Monza Classic SE MPFI 1993

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Classic SE MPFI 1993

Mensagem não lida por Robson Lott »

Leocastro escreveu:Ando sumido daqui! Rs. Top teu Monza Robson!!! Um dia quero o conhecer pessoalmente, de novo! kkkkkkkkkk.
Fala Leo!!! Imagina, cara... lata véia do caramba, enferrujada, falhosa, barulhenta... :smt005
Vamos nos encontrar sim, cara! Tomara q em breve, em BH, Curitiba ou alguma cidade catarinense! :roll:

Obrigado pelas camaradagens e paciência nas encheções de saco alheias, viu!? Tu teve mto saco pra suportar esses últimos dias meus brainstorm pra sacar os póbrema do meu MOnza!

Grande abraço!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Robson Lott

MLKDINO escreveu:Cabrón.....no bom sentido, Camarada...!!!

Hermanito, sem palavras para descrever esses bancos. Coisa de louco essa cor imaculada...!!! Acho q vou desmontar os meus e mandar pra Lavanderia LOTT....jejejejeee

Sim, com certeza que é possível andar rápido e com segurança.... Estaba de chiste contigo... Apenas tome cuidado com os radares móveis por terras paulistas....eles brotam do chão, aparecem do nada e vão fazendo um rombo no bolso da gente....jejejejeeeee. Já morei em São José dos Campos e fui vítima algumas vezes....rsrsrsrssssss

Uma dica: procure evitar, na medida do possível, as fotos com sol rachando pois a luz intensa estoura o branco e fica assim: meio clarinha....

Nada que não faça jus a esse tecido incrível e belíssimo dos bancos do Classic. Não vejo a hora de apreciar essa carango... Dale????? Abraços... Lourenço.
Graaaaaande LOTT,

Td bem Amigo? Gostaria de agradecer seu empenho por dispor do seu tempo e fazer uma visitinha, ainda que meio rápido, a esse Monzeiro aqui e à minha família, ok.... E, de quebra, ter me proporcionado o prazer de poder conhecer esse belíssimo Classic. Confesso que fiquei encantado com o nível de originalidade, conservação e alinhamento do teu Classic. Garoto, que cor linnnnnda desse Monza, esse azul depois de um polimento capricado, vai ficar do baralho..... Agora, com seu empenho, sei que esse carrão estará cada dia ainda melhor.........!!!

Só um detalhazinho.....monta logo aquele arame do banco, antes que ele fure o (imaculado) tecido do encosto...rsrsrsrrssss

Quem sabe, com um pouco mais de tempo, ainda possamos apreciar melhor nossos carros durante o dia também e beber uma breja no butequim....Dale?
Grande Lorenzo!!!

Que isso, cara... esses bancos ainda não estão assim 100% :smt018 Falta costurar os piquezinhos das laterais de costas, cobrir as espumas onde não há mais e deixando os arames do banco expostos, trocar as buchas de articulação... Não tá difícil, eu mesmo acho que posso dar um tapa nisso, mas sabe como é o maledito tiempo! :smt017

Ah, esses radares paulistas... :smt021 taqueopariu! hehehehehe!!! Melhor é a avenida URA-UDI, onde (pelo visto) tem-se algumas câmeras de controle de tráfego, mas radar mesmo acho q vi um ou dois... mas daí dá pra segurar excelentes médias, lembrando mto a q vai pra Monte Alegre de Minas - Itumbiara - Goiânia! :smt020

O lance de fotos, como um "bom" amador, eu queria tirar na q vcs chamam de Golden Hour... puxa, acho maravilhoso! Não sei como irá contrastar com os azuis, mas queria pegar e tirar fotos como essa:

Imagem

Imagem

Fotos tiradas exatamente antes de ir pra UDI! :smt020

Imagina, Lorenzo! Eu que agradeço a receptividade, paciência, coragem e companhia em ter me recebido em sua casa, ter conhecido sua familia, ter tomado uma tricando e comido uma janta q tava mto boa! :D

E meu Monza.... Putz... nada a vê! :smt018 Monza "dus bão", alinhado, preservado, bem usado (no bom sentido) é esse SL/E! É como eu te disse: Isso sim que é Monza na essência, o meu é uma gambiarra! hahahahaha!!!

Mas COM CERTEZA quero agendar da gente "subir" pra UDI só pra isso, sem outros motivos paralelos... com certeza tomaremos uma lá no bar do teu pai e cortaremos nossas mãos nas lata enferrujada desses carro véio! jejejejejeje!!! Seguro que dale!

Grande abraço Lorenzo!!!
Robson Lott

Imagem
Robson Lott

cristianopw2 escreveu:E as novidades, Lott? Resolveu a questão dos drenos?
Abraço!
Grande Cristiano!!!

Cara, neca... só mesmo uma melada de graxa e um saco plástico xuxado nesse buraco criado pra evitar aumentar a corrosão. O mesmo foi feito nas ferrugens do assoalho, onde ficam os drenos de borracha... Como paleativo, deixei o 1o. dreno empurrado pra dentro, de forma que se escorrer água pra dentro, ela desca e saia pelo buraco deste, sabe... Apenas uma forma inicial e provisória até retornar pra Curitiba e pode ter tempo pra sacar o porta luvas, o motor do ventilador e poder trabalhar melhor alí, talvez com um convertedor, graxa e com uma massa de calafetar pra vedar.

No mais, novidades quase nenhuma! hehehehe!!! Contarei alguns causos a seguir! :mrgreen: ;)

Grande abraço!
Robson Lott

Imagem
Robson Lott

Atualizações da terra do Zebu!

Pois bem, depois de viajar de Curitiba-PR pra Uberaba-MG com o objetivo de visitar a família e ir à um casamento em Uberabinha (menos conhecido como Uberlândia - a terra dos aversos ao taxi :lol: ), tivemos alguns problemas pessoais e outros técnicos!

O Monzão foi pra estrada de terra, foi lavado, foi judiado com uma pane-seca, foi arrumado, enfim... Parece q agora tá "bão" pra retornar pra Curitiba com mais dignidade!

Ainda em Curitiba comprei um coxim do motor - lado das correias. Como precisava tirar a dúvida da desaceleração brusca, quis pagar a bagatela de R$ 30 pra um q encontrei no Barreirinha da marca EXPEDITOR! :lol: E claro, como sempre, imprevistos aconteceram, e fui pra Uberaba sem poder trocá-lo.

Chegando em Uberaba, com o passar das semana, trabalhando normalmente (não não tô de férias, é uma viagem pra "aproveitar" os finais de semana, se é q deu pra aproveitar algum! hehehe), não tive nenhuma condição de eu mesmo ter um momento, espaço e ferramental pra mexer no Monzão... exceto numa noite em que saquei os bicos injetores fora (à seguir!)... Um dos finais de semana, sai numa sexta no entardecer e minha mãe me "buscou" numa cidadezinha, pois o caminho q antes a gente fazia foi mudado, então precisei ser guiado pra chegar na fazenda... só que com seca, a poeira levanta, e ao estar atrás de um carro à 30km/H, o resultado é esse:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas no dia seguinte, cansado de somente lavar o parabrisas a cada enchida de tanque, DESDE DEZEMBRO-2014 q o carro não era lavado como se deve, então com uma Katcher/Wap na mão e água e sabão na mão, o resultado foi este 8) :

Imagem

Não foi uma beeeeeeela duma limpeza, mas essa poeira das portas foi sacada depois com um pano úmido

Imagem

Imagem

Ficou melhor as placas originais sem aquela "borda" preta de plástico velha com refletores faltando??? :D

Imagem

Imagem

Imagem

E ainda precisa de um beeeeeeeeelo trato nessa pintura, talvez uma re-pintura... mas isso será só depois de deixar a parte de funcionamento geral 100%! E pelo tanto de manutenção, parece q não vai demorar mto! heheheheh!!!

O coxim EXPEDITOR foi trocado... O motor ficou uma pluma! Resolvido o problema (tá, uns 95% dele) da desaceleração brusca... Fiz uma viagem pra São José do Rio Preto - SP (240km de Uberaba) que me mostrou que o arranque não estava bento, me deixando na rua sem poder dar a partida algumas boas e divertidas vezes... em que eu corria com a porta aberta, entrava no carro e pegava no tranco!

Depois, com um barulho no amortecedor esquerdo que foi reparado com um reaperto nele (tava suspeitando que era o coxim da torre de suspensão, SQN!), pedi que trocassem os outros 2 coxins restantes. Não me falaram a marca, mas custaram 60 reais cada, e pedi que NÃO fosse Axxios... COntinuou uma pluma de vibração, realmente resolveu o problema, ao meu ver! Ficou mtooooooo mais confortável, digno de um Monza deve ser!

Mas tinha umas falhas que eu tava ficando encacucado... são falhas suaves, em aceleração é perceptível, só que depois me dei conta que até em desaceleração tb dava...

à seguir!!!

Abraços!!!

Robson Lott

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Robson! Top o Monzão! Ando meio sumido do fórum, devido a problemas aqui que você sabe! Rs, mais tarde atualizarei meu tópico!

E isso ai, cada dia vamos deixando nossos Monzas melhores!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Robson Lott

Leocastro escreveu:Robson! Top o Monzão! Ando meio sumido do fórum, devido a problemas aqui que você sabe! Rs, mais tarde atualizarei meu tópico!

E isso ai, cada dia vamos deixando nossos Monzas melhores!
Seu vi@do, vou precisar de sua ajuda pra isso, hein!? E se precisar (pelo q parece nem precisa assim... :roll: :smt005 ), quero poder ajudá-lo tb no que for! ;)

Obrigado pela presença!!!

Grande abraço!

Imagem
Robson Lott

Comentei acima sobre uma continuação do que anda acontecendo com o Monza, a partir desses momentos em que o uso tá constante!
Muitas felicidades, muita satisfação, mas tb mto trabalho pela frente, pois tem bastante coisa pra ser consertado nesse carro.
Mas nesse momento, creio que o nível de conforto está muito bom!

Na viagem pra São José do Rio Preto, sem arranque, no retorno consegui para-lo para o eletricista verificar. Lamentavelmente o automático tinha ido pras cucuias, e o bendiz tava pedindo arrego. O jogo de escovas também foi trocado por precaução, mas os R$ 200 cobrados, me deu uma dor no coração de não ter tido condições de mantê-lo parado para comprar um arranque de Vectra, mais moderno e menos defeituoso e colocar ali.

Com arranque novo, parti pra algumas manutenções q o foco era parar com umas falhas em acelerações. Em seguida, percebi que em desacelerações as falhas também apareciam! :smt021 Entendo que possa ter uma lista imensa de coisas a serem checadas, mas fui tentando matar algumas q faziam sentido, outras por precaução, mas q no final das contas... Ainda persiste! E isso incomoda, ainda mais ao usar o carro no dia a dia e em breve numa viagem de retorno pra Curitiba (mais ou menos 1000km) :smt017

Dessas manutenções / trocação de peça, eis que posto algumas fotos e aproveitei pra fazer eu mesmo um servicinho ou outro:

Entrada de ar antes da TBI para o controle do cânister isolada. Detalhe para a falta de uma mola de retorno da borboleta - como alí tinha uma gambiarra com uma outra mola, bem mais dura, tirei fora e achei q o retorno ficou ótimo, mais suave e leve! Em viagens, ajuda e muito!

Imagem

Distribuição de vácuo pós-TBI. À esquerda, ar condicionado. No centro, joelho coberto de fita isolante porcamente pra ver se dava algum efeito de anular entradas de ar falsas por alguma possível micro fissura nesse joelho - EZK, do lado direito, joelho para "devolver" vapor acumulado no cânister. Na verdade alí vai direto a mangueira, mas ao anular, precisava de algo pra tapar, e usei o joelho q tinha no tubo de controle com fita. Detalhe para a mangueira do hidrovácuo/servo-freio... será q ele tb deve tá com entrada de ar falsa?

Imagem

Abri o VAF pra checar a pista e registrar o estado dela. Nada foi feito, só uma soprada mesmo...

Imagem

Compra de um "kit" de algumas peças: sensor de temperatura (CTS) para a ECU e kit de reparo para os bicos injetores:

Imagem

Válvula termostática VDO (q inclusive achei meio estranho o acabamento dela, e desconfio de sua qualidade funcional tb... :( ) e rolo de papel higiênico q veio com ela, q só depoooooooooois vi pra q servia! :lol:

Imagem

Ao que tudo indica, é pra na hora de instalar ela no alojamento, poder apertar por igual a mola sem ela escapar e decepar um dedo!

Imagem

Visão geral da parte de admissão, inclusive pra me lembrar onde via cada mangueira! Alí já tinha retirado o sistema de adição de ar para fase fria e de solicitação de ar condicionado, que na LE-Jetronic é feito independente da ECU:

Imagem

Foco para a entrada de ar do respiro do cárter, "saída" de ar para adicionar ao sistema na fase fria e A/C, controle da borboleta de aceleração da TBI, mangueira de água pra aquecer o ar, e parafuso da marcha lenta, que também é independente da ECU:

Imagem

Mangueira de entrada de gasolina e retorno pro tanque na flauta:

Imagem

Visão geral da retirada dos bicos... Detalhe para o vazamento de gasolina pelo orifício no coletor de admissão :cry:

Imagem

Sem os bicos injetores:

Imagem

Pergunto-lhes... me foi cobrado em Belo Horizonte a retirada, checagem e limpeza dos bicos... por acaso isso REALMENTE FOI FEITO???

Imagem

1o. bico, da esquerda pra direita, de frente para o motor (ou o bico à mais esquerda, de dentro do carro como referência)

Imagem

Foi limpo??? O-ring tá "prestando"???

Imagem

Imagem

Os 4 bicos em ordem da direita pra esquerda, na posição que estavam instalados, referência de frente para o motor:

Imagem

Tentativa de limpeza PORCA usando álcool! Sim, álcool q era a única coisa q tinha em mãos alí e que queria de qualquer maneira dar um jeito nesses bicos... A cor do álcool era incolor, essa tonalidade foi depois de bater com o PRIMEIRO BICO nessa tampa... E essa sujeira????

Imagem

Os quatro bicos foram limpos trocando o álcool da tampinha, e todos sairam essa coloração marrom... uma pena, sei que não foi legal ter feito assim, o melhor seria se levasse pra REALMENTE limpá-los e checar o leque do spray. Mas isso ainda será feito! Detalhe para o novo o-ring instalado em um deles

Imagem

Ausência da Válvula Termostática - limpeza (com o dedo mesmo!) no alojamento, troca do o-ring e instalação da VDO:

Imagem

Ferramenta monstro pra por a VT no alojamento. A do MPFI com EZK é 82 graus de abertura, diferente da usada no MPFI com distribuidor centrífugo, EFI e carburado. Isso foi uma luta encontrar corretamente a aplicação para o meu modelo, mas me baseei no CEPCHEV, catálogos MTE, VDO e forum Kadetteiros.com:

Imagem

Imagem

o-ring novo:

Imagem

Não pus na foto, mas o sensor CTS foi colocado o novo, aproveitando pra fazer sangria no sistema. :smt020

Fiz uns testes em seguida, na estrada, mas infelizmente não notei diferença... :smt018 Triste... o carro ainda dava as falhas...

Abraços!

Robson Lott

Imagem
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Robson, infelizmente essa "limpeza" que você fez nos bicos, não adianta de nada funcionalmente falando! Se tivesse pelo menos feito aquela da seringa, teria sido melhor, o Evandro já fez ela também, e, notou diferença!
No mais, ainda aposto ferrenhamente em entrada falsa de ar na mangueira do TBI, a que vem do filtro de ar, a minha estava ressecada e dura, e, com diversas microfissuras, que, ao dar o vácuo do motor, puxava o ar pelas microfissuras, 35 reais comprei a nova e coloquei, e fiquei sem falhas e a lenta estável.
Estamos ai, acompanhando!!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder