Diego Paiva escreveu:Realmente trata-se de proteção contra corrosão. No meu ex-astra belga, era do mesmo jeito... Eu achava aquilo horrível, o motor todo amarelo... mas como era proteção, deixei...
No caso do astra, aplicavam essa proteção, pois o carro, salvo engano, vinha de navio pra cá... (agora não lembro se montado ou desmontado), dai pra atenuar o processo de corrosão, aplicavam esse troço amarelo. Não sei se no venezuelano o motivo seria o mesmo, por conta do transporte marítimo. :smt017
Diego, é uma proteção que ALGUNS CARROS IMPORTADOS levam para transporte marítimo e prevenindo pelo processo alfandegário. É fabricado pela Ziebart e 3M. Alguns eram aplicados com pincel por dentro. É um produto semelhante ao que a FIAT usa para a proteção da carroceria (Devido ao tipo de aço usado pela fábrica) - Aço Carbono. Para evitar corrosão é aplicada a gosma. Nos Monzas Venezuelanos é muito comum. Nos Astras importado (Vulgo "Astra Belga" que alguns eram fabricados na Aústria), Calibras, Corsas SW (Argentina), Vectra 93 a 96 (Peças em CKD), a maioria vinham com a gosma... Inclusive era borrifado no motor... E por isso o motor ficava amarelo... Tirando sua dúvida. O "Astra Belga" bem como as "SW Astra", vinham de navio, a maioria via Vitória, como a maioria dos carros importados na época, eles era fabricados na Bélgica e na Aústria, mas um detalhe curioso. As rodas de aço, pneus e motores eram brasileiros. Era uma imposição do Governo. (Outra curiosidade, os FIAT TIPO e Tempra SW na época, vinham com rodas de aço ou sem estepe para ter pontos de "BRASILEIRAMENTO" na importação. A facilidade da GM com essas linhas, eram de fato que os motores iam para lá e voltavam montados nos Astras, Calibras (Motores 16V que eram fabricados aqui),
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia