procura ae que ja falei varias vezes a mesma coisa. alias, procura no topico do renato, escreve tudo denovo nao.... hehehe
abs
Motor 2.4 8v Cabe?
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Motor 2.4 8v Cabe?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Rafaelo o que eu quis dizer com relação ao Monza não precisar de catalizador antes da lei obrigatória, é que, pelo fato de ter uma injeção mesmo que monoponto, por ser digital emitia baixíssimos níveis de poluentes comparados com os carros da concorrência. Obvio que hoje ele já não entra mais nos padrões dos carros atuais, porém passam no controlar com grande margem.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
pior que nao Vinicus, dae ja nao concordo contigo.vrsilva escreveu:Rafaelo o que eu quis dizer com relação ao Monza não precisar de catalizador antes da lei obrigatória, é que, pelo fato de ter uma injeção mesmo que monoponto, por ser digital emitia baixíssimos níveis de poluentes comparados com os carros da concorrência
como ja expliquei a multec 700 é uma ie de malha aberta, oque é isso? é "iqual carburador" inclusive o modo de mistura ONthotlle(debaixo da borboleta) ainda o ajuste é feito mecanicamente e manualmente, qualquer alteraçao vai poluir muito, e o pior. qualquer relaçao AFR do combustivel que variar pode poluir mais ja que o ajuste é feito manualmente e foi fixado pra uma AFR x. como isso nao basta*se tem a malha aberta da ignição(nao tem correçao por ar admitido, ou seja se aspirar ar muito quente aumenta o indicie de Nox e a lei do gas perfeito se ferra rsrsrsrs) e ainda tem a igniçao aberta, onde qualquer variação pode mudar. mais pra mim é claro que é razoavel, mais se tu for comparar epoca por epoca nao da né. isso que to usando "2 carro GM"
voces tem que intender que a IE do EFI é tecnologica de 1980, o projeto é BR 1991(adaptado dos antigo V8 GM), porem a arquitetura continuaria IQUAL e nao de 1991 quando sai no monza bicudo.
pq nao concordo contigo...
em 1992 ja tinha o omega,vectra,astra A 2.0, omega 3.0 e eles com a motronic 1.5.x que é TODA malha fechada, usa sonda autocorreção da mistura, usa sensor que tem correçao de admissao de ar, lei do gas perfeito OK, a igniçao é fechada nao tem ajuste. nao é pq uma IE seja digital significa que ela nao vai poluir, quando tem ajuste(aqui que mora o perigo) é que complica, essa foi umas das primeira digital.
o monza ficou parado no tempo e colocaram uma ie ultrapassada infelizmente. como ja falei e vou repetir, brasil adora comprar refugo, a própria motronic 1.5 em 1992 no brasil era refugo de 1985(data do projeto motronic Ver1)
- 500EF
- MODERADOR
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza 500 EF
- Ano: 1990
Só tenha em mente que a relação R$ / cv numa preparação aspirada será menos vantajosa do que numa preparação onde você turbinaria o motor do seu carro mesmo, como me perguntou por MP outro dia.rafael_club escreveu:irei procurar esse kit rafaelo Obrigado mesmo, agora vc poderia min mandar uma mp com a lista de todas as peças necessarias?pra eu não comprar faltando nada pois não sei quais são todas as peças necessarias; :smt023
Por isso eu aconselho sempre a começar pelo final. A primeira pergunta deve ser sempre onde quer chegar. Aí então você define o melhor caminho a seguir...

Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
- rafael_club
- Membro Classic SE (Nível 8)
então 500ef,talves eu venda o carro ano que vem então vo dar um pause não vo fazer mais nada deixa do geito que ta pra eu não investir atoa abraços
,vo instalar so as velas mesmo

-
- Membro SL (Nível 1)
Realmente Rafaelo, a GM só "consertou" isso com o Vectra GSI em 1993 e com o Omega 4.1 em 1994, apesar do motor "antigo" do Omega (antigo entre aspas porque mudou muita coisa do Opala, mas essa é outra conversa), ambos tinham injeção sequencial Bosch Motronic 2.8, totalmente sequencial, e com sensor de massa de ar com filme aquecido para medir o ar admitido, isso sim estava no mesmo patamar do que tinha de mais moderno mundialmente falando de injeção eletrônica, já existia a injeção direta porém não era usada comercialmente, só em carros de competição.Rafaelo escreveu:o monza ficou parado no tempo e colocaram uma ie ultrapassada infelizmente. como ja falei e vou repetir, brasil adora comprar refugo, a própria motronic 1.5 em 1992 no brasil era refugo de 1985(data do projeto motronic Ver1)
Voltando ao assunto do tópico, também acho que não compensa o motor 2.4 no Monza, vai sair cantando pneu em qualquer acelerada mas é um motor que vai "morrer" logo...
Além do que, no Monza, a aspereza do funcionamento vai incomodar muito, vai ser muita vibração passando para o carro. O próprio 2.2 já incomoda um pouco no Omega, a GM colocou uns coxins caprichados pra amenizar, mas já dá pra sentir, imagina um 2.4 no Monza, vai virar uma ressonância em todas as faixas de giro, acabar com o conforto.
Compensa, no Monza, por ser um carro mais leve, investir numa preparação pra melhorar a potência principalmente em giro mais alto, fazer o motor "esticar" mais... Sendo assim, sugiro um aumento de taxa + trabalho dutos no cabeçote + comando do Omega 2.0 álcool, vc vai gastar muito menos dinheiro, e vai ganhar uma boa potência, mantendo a suavidade do 2.0.
Márcio Gregolin
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta - Black Devil 2
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet
Omega GLS 2.0 álcool (original) 94/95 Cinza Bartok
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta - Black Devil 2
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet
Omega GLS 2.0 álcool (original) 94/95 Cinza Bartok
-
- MODERADOR
vectra gsi usa ECU antiga tambem da decada de 80 final, tem oque as de hoje tem em quanto aqui as carroça usavam carburador ainda e neguinho achava o maximo, so mostra o quanto atrasado era isso.Last_Warrior escreveu:Realmente Rafaelo, a GM só "consertou" isso com o Vectra GSI em 1993 e com o Omega 4.1 em 1994, apesar do motor "antigo" do Omega (antigo entre aspas porque mudou muita coisa do Opala, mas essa é outra conversa), ambos tinham injeção sequencial Bosch Motronic 2.8, totalmente sequencial, e com sensor de massa de ar com filme aquecido para medir o ar admitido, isso sim estava no mesmo patamar do que tinha de mais moderno mundialmente falando de injeção eletrônica, já existia a injeção direta porém não era usada comercialmente, só em carros de competição.
essa ECU opel do gsi nao era brasileira, mesma coisa do omega 3.0 ECU opel original, tanto é que receberam seletor de octanagem pra se adequar esse combustivel dessa terra. tinha um redutor de avanço pq o combustivel daqui nao era de alta na epoca, nem hoje rsrsrsrsr
isso que tu ta falando de omega, agora imagina em um carro menos. no omega é carro grande, motor em linha(a dissipação da energia ocorre pelas laterais ao acelerar), carro pesado, em fim carro que absorver a vibração e a dissipa. agora imagina em um carro pequeno, leve, a vibração é transmitida com mais força. nao vai ser nem um pouco confortavel. nao sei no 4 cil. mais no 3.0 usa 1 amortecedor e 1 mola hidraulica na lateral do motorLast_Warrior escreveu:Além do que, no Monza, a aspereza do funcionamento vai incomodar muito, vai ser muita vibração passando para o carro. O próprio 2.2 já incomoda um pouco no Omega, a GM colocou uns coxins caprichados pra amenizar, mas já dá pra sentir, imagina um 2.4 no Monza, vai virar uma ressonância em todas as faixas de giro, acabar com o conforto.
a GM tem um serio problema de deslocamento em seus motores: nao quero entrar no merito, mais exemplos é oque nao faltam e falo de família 2 tb. so pra terem uma ideia, esse meu motor hoje N20XF 2.0 8V pelo que conheço, e de posse aos meus dados reais que coleto do motor ta indicando pelo menos 160cv, tenho certeza que esta ate com mais, mais por baixo ta com isso. ja era previsto esse resultado positivo, sem precisar de turbo, comando, taxa, nitro e o escambal. é so fazer a coisa certa e planejar e nao fica achando que vai ficar bom metendo peças aleatoriamente.
um exemplo de resposta to pegando acel rapida "botinada" muittttttttttttttttttooo rapido. isso se deve ao roletado + filtro de alta vazao + oleo sintetico 5W30 + polimento dutos + coletor polido + 4.1 + coletor inox polido ate saida. ele ta com uma sensação de R/L parecido ao meu antigo 1.6 e isso que o motor ta apertado ja que é novo e nao limou.
entao tem que escolher as coisa certa. tamanho(descolamento) nao quer dizer absolutamente nada! a maioria do leigo acha que sim por nao conheçer, ae é onde agende deve alertar. consumo e a baixa eficiencia na linha GM que me refiro de alguns motores serem bem baixo.
e tb arrancar esse escape. o coletor de ferro fundido nao ajuda em nada, trava muito o giro ja que ele é muito fechado, da da aquela pressao positiva no escape em alta que nao é bom... hoje o conceito é 4.1 nos carro atuais.Last_Warrior escreveu: Compensa, no Monza, por ser um carro mais leve, investir numa preparação pra melhorar a potência principalmente em giro mais alto, fazer o motor "esticar" mais... Sendo assim, sugiro um aumento de taxa + trabalho dutos no cabeçote + comando do Omega 2.0 álcool, vc vai gastar muito menos dinheiro, e vai ganhar uma boa potência, mantendo a suavidade do 2.0.