monza não esquenta

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: monza não esquenta

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Poxa legal o esclarecimento !

Muito obrigado Carlos pelas dicas, sempre pronto a ajudar o pessoal do forum e fico muito grato pelo seu empenho !

Aos poucos estou revisando toda a mecânica do meu carro, jé está 100% a barra de D.H, os Freios, Batentes e coifa amortecedor da Suspensão, Correia dentada e de acessórios com rolamentos esticadores novos, e limpeza no sistema de arrefecimento (faço 1 vez por ano)

Agora vou para o Motor (preciso trocar vedadores de valvulas do cabeçote).. Meu motor tem 121.000Km, e os vedadores de valvulas estão com vazamento... Depois parto para o interior e lataria e pintura...

Grande abraço Carlos tudo de bom pra vc e família um bom feriado ! Vou aproveitar o feriado e botar o Monzão na BR para curtir uma bela viagem para Balneário Camburiú !

:smt023
Carlos A. Freire escreveu:Para Monza 2.0 EFI álcool e gasolina, e 1.8 EFI álcool a VT é a mesma. Ou seja, 92/107ºC.

No Monza EFI o sensor de temperatura (não usa interruptor térmico) é o mesmo para todos os motores, pois quem vai acionar a ventoinha é a UCE.

Abs,

Carlos Freire
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Júlio, tome umas na areia por mim, vontade de ir na praia que você não tem nem ideia.... Abraços e bom feriado!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Compromisso assumido ! rs rs

Esse feriado os meus primos vão estar em Baln. Camb. então vai ser aquela festa, rs rs... Muito provavel eu e meu Tio vamos 'fugir de monza' para dar uma volta pelas interpraias e pelo Porto de Itajaí... As 'patroas' ficam loucas quando a gente some de monza, pq sabem q a gente vai demorar pra voltar ! (ainda mais andando devagarinho com o monza, dá pra rodar muito tempo sem gastar tanta gasolina pq meu carro é bem economico andando na boa) .....

Caracas VrSilva se vc puder vem passar um final de semana lá em casa.... Casa, comida e garagem coberta pro Monzão eu garanto !!! rs rs

Moro num AP bem pequeno (pra não dizer kitinete, rs rs), mas pra um casal de amigos dá tranquilo pra ficar uns dois dias... Vem na sexta e volta no domingo! O Carlos tb se quiser vem dar um pulo em floripa que te pago as geladas q estou te devendo das dicas q vc me passa do monza... rs rs

Acho que seria legal VrSilva pq ae a tua patroa fica "conversando" (falando mal da gente) com a dona encrenca (minha patroa) e a gente sai pra dar uma volta de Bartokão ou Monza do Ledo e tomar aquela gelada !! rs rs

=D
vrsilva escreveu:Júlio, tome umas na areia por mim, vontade de ir na praia que você não tem nem ideia.... Abraços e bom feriado!
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Jack
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Jack »

Aproveitando o topico, tambem to precisando de uma ajudinha.
peguei um monza sl/e 1.8 alcool a mais ou menos um mes, e to dando uma geral, hoje depois de trocar cubos, rolamentos, entre outras coisas, foi trocada a VT colocada uma de 92 graus porque o ponteiro de temperatura nao subia, trocando a Vt nao resolveu ai trocamos o sensor porem so tinha um que e mais comprido do que estava nele, depois disso a ventoinha nao ligava, fiz uma direta pra testar e ela estava ok, passei WD40 no cebolao do radiador e ele comecou a funcionar so que so ativa a ventoinha com o ponteiro acima de 3/4 quase no vermelho, ai nao sei se o sensor que troquei e era mais comprido esta dando diferenca ou se o cebolao esta ruim.
Existe a possibilidade de o cebolao acionar na temperatura errada? sera q o sensor mais comprido q o original interfere na marcacao do ponteiro?
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Existe a possibilidade de o cebolao acionar na temperatura errada? sera q o sensor mais comprido q o original interfere na marcacao do ponteiro?
Jack,
o interruptor (cebolão) deve ter gravado a temperatura 92/87º isto é aciona a ventoinha em 92º (quando começa abrir a VT) e desliga a ventoinha em 87º com a VT já fechada novamente.

O Sensor do cabeçote é o MTE 3029 que é o mais comum de se achar

Se VT, Interruptor e Sensor estiverem corretos o mostrador do painel indicará o acionamento da ventoinha pouco acima do meio e o desligamento pouco abaixo do meio em direção ao 1/4

A partir daí pode ser falta de aterramento no painel e ou curto numa trilha do circuito.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Jack
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por Jack »

E bem provável que seja aterramento mesmo, a elétrica do carro ta toda destruída, no painel o velocímetro ta louco combustível não funciona, conta giros também não, percebi q hoje de manhã funcionou normal e a noite subiu muito, talvez por estar com o farol ligado, vou fazer o teste e dar uma geral na fiação dele, valeu pela ajuda.
avvsilva
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por avvsilva »

Jack escreveu:Aproveitando o topico, tambem to precisando de uma ajudinha.
peguei um monza sl/e 1.8 alcool a mais ou menos um mes, e to dando uma geral, hoje depois de trocar cubos, rolamentos, entre outras coisas, foi trocada a VT colocada uma de 92 graus porque o ponteiro de temperatura nao subia, trocando a Vt nao resolveu ai trocamos o sensor porem so tinha um que e mais comprido do que estava nele, depois disso a ventoinha nao ligava, fiz uma direta pra testar e ela estava ok, passei WD40 no cebolao do radiador e ele comecou a funcionar so que so ativa a ventoinha com o ponteiro acima de 3/4 quase no vermelho, ai nao sei se o sensor que troquei e era mais comprido esta dando diferenca ou se o cebolao esta ruim.
Se o sensor de temperatura do painel, que vai perto do distribuidor, não for o original, ele vai enviar informação errada para o marcador e você vai ficar sem saber se o carro está superaquecendo realmente ou não. De qualquer forma, sugiro que faça antes uma drenagem e uma bela limpeza no sistema de arrefecimento, com colocação de aditivo na proporção correta (eu uso o Lubrax da Petrobrás). Aí depois você coloca o sensor correto. Se o marcador continuar a indicar acima do normal (acima do meio), procure uma oficina que tenha termômetro a laser para conferir se a temperatura está ok, já que o sensor de temperatura pode também estar descalibrado e/ou os aterramentos do painel podem estar deficientes. :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
marega07
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por marega07 »

o meu monza tem esse preblema hoje demora muito pra esquentar, ate uns tempos atras ele esquentava rapidinho, dai sismei de religar a tubulaçao do ar quente, no qual estava isolado, a partir desse momento o carro demora a esquenta, ja cheguei a sair de casa para visitar meus pais, percorrer 300 kilometros e o ponteiro mal sair da faixa vermelha, isso e normal?
Responder