DÉCO - MEU CARRO
-
jolusiri
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: DÉCO - MEU CARRO
A conexão superior do desborbulhador é o retorno propriamente dito, devolvendo ao tanque o excesso de combustível e a bolhas de ar, esta conexão superior é mais estreita que as outras causando uma certa restrição no retorno, se não mantivesse uma certa pressão o sistema não alimentaria a cuba, talvez seja uma solução :smt023
Monza Classic SE 89, gasolina, azul médio e causador de torcicolo!!!
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
que isso Pablo, tem que entrar junto tb se tem duvida, tudo mundo aqui ta pra se ajudar e aprender.
meu negocio é injeção nunca tive contato com 2E entao nao me sinto seguro em afirmar nada a respeito, apenas com o sojex simples do 1.6 conheço, esse nao tinha essa peça que o jolusiri mostrou e tinha um retorno no proprio carbura.
a minha unica duvida é se nao vai transbordar por falta de vedação da valvula quando a pressao subir sem consumir oque tem na cuba, e que a pressao excedente vai voltar sem problemas. pq a bomba mecanica so manda combustivel com motor ligado portanto motor consumindo = cuba se indo. diferente das bomba eletrica que ligam sem o motor funcionar.
meu negocio é injeção nunca tive contato com 2E entao nao me sinto seguro em afirmar nada a respeito, apenas com o sojex simples do 1.6 conheço, esse nao tinha essa peça que o jolusiri mostrou e tinha um retorno no proprio carbura.
a minha unica duvida é se nao vai transbordar por falta de vedação da valvula quando a pressao subir sem consumir oque tem na cuba, e que a pressao excedente vai voltar sem problemas. pq a bomba mecanica so manda combustivel com motor ligado portanto motor consumindo = cuba se indo. diferente das bomba eletrica que ligam sem o motor funcionar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
RicardoDS
- MODERADOR
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1988
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Uma alternativa, seria a instalação de um dosador HP.
Com ele você consegue regular uma pressão inicial de uns 0,1... e ele já faz o papel de retorno.
Com ele você consegue regular uma pressão inicial de uns 0,1... e ele já faz o papel de retorno.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1989
.
DIARIO DE BORDO 09/05/2014 :
PRIMEIRO PABLOPPTM o RAFAELO acertou em cheio :FICA 100% A VONTADE DE DAR PALPITE O QUANTO QUISER, E SERA MUITO BEM VINDO, e voce NAO FALOU BOBAGEM NAO seu pensamento esta corretíssimo, fique a vontade voce e todos do forum, e TEM OUTRA PABLO NO "RAGRAS DE BOAS PRATICAS te assegura TOTAL LIBERDADE.
LEOCASTRO o sincronismo nao é tao simples assim, alem dele tem que sincronizar o distribuidor, a posiçao da aranha interna, o certo é deixar marcado tudo, coisa que eu nao fiz e gerou muito sofrimento e perda de tempo (por teimosia minha :smt021 pra variar, acho que nunca vou aprender
)
MAS NO FIM DEU CERTO .
A GERAÇAO DE PRESSAO DESTA BOMBA É FIXA, ELA TRABALHA COM 12V CONTINUA, E POSSUI PRESSAO MAXIMA DE 0,5 BAR.
JA USEI UM " T " COMO RETORNO, NO SISTEMA ORIGINAL BUSCANDO ECONOMIA DE COMBUSTIVEL E ACABEI ENCONTRANDO "FALTA" EM ALTA (1º E 2º estagios full), que consegui resolver apenas diminuindo a "medida"do retorno para o tanque, mas depois abandonei o sistema que esta parado mas instalado a tempos, ou seja FUNCIONA IGUAL JA DISSERAM O DESBORBULHADOR, a saida do retorno é menor fazendo com que nao de falta como o JOLUSIRI informou corretamente.
JA IA MESMO COLOCAR O MANOMETRO para confirmar a pressao indicada pelo vendedor, e atravez do MANOMETRO e com variaçao na "medida" do cano do retorno, consigo regular a pressao proximo dos 0,35 que trabalha a bomba original. Tenho na oficina, o desborbulhador usado para usar com manometro para fazer os testes, mas nada disso agora, vou apenas medir pra ver c nao da mais de 0,5 pois este numero ta muito perto dos 0,35 originais e nao acredito em problemas, estamos falando de fraçoes de "bar" , vou testar e passar valores, mas isso é muito facil.
RICARDO DS., OBRIGADO PELO PRESTIGIO e pela dica, que na verdade era a ideia inicial : bomba de gol 1.0 que gera em torno de 1,2 bar e um dosador HP, cheguei inclusive a cotar o preço, mas JESUINO (c nao me engano, tem tanta gente me ajudando que fico até confuso quem falou o que
)falou desta bomba de baixa pressao, e mesmo o dosador HP nao "consome" a pressao a mais, simplesmente ele "desvia" ela pro tanque, coisa que eu nao quero : ALTA GERAÇAO DE GASES NO MEU TANQUE, imagina muma viagem longa de 3, 4 horas sem parar, o quanto de gas vai gerar ?
A bomba de baixa pressao "caiu do ceu" no momento deste dilema, fica mais facil retornar 0,15 bar do que 0,9 bar pro tanque, correto ?
O PROPRIO sistema de funcionamento dela permite uma retençao da pressao mais facil, ela nao é um "motor" como a bomba do gol ou dos EFI ela é um eletroima com diafragma, muito proximo do funcionamento da original.

VOU "UPAR" ALGUMAS POUCAS IMAGENS QUE TENHO, DAQUI A POUCO MOSTRO, guenta aí
até ja
DIARIO DE BORDO 09/05/2014 :
PRIMEIRO PABLOPPTM o RAFAELO acertou em cheio :FICA 100% A VONTADE DE DAR PALPITE O QUANTO QUISER, E SERA MUITO BEM VINDO, e voce NAO FALOU BOBAGEM NAO seu pensamento esta corretíssimo, fique a vontade voce e todos do forum, e TEM OUTRA PABLO NO "RAGRAS DE BOAS PRATICAS te assegura TOTAL LIBERDADE.
LEOCASTRO o sincronismo nao é tao simples assim, alem dele tem que sincronizar o distribuidor, a posiçao da aranha interna, o certo é deixar marcado tudo, coisa que eu nao fiz e gerou muito sofrimento e perda de tempo (por teimosia minha :smt021 pra variar, acho que nunca vou aprender
MAS NO FIM DEU CERTO .
A GERAÇAO DE PRESSAO DESTA BOMBA É FIXA, ELA TRABALHA COM 12V CONTINUA, E POSSUI PRESSAO MAXIMA DE 0,5 BAR.
JA USEI UM " T " COMO RETORNO, NO SISTEMA ORIGINAL BUSCANDO ECONOMIA DE COMBUSTIVEL E ACABEI ENCONTRANDO "FALTA" EM ALTA (1º E 2º estagios full), que consegui resolver apenas diminuindo a "medida"do retorno para o tanque, mas depois abandonei o sistema que esta parado mas instalado a tempos, ou seja FUNCIONA IGUAL JA DISSERAM O DESBORBULHADOR, a saida do retorno é menor fazendo com que nao de falta como o JOLUSIRI informou corretamente.
JA IA MESMO COLOCAR O MANOMETRO para confirmar a pressao indicada pelo vendedor, e atravez do MANOMETRO e com variaçao na "medida" do cano do retorno, consigo regular a pressao proximo dos 0,35 que trabalha a bomba original. Tenho na oficina, o desborbulhador usado para usar com manometro para fazer os testes, mas nada disso agora, vou apenas medir pra ver c nao da mais de 0,5 pois este numero ta muito perto dos 0,35 originais e nao acredito em problemas, estamos falando de fraçoes de "bar" , vou testar e passar valores, mas isso é muito facil.
RICARDO DS., OBRIGADO PELO PRESTIGIO e pela dica, que na verdade era a ideia inicial : bomba de gol 1.0 que gera em torno de 1,2 bar e um dosador HP, cheguei inclusive a cotar o preço, mas JESUINO (c nao me engano, tem tanta gente me ajudando que fico até confuso quem falou o que
A bomba de baixa pressao "caiu do ceu" no momento deste dilema, fica mais facil retornar 0,15 bar do que 0,9 bar pro tanque, correto ?
O PROPRIO sistema de funcionamento dela permite uma retençao da pressao mais facil, ela nao é um "motor" como a bomba do gol ou dos EFI ela é um eletroima com diafragma, muito proximo do funcionamento da original.
VOU "UPAR" ALGUMAS POUCAS IMAGENS QUE TENHO, DAQUI A POUCO MOSTRO, guenta aí
até ja
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- coy
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza Club
- Ano: 1994
- Combustível:: GNV
- Injeção: EFi
Não conheço a solução indicada pelo Ricardo, talvez seja a melhor solução mas se estiver acima de seu orçamento neste momento, coloque um botão ( liga/desliga) e um relê, com led indicador (para vc saber que a bomba esta ligada) ligado em um pos chave.
E assim vc ainda fica com mas um sistema anti furto.
E fique em atenção com a pressao gerada por esta bomba.
E assim vc ainda fica com mas um sistema anti furto.
E fique em atenção com a pressao gerada por esta bomba.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
MARCONI ALBERT
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Injeção: MPFi
foi oque suspeitava, com T da falta em alta pq a vazao sai pelo T e nao entra tudo na cuba. como sei que os T sao medidas padronizadas, ou seja os 3 sao a mesma medida eu indaguei sobre isso. problema é reduzir a saida ate achar o ponto certo e como fazer isso de forma segura e limpa...DÉCO escreveu:A GERAÇAO DE PRESSAO DESTA BOMBA É FIXA, ELA TRABALHA COM 12V CONTINUA, E POSSUI PRESSAO MAXIMA DE 0,5 BAR.
JA USEI UM " T " COMO RETORNO, NO SISTEMA ORIGINAL BUSCANDO ECONOMIA DE COMBUSTIVEL E ACABEI ENCONTRANDO "FALTA" EM ALTA (1º E 2º estagios full), que consegui resolver apenas diminuindo a "medida"do retorno para o tanque, mas depois abandonei o sistema que esta parado mas instalado a tempos, ou seja FUNCIONA IGUAL JA DISSERAM O DESBORBULHADOR, a saida do retorno é menor fazendo com que nao de falta como o JOLUSIRI informou corretamente
Deco o retorno injetado como o meu sistema alimentaçao/suporte etc bomba EFI q testei nao tem pressao no retorno, e olha que o meu pressuriza a 3.5 BAR pelos MPFI que precisa de muita pressao, o xixi da gente é mais forte que esse retorno. nao gera pressao no tanque ate pq tem a ventilação pra isso. o problema no teu caso seria que haveria um desperdício energético tremendo. tudo por conta da redução de pressão...
uma vez testei a bomba no maximo e ela gera incriveis 130 PSI tampada. no teu caso seria como usar uma bazuka pra detonar uma formiga hehehe. essa bombinha é bem eficiente so gera consumo pra oque precisa, sem desperdício.
se tu achar como ligar a bomba somente quando o motor funcionar ta resolvido os problemas, alias 2 deles. se realmente a bombinha fica no maximo 0.5 bar nem retorno precisa, a propria valvula do carbura vai tampar e vedar. tomara que ela segue 0.5 estanque melhor dito...
porem nao é bom ligar a bomba e tampar ela com eu fiz no teste, pode superaquecer. por isso que ainda o ideal é a bomba so ligar quando girar o motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
DÉCO
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1989
.
CONTINUANDO...
COMPAREM A DIFERENÇA DE AREA DE ATRITO ENTRE O COMANDO COMUM E O LFVT (fora que o comum fica "esfregando" nas escoras, e o LFVT, gira sobre os roletes) :
GAIOLA COM COMANDO COMUM:

GAIOLA COM COMANDO LFVT:

PODE ATÉ NAO PARECER, MAS É A MESMA GAIOLA.
NO "DETALHE" :

TINHA MONTADO O COMANDO LFVT NA MINHA GAIOLA SEM MESMO TER QUE TIRAR A TAMPA, MAS ACABEI TIRANDO PARA FAZER O "SINCRONISMO" com duas chaves, uma no parafuso da polia e outra no local certo que tem do lado direito do comando para acoplar um chave fixa (acho que 21, nao lembro mais kkkk)perdoe a ma qualidade das "ibagens"

DETALHE DO MEU DISTRIBUIDOR JA COM A "EMBREAGEM" DO SISTEMA LUCAS DO CORSA, tem do gol tambem, mas usei do corsa EFI .

AQUI O "CAPRICHO" DO MEU AMIGO FABIO ELETRICISTA QUE "CONFECCIONOU" ESTA "CHAPINHA" PARA O LUGAR DA MINHA ANTIGA BOMBA MECANICA, ele construiu tambem uma "junta" com o desenho da chapa para anexar a ela e depois apertar os parafusos:

SOFRI UM BOM POUCO ATÉ ACERTAR O "PONTO" DO MEU DISTRIBUIDOR, MAS NO FIM DEU CERTO, mas o coloca e tira dele "detonaram" o anel de vedaçao dele que sera substituido amanha, meu tensionador da correita dentada esta ruim (com apenas 22.000 km, peça paralela, da nisso
), TAMBEM SERA SUBSTITUIDO , agora por um original. Ainda nao estou com o carro, falta apenas fazer o " L " para colocar meu alternador, paramos as 19 e pouco da noite.
COMPRAR ABRAÇADEIRAS PARA AS CONEXOES DA BOMBA DE COMBUSTIVEL
A BOMBA JA ESTA INSTALADA E FUNCIONANDO PERFEITAMENTE (vou medir a pressao amanha)
Nao consegui tirar as fotos das mangueiras do coletor de escape,(pouca luz) mas é simples, só comprar a mangueira curta dos EFI e usar uma do carburado, amanha tentarei com uma iluminaçao local.
O EXCESSO DE VIBRAÇAO POR CAUSA DO ACERTO DO PONTO (nao sincronismo que é facil e sem segredos) "soltou" o meu gicle de ar ( e desregulou todo o carro, vou ter que regular todo carburador de novo
VOU ME ESFORÇAR PARA TIRAR MAIS FOTOS, INCLUSIVE DA BOMBA JA INSTALADA.
ALGUEM QUER ALGUMA FOTO "ESPECIFICA" DE ALGO ? SÓ FALAR
PS: PUTS, VER O CARRO FUNCIONANDO, AINDA SEM ALTERNADOR, E TER QUE IR EMBORA POR CAUSA DE "APENAS" UM " L " PAR FIXA-LO, ninguem merece, mas isso ja eram mais de 19 horas !!
abraços
CONTINUANDO...
COMPAREM A DIFERENÇA DE AREA DE ATRITO ENTRE O COMANDO COMUM E O LFVT (fora que o comum fica "esfregando" nas escoras, e o LFVT, gira sobre os roletes) :
GAIOLA COM COMANDO COMUM:

GAIOLA COM COMANDO LFVT:

PODE ATÉ NAO PARECER, MAS É A MESMA GAIOLA.
NO "DETALHE" :

TINHA MONTADO O COMANDO LFVT NA MINHA GAIOLA SEM MESMO TER QUE TIRAR A TAMPA, MAS ACABEI TIRANDO PARA FAZER O "SINCRONISMO" com duas chaves, uma no parafuso da polia e outra no local certo que tem do lado direito do comando para acoplar um chave fixa (acho que 21, nao lembro mais kkkk)perdoe a ma qualidade das "ibagens"

DETALHE DO MEU DISTRIBUIDOR JA COM A "EMBREAGEM" DO SISTEMA LUCAS DO CORSA, tem do gol tambem, mas usei do corsa EFI .

AQUI O "CAPRICHO" DO MEU AMIGO FABIO ELETRICISTA QUE "CONFECCIONOU" ESTA "CHAPINHA" PARA O LUGAR DA MINHA ANTIGA BOMBA MECANICA, ele construiu tambem uma "junta" com o desenho da chapa para anexar a ela e depois apertar os parafusos:

SOFRI UM BOM POUCO ATÉ ACERTAR O "PONTO" DO MEU DISTRIBUIDOR, MAS NO FIM DEU CERTO, mas o coloca e tira dele "detonaram" o anel de vedaçao dele que sera substituido amanha, meu tensionador da correita dentada esta ruim (com apenas 22.000 km, peça paralela, da nisso
COMPRAR ABRAÇADEIRAS PARA AS CONEXOES DA BOMBA DE COMBUSTIVEL
A BOMBA JA ESTA INSTALADA E FUNCIONANDO PERFEITAMENTE (vou medir a pressao amanha)
Nao consegui tirar as fotos das mangueiras do coletor de escape,(pouca luz) mas é simples, só comprar a mangueira curta dos EFI e usar uma do carburado, amanha tentarei com uma iluminaçao local.
O EXCESSO DE VIBRAÇAO POR CAUSA DO ACERTO DO PONTO (nao sincronismo que é facil e sem segredos) "soltou" o meu gicle de ar ( e desregulou todo o carro, vou ter que regular todo carburador de novo
VOU ME ESFORÇAR PARA TIRAR MAIS FOTOS, INCLUSIVE DA BOMBA JA INSTALADA.
ALGUEM QUER ALGUMA FOTO "ESPECIFICA" DE ALGO ? SÓ FALAR
PS: PUTS, VER O CARRO FUNCIONANDO, AINDA SEM ALTERNADOR, E TER QUE IR EMBORA POR CAUSA DE "APENAS" UM " L " PAR FIXA-LO, ninguem merece, mas isso ja eram mais de 19 horas !!
abraços
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Ano: 1986
eu mesmo,na verdade,quando começei a ideia de injetar meu monza,fiz varias pesquisas emas JESUINO (c nao me engano, tem tanta gente me ajudando que fico até confuso quem falou o qu
me deparei em algum lugar com uma informaçao desta bomba.
mas,ela estava em falta no e nunca mais vi anunciado.
quando coloquei o cabeçote EFI,eu ia trocar o comando tambem e colocar esta bomba,mas nao vi o anuncio.
aquele dia que conversamos,eu tornei a pesquisar e vi ela sendo anunciada.
agora,como o meu projeto andou mais um pouco ,nao vou mais usar,mas foi bom ter servido
ao amigo :smt023
acompanhando :smt023