Qual óleo devo usar?
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: qual oleo devo usar???????
Companheiro em profissão em carlos, também sou da área, porém sou formado em mecatrônica...
Mas consequentemente acabo trabalhando (no atual emprego) com empresas do ramo automotivo...
Mas consequentemente acabo trabalhando (no atual emprego) com empresas do ramo automotivo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
O ramo automotivo para mim é um hobby. Faço por que gosto, tenho muitos amigos nesse ramo e claro, que na minha profissão também.
A vantagem da nossa profissão é que sempre trabalhamos com a lógica. Então usamos a lógica em todas as áreas também, o que facilita a avaliação de veículos desde tenha o conhecimento do funcionamento do que está avaliando.
Abs,
Carlos Freire
A vantagem da nossa profissão é que sempre trabalhamos com a lógica. Então usamos a lógica em todas as áreas também, o que facilita a avaliação de veículos desde tenha o conhecimento do funcionamento do que está avaliando.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro GL (Nível 2)
Beleza galera,Hoje faz três meses q/ estou com meu Tuba Já rodei 2.400 KM na cidade,usei o Petrobras 25w50 no dia seguinte a compra,já ta na hora de trocar?estou pensando em usar o AC Délco 20w50. :smt017
Ha outra coisa,a cor do óleo está da mesma tonalidade de quando troquei.( na cor de óleo novo )Isso é bom ou ruim?
Ha outra coisa,a cor do óleo está da mesma tonalidade de quando troquei.( na cor de óleo novo )Isso é bom ou ruim?
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Óleo clarinho é SEMPRE BOA notícia.
Sempre fique acompanhando as trocas de óleo, observar o óleo que sai do motor, se possível ver o recipiente que o óleo está sendo coletado, se for um recipiente vazio fica fácil de avaliar a situação do motor no quesito lubrificação, da pra ver se tem impurezas e partículas soltas.
Já se o recipiente for de uso comum da oficina onde eles vão misturando o óleo, aí não da pra ver nada, mas é só prestar atenção no óleo que sai do motor...
Quanto ao tempo do óleo do seu carro, 3 meses é pouco tempo ainda, pode ficar com ele tranquilo por uns 6 meses... Se usa pouco o carro não tem problemas, o importante é a frequencia de uso nesse caso.
Já pra quem usa muito como eu, é sempre bom trocar o óleo antes, 4 mil km ou 4 meses... Ainda mais para uso urbano... que é o meu caso.
Sempre fique acompanhando as trocas de óleo, observar o óleo que sai do motor, se possível ver o recipiente que o óleo está sendo coletado, se for um recipiente vazio fica fácil de avaliar a situação do motor no quesito lubrificação, da pra ver se tem impurezas e partículas soltas.
Já se o recipiente for de uso comum da oficina onde eles vão misturando o óleo, aí não da pra ver nada, mas é só prestar atenção no óleo que sai do motor...
Quanto ao tempo do óleo do seu carro, 3 meses é pouco tempo ainda, pode ficar com ele tranquilo por uns 6 meses... Se usa pouco o carro não tem problemas, o importante é a frequencia de uso nesse caso.
Já pra quem usa muito como eu, é sempre bom trocar o óleo antes, 4 mil km ou 4 meses... Ainda mais para uso urbano... que é o meu caso.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
-
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Distrito Federal-DF
- Ano: 1995
tem uns 30000 km que só uso 5w30 sintético ac-delco
já senti que o carro ficou mais soltou e parou de bater tucho de manha cedo
"Me perguntaram: Pq não compra um carro mais novo?
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
Respondi: 96 foi o último ano do Monza, não tem mais novo "
Fotos Do "Possante" : http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8409
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Ano: 1996
eduardomonza1996 escreveu:tem uns 30000 km que só uso 5w30 sintético ac-delco
Na minha opinião, pode abreviar a vida útil do motor com essa viscosidade de óleo. Óleo de viscosidade muito fina, pode não fazer o efeito de amortecimento entre as bronzinas e virabrequim quando há a explosão na cabeça do pistão, jogando para baixo com muita força.
Pode passar mais óleo entre os anéis também, por ser mais fino.
Eu recomendo sempre usar as especificações contidas no manual do proprietário. Os motores mais novos que usam essa classificação de óleo, tem calibragens interna menores do que é utilizado no Monza.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- Membro SR (Nível 4)
Aproveitando tópico, queria saber, o motor do meu monza foi retifica a menos de 1 mês, recém fiz a primeira troca de óleo com 1500 km, mas como meu pai comentou, eles não estão mais fazendo retifica "dura", quero dizer, deixar o motor zero, agora eles estão deixando mais folgado, não precisando mais amaciar(ou não tanto quando antigamente).
Bom, mas minha duvida é sobre o óleo que pretendo usar assim que completar 30000 km, já que antes disso vou depender do óleo que a retifica estam usando(que ao meu ver, é pouco, parece ser um "comunzão" SJ da Ipiranga 20W-50, e já começa que tenho ódio da Ipiranga), e eu esta pensando em um BOM, pois eu quero agora preservar o motor, e pelo que dizem, esse óleo alta quilometragem ajudam, não estou importado muito com o preço, pois "Caro não é a troca de óleo, caro é a retifica"(Frase do Doutor Carro), e isso aprendi na carne, e ao meu ver meu carro estourou por usar óleo um pouco mais fino que o pedido (estava usando um 15W-40 semi-sintético da Lubrax)
Pode ser que eu falei muita bobagem ae, eu sou leigo, e estou aqui para aprender =D.
Fico no aguardo.
Abraço.
Bom, mas minha duvida é sobre o óleo que pretendo usar assim que completar 30000 km, já que antes disso vou depender do óleo que a retifica estam usando(que ao meu ver, é pouco, parece ser um "comunzão" SJ da Ipiranga 20W-50, e já começa que tenho ódio da Ipiranga), e eu esta pensando em um BOM, pois eu quero agora preservar o motor, e pelo que dizem, esse óleo alta quilometragem ajudam, não estou importado muito com o preço, pois "Caro não é a troca de óleo, caro é a retifica"(Frase do Doutor Carro), e isso aprendi na carne, e ao meu ver meu carro estourou por usar óleo um pouco mais fino que o pedido (estava usando um 15W-40 semi-sintético da Lubrax)
Pode ser que eu falei muita bobagem ae, eu sou leigo, e estou aqui para aprender =D.
Fico no aguardo.
Abraço.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
henez,
na minha opinião use o 15w40 ou 20w50 com o API mais moderno que achar. Lembrando que o seu motor passou por retífica e então não há necessidade alguma de óleo de alta 26W50.
Escolha a marca que achar melhor, o óleo básico é fornecido pela Petrobrás e a aditivação (API) é por conta da marca como também é o preço.
Particularmente eu prefiro Shell, mas já usei Castrol e Lubrax e há quase uma ano venho utilizando o 15w40 sem reclamação a fazer.
É importante trocar o filtro toda vez que troca o óleo e respeitar o prazo de troca conforme manual.
na minha opinião use o 15w40 ou 20w50 com o API mais moderno que achar. Lembrando que o seu motor passou por retífica e então não há necessidade alguma de óleo de alta 26W50.
Escolha a marca que achar melhor, o óleo básico é fornecido pela Petrobrás e a aditivação (API) é por conta da marca como também é o preço.
Particularmente eu prefiro Shell, mas já usei Castrol e Lubrax e há quase uma ano venho utilizando o 15w40 sem reclamação a fazer.
É importante trocar o filtro toda vez que troca o óleo e respeitar o prazo de troca conforme manual.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya