TESTE NO SENSOR M A P

Tem alguma dica sobre manutenção? Divulgue! Leia e mantenha seu Monza em dia!
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por waldir »

Sensor térmico do filtro de ar.
O caninho correspondente onde tem uma pecinha de latão com um orifício (válvula) vai para a válvula thermac no nariz do filtro (mangueirinha azul de uma foto que eu postei anteriormente) o 2º caninho vai para a tomada de vácuo na flauta.(caninho de latão da foto que você copiou do RappeR)
Pois é Waldir.. o 12 eu sei que é normal.

Porém o resto que está me incomodando agora. Pois antes só estava dando o erro 34.

Depois que fiz essa limpeza no sensor que mostrei na foto e montei tudo novamente passou a dar o erro 33, 34 e 42.. Já verifiquei os cabos como estão ligados parecem estar corretos, já inverti.. Não sei mais o que fazer, como pode antes da limpeza só estar dando erro 33 e ao ligar o carro nenhum sinal de luz de injeção e após a limpeza passar a dar erro 33, 34 e 42 e ao ligar o carro a luz da injeção permanece acesa..

Vou medir com o multímetro para ver como está o sensor map..
Código 42 é falha no contato do Modulo HEI com a UCE e pode ser devido aterramento deficiente. Os 2 fios que saem do chicote estão conectados no lado de trás da torre do cabeçote? Estão inteiros?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por waldir »

A quem interessar o defeito:

Hoje pela manhã fui até a cidade e estacionei por uns 15 minutos. Dei a partida e sai e rodei uns 100 metros e caiu a aceleração e morreu o motor.
Dei a partida o motor pegou e ficou oscilando o giro subia até 2500 e descia à zero, subia novamente e descia à zero e se não acelerasse o motor morria.

Abri o capô e chequei alguns fios e conectores e me lembrei de desligar o conector do Sensor MAP... beleza funcionou quase normal, não fosse pela luz de anomalia que ficou acesa e retornei para casa normalmente sem falhas no motor ( por certo e por programação a UCE compensou a falta do MAP e manteve acesa a luz de anomalia)

Substitui o MAP Delphi que coloquei em 11.02.15 por um 'estepe' velho/usado também da Delphi e funcionou normal.

Vi na caixinha da Delphi que era fabricação Brasileira e a garantia de 6 meses da data da compra, ou seja a garantia expirou há 2 meses.

Vou comprar um MTE ou se achar um fabricante melhor.

Infelizmente a Delphi está se igualando à 2ª linha de mercado.
Segunda linha por segunda linha, o negócio é ficar com o primeiro preço abaixo Delphi que está na faixa de R$134,00 (Fev/15). MTE está cerca de R$78,00

Minha reclamação anterior sobre a Delphi foi o Sensor da Posição da Borboleta Delphi - Made in China que durou exatos 6 meses (como a minha compra foi em nov ou dez não dava mais para trocar na garantia)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
elvisluiz88
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2016, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por elvisluiz88 »

RappeR escreveu:Pois é Waldir.. o 12 eu sei que é normal.

Porém o resto que está me incomodando agora. Pois antes só estava dando o erro 34.

Depois que fiz essa limpeza no sensor que mostrei na foto e montei tudo novamente passou a dar o erro 33, 34 e 42.. Já verifiquei os cabos como estão ligados parecem estar corretos, já inverti.. Não sei mais o que fazer, como pode antes da limpeza só estar dando erro 33 e ao ligar o carro nenhum sinal de luz de injeção e após a limpeza passar a dar erro 33, 34 e 42 e ao ligar o carro a luz da injeção permanece acesa..

Vou medir com o multímetro para ver como está o sensor map..


Editando:

4.99 Fio "C"
12.03 Fio "A"
0.04 Fio "B"

O sensor que tirei para limpeza foi este:

Imagem

Tenho uma dúvida o pino de conexão dourado é ligado na flauta pequena vide imagem abaixo:

Imagem

ou na saida de ar da panela?

Imagem

Obrigado..
Amigo, td bem? vc conseguiu resolver as conexoes dessa peça com duas saídas q vc se referiu acima?
pois no meu monza percebi q essa peça ta sem nenhuma mangueira, e queria saber onde conecta essas mangueira.
Se vc puder me ajudar agradeço
Abrs!
Monza Class EFI 2.0 93 Álcool, Prata!

Levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz; e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse assunto já foi muito discutido aqui no fórum e, já vi que postou a mesma mensagem em outro tópico, referente ao MAP. Para melhor organização deste fórum, evite ficar repetindo mensagens. uma rápida procura encontraria o que precisa.

Essa peça acima é o sensor de temperatura para o sistema Thermac, que coleta ar quente do coletor de admissão na fase fria do motor.
A entrada dessa peça vai para flauta, com vácuo do coletor de admissão e , a saída para válvula que fica na ponta do compartimento do filtro de ar.
Ou seja, essa válvula da ponta, com motor frio abre para o coletor de admissão, com ela fechada a admissão recebe ar ambiente.

Se não houver entrada falsa de ar, mangueira na base do TBI ligada errada, o MAP deve funcionar direito. Mas no caso desse sensor que gerou a dúvida, entrada e saída onde vai conectado, deve ficar tampado. Assim gerando algum desconforto e mais consumo na fase fria do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
elvisluiz88
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2016, 21:55
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por elvisluiz88 »

Carlos A. Freire escreveu:Esse assunto já foi muito discutido aqui no fórum e, já vi que postou a mesma mensagem em outro tópico, referente ao MAP. Para melhor organização deste fórum, evite ficar repetindo mensagens. uma rápida procura encontraria o que precisa.

Essa peça acima é o sensor de temperatura para o sistema Thermac, que coleta ar quente do coletor de admissão na fase fria do motor.
A entrada dessa peça vai para flauta, com vácuo do coletor de admissão e , a saída para válvula que fica na ponta do compartimento do filtro de ar.
Ou seja, essa válvula da ponta, com motor frio abre para o coletor de admissão, com ela fechada a admissão recebe ar ambiente.

Se não houver entrada falsa de ar, mangueira na base do TBI ligada errada, o MAP deve funcionar direito. Mas no caso desse sensor que gerou a dúvida, entrada e saída onde vai conectado, deve ficar tampado. Assim gerando algum desconforto e mais consumo na fase fria do motor.

Abs,

Carlos Freire
Ok, é que eu não sabia o nome dessa peça, aí achei esse tópico que o colega falava justo da peça que eu estava em duvida, aí perguntei.
Então eu posso tampar as duas pontas, entrada e saída, e não conectar em lugar nenhum?
Abs!
Monza Class EFI 2.0 93 Álcool, Prata!

Levanta-te, resplandece, pois já vem a tua luz; e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se esse sensor de temperatura do sistema Thermac estiver desligado e isolado, o lado da mangueira de entrada deve estar fechado, no caso, o lado que vai na flauta.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
gdavis
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 19
Registrado em: 05 Mai 2014, 10:09
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por gdavis »

Boa tarde galera, estou com o mesmo problema do Miqueias. Quando o sensor começou a apresentar problemas verifiquei que a mangueira estava rachada e dando entrada falsa de ar, troquei a mangueira e o carro ficou legal por mais ou menos 1 semana, depois começou a apresentar um problema intermitente no sensor map, comprei um conector novo na TC e fiz a troca (o antigo estava em péssimo estado), porém continua apresentando problemas, com o sensor desligado o carro funciona bem apenas com a luz de anomalia acesa. Está apresentando as seguintes medições:

C: 0,10
B: 4,6
A: 12,6

Já verifiquei possível entupimento, se tinha água dentro do sensor, revisei as mangueiras novas e na troca do conector fui cortando um por um do antigo e já conectando o fio no novo pra não correr o risco de me confundir.
Será que esse sensor morreu? Infelizmente não tenho outro pra testar
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TESTE NO SENSOR M A P

Mensagem não lida por waldir »

É possível desconectar o MAP e dar a partida, se melhorar o defeito está no MAP. Confira se não há inversão nas mangueiras conectadas no TBI

Se a luz de anomalia acende, faça o teste lampejante e veja o que acusa.

Procure o teste na seção de dicas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder