Re: Hyundai HB20
Enviado: 20 Set 2013, 12:56
Olá pessoal!
Eu já tive carro com motor de 3 cilindros, cuja rotação era bem maior que as dos atuais, já que era de 2 tempos, e não notava vibração nenhuma.
Acho que vibrava menos que o motor do meu Monza.
Como qto menos cilindros tem um motor, mais massa de balanceamento (o volante) ele deve ter.
Acredito que a engenharia tenha feito isso. Provavelmente o volante do motor de 3 cilindros seja mais pesado que um de 4.
Quanto a uma bobina por cilindro, no DKW que tive, como a rotação do motor era muito elevada, ele tinha 3 platinados e 3 bobinas, mas só tinha 3 bobinas por ter 3 platinados.
No caso de um platinado só, em rotações altas, ele 'flutuaria', isto é, não ficaria fechado o tempo suficiente para conseguir energizar convenientemente os enrolamentos primários das bobinas.
O uso de 3 bobinas nos motores atuais de 3 cilinddros deve ser porque não se poderia usar 2, como na maioria dos motores atuais de 4 cilindros com comando de centelha pela UCE (centelha perdida). Será que é isso? :smt017
Abs
Eu já tive carro com motor de 3 cilindros, cuja rotação era bem maior que as dos atuais, já que era de 2 tempos, e não notava vibração nenhuma.
Acho que vibrava menos que o motor do meu Monza.
Como qto menos cilindros tem um motor, mais massa de balanceamento (o volante) ele deve ter.
Acredito que a engenharia tenha feito isso. Provavelmente o volante do motor de 3 cilindros seja mais pesado que um de 4.
Quanto a uma bobina por cilindro, no DKW que tive, como a rotação do motor era muito elevada, ele tinha 3 platinados e 3 bobinas, mas só tinha 3 bobinas por ter 3 platinados.
No caso de um platinado só, em rotações altas, ele 'flutuaria', isto é, não ficaria fechado o tempo suficiente para conseguir energizar convenientemente os enrolamentos primários das bobinas.
O uso de 3 bobinas nos motores atuais de 3 cilinddros deve ser porque não se poderia usar 2, como na maioria dos motores atuais de 4 cilindros com comando de centelha pela UCE (centelha perdida). Será que é isso? :smt017
Abs