[AJUDA] Adaptar Bobina MI

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [AJUDA] Adaptar Bobina MI

Mensagem não lida por fontana »

Rafaelo escreveu:
fontana escreveu:ta, não vo discuti com vc.....a lei de ohm ta errada meu osciloscopio é mentiroso.....
nao precisa discutir, é so olhar e intender a logica. o transistor da ECU da bobina MI tem uma drenagem maxima de 9A no coletor, tu nao leu nao o datasheet? nao vi la 9A max no coletor?

outra coisa, oque diz o osciloscopio nem sempre é isso na pratica. prefiro me basear pelo componente instalado.
ok....entendi........
assim como o modulo original bosch guenta a bobina de MI, é o mesmo caso que o meu motor com 14 de taxa e cabeçote roletado funciona com a injeção toda original, não precisou remapear e nem colocar outra injeção no lugar dela.......
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Rafaelo
MODERADOR
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

fontana escreveu:ok....entendi........
assim como o modulo original bosch guenta a bobina de MI, é o mesmo caso que o meu motor com 14 de taxa e cabeçote roletado funciona com a injeção toda original, não precisou remapear e nem colocar outra injeção no lugar dela.......
pois é, e tu ja deve ter ouvido muita gente falar que nao aguenta uma taxa dessa pq quebra o motor. as vezes oque diz a teoria nao se diz na pratica hehehe. no teu caso so foi um melhoramento na eficiencia termica nem ajuste precisou.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Rafaelo escreveu:
fontana escreveu:ok....entendi........
pois é, e tu ja deve ter ouvido muita gente falar que nao aguenta uma taxa dessa pq quebra o motor. as vezes oque diz a teoria nao se diz na pratica hehehe. no teu caso so foi um melhoramento na eficiencia termica nem ajuste precisou.
e pq precisaria ajuste???
se tem os bicos do motor a alcool???
tem taxa não precisa avançar o ponto....
tem cdi pra melhorar tudo.....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Rafaelo
MODERADOR

é justamente isso que estou querendo dizer, nao precisa de ajuste no teu caso nao. como tu melhorou a efiencia termica do teu motor acrecentando mais taxa, nao precisou alterar o avanço, pelo contrario se coloca-se a mais do que ja esta, poderia dar problema devido a taxa mais alta.

ja a razao AFR tu fez o simples, aumentou a vazao dos injetores. poderia se fazer reajuste via o mapa de combustivel e utilizar injetores flex seria uma outra alternativa. mais oque tu fez nao esta errado, so é o modo simplificado. esse metodo é muito comum em quem tem ECU fechadas.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Rafaelo escreveu:é justamente isso que estou querendo dizer, nao precisa de ajuste no teu caso nao. como tu melhorou a efiencia termica do teu motor acrecentando mais taxa, nao precisou alterar o avanço, pelo contrario se coloca-se a mais do que ja esta, poderia dar problema devido a taxa mais alta.

ja a razao AFR tu fez o simples, aumentou a vazao dos injetores. poderia se fazer reajuste via o mapa de combustivel e utilizar injetores flex seria uma outra alternativa. mais oque tu fez nao esta errado, so é o modo simplificado. esse metodo é muito comum em quem tem ECU fechadas.
tenho toda parte de cima original do flex roletado.....cabeçote, admissão, injetores etc.....
gerenciamento da injeçao motronic 1.5.2 original, como ele é burro e não sabe que eu troquei as peças, ela vai continua alimentando o motor....
assim como qqer outra injeção original faria.....
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Rafaelo
MODERADOR

sem duvida, ele continua achando que teu motor é gasolina(ta programado pra gasolina). mesmo ele andando como alcool, o problema disso é que o mapa de combustivel alcool e gasolina tem perfil diferentes um do outro, como o teu ta em modo gasolina, a faixa de torque é diferente ao do alcool devido a taxa.

porem o resto quase nao muda(area lenta, area cruzeiro, area potencia, area desaceleraçao) so muda um pouco é a area torque. os outros recusos tambem mudam, mais isso passa batido na conversao forçada. nem reprogramadores dariam jeito nisso, ja que o esquema ae é baixo nivel, so da pra fuçar em mapas mesmo e nao em recusos da ECU.

outro metodo de contornar AFR do alcool pra 9:1 é aumentando a pressao da linha.
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Rafaelo escreveu:sem duvida, ele continua achando que teu motor é gasolina(ta programado pra gasolina). mesmo ele andando como alcool, o problema disso é que o mapa de combustivel alcool e gasolina tem perfil diferentes um do outro, como o teu ta em modo gasolina, a faixa de torque é diferente ao do alcool devido a taxa.

porem o resto quase nao muda(area lenta, area cruzeiro, area potencia, area desaceleraçao) so muda um pouco é a area torque. os outros recusos tambem mudam, mais isso passa batido na conversao forçada. nem reprogramadores dariam jeito nisso, ja que o esquema ae é baixo nivel, so da pra fuçar em mapas mesmo e nao em recusos da ECU.

outro metodo de contornar AFR do alcool pra 9:1 é aumentando a pressao da linha.
tenho torque em 1500rpm.....gira facil até o corte.....minha sonda em wot acima de 0,86v...
precisa mexer aonde mesmo???
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: outro metodo de contornar AFR do alcool pra 9:1 é aumentando a pressao da linha.
Sim. Só que precisa de 80% a mais de pressão para dar os cerca de 35% a mais de vazão.

Em carro que trabalha com 1 bar na linha normalmente, iria para 1,8bar.

Mas nos que andam com 3,0 bar originalmente + 80%... Aí, haja bomba, mangueira, abraçadeira, conexões e bicos... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder