PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: PRÉ AQUECEDOR DO COLETOR DE ADMISSAO MONZA ALCOOL

Mensagem não lida por waldir »

Dutra e Theodoro,
prefiro usar a dica do waldir , assim como minha ventoinha , o acionamento do pre aquecedor tambem possui uma lampada piloto, uma pinguinho mesmo , e , adaptei as 2 luzes no painel bem abaixo do pino que zera o odometro ,
Quando fiz a religação em 2011 eu não imaginei que o fio 'desembocaria' naquele batatão preto. E hoje sabendo eu não mexeria ali, teria feito da mesma forma que fiz. Isto pq aquele batatão está ressecado e já quebrei aquela tampa e tive que colar a tampinha e fixar com fita isolante sem cola para não ficar melequento.

Fiz uma boa solda e como o Dutra comentou, eu também usei um fio mais grosso (é até um azul que tinha aqui para neutro de energia(acho que tem 2,5mm de seção é da mesma espessura do rabicho que sai do coletor). Fiz uma boa solda para evitar aquecer muito.

O led eu o coloquei discretamente naquele difusor de ar lateral que sai na altura do espelho retrovisor lateral.
Tenho um outro led vermelho que indica o funcionamento do cooler que refrigera o Modulo Hei que instalei na churrasqueira e este led está junto com uma chave liga e desliga abaixo do painel. Nos dias frios eu mantenho o cooler desligado. (preciosismo/mania :D

Já pensei em trocar o batatão preto (conector de 12 vias eu acho), por um outro mais moderno da TC (preciso rever no catálogo), mas só tá na vontade ainda, pq sei que vai dar um trabalhão cortar e emendar/soldar aquela fiozarada prestando atenção para não inverter nada... terei que gastar umas boas horas para fazer bem feito e por enquanto o custo/benefício me manda ficar quieto. :D

Abraços
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

wiltonb1 escreveu:Rafaelo desculpe a insistência nesse assunto kkkkkk
Mas ja que vcs conhecem muito bem do assunto e o forum existe para trocarmos ideia, vou pedir sua ajuda e de outros membros do forum aqui.
No caso dessa troca que fiz, era para utilizar o PTC e o carburador 2e em meu motor f1, blz.
Em algumas pesquisas aqui no forum sobre um assunto bem parecido, eu vi que vc instruiu um rapaz a fazer uma adaptação, no caso ele cortaria a flange original do coletor e soldaria os tubos de admissão do outro coletor.
Eu tenho aqui comigo os equipamentos necessários para tal trabalho, se eu cortar a flange de um e soldar no outro teria algum problema?
Eu acredito que nao, tento em vista que trocadas as flanges os tubos de admissão que são do coletor do motor f2 seriam alinhados e soldados com a a flange do coletor f1.
Novamente obrigado.
isso,
apesar de eu nao ser a favor de adaptações, nao quer dizer que eu nao possa dar a ideia pra alguem, tem pessoas que nao se incomoda com adaptaçoes, entao nada mais justo compartilhar a minha ideia, se alguem quiser usar pode ser util.

pra fazer isso tu tem que cortar ambas as flange(ou fazer uma flange no CNC do fase 1) se quer deixar mais profissional. tem que realinhar cada duto, pra isso se usa calor um pouco de força, depois encaixa e solda com a TIG. porem ao meu ver é muito trabalhoso e custoso pra pouco beneficio. massssss como disse, cada um faz oque achar melhor. eu so dou a ideia rsrsrs

talvez precise retificar o formato dos dutos depois de soldado. ja que um é oval e outro cilindrico.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
wiltonb1
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por wiltonb1 »

Rafaelo escreveu:
wiltonb1 escreveu:Rafaelo desculpe a insistência nesse assunto kkkkkk
Mas ja que vcs conhecem muito bem do assunto e o forum existe para trocarmos ideia, vou pedir sua ajuda e de outros membros do forum aqui.
No caso dessa troca que fiz, era para utilizar o PTC e o carburador 2e em meu motor f1, blz.
Em algumas pesquisas aqui no forum sobre um assunto bem parecido, eu vi que vc instruiu um rapaz a fazer uma adaptação, no caso ele cortaria a flange original do coletor e soldaria os tubos de admissão do outro coletor.
Eu tenho aqui comigo os equipamentos necessários para tal trabalho, se eu cortar a flange de um e soldar no outro teria algum problema?
Eu acredito que nao, tento em vista que trocadas as flanges os tubos de admissão que são do coletor do motor f2 seriam alinhados e soldados com a a flange do coletor f1.
Novamente obrigado.
isso,
apesar de eu nao ser a favor de adaptações, nao quer dizer que eu nao possa dar a ideia pra alguem, tem pessoas que nao se incomoda com adaptaçoes, entao nada mais justo compartilhar a minha ideia, se alguem quiser usar pode ser util.

pra fazer isso tu tem que cortar ambas as flange(ou fazer uma flange no CNC do fase 1) se quer deixar mais profissional. tem que realinhar cada duto, pra isso se usa calor um pouco de força, depois encaixa e solda com a TIG. porem ao meu ver é muito trabalhoso e custoso pra pouco beneficio. massssss como disse, cada um faz oque achar melhor. eu so dou a ideia rsrsrs

talvez precise retificar o formato dos dutos depois de soldado. ja que um é oval e outro cilindrico.
Entendi Rafaelo
Mesmo eu realizando esse serviço todo acho que nao iria compensar muito tendo em vista o trabalho que irei realizar e tenho uns planos futuros em manter a originalidade completa do veiculo e isso iria acabar com meus planos, acho q o melhor q eu poderia fazer é tirar essa ideia da minha cabeça mesmo, vender as peças que tenho desse meu outro monza e investir tudo em um só com o foco na originalidade. Acredito que seria melhor mesmo.
Obrigado Rafaelo pelas dicas.
Wilton Borges
Fone / WhatsApp: (11) 95141-9425 - Tim
Email: [email protected]
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

wiltonb1 escreveu:Entendi Rafaelo
Mesmo eu realizando esse serviço todo acho que nao iria compensar muito tendo em vista o trabalho que irei realizar e tenho uns planos futuros em manter a originalidade completa do veiculo e isso iria acabar com meus planos, acho q o melhor q eu poderia fazer é tirar essa ideia da minha cabeça mesmo, vender as peças que tenho desse meu outro monza e investir tudo em um só com o foco na originalidade. Acredito que seria melhor mesmo.
Obrigado Rafaelo pelas dicas.
sem problemas Wilton,
pois é, essa é uma decisão que so tu pode tomar.

o problema é justamente esse, se quer manter ele original tem que arcar com seus problemas de fabrica e ficar refem disso. por outro lado se quer melhorar tem que investir pesado. e quando falo pesado é 2 a 3x o valor do carro pra fazer algo confiável e original.

ou se escolhe customizado e faz oque tu bem entender, ou deixa original e aguenta os problemas dele de fabrica e se acostuma com isso . manter ele original vai te custar nada, é de baixo custo e rapido execução, se quer customizar(mecanica) com qualidade e ter algo superior ao de fabrica vai custar muito dinheiro e tempo. entao tenha em mente oque pretender fazer pra depois nao se arrepender por custo ou por frustaçoes.

nesse ponto prefiro nao me intrometer. como disse, so dou as dicas tecnicas e alerto o pessoal sobre Custo$. solda TIG em aluminio so ae vai uma grana tremenda e pra mim o resultado final é novamente um carburador em cima de carburador.

-------------------

eu ja tive um fase 1 carburador, o meu era 1.6 e so tive problemas, fora que em termos de engenharia é fraco e ineficiente. lembro que coloquei na epoca o cabeçote C20NE (injetados dos fase 2 MPFI/EFI) com sistema EFI adaptado, em cima do 1.6 gasolina e ele ficou muito ruim. foi rapido e custou pouco dinheiro pra fazer isso. nao gostei!

hoje tenho um motor todo original do modelo em questao N20XF, nasceu injetado, e um projeto original tanto de eletrica como de engenharia OEM, projetado pra ele. isso foge do padrao monzeiros devido o custo e a dificuldade tecnica. agora sim esta como deveria ser. é aquela coisa ou tu faz certo ou nem faz. nesse ponto eu concordo contigo.

-------------------

posso dar outra ideia ja que quer manter o padrao de fabrica? aumente a taxa de compressao. é invisível :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

waldir , o meu hei esta com cooler e dissipador como bem sabe , atras da churrasqueira do canto do motorista , porem , ao contrario do seu , esse cooler nao tem luz de indicaçao porque ele aciona junto com a bomba de combustivel , só um jump , como o cooler consome nada de energia liguei direto no chicote da bomba , em resumo so resfria se o motor pegar ......

antes ( alias ainda vou fazer isso )minha ideia era fazer o acionamento do cooler via rele do temporizador do vidro porque depois que se desliga o motor o resfriamento para e o hei ainda ta pelando , e com o sistema do vidro que leva algum tempo pra desligar voce pode manter resfriando depois de sair do carro acionar o alarme etc.... em geral dessa forma acho melhor

vai por mim , mantenha o cooler ligado sempre que for funcionar o carro mesmo no inverno , pois mesmo no inverno aquela chapa vira ferro de passar roupa literalmente , e o meu que queimou neste ultimo sabado por burrice minha por estar mechendo em eletrica e nao prestar atençao queimou a fase de faisca e ele tava lá a anos ,ching ling da pior qualidade

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
wiltonb1
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por wiltonb1 »

Rafaelo escreveu: posso dar outra ideia ja que quer manter o padrao de fabrica? aumente a taxa de compressao. é invisível :wink:
Vou dar uma pesquisada a respeito e quem sabe não começo meua planos por ai.
Valeu abraço.
Wilton Borges
Fone / WhatsApp: (11) 95141-9425 - Tim
Email: [email protected]
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

waldir , o meu hei esta com cooler e dissipador como bem sabe , atras da churrasqueira do canto do motorista , porem , ao contrario do seu , esse cooler nao tem luz de indicaçao porque ele aciona junto com a bomba de combustivel , só um jump , como o cooler consome nada de energia liguei direto no chicote da bomba , em resumo so resfria se o motor pegar ......
O meu cooler está ligado no conector do motor de parabrisa e foi fácil de colocaar uma chavinha e led e puxar para dentro da cabine.

Mas sua ideia é boa fazer um gato no acionamento da bomba. Onde vc jampeou o fio? na caixa de fusível?
abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Ano: 1994

Mensagem não lida por dutra s a »

kkk pior que nao , quando fiz foi na pressa sem estar afim de mexer na caixa de fusivel , foi no meio do chicote por onde corre na calha ao lado do banco , pensando eu que pra manutençao seria mais facil o acesso , e ainda irei rever isso :mrgreen:

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder