entrou, nos quase 8 anos em que fiquei com o carro. Qdo o ponteiro da temperatura atingia 1/2 da escala, entrava sempre a 1ª velocidade. Por outro lado, ao ligar o ar, o eletroventilador não entrava automaticamente. Só entrava, e sempre na 2ª velocidade, qdo o ponteiro do indicador de temperatura atingia 1/3 da escala.
Com o Monza 94, com ar desligado, qdo o ponteiro atinge a metade da escala, entra a 2ª velocidade. Barulhenta mas abaixa a temperatura rapidinho.
Ao ligar o ar, entra automaticamente a baixa velocidade. Ao atingir 1/3 da escala, entra a alta, que pode também entrar mesmo com o motor frio.
Já testei os circuitos de comando do eletroventilador, nada tendo encontrado de errado. Pesquisei também para ver se havia sido aplicada no carro a modificação que a GM implantou nos carros 95 e acima, que é um jump entre as duas velocidades, eliminando assim a baixa velocidade.
Acredito que, se há algum problema, é na programação da central, que não está chamando a baixa velocidade, só chama a alta.
Como só ando com ar ligado, deixei assim mesmo.

Abraços