Página 6 de 9
Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 10 Ago 2012, 22:44
por WizardMaster
Eita o antigo original tbm ñ tinha isso cara, no dia da desmontagem dele até reparei isso mesmo mas me esquecí de comentar.
Engraçado é que procurando no cepchev nos dois modelos de alvanca do monza nenhum cita tal bucha

Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 10 Ago 2012, 22:45
por luiz sle
WizardMaster escreveu:Eita o antigo original tbm ñ tinha isso cara, no dia da desmontagem dele até reparei isso mesmo mas me esquecí de comentar.
Engraçado é que procurando no cepchev nos dois modelos de alvanca do monza nenhum cita tal bucha

Pior que não tenho fotos da minha desmontada aqui. São duas buchinhas plásticas, pressionadas por uma mola enrolada nas pontas. Não achei fotos no Google também.
Vou ver no cartão da minha máquina e ver se tem uma foto da peça.
Abraço.
Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 10 Ago 2012, 22:47
por WizardMaster
Faça isso Luiz, fico muito grato.
Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 11 Ago 2012, 16:21
por WizardMaster
Comprei o fluído "Ipiranga - Isa Fluído 556" como recomendado pelo manual e pelos amigos em tópicos sobre o assunto.
O valor $36,00 quatro embalagens com 500ML

Agora é levar no mecânico na segunda pra fazer o trampo.
Obs.: Me esquecí de comprar a junta do cárter da tranmissão (me corrijam o nome p/ tal) vou compra-la segunda.
Abraços
Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 11 Ago 2012, 17:09
por luiz sle
Provavelmente só vai achar o jogo de juntas. Quando fui na Accioly fui obrigado à comprar o jogo para usar apenas uma.
Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 13 Ago 2012, 23:12
por WizardMaster
Achei a junta avulsa mas os vendedores se confundiram.
A junta que aparece na foto acima não é da tampa do cambio (trambulador) muito menos do cárter da transmissão, voltei la e me venderam outras duas sendo uma a que era da tampa do cárter da trans. e a outra tbm não era da "tampa do trambulador" voltei novamente e o cara pediu desculpa e que realmente errou, disse que só vendia o kit com três juntas (inclusa a da tampa) e me fez pelo mesmo valor $5,00 ou seja, só trocou (o kit ñ vinha com a junta do cárter).
Bem cheguei no mecânico e ele me disse ao desmontar que ñ era necessário trocar as juntas pq eram ambas originais e sairam intactas, acabei gastanto $10 atoa
Bem vamos as fotos:
Aqui quando eu estava engraxando e montando a alavanca

Tirei todo o console fora pra poder encaichar a base da coifa certinho evitando assim entrada de pó, dei aquele carinho no console e montei devolta. Encontrei muita coisa alí embaixo inclusive uma moeda de um real hahaha.
Aqui a junta da tampa do cárter que ñ foi usada.
Primeiro óleo que escorreu ao tirar os parafusos do cárter da transmissão.
Tinha menos de um litro e meio. Reparem no óleo antigo que saiu da transmissão, vcs achariam certo misturar o isafluido com isso daí?! ainda bem que optei pela troca em vez do completar. Segundo o mecãnico ficou nessa coloração pq ja tinham misturarado varios tipos/marcas alí.
Engrenagens por baixo, que obra de arte
Por cima
Aqui a "tampa do trambulador" e sua junta que foi reutilizada.
Cárter, foi limpo com escova de aço, tinha muita borra grudada.
Liame antigo
Bem a difereça das mudanças de marchas estão gritantes, simplesmente não se compara, agora sei quando dizem que cambio e alavanca funcionando como devem dá até mais gosto dirigir.
As mudanças ocorrem com mais precizão e rapidez ao manuzear a alavanca e basta um toque leve que ja engatou, ainda estou me acostumando com a ré que agora basta acionar o botão de engate, levar p/ esquerda soltar e por pra frente que engata, na antiga o botão tinha que ficar "acionado" e por pra frente...ta muito melhor agora pra engata-la.
Antes tbm reparava que na maioria das marchas que eu engatava escutava um "creeeeec" nas engrenagens mas agora nada se escuta, ñ sei se foi o óleo que foi trocado e colocado na proporção certa ou a nova alavanca que deu o resultado.
Bem gostei muito do resultado e recomendo que se tiverem uma grana sobrando façam todas as etapas que fiz pq realmente vale muito a pena, o carro fica outro.
Abraços e obrigado Luiz e Carlos que vem me ajudando neste tópico.
A galera que acompanha fica aí mais um bom tópico sobre o assunto e para futuras consultas. :smt023
Abraço.
Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 14 Ago 2012, 00:20
por luiz sle
Falei que valia a pena trocar o óleo de câmbio. Essa de não necessitar troca é pra montadora não preocupar o cliente. Óleo também se desgasta, óleo perde viscosidade, veja que mesmo completando, saiu pouco óleo. A tampa do trambulador da caixa de câmbio do teu carro tá com uma tampinha preta? Pode ser que sem ela tenha entrado água, aí virou esse doce de leite.
Quanto as juntas, as do meu saíram destruídas. Fiquei uma hora só raspando a junta velha colada no fundo do câmbio, caindo óleo na minha cara. Infelizmente os gênios não colocaram um bujão no cárter do câmbio.
Já que tinha as juntas novas devia ter colocado, não gosto de usar junta usada. Sempre compro o'ring, tudo novo e troco pra garantir.
Cara, vendo o trampo na alavanca de marchas deu vontade de mexer no carro do meu pai de novo, detesto folga. A do meu Monza é perfeita, o 86 do meu pai folga e encavala as vezes.
Tu trocou o retentor do liame? Não custa caro e fica garantido. No do meu pai coloquei um original Gm que peguei na Aciolly, deve ter sido uns R$10,00.
Serviço perfeito, cara. Parabéns.
Abração.
Re: Cambio - Troca de buchas e munhão
Enviado: 14 Ago 2012, 11:24
por WizardMaster
não tem a tampa preta, tbm achei que foi devido a isso que o óleo estava "café com leite" tem alguma ideia pra tampar alí? pensei em silicone alta temp.
Bem o mecânico disse que ñ era necessário visto que a junta da tampa do trambulador era original inclusive em um material metalico e ñ se desgrudou nada dela, a da tampa do cárter da trans. tbm original e ñ se desgrudou material então tbm ñ vi necessidade de colocar estas inferiores de "papel fino"que tinha comprado. Por inquanto naa de vazamentos.
Então Filipe, acho muito prazeroso fazer estes trampos, correr atrás das pçs e tal pra poder chear a um resultado como o que cheguei, agora garantí o perfeito funcionamento do sistema.Se for fazer no do seu pai posta aqui as fotos e o procedimento hein.Acho que era isso emsmo que acontecia no meu "encavalava".
Troquei o retentor sim, comprei um sabó e mandei trocar tbm, só me esquecí das fotos dele, o bixinho custou $20,00 ¬¬
Vlw Luiz, abraço