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Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 12 Jun 2010, 08:46
por Carlos A. Freire
cleitonedvaldo escreveu:módulo hei coloquei no meu da marca (GUSS) <== peba até o nome R$:40,00 ja faz 2 anos até agora ta filé .

Não entendi... o Monza 89 como o que está descrito no seu perfil não usa módulo HEI.

Abs,

Carlos Freire

Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 16 Jun 2010, 02:23
por diegosamuel
Carlos, eu não entendo muito de parte eletrica, mas posso adiantar que troquei o modulo hei (coloquei da Thompson), dps troquei a bobina e bobina impulsora, tá com o conjunto novinho, engraçado que mesmo dps de trocar a bobina impulsora dps de algumas horas ele deu novamente o problema.

Detalhe interessante, no frio está acontecendo com mais frequencia, aí então eu vou lá, dou uma batidinha no distribuidor e tento novamente, é tiro e queda! Pega na hora! Pensei na probabilidade do distribuidor estar colando, assim como o induzido do motor de partida, será que existe isso para o distribuidor ???

E me explique melhor como é o esquema de estar isolado a bobina impulsora, pq antes de trocar me disseram que esses sintomas poderia ser impulsora, mas troquei e agora na época do frio to penando, não sei pq.... Estou desesperado pq já levei em vários eletricistas e eles não conseguem solucionar, já gastei mais de R$ 1.000,00 de peças em trocas com isso, só bobina bosh foram 2 esses ultimos 9 meses. Por isso então peço socorro!

Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 16 Jun 2010, 08:57
por Carlos A. Freire
Diego, se seu Monza é 94 ele usa módulo HEI e bobina impulsora. Ambos ficam dentro do distribuidor.
Os fios da bobina impulsora que são ligados no módulo HEI, tem terminais prensados nesses fios, que vão junto no conector para facilitar o encaixe no outro componente. Esses terminais prensados, as vezes nãosão muito bem prensados e acabam gerando mal contato, que não deixa, os terminais ter um perfeito contato com os fios. Quando isso ocorre, acontece o sintoma do carro não pegar, principalmente em dias frios, talvez por conta da menor dilatação dos materiais envolvidos. Se a bobina impulsora estiver boa, pode soldar os fios nos terminais, para garantir um perfeito contato entre os fios.

Abs,

Carlos Freire

Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 18 Jun 2010, 01:57
por diegosamuel
Obrigado Carlos pelo help, isso vai me ajudar e muito, visto que já gastei horrores com aquela parte, é tudo novo.

Hoje mesmo de manhã ele não pegou, então com uma chave de porca dei uma leve batidinha no distribuidor enquanto minha mãe dava a partida, FOI EXATO, pegou na hora...

Bom, eu até cheguei a pensar, será que o distribuidor poderia estar "colando" assim como acontece com o induzido do motor de partida. Mas vou trabalhar essa primeira hipótese que vc me disse sobre os terminais.

Vc disse que seu amigo tava com esse problema mas ao invés de soldar resolveu trocar a impulsora por uma delphi... no meu caso a minha tbm é original, comprei no distribuidor da gm, acho que era bosh ou delphi n me lembro... vc acha que poderia tbm tentar outra ?

Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 18 Jun 2010, 08:24
por Carlos A. Freire
Diego, para ter certeza de que o problema está na bobina impulsora, no momento em que ocorre o sintoma, deve medir sinal de rotação no MCE. Se não estiver chegando. O problema pode estar nela. Como é díficil ter osciloscópio para fazer essa avaliação. Usamos também outros artifício. Se não estiver chegando sinal de rotação do motor no MCE, a bomba de combustível não vai funcionar ao dar partida (não confundir com os segundos de funcionamento da bomba de combustível ao ligar o contato. Ao ligar o contato a bomba funciona e pára em seguida, com ou sem problemas no módulo HEI ou bobina impulsora), o bico não vai pulsar e não terá alta tensão ou centelhas paras as velas. Se no momento em que o sintoma ocorre, e tiver uma das condições citadas acima, o problema não está na bobina impulsora.

Abs,

Carlos Freire

Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 18 Jun 2010, 15:45
por diegosamuel
Certo Carlos, vou levar ele no eletricista segunda e deixar para ver o que poderia ser, a bobina (normal) não emite faisca durante o problema...o que vc acha que devo dizer a ele além de contar tudo sobre o problema, falo sobre dicas...

Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 18 Jun 2010, 16:17
por Carlos A. Freire
diegosamuel escreveu:Certo Carlos, vou levar ele no eletricista segunda e deixar para ver o que poderia ser, a bobina (normal) não emite faisca durante o problema...o que vc acha que devo dizer a ele além de contar tudo sobre o problema, falo sobre dicas...
Na verdade o reparador deve ter o completo domínio de funcionamento de todos os sistemas do carro. Contudo, não custa lembra-lo... rsrsrsrs!!! Além do conhecimento, tem que ter equipamentos para avaliação de problema e também saber usar esses equipamentos.

Abs,

Carlos Freire

Re: Módulo rei do distribuidor

Enviado: 18 Jun 2010, 16:36
por diegosamuel
Beleza Carlos, obrigado, vou levar lá e depois posto aki o resultado.
valeu.