Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por dentro

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por de

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é Marcel, alem disso o pessoal aqui é pouco exigente, em quando eles nao exigirem qualidade vai dar no que da, tem gente que acha lindo so pq é novo ou fez sucesso no brasil, seja ele antigo ou atual. é tudo questao cultural, nos estados unidos o pessoal sao exigente, la nao tem farofada como no brasil, europa entao? japao? japao é lei ABS desde que inventaram. aqui so meteram nos carros por ordem judicial.

vila de índio esse brasil. ta 30 anos ou mais de atrasado, ainda tem porco usando massa plastica e cobrando por isso e caro, ou metendo jornal com massa plastica, ou soldando com acetileno olha o nivel que estamos. quando digo que aqui lascam pedra pra fazer fogo acham ruim.

Felipe, eu tb. sim, quando agente projeta a programaçao da ECU tudo é levado em conta, escape, combustivel, local de operaçao do motor(altitute,temperatura), tudo tem que ser pre calibrado, pra nao da problema de batida de pino por erro na programaçao do mapa e funções de ajuste da igniçao. fazer bug em flex é bem facil ! e na net tem varios exemplo de usuarios que fazem sem querer isso. pq o algoritmo é "sim ou nao" nao existe meio termo no nivel logico, ou e 1 ou 0... dae fazem essa mistureba e da no que da. nos EUA os poucos flex que tem la sao de malha fechada, esses sim sao bom, tem um sensor de % que passa pela linha de combustivel e diz pra ECU antes mesmo de ligar o motor qual a relação da mistura.

a gambiarra original no brasil é assim, o cara anda e anda uns 30 km depois de trocar o combustivel, a sonda vai marca ou pobre ou rico, a ECU vai ver que ta fora do padrao da AFR(queima) analisado pelas sondas, dae a central vai se convencer que mudou o combustivel, so depois ela ajusta o avanço.

olha a mercadoria disso !

quando vou fazer uma engenharia original(utilizando as ECU prog) de um certo motor pra um cliente ou pro meu uso, agente mostra na pratica(eu tenho varios videos na net mostrando isso) como se pode tirar o maximo proveito do motor sem comprometer o consumo e a poluiçao e a integridade do motor, é só usar o limite do avanço pelo combustivel em questao, um dos segredos. gasolina tu tem algumas regras a seguir, alias qualquer combustivel, mas alcool tem 110 octane entao tolera bem.

*ou se usa muita taxa e pouco avanço (caso do N20XF) meu motor por ex tem a taxa original 11,5:1 (seria mais pra alcool no caso) e aqui onde deu problema do N20XF nos primeiros 2009, detonava no modo gasolina...
*ou se usa muito avanço e pouca taxa
percebeu que é um cobertor curto? como pode ter um sistema que opera com ambos combustivel de forma "eficiente" ? nao existe... ate existe, desde que seja programado em modo MONOcombustivel como eu faço ou uso programaçao gasolina 100% ou uso programaçao 100% alcool. ou so gasolina ou so alcool pro mesmo motor, agora diluiçao é comedia total. isso nao funciona...

voces perceberam que os valores e dados geridos pela empresas de homologação como a ABNT é feita sempre em alcool ou gasolina? pq sera? rsrsrsrsr pq nao faz um meia calabresa meia mussarela? é o medo de dar errado e mostrar menos do esperado, consumo maior, maior poluiçao, tudo muda. o mesmo exemplo do teu pai nessa montadora com o uso de gasolina refinada(controlada). se eles usam é pra ter 100% do que estao projetando. os Inmetro e ABNT da vida tambem tem combustivel controlado. oque eu acho um erro, eu tenho acesso a isso eu pergunto? nao né, nem eu nem voces, agente enche com agua ou solvente os tanques.

ja contei o caso mas vale lembrar, eu tenho um omega 3.0 C30NE(motor opel 6 cil com engenharia bosch igual do vectra A porem com mais 2 cil) era do meu pai, e herdei, todo original e novo com apenas 88,500 km rodados. pois bem, esse motor, rende 165cv a 23.4km em terras brasileiras em 1994. como assim? é pq o motor foi exportado, e em 1994 o brasil so tinha gasolina de baixa octanagem 89, a central tem duas opçao, ou baixa(91) ou alta oct(95), ela influencia no avanço mexendo nisso, quando setado o jumper em alta, a ECU opera com mais avanço, ja que combustivel de maior octanagem tolera mais avanço, como a gasolina de alta suporta mais taxa ou avanço ela da mais potencia devido o avanço e nao ao combustivel(erro comum das pessoas).

resumindo, o C30NE tem 177cv e 24kg originalmente, eu setei pra 95(projeto original europa) e o carro fica um missel de tao rapido, setei pq tem muito alcool no combustivel e o carro tava fraco e falhando. em modo 91(modo brasil rsrsrs) ele foi homologado com 165cv e 23.5kg em 1994. mas ele nao tem mais 177cv teria que re-projetar a ECU pra operar com quase 30% de alcool
http://en.club-opel.com/engine_detail.php?id=47

moral da historia! agente poderia ter carros melhores de fabrica, nao temos por N razoes.
* politica da m.... da montadora
* politica da m.... do governo
* consumidor pouco exigente (brasileiro se conforma com qualquer coisa e acha lindo e nao reclama pra nada)
* malandragem no país

ae vai dar no que da, flex batendo palma com cheirinhoooooooo de carro novinhooooooooo ooooohh coisa lindiaaaa

meu N20XF com uma engenharia de programaçao original(monocombustivel) é a prova real e concreta de como é possivel fazer uma programação de verdade e confiavel, a montadora ainda nao me diz como eu consigo UMA unica tentativa de arranque em apenas 4 segundos no modo E100 a 8.5C° de inercia total sem uso de auxilio(bombinha), é uma marca mais do que impressionante, eu so usei que deveria ser usado(tecnica de engenharia, nao vem o caso explicar senao vai alongar demais o papo), nao sou magico.... é oque sempre falo, carro de classificado é quase uma piada de mal gosto no brasil. so pra informar o N20XF com a bosch 7.9.9 a 15°C nao pega senao injetar gasolina. Fail total, se eu consegui com alguns trocado e algumas horas com a ... na cadeira projetando o codigo fonte da ECU prog, pq essa mafia da montadora nao consegue? seria incompetência de engenheiros ou política? como estamos no brasil eu diria os dois rsrsrs.

obs: o brasil é o lanterninha em formação de engenheiros, ou nao tem, ou sao muito ruim, eu li no jornal começo do ano. triste ler isso... sobre a corrupção eu nem preciso falar.

---------------------
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por dutra s a »

uma coisa o rafaelo descriminou bem , quem tem carros 1.0 , nao saber usar como 1.0, vejo isso todo dia , e mais

la no começo eu ja vinha ditando que o sistema flex é pura ilusão , é menos economico que qualquer carro mono-combustivel de mesma cilindrada cilindrada , os taxistas quem digam kkkkkkkkkkk

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Marcel Murai
MODERADOR
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcel Murai »

pra agravar a questao dos combustiveis, vi outro dia que nao vao mais fazer testes de combustivel. Pode isso Arnaldo?
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo, esse esquema pra EFI fechada que tu falou que irá lançar aí, tera possibilidades de migrar pra MPFI futuramente? Tu irá fazer um produto que deixará isso à critério do usuário? Ou irá fazer produtos distintos?

Com relação à motores flex, não são motores álcool não... pois no início era motores gasolina que até rodavam no álcool com custo de autonomia, o povo adorou a ideia e acatou... Depois de tanta reclamações eles tentaram fazer a coisa direito, e aumentaram as taxas, mas aí ou o motor da batida de pino torto a direito como os VW 1.0, ou então ficam totalmente xoxos mandando o desempenho lá pra casa do chapéu...

Isso ficou muito claro nos Honda Civic 1.8, era uma máquina quando mono combustível, econômico e andava muito, quando virou flex... kkkkk!!! Ficou uma verdadeira porcaria, os primeiros flex do Civic não valem nada... Meu pai é prova, não possui um Civic mas tem um Fit somente gasolina, tem ocasiões que ele chega a fazer 14kmpl na cidade... em rodovias com ar é sempre acima de 16kmpl... Pega os flex!!! Os primeiros choram na bebedeira tanto no álcool como gasolina, os mais novos melhoraram mas não chega nem perto disso...

Igual o Caso da Montana 1.4 com consumo de Monza 2.0 álcool EFI... ridículo isso!

Rafaelo, no sistema de escape original do Monza, o local correto de instalar a sonda seria lá depois da união do 2x1 correto?
Quando puder vou ver se consigo instalar uma parafernalha dessas no meu Monza... Não pretendo mudar o sistema de coletor dele, pois só faria se fosse pra inox e não posso bancar isso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Rafaelo, esse esquema pra EFI fechada que tu falou que irá lançar aí, tera possibilidades de migrar pra MPFI futuramente? Tu irá fazer um produto que deixará isso à critério do usuário? Ou irá fazer produtos distintos?
entao Vinicius, sim..., unico produto com varias aplicaçoes. veja como vai funcionar. é mais barato pra eu mandar fabricar entende? vai ser em escala industrial as PCB feito em fabrica de PCB, porem eu monto e pre configuro as config. se eu fizer varios modelos(hardware) eu perco dinheiro e nao é produtivo. portanto em hardware vai ser ate uma SFI de ultima geração, preparada pra um N20XF original (sem o uso do DBW é claro, continua com o bom e velho pedal mecanico)

na verdade a ECU vai ser uma 32 bits SFI logo de cara(4 bancos de injetores + 2 bancos de igniçao DIS centelha perdida), 100% malha fechada, MAP/MAT, Wide ou sem opçao de sonda, circuito tratamento de Fase, circuito flyback e P&H para os EFI de baixa impedancia. ou seja muito completa. o MCU dessa ECU é arquitetura ARM-4, diferente da MS que é Freescale S12, e diferente do arduino que é AVR... portanto codigos 100% originais e diferentes ou melhor OEM como preferir. ja tenho feito alguns teste com sucesso comunicaçao serial <--> Software, testado o ADC nessa condiçoes, etc. tem muito chao mas estamos indo...

as pessoas que for comprar vão optar na aplicação desejada. todas as opções seriam no nivel programavel, oque pode piorar ou melhorar o funcionamento do motor(vai de cada tec responsavel)
*EFI 100% original monza (hardware) incluse com HEI.
*EFI monza melhorado, hardware principal original do monza + sonda wide e sensor temp do ar, e sem HEI (sistema substituido pelo IGBT) bye bye queima de modulo, passaria usar o distribuidor HALL do MPFI .
*MPFI semi sequencial N20XF
*MPFI semi sequencial tradicional GM
*SFI seq N20XF

obs: ela vai ter VSS programada 8 ou 29P

o foco inicial vai ser EFI 100% original. por ser mais simples e rapido.

oque muda nisso tudo é o algoritmo e codigo fonte da ECU, a ECU é igual pra todas fisicamente, e o software de ediçao fica habilitado conforme o projeto escolhido... resumo o software de ediçao tb vai ser unico pra todas as aplicaçoes... o EFI 100% original é o mais simples dele e o N20XF SFI o mais complexo no desenvolvimento do codigo. a primeira saida vai ser pro EFI 100% original por ser mais simples, eu vou comprar um kit EFI original pra instalar(temporariamente) no meu monza e acertar e testar a ECU ate poder vender.

ja imaginou um EFI operando em 32 bits ? é so fazer as conta, 8 bits contra 32 bits. uma variavel char de apenas 0~254 contra uma integer de 0~4294967295 a precisao do pulso seria min 1 uSec, comprimento do pulso seria mais longo ou curto com precisão centesimal. ate 255(8 bits da multec) numeral nao tem precisao na injeçao e no angulo do disparo da centelha, fica muito quadrado o funcionamento com 8 bits. diferente de uma 16 bits como é o caso da MS2. o pessoal da MS senti muita diferença saindo de um 8 Bits (MS1) contra 16 Bits(M2). o motor fica mais suave.

fora que essa ECU que estou fazendo tem o ADC de 10 bits(pode ir ate 14 bits mas nao tem utilidade nessa aplicaçao) a escadinha de tensao vai ser bem curtinha -40 a 130°C em 1024(10bits) temp em decimal. isso tras muita precisao na ECU melhorando a economia do EFI, sem contar mapas de 32 celulas 400 a 7000 rpm / 32 = 200 rpm por celula ate 7000 rpm. e se achar pouco pode fazer o malha fechada em WIDEBAND e injeção por massa de ar admitida MAP X MAT, esses dois nao tem na multec, ae fechou o pacote de expansao da EFI. a eficiencia da EFI aumentaria muittttto com o mesmo hardware.

uma vez eu tinha comentado sobre isso, o EFI ta sendo mal gerenciado nos monza de fabrica pela multec 700 devido a limitaçao do hardware. da pra tirar mais suco disso sem alterar o projeto original. so trocando a ECU, isso vai ser inedito no mercado, nao tem em lugar algum algo desse nivel. e o custo vai ser ate menor que as ECU prog por ae. quando eu tiver algo de mais concreto mostro pra voces.

vrsilva escreveu:Rafaelo, no sistema de escape original do Monza, o local correto de instalar a sonda seria lá depois da união do 2x1 correto?
sim, nao é o local mais ideal, mas funciona, pq ali ja esfria muito os gases, precisaria adaptar(furar e soldar no escape original), tudo bem que a Wide é malha fechada na temperatura de funcionamento, mas ali é complicado sonda, o omega 3.0 é ali tb, hoje mudou o conceito. é no coletor de escape mesmo.

o Ronaldo instalou no monza dele a sonda e nao precisou futricar em nada, so trocou a peça e instalou, nao lembro qual coletor original ele colocou, era um que venho pronto com a sonda no lugar da GM, acho que do kadett 98 nao lembro... e a sonda fica bem quente ali.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
dutra s a

verdade , honda city 1.8 gasolina é muito economico , como tambem é absurdamente verdade a economia dos honda fit a gasolina , da pra da volta ao mundo no cheiro rsrsr ,

meu vizinho tem um fit, casou com o carro rsrsrsr

abs estamos ai
dutra s a

noviades , esse ultimo feriado troquei meu cabeçote , a razao nao vem ao acaso ainda , por conta disso estou regulando novamente todo o comportamento do motor etc...

como eu ( eu ) ando com multimetro pendurado no potenciometro de có pra ir acompanhando regulagens e afins depois da troca de cabeçote , uma coisa interessante ocorreu , estando o multimetro espetado na tomada do có , eu desconectei o có com o carro ligado , nisso o multimetro me apresentou 4.78v e a luz de injeçao nao foi acionada e o carro nao alterou nada , nisso desliguei o multimetro como tambem ja desconectado o có estando com o carro ainda ligado e a luz de injeçao foi acionada e nisso a aceleraçao foi caindo e caindo e o motor querendo apagar e nao apagava , dai voltei a ligar o multimetro e a aceleraçao voltou ao normal desligando a luz de injeçao e ao reconectar a tomada do có tudo certo tambem

entao pra quem queria saber se ao aumentar a voltagem do có seja com escaner e sonda no escape vai aumentar a mistura ( combustivel ) tai a resposta , nao , vai diminuir ,

e baixando a voltagem do có vai estar dando mais mistura ( combustivel) , porem a um certo ponto de regulagem onde a multec faz a correçao dando a impressao que se faz ao contrario do que citei acima , é onde entra o fator de relatividade de condiçao e manutençao do motor, ponto, temperatura , vacuo no map , velas entre outras coisas

abs estamos ai
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não é assim que se verifica se a mistura ficou mais rica ou mais pobre. Pode ser verificando o tempo de injeção ou no analisador de gases.
Muito rica ou muito pobre, nos dois casos a marcha lenta vai ter alteração. Quem ajusta carburador lembra bem disso, que fechando ou abrindo o parafuso de mistura a marcha lenta vai cair quase até apagar o motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder