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Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 15 Nov 2013, 13:37
por Leocastro
Senhores, desisti de tentar resolver este problema dos pulsos com circuito eletronico.
Encontrei a forma de resolver este problema.
Vou comprar um sensor de velocidade de 4 pulsos, pode ser do Golf, Kombi, Bora, Passat!
Amanhã vou a procura!

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 15 Nov 2013, 17:30
por jesuino b ferreira
por Leocastro » 15 Nov 2013, 13:37
Vou comprar um sensor de velocidade de 4 pulsos, pode ser do Golf, Kombi, Bora, Passat!
por Rafaelo » 14 Nov 2013, 11:40
teu painel e PD? se for complica muito adaptar outro VSS daria na mesma, arrumaria o CC e bagunçaria o PD.
como vai fazer com o PD neste caso amigo :smt017

um abraço e acompanhando :smt023

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 15 Nov 2013, 19:55
por Leocastro
jesuino b ferreira escreveu:
por Leocastro » 15 Nov 2013, 13:37
Vou comprar um sensor de velocidade de 4 pulsos, pode ser do Golf, Kombi, Bora, Passat!
por Rafaelo » 14 Nov 2013, 11:40
teu painel e PD? se for complica muito adaptar outro VSS daria na mesma, arrumaria o CC e bagunçaria o PD.
como vai fazer com o PD neste caso amigo :smt017

um abraço e acompanhando :smt023
Então amigo, Ligarei um sensor em serie com o outro. no lugar que ligarias o cabo do velocimetro.
ai o de 4 pulsos ficara exclusivo para o CC

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 15 Nov 2013, 21:03
por vrsilva
Melhor solução possível... porque eu não consigo pensar na minha cabecinha de melão como fazer um algoritmo para converter de 8 pulsos para 4...

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 16 Nov 2013, 01:12
por Rafaelo
vrsilva escreveu:Melhor solução possível... porque eu não consigo pensar na minha cabecinha de melão como fazer um algoritmo para converter de 8 pulsos para 4...
pura logica Vinicius.

sensores VSS do monza/kadett/etc sao fornecedores de onda quadrada(DC50%) - cada volta 360° sao 8 pulsos - sinal de saida é contado pelo lado negativo(parte baixa da onda digital) - quanto mais alta a rotação do sensor(velocidade do carro), mais alta a frequência dessa onda quadrada.

vo simplificar pra nao complicar.
a 80 km/h o sensor 8 pulsos deve ter uma frequência(Hz) Y, sei la 120hz... é aqui que se cadastra as frequência possiveis do sensor em relação a velocidade do carro. anota-se a velocidade do carro, e pelo pequeno microprocessador(arduino) que esta recebendo os pulsos do VSS do monza e ao notebook se lê a frequência de entrada(sensor VSS) usando o serial monitor do software arduino :) sai impresso na tela do pc a frequencia gerada na tal velocidade. quando chegar meu nanoarduino mostro pra voces, tenho um VSS de bobeira aqui.

tem ate pronto bloco de programaçao: leitura de frequência de onda quadrada de um sensor digital.
http://playground.arduino.cc/Main/TSL235R

dae fica facil ! so anotar a relaçao Velocidade carro X Frequência de entrada do sensor - dados ilustrativos abaixo.

conversao pro CC se ele for a metade dos pulso como voces estao dizendo, seria assim entao.

ENTRADA( VSS monza)
0 km/h = 0 Hz
5 km/h = 8 Hz
80 km/h = 120 Hz

"codificaçao VSS" com as condicionais (bloco de programaçao)... nao vem ao caso explicar detalhadamente.
pega a 5 km/h... se entrou 8 hz entao saia 4hz, basicamente é isso...

SAIDA ( sinal em frequencia pro CC)
0 km/h = 0 Hz
5 km/h = 4 Hz
80 km/h = 60 Hz

ou seja, oque antes a 5 km/h era uma frequencia de 8 hz, passando pelo codificador a mesma velocidade passa a ser 4 hz na saida. por isso que se usa apenas 2 fios como expliquei antes. entrada e saida de sinal.


monta-se um mapa eletronico que fará a conversao. o bom que se pode ser bem preciso, porem é complicado pra iniciantes, pra quem tem pratica com eletronica e programaçao é moleza. no caso do Leandro que nao tem experiência com esse setor certamente a melhor opçao é adaptaçao. so deixei uma outra forma que geralmente passa batido pra maioria do pessoal. hoje temos tudo que tipo de saida desde uma de adaptaçao ate uma profissional com essa de um conversor de sinal.

um exemplo pratico. eu como tenho o painel de instrumento de uma outra aplicaçao, e outro tipo de sistema mais moderno digital, vou precisar usar o codificador somente pro relogio da temperatura funcionar(ainda bem, o resto é plug and play pro meu caso rpm/velocidade/combustivel/luzes/etc). o manômetro da temp agua, usa frequência como variador no ponteirinho do motor de passo. nao adianta meter o fio do sensor analogico NPT do sensor do monza hehehe. alias nem tenho mais isso no motor virou coisa do passado. agora pego o sinal do sensor CLT da ECU prog, e jogo no codificador(nanoarduino) que por sua vez vai pro painel ja codificado e mapeado Temperatura X Posição Ponteiro. o nanoarduino vai ficar dentro da ECU prog que é a MS claro, tudo resumido ali dentro. exatamente iqual ao projeto bosch ME7.9.9 que o sinal CLT e jogado pro painel de instrumento.

tudo tem saida hoje me dia, so pensar um pouco.

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 16 Nov 2013, 11:30
por Leocastro
Pessoal! Excelentes notícias!
Instalei o sensor VSS do Golf de 4 Pulsos, comprei original VALEO por 70 reais (mais barato que do Monza!), instalei com o conector original, e, ficou TOP!
Funcionando super perfeito!
Bem, antes que falem que o sensor VSS do meu Monza está gambiarrado! Enfim, ele deu defeito num domingo comigo, e, já que tava lascado, eu abri ele pra ver como era! Dai, pensei, se eu tentar consertar ele? Fui ver, era só a solda estragada. Enfim, refiz a solda e montei de novo. E já se foi mais de 1 ano e meio! Então deixei ele ai mesmo!
Depois eu troco ele!
Seguem as fotos!
Farei um video pro pessoal aqui este fim de semana!
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IMG_20131116_105003 por leopcastro, no Flickr
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IMG_20131116_105027 por leopcastro, no Flickr

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 16 Nov 2013, 11:37
por Carlos A. Freire
Se o encaixe é o mesmo do Monza, coloque o VSS do Monza e por cima coloque esse do Golf. Assim, ficará com do Monza para IE, PD e CB e do Golf para esse PA.

Abs,

Carlos Freire

Re: Piloto Automático (Cruise Control)

Enviado: 16 Nov 2013, 11:57
por Leocastro
Carlos A. Freire escreveu:Se o encaixe é o mesmo do Monza, coloque o VSS do Monza e por cima coloque esse do Golf. Assim, ficará com do Monza para IE, PD e CB e do Golf para esse PA.

Abs,

Carlos Freire
Carlos, agradeço a dica e foi exactamente isso que fiz!