Ontem em uma avenida aqui (p/ quem conhece BH, na Barão H. de Melo sentido Buritis - nos últimos quebra-molas) fiz o que só um motorzinho como o nosso faz MUITO BEM! Yeeeaah! Não tem como descrever a emoção, apenas o que "consegui" perceber!
Cá pra nós, se tivesse com um 1.0 qqr, não seria NUNCA a mesma coisa!
Enfim, com um frio na barriga, saí de um sinal, ouvindo U2, sozinho, sem carros dos lados, ou qqr tipo de concorrência / companhia. Apenas querendo "brincar sozinho".
Com o modo demoníaco ativado, arranquei de um sinal com o pé levemente atolado.
Mesmo sem derrapar (lógico!

), com a percepção de que o A/C tava ligado e que aquilo não seria tão divertido, a 1a marcha bateu 5,5k giros à uns 70, a 2a entrou em fração de segundos, bateu uns 110 e tive que tirar... O coração nessa hora bate fortão!
Daí tive que reduzir (engraçado como o modo Sport mantem giros mais altos, reduzindo as marchas, dependendo da desaceleração.). A transmissão saiu de 3a e engatou a segunda nesse momento.
E novamente toquei o pé... O velocímetro tava entre o 40 e 60km/h. A transmissão na hora, muuuuuito rapidamente saiu de 2a. p/ 1a marcha e o carro deu uma arrancada feladap***! Daí foi interessante que a 1a só foi sair a uns quase 6k giros. Não acompanhei a leitura do velocímetro, mas a brincadeira acabou em quase 120km/h, quando a 2a. saiu pra entrar na 3a. marcha! Nessa hora, ví que estava chegando na minha rua, e tive que diminuir. Daí com uma aliviada no acelerador, a transmissão reduziu um pouco o giro e desliguei o Sport. Nessa hora, ela engatou a 4a marcha, enquanto eu aliviava progressivamente o pé do acelerador e o motor suavemente reduzia o giro no mesmo tempo que a descarga de adrenalina reduzia dentro de mim tbm!
É muito gostoso, e ao mesmo tempo, muito interessante a dinâmica que acontece no carro que mesmo sendo automático recebe todos os comandos nas mãos de quem domina o bichão!
Essa Aisin Warner equipou tbm os Astras e Zafiras. É uma transmissão que tem arrancada em pista escorregadia (modo hidráulico forever!), o modo demoníaco Sport que quando em W.O.T. troca as marchas no torque máximo do motor, ou até mais e de uma forma mais rápida. Ouví falar que ela conversa com a ECU do motor, informando que é necessário alterar em um instante o avanço do ponto p/ que a troca seja feita mesmo com o pé atolado!
Em contra-partida, ela tem um comportamento muito mais confortável no modo econômico, que fica avançando de marcha a todo momento se vc não pisa no acelerador. Daí o efeito "acelerado" que ela dá em descidas faz com que vc tenha que intervir e deslocar a alavanca. E quando em retas, ela vai tão apressadamente p/ 4a, que quando se tenta acelerar progressivamente, ela faz uma grande quantidade de trocas até achar a marcha que vc deseja imprimir força suficiente. Exemplo: Numa avenida reta, a uns 40 a 50km/h, em baixa aceleração, ela já tá de 4a. Supondo que há uma subida e vc acelera progressivamente. Ela vai segurar a 4a a baixo giro daí só um tempo depois é que ela vai "notando" a progressão q vc vai dando no acelerador e abaixa p/ 3a. e depois p/ 2a. Nisso vc já perdeu mto embalo na subida, tendo que apertar mais ainda o acelerador p/ o carro parar de perder velocidade e recuperar.
Uma alternativa é nesse exemplo, já pisar mais de 50% no pedal p/ que ela entre p/ 2a. mais rapidamente. Aí a subida é feita com manutenção da velocidade.
Mas é estranho, pq essas percepções são diferentes quando em um M/T. Naturalmente, em um M/T de boa potência, vc imprime força no pedal progressivamente p/ manter a velocidade na subida e... CONSEGUE! Em raras vezes, faz-se a necessidade de interferir na troca da marcha, mas normalmente nessa situação (40 a 50km/h em uma reta com uma subida em seguida), provavelmente vc estaria de 3a. marcha, suficiente p/ superar a subida sem intervenção.
É isso aí!
Abraços!