Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
-
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Comando mais agressivo, fluxo otimizado nos dutos do cabeçote, taxa de compressão um pouco mais alta e válvulas com núcleo de sódio no escape... o famoso C20XE.
Com um pouco mais de taxa, álcool no tanque, escape e admissão melhor projetados e uma injeção eletrônica programável de qualidade, esse motor bate fácil 190cv aspirado.
Com um pouco mais de taxa, álcool no tanque, escape e admissão melhor projetados e uma injeção eletrônica programável de qualidade, esse motor bate fácil 190cv aspirado.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009

-
- Membro SL (Nível 1)
- Modelo: - SELECIONE --------
Eu ainda chego no c20xe...
e é bem isso ai msm, comando um pouco mais "brabo" e fluxo do baralho, cabeçote feito pela cosworth!
e é bem isso ai msm, comando um pouco mais "brabo" e fluxo do baralho, cabeçote feito pela cosworth!
Ex Kadett sl/e 89
Ex Celta life 06
Ex Kadett gls 98 (saudades...)
Ex Focus ghia 07
Ex 147 1.5 injetado (vai com deus!)
Ex Ipanema sl 93 gás e gnv (eficiente e economica!)
Kadett GSI 95 ( vai demorar pra ser ex!)
Ex Celta life 06
Ex Focus ghia 07
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
a eficiente volumetrica nao esta relacionado ao numero de valvulas. mais se esta falando dos 16V atuais eles alem de ser roletados, sao comando variado, nesse caso é mais eficiente que o 8V roletado de comando fixo do familia 2.Maicon Rodrigues escreveu:Comparando a um 16v, o roletado tbm é mais eficiente?
nao estou falando de potencia apenas...
--------------------
o C20XE tem coletor escape inox especial otimizado, a diferença nao é muita pra outros 16V antigo em potencia e torque. continuando sendo 16V de alto atrito, sao 2X mais atrito e peso, mais nao deixa de ser interessante, apesar que, o 16V sem variaçao é mais voltado pra pista onde desloca mais ar que os 8V. agora o torque é muito broxante começa aparecer de verdade a curva la nos 4500 e logo morre, ele libera muito gases la em baixo por conta das 16V rsrsrs, se tornando bem chato no urbano, o N20XF entrega tudo em 2500 rpm sem perder e linear ate o corte e o rolete leva facil pra 7000 rpm. otimo pra uso urbano
o N20XF é superior ao meu ver em eficiencia alem de ser bem mais leve que um 8V tradicional tem mais deslocamento, e programaçao ate o limite da eficiência nem se fala.
o C20XE nao acha mais, e se achar ta bagaço. ja foi a era dele, com a entrada do N20XF se tormou muito melhor e mais barato e duravel ja que se acha novo. entao a troca é mais facil ficar no 8V mesmo, mais barato e facil.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL (Nível 1)
Rafaelo, li no tópico de alguém. Que seu monza esta com uns 160cv aprox...é isso msm? Se sim, já deixou um c20xe pra trás...
e isso dos 16v. A falta de pegada de baixa, realmente é broxante e ruim de usar na cidade, fica bom na estrada e pista...
tive um Focus duratec, 16v de respeito, mas de comandos fixos e com transmissão longa, eu tinha acabado de sair de um Kadett gls 98, senti muito a falta de torque de baixa, odiei o carro por essa deficiência...era mto manco de baixa, mas tbm acima de 4 conto, meu amigo, sai da frente...
e o custo total, como vc disse, se torna muito mais interessante pro roletado msm, custa mais barato p instalar, menos coisa que precisa trocar, e se precisar tem novo na css...
penso que um c20xe bem taxado, e num carro leve e,com transmissão curta como é o meu Kadett, talvez nao,fique manco de baixa, mas com certeza vai custar muitooooo mais, pra entregar nao tão mais assim...
e tbm tem a questão do consumo, que com certeza vai ser mais elevado...
sou novo no fórum, e estou impressionado com,a quantidade de info que da pra encontrar aqui...
e isso dos 16v. A falta de pegada de baixa, realmente é broxante e ruim de usar na cidade, fica bom na estrada e pista...
tive um Focus duratec, 16v de respeito, mas de comandos fixos e com transmissão longa, eu tinha acabado de sair de um Kadett gls 98, senti muito a falta de torque de baixa, odiei o carro por essa deficiência...era mto manco de baixa, mas tbm acima de 4 conto, meu amigo, sai da frente...
e o custo total, como vc disse, se torna muito mais interessante pro roletado msm, custa mais barato p instalar, menos coisa que precisa trocar, e se precisar tem novo na css...
penso que um c20xe bem taxado, e num carro leve e,com transmissão curta como é o meu Kadett, talvez nao,fique manco de baixa, mas com certeza vai custar muitooooo mais, pra entregar nao tão mais assim...
e tbm tem a questão do consumo, que com certeza vai ser mais elevado...
sou novo no fórum, e estou impressionado com,a quantidade de info que da pra encontrar aqui...
Ex Kadett sl/e 89
Ex Celta life 06
Ex Focus ghia 07
Ex Celta life 06
Ex Focus ghia 07
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
O C20XE infelizmente não teve sua glória como teve o AP aqui no Brasil... é um motor sem igual...
É um motor já preparado de fábrica... e com margem pra muita coisa... ele parte de 150cv à gasolina... como disseram, da pra levar ele fácil perto dos 200cv com um rebaixamento, e álcool.... e claro tem muito mais coisa ser trabalhada nele para tal... porém, infelizmente aqui no brasil... ele não pegou tão bem quanto na europa... lá, ele é o AP... todo GM modificado tem esse motor... e existe peça de tudo que é tipo e aplicação para ele, reposição e tudo mais...
Hoje um motor bacana de se mexer é o 1.8 família 1, que equipa o Cruze... esse tem bastante coisa pra desvendar ainda... Mas já é sabido que ele usa o "mesmo" 1.8 que tinha nos corsas, merivas e montanas... Porém bem melhorado é claro...
Motores com 4 válvulas por pistão só estão melhorando no mercado BRASILEIRO agora, lá fora já é bem aproveitado À MUITO TEMPO... pelo menos desde os anos 90 eles já aboliram os cabeçotes de 2 válvulas por pistão apenas...
O problema de cabeçote com apenas 8 válvulas no caso de um motor 4 cilindros é que, se ele não tiver comando variável, o carro realmente fica ruim em baixa e gastão... Agora, cabeçotes com comando duplo variável e baixo atrito é OUTRA história...
E as BMW que com injeção direta abandonaram o corpo de borboleta para melhorar ainda mais o fluxo de entrada do ar... controla tudo nas válvulas... é tenso esses alemães...
É um motor já preparado de fábrica... e com margem pra muita coisa... ele parte de 150cv à gasolina... como disseram, da pra levar ele fácil perto dos 200cv com um rebaixamento, e álcool.... e claro tem muito mais coisa ser trabalhada nele para tal... porém, infelizmente aqui no brasil... ele não pegou tão bem quanto na europa... lá, ele é o AP... todo GM modificado tem esse motor... e existe peça de tudo que é tipo e aplicação para ele, reposição e tudo mais...
Hoje um motor bacana de se mexer é o 1.8 família 1, que equipa o Cruze... esse tem bastante coisa pra desvendar ainda... Mas já é sabido que ele usa o "mesmo" 1.8 que tinha nos corsas, merivas e montanas... Porém bem melhorado é claro...
Motores com 4 válvulas por pistão só estão melhorando no mercado BRASILEIRO agora, lá fora já é bem aproveitado À MUITO TEMPO... pelo menos desde os anos 90 eles já aboliram os cabeçotes de 2 válvulas por pistão apenas...
O problema de cabeçote com apenas 8 válvulas no caso de um motor 4 cilindros é que, se ele não tiver comando variável, o carro realmente fica ruim em baixa e gastão... Agora, cabeçotes com comando duplo variável e baixo atrito é OUTRA história...
E as BMW que com injeção direta abandonaram o corpo de borboleta para melhorar ainda mais o fluxo de entrada do ar... controla tudo nas válvulas... é tenso esses alemães...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Ano: 1995
vejam o meu topico da minha Astra SW 95 com cabeçote roletado e muita taxa.....tem um torque ... ja em 1000rpm, gira facil até o corte, to fazendo o 0-100 na casa dos 8s.....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Minas Gerais-MG
Fontana, você usa a injeção original dela?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Ano: 1995
sim, injeção 100% original, a parte de cima toda do flex roletado, cabeçote, comando, bicos etc.....14 de taxa......ignição cdi, escape enforcado....Leocastro escreveu:Fontana, você usa a injeção original dela?
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana