Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Vectra (A) CD 1995/1996 - Robson Lott
Que bom, fico feliz em poder te ajudar.
Acabei me focando no chassis e nem contei que meu pai tirou um Vectra GLS A 95/96 como o seu em 12/1995.
Ele custou R$ 27.500,00.
Um Vectra CD como esse era mais de R$ 34.000,00 na loja, pelo fato de ser automatico, com CD player, teto solar e ABS, todos opcionais de época.
Abraços e parabéns
Mauro
Acabei me focando no chassis e nem contei que meu pai tirou um Vectra GLS A 95/96 como o seu em 12/1995.
Ele custou R$ 27.500,00.
Um Vectra CD como esse era mais de R$ 34.000,00 na loja, pelo fato de ser automatico, com CD player, teto solar e ABS, todos opcionais de época.
Abraços e parabéns
Mauro
Ex-Monza GLS 95/95 - 2.0 EFI álcool (saindo)
Azul Cezanne Perolizado
Ex-Meriva Maxx 1.4 - 11/12
Ex-Prisma LTZ 1.4 - 14/15
Atual - Palio Fire 1.0 15/16 - Ruim, mas e da empresa
Atual - Cívic LX 1.7 16v 01/02 - Preto - Auto
Azul Cezanne Perolizado
Ex-Meriva Maxx 1.4 - 11/12
Ex-Prisma LTZ 1.4 - 14/15
Atual - Palio Fire 1.0 15/16 - Ruim, mas e da empresa
Atual - Cívic LX 1.7 16v 01/02 - Preto - Auto
-
- MODERADOR
- Estado: Ceará-CE
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Oia, a bixinha loca vendeu o carro de mulherzinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... BRINCADEIRA.
Mas agora vc comprou um carro de gente grande! Lindo demais o vectra. Como já te disse, o melhor vectra de todos os tempos é esse ai.... acabamento e desempenho show.
Quanto ao consumo, como te disse um amigo meu teve um desse, automático tb... vermelho goya, muito novo, com menos de 60 mil rodados, único dono, impecável.... ele disse que na cidade não passava de 5km/l. Na estrada eu não sei o consumo.... Outra coisa que ele reclamava, era da vibração do carro parado e engatado no D, parece que isso é crônico desses carros, vc conseguiu resolver isso?
No mais, parabéns pelo carro, perfeito demais... agora vc tem um carro de cabra macho, pq o corsinha... hahaha!!!!!!!
Abração!
Mas agora vc comprou um carro de gente grande! Lindo demais o vectra. Como já te disse, o melhor vectra de todos os tempos é esse ai.... acabamento e desempenho show.
Quanto ao consumo, como te disse um amigo meu teve um desse, automático tb... vermelho goya, muito novo, com menos de 60 mil rodados, único dono, impecável.... ele disse que na cidade não passava de 5km/l. Na estrada eu não sei o consumo.... Outra coisa que ele reclamava, era da vibração do carro parado e engatado no D, parece que isso é crônico desses carros, vc conseguiu resolver isso?
No mais, parabéns pelo carro, perfeito demais... agora vc tem um carro de cabra macho, pq o corsinha... hahaha!!!!!!!
Abração!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
- Modelo: - SELECIONE --------
Diego, consumo na cidade de 5km/l na gasolina??? Estranho...Diego Paiva escreveu:Oia, a bixinha loca vendeu o carro de mulherzinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... BRINCADEIRA.
Abração!
Com relação a vibração do carro com o cambio automático na posição D e parado, é um problema cronico de carros automáticos em geral, dessa época, o Corolla do meu irmão que é 2001 faz isso também, treme como se o coxim do motor estivesse estourado, tanto que meu irmão sempre "desengata" o carro se for parar muito tempo...
Outra coisa um tanto inconveniente de cambio automático, pelo menos desses mais antigos, é que na decida não tem freio motor, ele continua a puxar, e você terá de frenar mais que num carro com transmissão manual, por este motivo os freios tendem a durar menos, até aconselham a "desengatar" o carro em decidas que não é desejável o embalo.
Cambio automático é uma delícia eu mesmo que tinha um grande preconceito contra, mudei literalmente minha cabeça quando dirigi o carro do meu irmão, porém eu penso assim, ganha-se conforto em muitos aspectos, porém perde em outros...
Agora não sei como é nos câmbios mais novos que são gerenciados pelas centrais, deve ser BEM melhor...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Tá bom, viu!? Então o Diegão é tão macho, tão macho que até guenta outro macho emcima!Diego Paiva escreveu:Oia, a bixinha loca vendeu o carro de mulherzinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... BRINCADEIRA.
Abração!

Cara, o Corsinha é tido aqui em BH como de mulher mesmo, viu.... mó paia! O bom é que o insulfilm ajudava a disfarçar, ou os "toma mulher, agora é vc que dirige!" :smt028
Com o Vectra, só EEEEEEEU dirijo! (ah, é...) hahahahahahahah!!!!
Eu me lembro do Goya q vc comentou quando eu tava no impasse, inclusive tenho fotos dele aqui!
Mas por várias planilhas feitas e situações de Pior, Médio e Melhor casos, cheguei a conclusão que anualmente, o que eu gastava com o Corsa p/ ir pro trabalho + viagens trouxe um aumento de 21%. Essa porcentagem estava aquem do que eu esperava que o Vectra fizesse antes de comprar! Ou seja, ele tá me custeando 21% a mais de grana por ano p/ eu ter o câmbio automático nos engarrafamentos diários, mais conforto, mais prazer à bordo e mais espaço. Parâmetros como performance e Diego Paiva travel MODE na rodovia estão equiparados para ambos! :smt023
A vibração em D estava fod@ quando o comprei. É crônico nos "A", mas corrigido nos "B". Daí uma entrada de ar falsa no regulador de marcha lenta reparada, melhorou uns 70% a vibração. A troca de velas e cabos melhorou mais um pouquinho. Hoje, suspeito que uma melhora no aterramento (troca de cabos e conectores sub-dimensionados p/ um sistema de Bateria 65A e alternador 120A, já viu, né...), verificação dos suportes do A/C, tensor de correia Poly-V e a troca de todas as outras mangueirinhas de vácuo podem melhorar a vibração que hj tá beeeem melhor que quando eu comprei. Em marcha-lenta costumo colocar em N tbm. Então alivia o peso do motor, consumo (confirmado no CB) e consequentemente, a percepção de vibração.
Tô adorando esse carro! Principalmente brincando com a A/T. Mas em termos de acabamento, mesmo sendo de materiais aconchegantes, os forros de porta possuem o mesmo problema dos Monzas 91~96. Desde quarta-feira minha sogra está aqui em casa com o Focus '07 com 80k km rodados. Andei dando umas voltinhas nele e era clara a percepção de ruídos quando rodando na cidade, quanto manobrava ele e em seguida o Vectra. O Vectra é bem mais "alcochoado" nesse aspecto.
Abraços, seu bixinha do agreste! :smt061
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- Robson Lott
Caro Vinícius, isso é verdade! Inclusive por se tratar de sistemas mais antigos, corrigidos com o passar do tempo, é fato que os automáticos são chatinhos. E é exatamente como vc comentou: colocando no N, além de reduzir o consumo, quase se nula a vibração. Não sei dos carburados e/ou outros carros, mas o Xantia 98 do meu pai tbm vibra bem em D, ainda mais com A/C ligado.vrsilva escreveu: Diego, consumo na cidade de 5km/l na gasolina??? Estranho...
Com relação a vibração do carro com o cambio automático na posição D e parado, é um problema cronico de carros automáticos em geral, dessa época, o Corolla do meu irmão que é 2001 faz isso também, treme como se o coxim do motor estivesse estourado, tanto que meu irmão sempre "desengata" o carro se for parar muito tempo...
Outra coisa um tanto inconveniente de cambio automático, pelo menos desses mais antigos, é que na decida não tem freio motor, ele continua a puxar, e você terá de frenar mais que num carro com transmissão manual, por este motivo os freios tendem a durar menos, até aconselham a "desengatar" o carro em decidas que não é desejável o embalo.
Cambio automático é uma delícia eu mesmo que tinha um grande preconceito contra, mudei literalmente minha cabeça quando dirigi o carro do meu irmão, porém eu penso assim, ganha-se conforto em muitos aspectos, porém perde em outros...
Agora não sei como é nos câmbios mais novos que são gerenciados pelas centrais, deve ser BEM melhor...
Agora, quanto ao freio motor, é BEEEM relativo! Conversei com um curioso que nem eu, lá do VC sobre esse assunto e ele me disse que existem milhares de A/T diferentes! Então é como se cada carro tem uma característica diferente nos A/T.
Por exemplo: O A/T do meu Vectra é um Aisin Warner 40-50LE, usado nos Mareas e Alguns Volvos.
Ela tem 4 marchas e não tem overdrive. Mas tem lock-up SOMENTE em aceleração p/ SOMENTE na 3a e 4a marchas. Em desaceleração, mesmo em 3a e 4a., fica em hidráulico (desligando o engate mecânico - lockup).
Daí, cut-off na cidade é raro raro raro. Somente se colocar a alavanca em 3, 2 ou 1, dependendo da velocidade e da rotação que o modo hidráulico (conversor de torque) vai "segurar" o carro. Aí no CB consegue-se o 0,0L/h! :smt031
Na rodovia, como a rotação média é maior do que na cidade (entre 2 e 3k giros - :smt005 ), consegue-se cut-off em desaceleração na maioria das vezes, pq mesmo sendo em modo hidráulico, há uma quedinha de rotação, mas não suficiente p/ que a ECU desligue o cut-off.
Falei demais, né!

Mas enfim, voltaaaaaando no que vc falou sobre freios e tal, nos automáticos, como existe um engate permanente em qqr marcha, quando em D, o motor faz força em marcha-lenta, suficiente p/ empurrar o conversor de torque, que por sua vez, transfere a força p/ as rodas. EU particularmente só gosto desse recurso em arrancadas em subidas, mas arrancando em descidas e retas, prefiro manter em N.
Quando esse engate é permanente na dinâmica do carro andando, pode-se, em descidas, como comentei, usar a alavanca em 3, 2 ou 1 (dependendo), p/ fazer o efeito freio-motor contrário do efeito de aceleração. Pra quem é daqui de BH, sabe que faz-se necessário isso p/ não ter que trocar de pastilhas e discos a cada enchida de tanque!

Abraços!

- Robson Lott
Brincando com o nosso OHC!
Ontem em uma avenida aqui (p/ quem conhece BH, na Barão H. de Melo sentido Buritis - nos últimos quebra-molas) fiz o que só um motorzinho como o nosso faz MUITO BEM! Yeeeaah! Não tem como descrever a emoção, apenas o que "consegui" perceber!
Cá pra nós, se tivesse com um 1.0 qqr, não seria NUNCA a mesma coisa!
Enfim, com um frio na barriga, saí de um sinal, ouvindo U2, sozinho, sem carros dos lados, ou qqr tipo de concorrência / companhia. Apenas querendo "brincar sozinho".
Com o modo demoníaco ativado, arranquei de um sinal com o pé levemente atolado.
Mesmo sem derrapar (lógico!
), com a percepção de que o A/C tava ligado e que aquilo não seria tão divertido, a 1a marcha bateu 5,5k giros à uns 70, a 2a entrou em fração de segundos, bateu uns 110 e tive que tirar... O coração nessa hora bate fortão!
Daí tive que reduzir (engraçado como o modo Sport mantem giros mais altos, reduzindo as marchas, dependendo da desaceleração.). A transmissão saiu de 3a e engatou a segunda nesse momento.
E novamente toquei o pé... O velocímetro tava entre o 40 e 60km/h. A transmissão na hora, muuuuuito rapidamente saiu de 2a. p/ 1a marcha e o carro deu uma arrancada feladap***! Daí foi interessante que a 1a só foi sair a uns quase 6k giros. Não acompanhei a leitura do velocímetro, mas a brincadeira acabou em quase 120km/h, quando a 2a. saiu pra entrar na 3a. marcha! Nessa hora, ví que estava chegando na minha rua, e tive que diminuir. Daí com uma aliviada no acelerador, a transmissão reduziu um pouco o giro e desliguei o Sport. Nessa hora, ela engatou a 4a marcha, enquanto eu aliviava progressivamente o pé do acelerador e o motor suavemente reduzia o giro no mesmo tempo que a descarga de adrenalina reduzia dentro de mim tbm!
É muito gostoso, e ao mesmo tempo, muito interessante a dinâmica que acontece no carro que mesmo sendo automático recebe todos os comandos nas mãos de quem domina o bichão!
Essa Aisin Warner equipou tbm os Astras e Zafiras. É uma transmissão que tem arrancada em pista escorregadia (modo hidráulico forever!), o modo demoníaco Sport que quando em W.O.T. troca as marchas no torque máximo do motor, ou até mais e de uma forma mais rápida. Ouví falar que ela conversa com a ECU do motor, informando que é necessário alterar em um instante o avanço do ponto p/ que a troca seja feita mesmo com o pé atolado!
Em contra-partida, ela tem um comportamento muito mais confortável no modo econômico, que fica avançando de marcha a todo momento se vc não pisa no acelerador. Daí o efeito "acelerado" que ela dá em descidas faz com que vc tenha que intervir e deslocar a alavanca. E quando em retas, ela vai tão apressadamente p/ 4a, que quando se tenta acelerar progressivamente, ela faz uma grande quantidade de trocas até achar a marcha que vc deseja imprimir força suficiente. Exemplo: Numa avenida reta, a uns 40 a 50km/h, em baixa aceleração, ela já tá de 4a. Supondo que há uma subida e vc acelera progressivamente. Ela vai segurar a 4a a baixo giro daí só um tempo depois é que ela vai "notando" a progressão q vc vai dando no acelerador e abaixa p/ 3a. e depois p/ 2a. Nisso vc já perdeu mto embalo na subida, tendo que apertar mais ainda o acelerador p/ o carro parar de perder velocidade e recuperar.
Uma alternativa é nesse exemplo, já pisar mais de 50% no pedal p/ que ela entre p/ 2a. mais rapidamente. Aí a subida é feita com manutenção da velocidade.
Mas é estranho, pq essas percepções são diferentes quando em um M/T. Naturalmente, em um M/T de boa potência, vc imprime força no pedal progressivamente p/ manter a velocidade na subida e... CONSEGUE! Em raras vezes, faz-se a necessidade de interferir na troca da marcha, mas normalmente nessa situação (40 a 50km/h em uma reta com uma subida em seguida), provavelmente vc estaria de 3a. marcha, suficiente p/ superar a subida sem intervenção.
É isso aí!
Abraços!
Cá pra nós, se tivesse com um 1.0 qqr, não seria NUNCA a mesma coisa!
Enfim, com um frio na barriga, saí de um sinal, ouvindo U2, sozinho, sem carros dos lados, ou qqr tipo de concorrência / companhia. Apenas querendo "brincar sozinho".
Com o modo demoníaco ativado, arranquei de um sinal com o pé levemente atolado.
Mesmo sem derrapar (lógico!

Daí tive que reduzir (engraçado como o modo Sport mantem giros mais altos, reduzindo as marchas, dependendo da desaceleração.). A transmissão saiu de 3a e engatou a segunda nesse momento.
E novamente toquei o pé... O velocímetro tava entre o 40 e 60km/h. A transmissão na hora, muuuuuito rapidamente saiu de 2a. p/ 1a marcha e o carro deu uma arrancada feladap***! Daí foi interessante que a 1a só foi sair a uns quase 6k giros. Não acompanhei a leitura do velocímetro, mas a brincadeira acabou em quase 120km/h, quando a 2a. saiu pra entrar na 3a. marcha! Nessa hora, ví que estava chegando na minha rua, e tive que diminuir. Daí com uma aliviada no acelerador, a transmissão reduziu um pouco o giro e desliguei o Sport. Nessa hora, ela engatou a 4a marcha, enquanto eu aliviava progressivamente o pé do acelerador e o motor suavemente reduzia o giro no mesmo tempo que a descarga de adrenalina reduzia dentro de mim tbm!
É muito gostoso, e ao mesmo tempo, muito interessante a dinâmica que acontece no carro que mesmo sendo automático recebe todos os comandos nas mãos de quem domina o bichão!
Essa Aisin Warner equipou tbm os Astras e Zafiras. É uma transmissão que tem arrancada em pista escorregadia (modo hidráulico forever!), o modo demoníaco Sport que quando em W.O.T. troca as marchas no torque máximo do motor, ou até mais e de uma forma mais rápida. Ouví falar que ela conversa com a ECU do motor, informando que é necessário alterar em um instante o avanço do ponto p/ que a troca seja feita mesmo com o pé atolado!
Em contra-partida, ela tem um comportamento muito mais confortável no modo econômico, que fica avançando de marcha a todo momento se vc não pisa no acelerador. Daí o efeito "acelerado" que ela dá em descidas faz com que vc tenha que intervir e deslocar a alavanca. E quando em retas, ela vai tão apressadamente p/ 4a, que quando se tenta acelerar progressivamente, ela faz uma grande quantidade de trocas até achar a marcha que vc deseja imprimir força suficiente. Exemplo: Numa avenida reta, a uns 40 a 50km/h, em baixa aceleração, ela já tá de 4a. Supondo que há uma subida e vc acelera progressivamente. Ela vai segurar a 4a a baixo giro daí só um tempo depois é que ela vai "notando" a progressão q vc vai dando no acelerador e abaixa p/ 3a. e depois p/ 2a. Nisso vc já perdeu mto embalo na subida, tendo que apertar mais ainda o acelerador p/ o carro parar de perder velocidade e recuperar.
Uma alternativa é nesse exemplo, já pisar mais de 50% no pedal p/ que ela entre p/ 2a. mais rapidamente. Aí a subida é feita com manutenção da velocidade.
Mas é estranho, pq essas percepções são diferentes quando em um M/T. Naturalmente, em um M/T de boa potência, vc imprime força no pedal progressivamente p/ manter a velocidade na subida e... CONSEGUE! Em raras vezes, faz-se a necessidade de interferir na troca da marcha, mas normalmente nessa situação (40 a 50km/h em uma reta com uma subida em seguida), provavelmente vc estaria de 3a. marcha, suficiente p/ superar a subida sem intervenção.
É isso aí!
Abraços!

-
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Ceará-CE
- Ano: 1990
- Combustível:: GNV
Eu frequentemente uso o 1 ou 2 quando o declive é acentuado, o carro segura mesmo e só sobe giro se acelerar.Robson Lott escreveu:
Mas enfim, voltaaaaaando no que vc falou sobre freios e tal, nos automáticos, como existe um engate permanente em qqr marcha, quando em D, o motor faz força em marcha-lenta, suficiente p/ empurrar o conversor de torque, que por sua vez, transfere a força p/ as rodas. EU particularmente só gosto desse recurso em arrancadas em subidas, mas arrancando em descidas e retas, prefiro manter em N.
Quando esse engate é permanente na dinâmica do carro andando, pode-se, em descidas, como comentei, usar a alavanca em 3, 2 ou 1 (dependendo), p/ fazer o efeito freio-motor contrário do efeito de aceleração. Pra quem é daqui de BH, sabe que faz-se necessário isso p/ não ter que trocar de pastilhas e discos a cada enchida de tanque!![]()
Abraços!
- avvsilva
- Estado: Minas Gerais-MG
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
Olá Robson, um fantástico exemplar e com muita história! O Vectra A é um dos meus fortes favoritos para no futuro adquirir um e restaurar. Acho lindo esse carro! Boa sorte com a máquina! :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491