Página 6 de 13

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 28 Set 2014, 20:18
por vrsilva
Retífica comum não muda nada na taxa pois eles tiram nem um fio de cabelo do cabeçote, só fazemos a retífica pra certificarmos que o cabeçote ficou plano... Principalmente após receber um sobre-aquecimento...

Pra haver diferença notável só tirando bastante coisa, de 1mm pra cima... a margem de fábrica é 1,5mm o Eduardo do 500EF que tem um Astra tirou 2mm do cabeçote dele... Se quiser algo igual converse com ele... O módulo de ignição não é uma obrigatoriedade pois ela melhora o rendimento do carro mesmo na taxa original... Mas se combinar o módulo com taxa, aí o carro fica interessante... Eu tenho muita curiosidade de andar nesse Astra do Eduardo...

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 29 Set 2014, 20:36
por Lucio Fla 26
vrsilva escreveu:Retífica comum não muda nada na taxa pois eles tiram nem um fio de cabelo do cabeçote, só fazemos a retífica pra certificarmos que o cabeçote ficou plano... Principalmente após receber um sobre-aquecimento...

Pra haver diferença notável só tirando bastante coisa, de 1mm pra cima... a margem de fábrica é 1,5mm o Eduardo do 500EF que tem um Astra tirou 2mm do cabeçote dele... Se quiser algo igual converse com ele... O módulo de ignição não é uma obrigatoriedade pois ela melhora o rendimento do carro mesmo na taxa original... Mas se combinar o módulo com taxa, aí o carro fica interessante... Eu tenho muita curiosidade de andar nesse Astra do Eduardo...
Vlw pelas dicas vrsilva! Ainda estou fazendo uns levantamentos aqui, quem sabe eu consiga colocar um amplificador de faísca e talz...

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 29 Set 2014, 21:57
por Rafaelo
amplificador de centelha em sistema deficientes como igniçao asfaltica é muito valido. da bastante diferença,

taxa é oque tem de mais barato, retire toda a margem de segurança que ja vai ficar otimo. esse cabeçote é bastante duro é o fase 1, ja tive um e é bastante roubador de potencia. entao a taxa vai te ajudar.

so cuidado com TURBO + GAS + CARBURADOR senao teu motor vai ficar uma turbina de uma corveta hehehehehe tente nao misturar isso. eu pra te falar nao sou fã nenhum deles ae, e misturar os 3 da uma engrenca danada.

eu ficaria so no carburadorzinho e taxa e uma igniçao mais forte.

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 29 Set 2014, 23:15
por Lucio Fla 26
Rafaelo escreveu:amplificador de centelha em sistema deficientes como igniçao asfaltica é muito valido. da bastante diferença,

taxa é oque tem de mais barato, retire toda a margem de segurança que ja vai ficar otimo. esse cabeçote é bastante duro é o fase 1, ja tive um e é bastante roubador de potencia. entao a taxa vai te ajudar.

so cuidado com TURBO + GAS + CARBURADOR senao teu motor vai ficar uma turbina de uma corveta hehehehehe tente nao misturar isso. eu pra te falar nao sou fã nenhum deles ae, e misturar os 3 da uma engrenca danada.

eu ficaria so no carburadorzinho e taxa e uma igniçao mais forte.
Rafaelo, muito obrigado por participar do meu humilde tópico... rsrs

Então, no momento eu estou deixando de lado a preparação mai$$$ complexa (Turbo, Cabeçote roletado, I.E., etc...). Estou precisando colocar o carro pra rodar sem estourar meu orçamento e aproveitando que tenho que mexer no cabeçote eu pretendo apenas rebaixá-lo e no máximo trocar o eixo de comando. Quanto à ignição, vai depender dos valores, se der pra melhorar algo sem custar muito além do que eu já serei obrigado a trocar, eu farei, já que eu não nunca andei em um Monza com motor 100% ... :smt011
Ah, e esse motor pelo visto não é o original do carro, é um Fase 2.


Para compreendermos melhor o que eu pretendo, farei uma breve lista no que pretendo modificar.

Vamos a lista de possibilidades:

-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]

Então, reuni estes itens depois de pesquisar no fórum, porém não consegui a respostas adequadas para o meu sistema que é carburado. Também irei pesquisar mais sobre e colocar aqui no tópico, porém estou com pouco tempo no momento, qualquer ajuda será bem vinda. :smt023

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 30 Set 2014, 08:49
por 500EF
Lucio Fla 26 escreveu:Vamos a lista de possibilidades:

-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
Como pretende rodar com álcool / GNV, eu também mandaria para uns 13:1 a 14:1.

Os dois vão "gostar" bastante de mais taxa.

Verifique se a parte de baixo do seu motor é original à álcool e se tudo ainda está nas medidas standard.

Só depois faça as contas do que tirar no cabeçote para chegar nesta taxa.
-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
Depende do que quer.

EU não usaria nenhum que não fosse original porque não gostaria de ter que abrir tudo novamente daqui a pouco porque o material era vagabundo e mesmo com pouco uso já comeu tudo...
-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
Menos resistência = mais corrente.

Mas, seu módulo vai aguentar fornecer mais corrente sem fritar?
-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
Já conversei com a cmracing a respeito disso. Existem vários modelos de "cabinhu bunitinhu coloridinhu" por aí. Alguns apresentam resistência muito alta e matam seu motor.

Eu iria de NGK mesmo.
-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
Mesmo caso. Se usar sem fio resistivo pode danificar seu módulo original. Se puser o fio resistivo, perde rendimento.

Outro dia achei artigo na net a respeito desta adaptação: http://aparecidooliveira.blogspot.com.b ... ito-x.html
-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
Mesmo caso. Menos resistência = mais corrente e será que seu módulo vai aguentar?
-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
Então vai ligar sem o fio resistivo. Leia o artigo que postei o link aí em cima.
-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
Se conseguir usado, acredito que uns 400,00 a 450,00. Novo deve estar custando uns 800,00.
-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]
Tem algum grande consumidor elétrico no carro, como som super-potente?

Se não tiver, não vejo vantagem... Gaste este dinheiro e tempo com outra coisa... rsrsrs

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 30 Set 2014, 12:55
por Rafaelo
Lucio Fla 26 escreveu:Ah, e esse motor pelo visto não é o original do carro, é um Fase 2.
ainda bem que pelo menos é um fase 2 rsrsrs
Lucio Fla 26 escreveu:-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
sim, esse é o principal, todo aumento da taxa trás beneficio.
Lucio Fla 26 escreveu:-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
eu nao trocaria, pelo visto teu intuito é outro.
Lucio Fla 26 escreveu:-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
velas originais sempre.
Lucio Fla 26 escreveu:-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
se tiver um bom motivo pra isso sim, senao é chover no molhado.
Lucio Fla 26 escreveu:-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
só nisso ja esta melhor do que na asfaltica.
Lucio Fla 26 escreveu:-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
ja inventaram umas gambiarra pra melhorar o aterramento? rsrsrs, deixa original.
Lucio Fla 26 escreveu:-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
não precisa, desde que esteja ligado da forma correta, o Deco pode te ensinar. ele ja tem a um bom tempo sem problemas.
Lucio Fla 26 escreveu:-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
ae não é comigo, o Eduardo que é o cara da faisca
Lucio Fla 26 escreveu:-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]
num carburador alternador 120A é o mesmo que pisar em formiga. agora, se a tua ideia mais adiante seja instalar IE prog MPFI se faz nescessario alternador de maior carga, so a sondawide consume bastante, e os sensores e os 4 injetores e a bobina dupla vai muita energia ali, ate pq a eficiencia aumenta muito um alternador trabalhando constantemente em 14.4V eu sei disso pelos meus dados da IE, quando eu tinha um alternador de 35A(provisorio) e passei pra 120A original do meu motor N20XF a diferença foi gritante. tanto é que tive que refazer todo o mapa de combustivel, removendo é claro. mas agora no teu caso nao valeria apena gastar, no teu caso seria adaptado. ae tem varios topico sobre isso.

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 30 Set 2014, 23:04
por Lucio Fla 26
500EF e Rafaelo, muito obrigado por vocês terem paciência para responder essa minha lista. Sei que é cansativo, mas preferi assim para poder esclarecer as duvidas de outros monzeiros.
Nesse instante estou sem tempo. Mas em breve as perguntas detalhadamente, listando então o que vou modificar.

Re: Projeto Monza LF/E

Enviado: 01 Out 2014, 00:45
por Lucio Fla 26
Então, vou responder e fazer novas perguntas simultâneamente as perguntas dos nossos amigos 500EF e Rafaelo.
Lucio Fla 26 escreveu: Vamos a lista de possibilidades:
-Rebaixamento de cabeçote [Isso tá mais confirmado do que o próprio carro... kkk]
Então, taxa 13:1 ou 14:1 para utilizar Etanol/GNV.
O motor não é original do meu carro, porém está todo completo do fase 2 que foi o doador(exceto a caixa de marcha).
E como fazer o calculo da taxa ? Tem algum manual da explicando isso ?
-Troca de eixo de comando [Poderia substituir por qual ? Fará muita diferença ?]
Original então. Nosso amigo DÉCO até comentou sobre o 288, mas precisaria trocar a polia tbm...
É muito provável que o meu comando esteja gasto, vale a pena retificá-lo ou é melhor comprar um zero ?
-Velas diretas (não-resistivas) [Vale a pena? Qual o modelo ? E o preço ?]
Originais então. Não posso colocar velas diretas porque vão sobrecarregar o módulo(original).
Qual o melhor custo-beneficio entre as NGK e Bosh (Irridium, Super4, Super plus etc...)?
E o "efeito ponta" faz diferença nessa ignição original ?
-Cabos de vela de 10mm [Vai fazer muita diferença?]
Quanto aos cabos da NGK, são os originais de 8mm ou tem algum kit de 10mm ??
Dos "cabinhu bunitinhu coloridinhu" ( :smt005 ) eu achei o mais caro de todos aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mm-g65-_JM
-Bobina de Gol Mi [Já está instalada]
Acompanhei a gambiarra do DÉCO, ele já roda a um bom tempo.
No meu caso, não notei nenhum aquecimento fora do normal, então está de boa. rsrs
-Alteração no rotor do distribuidor de ignição [Diminuir a resistencia vai danificar a bobina?]
Também é gambiarra do DÉCO... :smt005
-Alterar a alimentação da Bobina [Apenas reforçar a fiação ou adicionar um relé?]
Minha fiação está no mesmo padrão do DÉCO, nem vou mexer. rsrs
-Amplificador de centelha [Qual o preço? É compatível com o resto do meu sistema ?]
Se eu conseguir um barato, coloco sim. Só achei esse aqui com preço http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... igital-_JM :smt010
-Substituição do Alternador por um de Vectra 120A [O que terei que modificar?]
Pretendo colocar um "sonzinho"... rsrs