Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 286mm 5x110 no Monza
Percebo também que, poucos carros possuem projetos de suspensão que façam a leitura do terreno corretamente sem afetar a carroceria... A grande maioria balança a carroceria, mesmo alguns carros com suspensão independente na traseira como o Ford Focus... Acho que o peso do carro também influencia bastante... mais até que o fato de ser mult-link ou eixo rígido...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
ae depende do projeto, se tem ou nao peso, se o entre eixo é curto, se a roda é grande de perfil baixo(isso aqui é determinante depois eu digo pq), centro de gravida,próprio tipo de suspensão.
nosso i30 é um carro novo e atras é incomodo em velocidade muito alta em terrenos irregular, quando é tapete é uma F1 gruda e nao sai dali. pq?
pq, tem rodas 17" perfil 45 / 225 sao rodas muito grande e a suspensão é dura de fabrica pra estrada europeia, é a largura do eixo é bem grande, projeto foi feito pra la e nao pra essa terra aqui. e é multilink.
no omega é muito mais confortável, mais ae é que ta, no omega a roda é 15" perfil 65 / 205, tem mais peso, muda tudo.
cada caso é um caso. nem sempre a culpa é do sistema de suspensão.
nosso i30 é um carro novo e atras é incomodo em velocidade muito alta em terrenos irregular, quando é tapete é uma F1 gruda e nao sai dali. pq?
pq, tem rodas 17" perfil 45 / 225 sao rodas muito grande e a suspensão é dura de fabrica pra estrada europeia, é a largura do eixo é bem grande, projeto foi feito pra la e nao pra essa terra aqui. e é multilink.
no omega é muito mais confortável, mais ae é que ta, no omega a roda é 15" perfil 65 / 205, tem mais peso, muda tudo.
cada caso é um caso. nem sempre a culpa é do sistema de suspensão.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
Por isso que eu comentei Rafaelo que, o Omega navega flutuando como nenhum outro carro por conta do peso e tamanho dele, é um carro bem distribuido, e não somente por ser suspensão independente na traseira...
Outro carro que já andei e nunca esqueço é o Subaru Legacy Outback, um pai de um amigo meu tinha, e uma certa vez me ofereceu carona à caminho para a escola, o carro ia liso, como se não houvesse desníveis na pista, enquanto que outros carros balançavam...
O meu bartok está com os amortecedores bons, mas tenho total certeza que as molas estão ruins... porque digo isso...
Porque, muitas pessoas acham que as molas não são necessárias trocar, usam como único parâmetro a altura, mas nem sempre a mola arria na altura, ela pode perder o poder elástico sem perder o tamanho...
Muita gente nem sabe de como funciona o conjunto de suspensão do carro...
O amortecedor propriamente dito, como o próprio nome sugere, é o sujeito responsável por absorver o impacto que os pneus recebem, não deixando este passar para a carroceria, por outro lado, ele não tem força auto-suficiente para retornar a sua posição de descanso ou cruzeiro, fazendo a carroceria descer...
As molas são colocadas lá pra isso, pois elas não oferecem grande resistência à impactos como os amortecedores, porém elas são de grande importância para fazer o amortecedor retornar à sua posição de descanso ou cruzeiro.
O sintoma que tenho no meu Bartok é assim, se passo por apenas um desnível na rua, exemplo um recapiamento de um buraco, os amortecedores absorvem bem, porém se eu pegar uma sucessão de vários desníveis, o carro começa a balançar bastante e até a tremer como se estivesse com mola esportiva e rebaixado, treme tudo mesmo... chega a incomodar bastante...
Porque está acontecendo isso? Porque a mola já não tem mais força para retornar o amortecedor, e com várias absorções de desníveis sucessivos, o amortecedor e mola chegam num estágio quase que no limite deles... se não no limite... e passam a transmitir toda vibração para a carroceria...
Sim Rafaelo tenho o mesmo pensamento que você, roda aro 17 é lindo, mas acho que tem um limite de tamanho de carro para equipar-la com conforto, um omega novo, bmw 320, fusion, azera, ou seja, carros de porte bem grande, o i30 não foi muito legal sair com aro 17, foi para a Hyundai que vendeu um monte para a molecada que adora uma roda grande... Eu iria me irritar e muito num carro todo chacoalhão....
De nada adianta roda grande com pneu fino, estilo fita isolante...
Pra ser bem sincero, hoje em dia eu gosto bastante de VER o pneu no carro... Ainda mais se for pneu novo, como tenho admirado carros com pneus novos e medidas condizentes...
Exemplo do vectra C, tinha versões com aro 17, mas o ideal mesmo era aro 16, tanto é que os últimos GT era só 16... Com pneus em medidas descentes, o carro não fica ruim de conforto...
Por isso que no Monza penso em por aro 15 com pneus de medidas boas, talvez até um 195/60... Visualmente falando, o 55 seria o mais indicado, mas como não pretendo rebaixar o carro o perfil 60 irá preencher melhor a caixa de rodas...
Outro carro que já andei e nunca esqueço é o Subaru Legacy Outback, um pai de um amigo meu tinha, e uma certa vez me ofereceu carona à caminho para a escola, o carro ia liso, como se não houvesse desníveis na pista, enquanto que outros carros balançavam...
O meu bartok está com os amortecedores bons, mas tenho total certeza que as molas estão ruins... porque digo isso...
Porque, muitas pessoas acham que as molas não são necessárias trocar, usam como único parâmetro a altura, mas nem sempre a mola arria na altura, ela pode perder o poder elástico sem perder o tamanho...
O amortecedor propriamente dito, como o próprio nome sugere, é o sujeito responsável por absorver o impacto que os pneus recebem, não deixando este passar para a carroceria, por outro lado, ele não tem força auto-suficiente para retornar a sua posição de descanso ou cruzeiro, fazendo a carroceria descer...
As molas são colocadas lá pra isso, pois elas não oferecem grande resistência à impactos como os amortecedores, porém elas são de grande importância para fazer o amortecedor retornar à sua posição de descanso ou cruzeiro.
O sintoma que tenho no meu Bartok é assim, se passo por apenas um desnível na rua, exemplo um recapiamento de um buraco, os amortecedores absorvem bem, porém se eu pegar uma sucessão de vários desníveis, o carro começa a balançar bastante e até a tremer como se estivesse com mola esportiva e rebaixado, treme tudo mesmo... chega a incomodar bastante...
Porque está acontecendo isso? Porque a mola já não tem mais força para retornar o amortecedor, e com várias absorções de desníveis sucessivos, o amortecedor e mola chegam num estágio quase que no limite deles... se não no limite... e passam a transmitir toda vibração para a carroceria...
Sim Rafaelo tenho o mesmo pensamento que você, roda aro 17 é lindo, mas acho que tem um limite de tamanho de carro para equipar-la com conforto, um omega novo, bmw 320, fusion, azera, ou seja, carros de porte bem grande, o i30 não foi muito legal sair com aro 17, foi para a Hyundai que vendeu um monte para a molecada que adora uma roda grande... Eu iria me irritar e muito num carro todo chacoalhão....
De nada adianta roda grande com pneu fino, estilo fita isolante...
Pra ser bem sincero, hoje em dia eu gosto bastante de VER o pneu no carro... Ainda mais se for pneu novo, como tenho admirado carros com pneus novos e medidas condizentes...
Exemplo do vectra C, tinha versões com aro 17, mas o ideal mesmo era aro 16, tanto é que os últimos GT era só 16... Com pneus em medidas descentes, o carro não fica ruim de conforto...
Por isso que no Monza penso em por aro 15 com pneus de medidas boas, talvez até um 195/60... Visualmente falando, o 55 seria o mais indicado, mas como não pretendo rebaixar o carro o perfil 60 irá preencher melhor a caixa de rodas...
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
sim, mais as roda sao o importante, sao elas que dao amortecimento tb, se tu colocar roda grande larga e baixa ja era conforto, vai quicar la atras.vrsilva escreveu:Por isso que eu comentei Rafaelo que, o Omega navega flutuando como nenhum outro carro por conta do peso e tamanho dele, é um carro bem distribuido, e não somente por ser suspensão independente na traseira...
exatamente, a mola tem vida util em sua função, como toda peça mecanica, nao é infinita e boa parte dos usuarios nao sabem disso. com o tempo de tanto apertar ela começa a encolher e perde potencia de retenção de carga, fica mole em outras palavras. mola cansada rebaixa o carro as vezes, porem pra acontecer isso é quando as molas passam da zona funcionamento tolerável. ou seja, a mola perdeu o poder de reter carga e continuam usando ela, dae vai encolher de altura pq nao volta ao estado original mais(é como um cara no supino, no começo vai ate la em cima depois cai pro peito e nao volta maisvrsilva escreveu: O meu bartok está com os amortecedores bons, mas tenho total certeza que as molas estão ruins... porque digo isso...

antigamente os cabeçote de valvula tinham compensadores, por algum motivo tinha. quando era mecanico as vareta na valvula.
nao é isso Vinicius, é o contrario, quem absorve o impacto é a mola, e quem segura o peso do carro é a mola, porem sem amortecedor o carro ficaria pulando feito um cabrito ate perder o controle. pra freiar isso é o amortecedor que segura a "mola pra baixo" ja tentou puxar pra cima um amortecedor? é exatamente isso a funçao. segurar o efeito mola no retorno e deixar a roda no lugar. pq tu acha que carro rebaixado marginalmente fica pulando? mola curta, amortecedor nao funciona nao puxa a mola pq ta curta :smt023vrsilva escreveu: O amortecedor propriamente dito, como o próprio nome sugere, é o sujeito responsável por absorver o impacto que os pneus recebem, não deixando este passar para a carroceria, por outro lado, ele não tem força auto-suficiente para retornar a sua posição de descanso ou cruzeiro, fazendo a carroceria descer...
dae os boquetao cortam o amortecedor ou encurtam ele pra voltar a funcionar em sua funçao. fazem aquela mercadoria
lembra do teste de amortecedor? empurra a frente pra baixo, se demorar pra subir é pq esta tudo certo.
provavelmente é amortecedor que nao ta mais operando corretamente, nao ta segurando o efeito chicote da mola.vrsilva escreveu:O sintoma que tenho no meu Bartok é assim, se passo por apenas um desnível na rua, exemplo um recapiamento de um buraco, os amortecedores absorvem bem, porém se eu pegar uma sucessão de vários desníveis, o carro começa a balançar bastante e até a tremer como se estivesse com mola esportiva e rebaixado, treme tudo mesmo... chega a incomodar bastante...
o amortecedor é um limitador de curso hidraulico. ele nao é mola, o unico que é mola é essas de tampa de mala como no hatch.
nao existe conforto com roda grande nem mesmo em carro atual. todos esses carro que tu citou é pra pavimento europeu e nao brasileiro. la é tapete, dae pode ter roda 30" sem pneu que nao sente. aqui no BR tem que tomar cuidado ao jugar as coisa. o carro nao foi projetado pro brasil.vrsilva escreveu:Sim Rafaelo tenho o mesmo pensamento que você, roda aro 17 é lindo, mas acho que tem um limite de tamanho de carro para equipar-la com conforto, um omega novo, bmw 320, fusion, azera, ou seja, carros de porte bem grande, o i30 não foi muito legal sair com aro 17, foi para a Hyundai que vendeu um monte para a molecada que adora uma roda grande... Eu iria me irritar e muito num carro todo chacoalhão...
o caso do i30 nao foi mancada por 17" foi mancada terem importado ele. como falei antes, o projeto é alemao e foi feito pra europa. la nao tem buraco, nem desnível. a suspensao do i30 é muito dura, mais tb é muito seguro quem ja andou sabe oque falo, tu gruda no chao e faz curva rapido ele sem se mexe. e ainda é confortavel nao bate nada. porem nao é pra nos, simples assim.
tanto é que eles melhoraram nos i30 segunda fase. pra adaptar a estrada local(nossa vila)
mete uma lambo ou outro esportivo de verdade aqui no Br pra ve, quebra ela rapidinho, o curso da suspensao é menor que uma mao aberta. e "roda de carroça". pq tu acha que o carinha do paul walker se matou? suspensão curta + desnível = caixao , o carro sai do chão e perde aderência, e ainda meteram o pau no carro como se tivesse culpa. por isso que foi projetado os downforce(nao, SR nao tem isso hehehe ali é enfeite) acho que esse tinha, imagina se nao tivesse.
eu tb nao sou fan de roda de carroça e pneu fita isolante. a nao ser que seja um esportivo. ae o contexto é outro. pra mim ideal é 16 a 17" com bastante borracha em carro de passeio, e com limite de 50 no perfil.vrsilva escreveu: Pra ser bem sincero, hoje em dia eu gosto bastante de VER o pneu no carro... Ainda mais se for pneu novo, como tenho admirado carros com pneus novos e medidas condizentes...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Ronaldo! Parece que essa roda foi feita pro Monza! Sò fui ver hoje! Ficou TOP!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
- dbzronaldo
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza Classic SE
- Ano: 1993
Obrigado Vinicius, eh uma outra ouvir isso de vc. Obrigado mesmo.vrsilva escreveu:Ta lindo seu Monza Ronaldo... parabéns cara... é um dos Classic's que mais gosto do fórum pela cor... e por estar na sua mão... você faz alterações de MUITO bom gosto... Ficou lindo com roda 16"...
Pneu ta original do aro 16"?
A altura não achei que ficou ruim não...
: ) logo em breve iniciarei meu outro projeto que tá meio parado, hehe o do teto solar. Daí sim. Hehehe
Obrigado Leo, sim, realmente... Combinou muito. HeheheLeocastro escreveu:Ronaldo! Parece que essa roda foi feita pro Monza! Sò fui ver hoje! Ficou TOP!
Tipo, ficar alto, em relação ao Monza original, realmente, fico.
Mas não eh aquele trator, hahha
Ficou aceitável, eu amei...
Hehehe
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
▬ Ultimas Novidades ▬

▬ Clique Aqui para ver^^
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
Concordo que a altura não ficou ruim.... Aliás até assim ele tá lindo de se ver.... Mas olhando na primeira vez pelo fato de ser aro R16 (e o original do carro R14), dá impressão de jipinho sim...
Mas olhando agora com calma, é bem pouca coisa mais alto... Pouco se nota na realidade, daria para ficar assim de boa...
Abração e parabéns DBZ tá demais a máquina !
Mas olhando agora com calma, é bem pouca coisa mais alto... Pouco se nota na realidade, daria para ficar assim de boa...
Abração e parabéns DBZ tá demais a máquina !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
-
Eu não mexeria na altura..