Leocastro escreveu:Malagoli, eu tenho contatos que já usaram essa configuração, e sabem bem do C20XE, se quiser, posso te passar via WP.
Manda aí Leo, tenho certeza que vão aparecer algumas dúvidas na hora de montar essa gororoba toda,
::: Amigos, é com grande pesar que declaro, o
falecimento de um Aisin Warner AW50-40LE 1995/1996 :::
Essa semana a carga foi de mais pro câmbio que já vinha sofrendo com a falta da ré já a três anos. Na Terça Feira começou um leve chiado à medida que tentava colocar a força no chão, semelhante a um rolamento de alternador estourado, porém proporcional à aceleração. O barulho veio e sumiu, de um dia pro outro. Na Quinta Feira, tive que ir a Sabará, e na volta, chegando em casa, o barulho voltou a aparecer, mas até então era só um chiado e nada incomum no funcionamento da caixa.. até pensei que seria algum rolamento da distribuição. Na Quinta à noite desmontei a correia do alternador, mas continuou lá o barulho.
Sexta Feira estava com agenda lotada.. primeiro horário do dia já estava no autódromo do Mega Space coletando dados para um trabalho que estou fazendo lá, e na parte da tarde tive que ir pra Lagoa Santa tratar de uns negócios sobre um outro projeto.. Contagem > Santa Luzia > Lagoa Santa, não é pouca distância como conterrâneos já sabem.. Na Sexta, o chiado do câmbio estava presente, bem baixo, mas sem nenhuma anomalia no funcionamento.
Ontem não saí no carro, mas hoje cedo fui prestigiar um encontro do Clube do Vectra em Divinópolis.. viagem curta, 125km. Logo cedo, nada de barulho, câmbio calado como se nada tivesse acontecendo. Fui tranquilamente, viagem excelente.. carro macio e colado no asfalto, 160, 170 ... tudo lindo e suave, haha .. Já na volta do evento, a 60 km de BH, o câmbio perde totalmente a força saindo de um pedágio.. patinando de 1ª a 4ª marchas, e em seguida a luz de emergência pisca no painel. Paro no acostamento, desligo o carro.. esperei alguns segundos e liguei novamente, tudo volta ao normal.. pra chegar aos 80km/h e descobrir que a 4ª marcha já não estava mais entre nós, patinando como a ré esteve nos últimos 3 anos.
Daí vim trocando as marchas manualmente até chegar em Betim, a 20km de casa. Aí sim, 3ª foi pro saco, 2ª foi pro saco.. o que me fez percorrer os últimos 5 km até em casa somente de primeira marcha. O Aisin Warner veio se arrastando até o momento que entrou na garagem, mas felizmente não me fez ter o prejuízo maior de ter que pagar um guincho..
Bom, resumindo a história toda:
Com esse projeto de preparar o motor, visando ganho de potência e menor consumo de combustível, o Câmbio Automático ia rodar de qualquer jeito. Porém ele abriu o bico antes do esperado, eu contava que fosse aguentar numa boa até pelo menos Dezembro. Com ele fundido, agora terei que antecipar essa troca de transmissão, que acontecerá antes de mexer no motor. Já estou negociando todas as peças necessárias para o swap, em breve já deve estar tudo pronto pra baixar uma e montar a outra no lugar. Tenho um amigo com dois GSI's doadores que devem estar equipados de F17CR ou WR, não sei exato qual modelo ainda.. amanhã já devo estar ciente de tudo.
Bom que o dia que subir esse XE pro cofre, já estará tudo em ordem e pronto pra girar mais forte do que nunca..
De automático, só sobrará o adesivinho "Automatic-4" no vidro traseiro... e as boas lembranças do funcionamento estúpidamente suave desta transmissão.
