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Re: Hyundai HB20

Enviado: 20 Set 2013, 12:56
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pessoal!

Eu já tive carro com motor de 3 cilindros, cuja rotação era bem maior que as dos atuais, já que era de 2 tempos, e não notava vibração nenhuma.
Acho que vibrava menos que o motor do meu Monza.
Como qto menos cilindros tem um motor, mais massa de balanceamento (o volante) ele deve ter.
Acredito que a engenharia tenha feito isso. Provavelmente o volante do motor de 3 cilindros seja mais pesado que um de 4.

Quanto a uma bobina por cilindro, no DKW que tive, como a rotação do motor era muito elevada, ele tinha 3 platinados e 3 bobinas, mas só tinha 3 bobinas por ter 3 platinados.
No caso de um platinado só, em rotações altas, ele 'flutuaria', isto é, não ficaria fechado o tempo suficiente para conseguir energizar convenientemente os enrolamentos primários das bobinas.
O uso de 3 bobinas nos motores atuais de 3 cilinddros deve ser porque não se poderia usar 2, como na maioria dos motores atuais de 4 cilindros com comando de centelha pela UCE (centelha perdida). Será que é isso? :smt017

Abs

Re: Hyundai HB20

Enviado: 21 Set 2013, 02:25
por WALDSR
E vamos desvendar os 3 cylinder:



Re: Hyundai HB20

Enviado: 21 Set 2013, 13:47
por rafael_club
waldsr vlw por compartilhar gostei mt do video D+ :D ,realmente bem economico esses motores,porem meu corsinha wind fazia 14 city e quase 18 na estrada; :D motor sem tecnologia comparado com esse.

Re: Hyundai HB20

Enviado: 21 Set 2013, 14:04
por WALDSR
É... temos que nos atualizar.
Gostei tb pq é uma tecnologia nova, e modifica alguns conceitos que temos.
Diferente do que a Gurgel fez, cortando o bloco VW a ar, para 2 cilindros e instalando no BR800.
Se teóricamente, o motor pode desequilibrar, algo foi desenvolvido para não ocorrer.

Re: Hyundai HB20

Enviado: 21 Set 2013, 16:22
por José Leal
E sabem o motivo do 3 cilindros não ser ainda mais econômico? Por que é flex!

Vejam o que o Rafael acabou de dizer: o Wind dele fazia 14km/l. Meu Classic VHCE, que é mais potente (teoricamente precisa pisar menos no acelerador, para manter a velocidade), faz somente 10km/l na gasolina... Se fosse monocombustível, aí sim faria alguma coisa a mais que esses 14km/l.

Re: Hyundai HB20

Enviado: 21 Set 2013, 19:49
por Adrianno Sakamoto
rafael_club escreveu:waldsr vlw por compartilhar gostei mt do video D+ :D ,realmente bem economico esses motores,porem meu corsinha wind fazia 14 city e quase 18 na estrada; :D motor sem tecnologia comparado com esse.
Idem, injeção Multec malha fechada :). Passa dos 600kms com um tanque.

Quanto ao HB20 clube, se forem espertos, deram uma boa faturada com adsense.

Por isso que adoraria ver o fim do flex, o motor familia I não era pra consumir tanto, era pra ter consumo semelhante ao dos nossos Corsas.

Abraços.

Re: Hyundai HB20

Enviado: 22 Set 2013, 12:43
por Nelson osorio
Realmente é natural do ser humano ser relutante à mudanças e aceitar facilmente novas tecnologias, falo por mim principalmente, que gerou essa " polêmica saudavel" neste topico, rsrsrs..... É um pouco de preconceito da minha parte..... :smt021 , ou cabeça dura mesmo, tô parecendo meu avô de 70 e poucos anos, rsrsrsr..... que ficou anos e anos com sua saveiro quadrada por ser "um VW durável de motor AP" kkkkkkkkk.... acho que todos lembram desta fase, que carro bom era só VW. Quem lembra desta época dá um joinha ae.... :smt023 rsrsrs

Já...quanto à tecnologia flex, essa eu não gosto mesmo... Nunca fui a favor dos flex, maaaaas, não temos mta opção, fomos obrigados a engolí-la guela abaixo

Re: Hyundai HB20

Enviado: 22 Set 2013, 13:26
por José Leal
"joinha" (no cel. não aparecem os emoticons).

Sobre os flex, no começo todo mundo achou uma maravilha, inclusive eu. Tanto é que era orgulho ostentar na lata do carro adesivos informando isso. Mas hj, para quem tem um pouco de conhecimento em mecânica, sabe que o flex não é tão eficiente como um monocombustível.
O que podemos fazer? Reconverter o motor para monocombustível, taxando (como o Eduardo fez no Astra) ou destaxando e rodando na gasolina e remapeando a IE.