radiador de oleo no monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Leandro, como falei antes, o cambio F17 serviu monte de carro nao so o astra, mais se esta querendo saber de onde saiu, saiu do vectra GT 2008 com 17k baixado NF, cambio ta novo como ve nas fotos e troquei peças nele novas tb NF,NF transporte tudo certo.

nao é tao simples como imagina, vo colocar de uma forma clara.
1°F17 precisa voltante/embreagem/plato dela... essa cambio é original desse motor N20XF que uso.
2°F17 precisa do trambulador da F17 por vara como é visto na imagem acima, pq o modelo Plus é por cabo
3°F17 precisa do acionamento mecanico embreagem como é visto na imagem acima,guia,rolamento,luva, pq o modelo Plus é por cabo hidraulico na qual a que comprei.

existiu 2 modelo F17 é a mesma caixa, do que uma é hidraulica e a outra mecanica, e uma é por cabos e outra por varao. comprei a F17 plus por ser nova, e usei peça da F17 antiga pra usar no monza sem adaptar cabo e hidraulico. uma saida original e inteligente.

4°F17 precisa das homocineticas lado caixa da F17, a mesma é original e cabe no semi eixo no monza sem problemas, como é visto nessa imagem minha. junta tem o mesmo tamanho da F16/18 so muda estria externa pra F17. homocineticas novas GM, do lado da roda as usado no monza ABS, poderia ter posto do vectra B, mais achei as do monza mais barato e novas na caixa hehehe.
Imagem

5° comprar os 3 suportes pra essa aplicaçao, caixa F17 no monza 82-90. na qual tenho o projeto das peças e fabrico na fabrica. sao peças originais de engenharia, agora essa semana vo levar na empresa especializa pra me fazer as peças. as que vem de fabrica nao bate com a furaçao é pouco diferente e precisaria adaptar. sabe que xarope sou, nao é minha praia esse lado rsrsrs, se da pra evitar, o faço.

o outro suporte é do cabo da embreagem do monza, sao todas peças desenhadas pra essa aplicaçao no estilo plug and play. muito seguras e duraveis. ate banho zincado tem

6° no caso de voces teria que por a coroa do velocimentro do monza ou PD fabricar um roda 8 pulsos ou 16 e apenas trocar ou divisor freq, a que vem de fabrica F17 é fonico 29 pulsos por 360° igual do ABS 8.0, so trocar o disco de sinal pela engrenagem das F16-18.
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ja fiz funcionar a embreagem/caixa esta tudo perfeito e novo, nada mais justo pra acompanhar o motor zero. agora ta tudo uma coisa so é original do conjunto. e seguro o melhor.

nem preciso dizer pra quem tem monza original de fabrica nao vale apena, so o valor da caixa corre muita gente, essa achei barato. pra quem tem o conjunto todo atual como é meu caso, mecanica moderna ae sim poderia compensar. eu tinha o cambio 4M... de 105k nao iria fazer isso de por, nunca. ate pq nem entra

virou um almanaque isso rsrsrs
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por teste »

Imagem

Meu cambio parace muito com esse, sera que alguem pode me ajudar e dizer que parte e carter , e aonde e o respiro? o tal parafuso preto? ( fazer a troca do oleo do cambio)
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Rafaelo
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

o carter é essa parte que ali está sem a tampa protetora que fecha o diferencial.

o respiro da pra ver nessa foto, observe em cima do trambulador aquele chapes chinês preto. se remove essa "valvula" e se adiciona oleo por ali.

verdade, o F17 é a atualização do F18 que começou em 97. entao eles sao quase idênticos. mecanicamente sao, a diferença que o F18 suporte 1kg a mais de torque. tem o volante maior tambem em relaçao ao F17.
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por teste »

Mas o chapeu chines e sua uma capa do parafuse neh... ai vc tira ela depois o parafuso?
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Rafaelo
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

o chapel é pra proteger a valvula do respiro de entrar po e agua e ao mesmo tempo de o oleo sair. removendo ele de la ele sai inteiro o chapel junto. bem facil a remoçao desse respiro, ele fica no trambulador.
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Rafael M
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafael M »

(Moderadores, quase um ano depois, posso retomar este tópico para solucionar uma dúvida ou é melhor criar outro?)

Pretendo colocar radiador de óleo no meu Monza, consegui do Kadett GSI a um bom preço, mas tenho as seguintes dúvidas:

A maneira mais fácil de instalar é através de uma flange que encaixa no "bocal" do filtro de óleo:

Imagem

Porém dizem (principalmente no Kadetteiros) que a bomba do Kadett GSi é diferente justamente por conta desta flange, que ela é exclusiva, etc. No catálogo online da Schadek não mostra nada disso, apenas modelos que se diferem no diâmetro da rosca do parafuso do cárter. Segue imagem dos três modelos que a Schadek oferece, com apenas um detalhe que parece ser mais para encaixe no bloco do motor, mas nada que dê a entender um local de encaixe das mangueiras do radiador

10121
Imagem

10131
Imagem

10149 (esta abrange todos os anos e modelos do Kadett)
Imagem

E a foto de uma bomba usada em um GSi a venda no ML

Imagem

Ou seja, as bombas mesmo são idênticas externamente, sem ligação das mangueiras.

Minha ideia é a de uma ligação idêntica a do Kadett, mas pelo que pesquisei não pude encontrar onde ela fica. Mas será que na prática tanto faz usar a flange ou a ligação original? Muitos usam esse tipo de flange em outros motores sem problemas, mas ainda assim fica a dúvida sobre a interferência disso no fluxo e pressão de óleo (há quem diga que diminua, outros dizem que mantém-se a mesma e até aumenta quando quente, pelo menor risco do óleo superaquecer e "afinar").

Segunda dúvida: Durante as trocas de óleo, o óleo escorre normalmente do radiador ao sacar o filtro ou ainda fica um tanto considerável de óleo remanescente?

O radiador de óleo do Kadett eu terei que comprar pela internet, mas num ferro velho perto do trabalho há um Omega 3.0 com esse radiador por R$100,00. (10,00 mais barato que o do Kadett, mas tem a vantagem de em caso de problemas, ser mais fácil devolver) Pelo fato de ser um motor com deslocamento, número de cilindros e potência exatamente 50% maior, seria um exagero usá-lo? O que achei interessante é a possibilidade de montá-lo ao lado do radiador, conforme o Rafaelo citou ao invés de montar na frente do radiador, conforme esta foto:

Imagem

Então, o que acham? Sei que citaram ser desnecessário no uso normal, mas eventualmente participarei de torneios de regularidade (como o de Interlagos, mas pra curtir mesmo) e em algumas pistas fechadas por aqui. Nada de turbo, 200cv, etc etc etc por agora (está caminhando para ser comando + coletor 4x1 + polia + injeção MPFI ou quem sabe, MS... Será aos poucos), mas o motor seria exigido além do normal e pelo custo, acredito ser esta uma proteção muito válida. Em uso normal eu já acho que a temperatura do motor (não a do líquido de arrefecimento, que é dentro dos parâmetros) muito alta, e acredito que este radiador ajudará na dissipação deste calor.

Abraços!
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Carlos A. Freire
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não sou fã e não gosto de alterações ou modificações, raramente entro em tópicos sobre modificações...

Bom... Consultando o catálogo de peças Chevrolet CepChev, o Kadett GSI usa uma mufla entre a bomba de óleo e o filtro (é o que mostra a vista explodida).
90194141 - CONEXÃO de duas vias e válvula do filtro do óleo do motor

O radiador de óleo não ficou claro a posição que fica, mas pela lógica deve ficar onde recebe bastante ar ou vento para que possa trocar o calor.
90194143 - RADIADOR de óleo do motor - Kadett GSI

Ainda tem as mangueiras, que pelas imagens parecem ser conectadas por rosca.
52267546 - MANGUEIRA de entrada de óleo do motor no radiador - Kadett GSI
52267547 - MANGUEIRA de saída de óleo do motor no radiador - Kadett GSI

Não sei dizer qual a diferença, mas o Cepchev tem código diferente para bomba de óleo do Kadett GSI. A diferença acredito que deve ser externa.
90233175 - BOMBA de óleo do motor completa Kadett GSI

Abs,

Carlos Freire
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Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:O radiador de óleo não ficou claro a posição que fica, mas pela lógica deve ficar onde recebe bastante ar ou vento para que possa trocar o calor.
nem sempre Carlos, no meu omega é original do lado do radiador e nao passa vento ali. acho que postei as fotos antes do meu motor C30NE original.

vai de acordo com oque o engenheiro projetou e seus objetivos.

se esse radiador ficar tomando ar todo o tempo o oleo vai ficar mais frio que o normal a temperatura do oleo. eu pensando como engenheiro pensaria de uma forma diferente, qual o proposito? qual o objetivo? so dae se pensa onde por. nao é algo aleatorio, achei um espaço e coloco la. se o motor tem deficiência na temperatura se justifica. no kadett original os cara colocaram pra enfeite nao tinha logica ou nao tinha uma justificativa técnica plausível. me parece ser mais markting como que algo tecnico nesse caso.

no caso do amigo acima se ele quer carro pra pista e andar em carga e giro alto com mais frequencia se justifica.


tudo tem que ser planejado.
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