Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

rmmnato escreveu:Evandro, aquela tabela me fez lembrar que na época, fui com meu tio na Volkswagen Amauri, autorizada da epoca aqui em Floripa, ele pagou em dinheiro 7mil dolares em um Gol para a empresa dele. Fantástico, os valores...

hehehehehehehe

Por isso eu incluí um Golzin mil pra ajudar a gente na noção de valores daquilo que a gente realmente conhecia (ou nem isso) lá em 1993
Editado pela última vez por Evandro Monza SR em 05 Abr 2016, 20:55, em um total de 1 vez.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Bom galera... tem muita coisa pra postar, pouco tempo e muita ansiedade.

Apresentei o carro por fora. Prometo que vou aprensenta-lo por dentro (apresenta-lo entre aspas, pq vcs conhecem melhor que eu o carro).

Mas, só para registrar, aqui está o primeiro presentinho que o Marechal ganhou. Uma tampinha paralela do gancho dianteiro. Sim, sem logo GM, sem nada. Só uma simples tampinha
Imagem

O carro já ganhou outros presentinhos, inclusive com a ajuda de amigos Monzeiros aqui (sim... o forum está fraco de movimento, mas os que ainda continuam, são caras muito legais! Os devidos créditos serão dados nas futuras postagens!)

Agora, uma coisa que não consegui deixar pra depois, foi o lance dos farois.

Os farois do tubarão me deram raiva. Aliás, desmontando os acabamentos do tuba, e comparando com o 87, fica claro como a GM piorou seu padrão de qualidade em 6 anos. Os materiais e algumas concepções são totalmente outros, em geral, piores.

O farol me deu uma raiva daquelas. Tão fácil desmontar o farol do quadrado. Tão chato o do tuba.

Começou pelo fato das lentes serem coladas. Mas procurando dicas aqui no forum, vi que o pessoal usa água quente para amolecer a cola. Então, dá-le água! PS: água quente, não fervendo, pois não queria correr o risco de trinca por choque térmico, embora esse vidro seja mais grosso que parede de igreja...

Mas obvio que antes de ir pesquisar no forum, eu tentei dar aquela forçada com a chave de fenda, e quase perdi uma lente do farol, com logo GM. PQP. Sorte...sorte
Imagem

Imagem

Depois, com uma faca, e com muita paciência e jeito, as lentes sairam
Imagem

Milha interno bem ruim...
Imagem

Bom...como o problema eram só os milhas (eu pensava isso), me passou pela cabeça uma solução caseira, afinal, qualquer coisa seria melhor que essa escuridão desse refletor. Pensei em Colorgim cromo. Mas depois de ler vários tópicos a respeito na internet, desisti da idéia.

Depois, vi que o problema ia além do milha, e incluia o refletor principal...
Ao passar o dedo no refletor principal, vi que o espelhamento do refletor estava saindo como um pó
Imagem

Imagem

Imagem

Carcaça do farol ainda com as etiquetas...
Imagem

Espelhos também. Fabricados na semana 43/92
Imagem

Em tempo... eu não desmontei os farois. Eu decidi leva-los numa casa especializada, pois percebi que iria quebrar as peças internas.
Imagem

Os espelhos foram para um trabalho de metalização.

Eu levei para uma empresa de galvanoplastia para aplicar cromo. O cara me explicou que não era o tratamento apropriado, e me encaminhou para uma empresa de metalização a vácuo, que é um processo interessante. O alumínio é liquefeito e depois vaporizado, numa temperatura bem abaixo do que seria o seu ponto de fusão a temperatura ambiente (afinal, está no vácuo). Daí, aplica-se no objeto a ser metalizado como um spray. É cada coisa que a gente aprende...

E é o mesmo processo da fábrica, pois se vcs observarem a foto onde eu passo o dedo e sai o "cromo", é um pó que se solta.

Bom, fiquei tão empolgado com o resultado que é por isso que decidi postar rapidamente...

Os espelhos ficaram muito bons. Tem defeitos? Sim. Fica igual o da fábrica? Quase. Fica bom? Sim, muitíssimo melhor do que estava.

Falei para o Lott que deve melhorar 50% da iluminação e 100% da aparência...rsrsrs

Espelho espelho meu...
Imagem

Imagem

Agora só falta montar os farois...quando fizer isso mostrarei aqui...

e...finalmente, uma par de neblinas novos.

Acho que o conjunto ótico agora vai ficar legal...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
rmmnato
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 350
Registrado em: 26 Mar 2014, 11:51
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por rmmnato »

Interessante esse negocio do cromo, pelas fotos ficaram espetaculares. Um jogo óptico dessa qualidade faz toda a diferença, tanto na segurança tanto na aparência. Mais uma vez ... parabéns Evandro!!
GM Monza SL/E 2.0 1989/1990 2p Gasolina - Cinza Berilo
vitormenezes9
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 847
Registrado em: 26 Jun 2014, 12:13
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Nao pensei duas vezes na compra dos farois,comprei o par Cibie com milha e regulagem eletrica.
Pensa num vidro duro esse ne? E vc acredita que quando comprei conseguiram quebrar uma? :smt011 :smt01
Vai ficar bacana quando montado hein..

Abraços!
Vitor Menezes

Monza GLS 95/96 2.0 E.F.I Gasolina Cinza Monet
Aparecida de Goiânia, Goiás
Avatar do usuário
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2273
Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Robson Lott »

vitormenezes9 escreveu: Vai ficar bacana quando montado hein..

Abraços!
Essa é uma expectativa que vai nos matar! :lol:
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por avvsilva »

Evandro, rapaz, como consegui deixar de ver este seu tópico? Como você já é uma celebridade, já sabia que estava com um tuba, só não sabia que era do Lott. :D É até desnecessário e repetitivo dizer, mas este carro caiu nas melhores mãos! Parabéns mais uma vez, estarei acompanhando! :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

rmmnato escreveu:Interessante esse negocio do cromo, pelas fotos ficaram espetaculares. Um jogo óptico dessa qualidade faz toda a diferença, tanto na segurança tanto na aparência. Mais uma vez ... parabéns Evandro!!
Olha, o processo é bem interessante, e é o mesmo aplicado para os farois na época.

Claro que numa auto-peças, que tem uma linha dedicada e só faz isso, as peças saem perfeitas.

Aqui elas saem com uns defeitinhos, mas que na prática, não atrapalharão a funcionalidade nem serão vistos com os farois montados.

vitormenezes9 escreveu:Nao pensei duas vezes na compra dos farois,comprei o par Cibie com milha e regulagem eletrica.
Pensa num vidro duro esse ne? E vc acredita que quando comprei conseguiram quebrar uma? :smt011 :smt01
Vai ficar bacana quando montado hein..

Abraços!
Original é a melhor solução, quando não se consegue recuparar o original usado.

Estao cobrando 600 dilmas por um farol...tá osso!!!!!!

Robson Lott escreveu:
vitormenezes9 escreveu: Vai ficar bacana quando montado hein..

Abraços!
Essa é uma expectativa que vai nos matar! :lol:
As ansiedades vão se acumulando...kkkkk...


avvsilva escreveu:Evandro, rapaz, como consegui deixar de ver este seu tópico? Como você já é uma celebridade, já sabia que estava com um tuba, só não sabia que era do Lott. :D É até desnecessário e repetitivo dizer, mas este carro caiu nas melhores mãos! Parabéns mais uma vez, estarei acompanhando! :smt023
Isso é uma coisa que postei em um tópico que abri em discussões gerais.

Houve uma migração da galera aqui para grupos fechados de Whatsapp. E o que acontece é exatamente isso. Quem migra, perde as coisas legais aqui do forum.

E o pior: quem migra passa o dia todo postando coisas no Whatsapp que serão perdidas para sempre, pois nada se guarda lá.

Whatsapp NÃO É A MIDIA ADEQUADA para quem realmente quer trocar experiências e compartilhar sua paixão pelos carros. ESTÁ TUDO ERRADO.

Mas só o tempo vai mostrar isso. Espero que o Monzeiros aguente de pé durante esse tempo, pq houve um completo esvaziamento do forum
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993 - Marechal

Mensagem não lida por avvsilva »

Evandro Monza SR escreveu:
avvsilva escreveu:Evandro, rapaz, como consegui deixar de ver este seu tópico? Como você já é uma celebridade, já sabia que estava com um tuba, só não sabia que era do Lott. :D É até desnecessário e repetitivo dizer, mas este carro caiu nas melhores mãos! Parabéns mais uma vez, estarei acompanhando! :smt023
Isso é uma coisa que postei em um tópico que abri em discussões gerais.

Houve uma migração da galera aqui para grupos fechados de Whatsapp. E o que acontece é exatamente isso. Quem migra, perde as coisas legais aqui do forum.

E o pior: quem migra passa o dia todo postando coisas no Whatsapp que serão perdidas para sempre, pois nada se guarda lá.

Whatsapp NÃO É A MIDIA ADEQUADA para quem realmente quer trocar experiências e compartilhar sua paixão pelos carros. ESTÁ TUDO ERRADO.

Mas só o tempo vai mostrar isso. Espero que o Monzeiros aguente de pé durante esse tempo, pq houve um completo esvaziamento do forum
Evandro, rapaz, não tiro sua razão de forma alguma. Mas, no meu caso, a diminuição da frequência ao fórum não se deve ao WhatsApp de forma alguma. Além da correria do dia a dia, fiquei desanimado com o excesso de propagandas e da bagunça geral que o fórum ficou. Mas eu continuo aqui, eu posso até demorar um pouquinho pra ver um tópico novo, porque a Internet não é feita somente de monzeiros, mas nunca vou perder as coisas interessantes. Aliás, quando percebo que um tópico está bombando, trato de fazer uma cópia em meu disco rígido e na nuvem. Aí quando um tópico no site já está com os links das imagens todos quebrados, tenho tudo limpinho em meu acervo, entende? E o melhor: sem propagandas e nem pop-ups. De tempos em tempos vou renovando esse acervo. Daqui a 40 anos, quando o monzeiros já estiver fora do ar (TOMARA QUE NÃO) ainda terei seu tópico do SR88, do Hugo, do Barão e este aqui. Quem sabe eles não sirvam pra eu fazer uma restauração de um Monza em minha velhice?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Responder