Turbo
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Motor: 2.0
- Ano: 1990
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Turbo
Tendo suspensão feita e pastilhas de competição, segura numa boa... Experiência própria... 

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
melhora um pouco, mais nao é o ideal. continua sendo 236mm. a unica diferença que demora um pouco mais pra falhar. tiro rapido ate que funciona, o resto continua sendo o mesmo freio de monza de sempre.500EF escreveu:Tendo suspensão feita e pastilhas de competição, segura numa boa... Experiência própria...
experiência propria tb.
monza 1050kg, 75cv, rodinha 13, 236mm, o carro simplesmente nao freiava de imediato, freiava e andava em meros 90 a 100. imaginem com 2 ou ate 3X a potencia do motor nos mesmo freios. se perguntarem, 90% do pessoal que tem monza vai dizer que os freios nao sao eficientes. ja foram mal projetado pra um carro de passeio, imagina pra um turbinado.
no meu ponto de vista tecnico, o minimo pra turbo é 256mm com pastilha especial. ideal 288-286mm com pastilha roda 15 ou 16 como é meu caso. o nivel de segurança sobe muito dessa forma.
esses dias teve um cara aqui no forum do vectra A, com freios 256mm que ja tava reclamando por serem nao tao bom. isso pra um motor de 116cv apenas.
tem que ter freio, botar em risco a vida dos outros é crime. como disse antes 4000 nao faz nada, turbo marginal sou totalmente contra, tem que investir em segurança. se o autor for fazer por partes é uma boa, deixar a pressao baixa ate pegar ritmo e depois investir nos freios e suspensao. senao pode dançar
pra terem uma ideia. 3500 foi oque gastei com freio apenas 288-286mm com o ABS. so isso ja explica os custo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- 500EF
- MODERADOR
É o preço que pago por não querer desfigurar um 500EF com rodas maiores.
Mas como eu já disse, usando pastilhas RED (estas são de competição mesmo. Usadas nos carros copa turismo), segura muito bem mesmo numa sequência de várias frenagens consecutivas. Fede queimado, esquenta, mas continua parando.
Só para ter uma idéia, o processo de assentamento das pastilhas powerbrakes é este (as de rua são GREEN e as de competição, iguais às minhas, são RED). Vai fazer uma sequência dessas com pastilha original para ver... kkkkk:
- pastilhas de rua
1- 10 a 15 freadas médias de aproximadamente 70km/h a 40km/h;
2- 10 a 15 freadas médias de aproximadamente 60km/h até parar;
3- o ideal é não fazer freadas bruscas por aproximadamente 200km após o procedimento acima para se obter o melhor rendimento das pastilhas.
- pastilhas de competição
1- 8 a 10 freadas médias de 100km/h até 50km/h;
2- 8 a 10 freadas médias de 150km/h até 100km/h;
3- 1 freada forte (sem travar as rodas) de 180km/h até 100km/h;
4- 4 a 5 freadas médias de 150km/h até 100km/h;
5- repetir os passos 3 e 4 mais 3 vezes.
Obs.: a distância entre as freadas deve ser de aproximadamente 500m para que a temperatura das pastilhas não ultrapasse 300°C.
http://www.powerbrakes.eng.br/pages/teste.html
Mas como eu já disse, usando pastilhas RED (estas são de competição mesmo. Usadas nos carros copa turismo), segura muito bem mesmo numa sequência de várias frenagens consecutivas. Fede queimado, esquenta, mas continua parando.
Só para ter uma idéia, o processo de assentamento das pastilhas powerbrakes é este (as de rua são GREEN e as de competição, iguais às minhas, são RED). Vai fazer uma sequência dessas com pastilha original para ver... kkkkk:
- pastilhas de rua
3- o ideal é não fazer freadas bruscas por aproximadamente 200km após o procedimento acima para se obter o melhor rendimento das pastilhas.
Obs.: a distância entre as freadas deve ser de aproximadamente 500m para que a temperatura das pastilhas não ultrapasse 300°C.
http://www.powerbrakes.eng.br/pages/teste.html
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
pois é, pra quem nao quer ou tem vontade e nao faz sofre disso. pq 256mm vai precisar de 14". 288mm 15"500EF escreveu:É o preço que pago por não querer desfigurar um 500EF com rodas maiores.
sim, mais existem 2 coisas a serem vista.500EF escreveu: Mas como eu já disse, usando pastilhas RED (estas são de competição mesmo. Usadas nos carros copa turismo), segura muito bem mesmo numa sequência de várias frenagens consecutivas. Fede queimado, esquenta, mas continua parando
* fadiga
* poder de frenagem(espaço da açao/reação)
essas pastilha como disse antes, vai continuar sendo freio de monza 234mm, nao vai frear mais rapido a aceleraçao rapida. a unica diferença que vai fadigar menos, porem o problema de freio de monza continuara, tirando o pé do acelerador continua sendo o monza. so vai mudar se trocarem o sistema pra maior.
pra quem segue a ditadura de originalidade e nao assume ser modelo Custom vai penar mesmo, se ja é ruim de fabrica imagina com + potencia. frear um carro com roda grande(adequada ao monza), freio grande, é a melhor sensação, responde de imediato, sei pelo nosso I30, encostou ancorou. muito bom os freios desse carro. o Ronaldo mesmo fez oque eu fiz e o carro dele é outro agora, mais seguro a reaçao dele, ja ta preparado pra potencia apensar que ele vai ficar como eu na potencia. algo nos 150 a 170cv, freio tem pra bem mais que isso.
o problema do turbo é que acelera muito rapido quando se pisa. ainda mais os adaptados que nao foram projetados pro motor/suspensao/freio. nesses moldes adaptado, se tu poem velocidade alta num curto espaço de tempo(tipo acel urbano esquina) vai precisar de freios que fazem o mesmo porem o inverso(frear mais rapido). acho que ja sabe disso, mais estou passando pro publico se informar o quanto é importante freio em turbo principalmente.
as pastilha so vao fadigar menos, isso é verdade. mais o poder de frenagem vai continuar uma bos-ta. meu monzinha com seus incriveis 75cv de pura força ja era um tédio no freio(ainda mais onde moro que é so lomba de serra), imagina um turbo que tem os mesmo freios desse monza e é mais pesado. nao rola nao... hoje to nem ae, quero frear nao ficar esperando o carro decidir em frear. chega de passar risco atoa.
as pastilha numa medida barata e rapida é uma boa alternativa concordo, mais continua nao sendo a ideal pra turbo. a nao ser que a pessoa controle o pé e tenha juizo, oque duvido que a pessoa o faça nessa situaçao.
como comentei acima, isso é somente Fadiga!(é ate onde freia sem perde a eficiência do freio em questao), frear mais rápido nao vai mudar em nada infelizmente.- pastilhas de rua
obs:
o vectra C tem max 140cv e 1300kg e freios 288/286mm bem adequados diga-se de passagem.
o omega 3.0 tem 305mm/270mm 1550kg e 177cv e nao sao tao bom assim, sinto que é pouco.
so pra fica claro nao discutindo e sim esclarecendo. que ainda o ideal é a pessoa troca os freios/rodas, as pastilha é uma medida rapida e barata, mais longe do ideal.
- 500EF
- MODERADOR
O composto de competição não melhora somente em termos de fadiga (resistência ao aquecimento), mas também ao espaço de frenagem.
O Astra tem rodas 15 e discos bem maiores que os do monza. Seguram muito bem mesmo.
Mas, acima de 200 km/h, vou falar que confio mais no freio do meu monza véio do que nele...
Agora, vejam bem que eu não estou dizendo que o aumento do diâmetro do disco e/ou pinças com mais pistões, por exemplo, seja bobagem. Óbvio que isso traz melhoras na eficiência do sistema. Mas o que eu estou dizendo é que seja por qual motivo for (estético, por não querer trocar as rodas originais ou grana mesmo), o uso de pastilhas de competição já deixa os freios no mínimo coerentes com o projeto.
O Astra tem rodas 15 e discos bem maiores que os do monza. Seguram muito bem mesmo.
Mas, acima de 200 km/h, vou falar que confio mais no freio do meu monza véio do que nele...
Agora, vejam bem que eu não estou dizendo que o aumento do diâmetro do disco e/ou pinças com mais pistões, por exemplo, seja bobagem. Óbvio que isso traz melhoras na eficiência do sistema. Mas o que eu estou dizendo é que seja por qual motivo for (estético, por não querer trocar as rodas originais ou grana mesmo), o uso de pastilhas de competição já deixa os freios no mínimo coerentes com o projeto.

Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
nao mesmo. nao tem como aumentar a distancia de frenagem so trocando pastilha. por acaso essas super pastilha sao do mesmo tamanho das do monza? ou é maiores? pq se for maior concordo, mais algo me diz que tem a mesma area de fricçao.500EF escreveu:O composto de competição não melhora somente em termos de fadiga (resistência ao aquecimento), mas também ao espaço de frenagem.
ate a parte da fadiga tu falou certo. cara, nao tem como uma pastilha aumentar a area de fricção é fisico o negocio! por tanto nao muda em nada a freagem vai continuar freando a mesma coisa. se o monza leva 35m de 100 a 0 com essas pastilha fez o mesmo.
tem que ser muito ignorante pra acreditar que uma pastilha dita especial vai deixar o carro com maior poder de freada.
se isso fosse real, tudo que carro taria usando freio de monza com pastilha especial,gastaria menos as montadoras, e os engenheiros todos deveriam rever seus conceitos, e a física estaria errada. por favor né, esses fabricante pra publico leigo ate pode enganar mais a mim e a outros vai precisar mais que isso.
- 500EF
- MODERADOR
Sem ofensas, ok? Senão vou dizer quem é ignorante...Rafaelo escreveu:500EF escreveu:O composto de competição não melhora somente em termos de fadiga (resistência ao aquecimento), mas também ao espaço de frenagem.
nao mesmo. nao tem como aumentar a distancia de frenagem so trocando pastilha. por acaso essas super pastilha sao do mesmo tamanho das do monza? ou é maiores? pq se for maior concordo, mais algo me diz que tem a mesma area de fricçao.
ate a parte da fadiga tu falou certo. cara, nao tem como uma pastilha aumentar a area de fricção é fisico o negocio! por tanto nao muda em nada a freagem vai continuar freando a mesma coisa. se o monza leva 35m de 100 a 0 com essas pastilha fez o mesmo.
tem que ser muito ignorante pra acreditar que uma pastilha dita especial vai deixar o carro com maior poder de freada.
se isso fosse real, tudo que carro taria usando freio de monza com pastilha especial,gastaria menos as montadoras, e os engenheiros todos deveriam rever seus conceitos, e a física estaria errada. por favor né, esses fabricante pra publico leigo ate pode enganar mais a mim e a outros vai precisar mais que isso.
A área não muda, é claro. Mas tem um pequeno grande detalhe que você não está considerando: O coeficiente de atrito de cada material é diferente. E os compostos de competição são beeeem mais macios que os originais. Obviamente, a durabilidade é menor também.
É como comparar rodas de ferro de locomotiva com pneus de borracha em carros. Se os "pneus" dos carros fossem de ferro, durariam a vida inteira e mais dois dias. Mas também seria como andar sobre sabão...

Ah! E o grande objetivo é reduzir a distância de frenagem e não aumentar... hehehe
Eduardo Rettore
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
-
- MODERADOR
nao foi minha intenção, (nao te dirigi) , se tu defende essa tese é direito todo teu e assume por ae mesmo, nao to querendo brigar contigo ate pq nao to bem hoje e nos proximos dias. só não faça ameaças combinado? se tem algo pra dizer fala ae, depois eu falo tb e ta tudo certo. :smt023500EF escreveu:Sem ofensas, ok? Senão vou dizer quem é ignorante...
só nao vou concordar com isso ate o presente momento, que trocando uma pastilha o carro vai freia mais rápido. ate pq nao tem prova científica alguma disso. ou tem e eu nao vi?
cade os testes das telemetria da empresa que afirma isso? igual aqueles de dados tecnico das montadoras, so me falta dizerem que reduz o tempo em 15% so trocando as pastilha como tudo nesse país essas empresa enganando tudo mundo, volto a repetir, fadigar menos é uma coisa, frear mais rapido é outra, e mudar so a pastilha é um pouco de exagero. se muda, oque duvido. <3% de melhoria. isso nao muda em nada na pratica(isso é o erro do teste). oque muda é freio maior, pinça maior, pistao maior, roda maior,pastilha maior. senao nao teria carros de super potencia com disco do tamanho de uma roda de monza. e algumas ate com 6 pistões em cada pinça.
outra coisa:
se manter a mesma área de atrito e trocando por pastilha "melhor" e supostamente aumentar o poder de frenagem, se eu for assumir isso entao estou dizendo o mesmo que as pastilhas originais nao funcionam tantos %(comparado a de competição). meio estranho essa afirmação. eu sou uma cara aberto a novas comprovações, mais nao é tao simples me convencer. ate o momento estou sendo cético, nao vo bancar o ignorante e ignorar uma "realidade comprovada", mais como disse, venham com dados concretos e provas tecnica disso. continuo cético a trocar a pastilha e melhorar o espaço da frenagem sem mudar a área de atrito do mesmo.
oque sei que se querem melhorar a frenagem so tem uma caminho e ele custa caro, e precisa ser bem feito é trocar o sistema de freio por um maior compatível, facil, dae sim voces vao ter numeros reais, ate pq é logico(quando maior a area de atrito maior é o poder de frenagem com menos esforço) manter a mesma área e aumentar a eficiencia pode acontecer sim, eu sei disso, mais se existi-se as montadoras ja teriam feito isso nas pastilha do proprio monza original. so trocando elas ou melhor o material. se gastaria mais rápido seria lucro pra eles tb... ou essas pastilhas duram 5,000 km^? tu que tem elas quanto dura? uma volta na quadra? ou um pouco mais? rsrsrsr
o material é obvio que levei em consideração, senao nao diria que Fadiga menos. porem nao posso concordar que vai frear num espaço menor só mudando a pastilha. ate pq nao tem prova científica, so vi umas letrinhas ate gora.500EF escreveu: A área não muda, é claro. Mas tem um pequeno grande detalhe que você não está considerando: O coeficiente de atrito de cada material é diferente. E os compostos de competição são beeeem mais macios que os originais. Obviamente, a durabilidade é menor também.
voltando ao começo, pra frear mais rápido nao adianta mudar a pastilha pq se tem diferença é tao pequena que se anula na pratica.
putz ainda bem que tu me alertou né vo por umas rizadinhas triste hoje rsrsrsrsrsr500EF escreveu:Ah! E o grande objetivo é reduzir a distância de frenagem e não aumentar... hehehe