vou procurar alguem que faça essa peça aqui na minha cidade, pois o preço do frete é muito algo pra esse tipo de peça...
e em questao a temperatura do motor? vai reduzir?
PREPARAÇÃO DE BAIXO CUSTO
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: PREPARAÇÃO DE BAIXO CUSTO
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
sim, quanto mais rapido sai os gases menor é a temperatura do motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Class (Nível 5)
obrigado rafaelo amanha vou ver com meu mecanico se ele faz a instalaçao pra mim e se ele indica algum lugar pra mim mandar fazer, se ele nao souber de nenhum lugar vou comprar pela internet mesmo mas me preparar pra facada hehe obrigado novamente e td de bom abraço
"Monza, a perfeita relação entre homem e maquina."
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Rafaelo, estava dando uma "fuçada" no forum kadetteiros, e vi que tem um pessoal passando os kadetts EFI para MPEFI.
Como assim MPEFI Vinicius?
Pois é, como todo mundo sabe é complicado instalar um sistema de injeção multi ponto mais conhecida como MPFI nos monzas, pois há a necessidade de se trocar alguns componentes como a ECU sendo a principal delas, o problema das ECU's MPFI da GM que elas já utilizam de distribuição hall e roda fonica, sendo necessário usar essas ECU's programaveis prontas, como fueltech ou pandoo... ou então se aventurar nas maravilhas da MegaSquirt... a melhor delas EU já estou convencido que é a MS, mas é trabalhoso e leva tempo.
Olhando no Kadetteiros que eu vi essa possibilidade, de deixar nossos carros não MPFI mas MPEFI como os membros do forum apelidaram esta adaptação.
O que consiste ela?
Bem eu vi um usuario que conseguiu a TBI de um Omega 2.0, o omega como todos já sabem é MPFI, pois bem ele comprou toda a admissão do Omega, encaixa plug'n'play no monza se não me engano. A vantagem dessa TBI completa é que, os sensores que estão presentes no TBI monoponto do monza é os mesmos utilizados no TBI multiponto do omega, LITERALMENTE OS MESMOS...
Mas qual a vantagem de usar os mesmos se vai ter que trocar a ECU?
Bem, pelo que li os usuarios, inclusive eles citaram membros que estão adando com os carros da seguinte maneira. Tira o TBI do monza e o coletor de admissão, e instala esse do omega no lugar, faz as ligações dos sensores normalmente já que eles são os mesmos, coloca bicos de astra flex, não sei se é necessário abertura deles, eu acho que só para turbinado, Depois os usuarios viram que a impedancia do bico monoponto é de 4Ohms, e os bicos do astra tem um valor de aproximadamente 4 vezes o do monza, mas a jogada é a seguinte, voce liga eles em paralelo de forma a fazer a impedancia dos 4 bicos chegar num valor aceitavel pela ECU do monza, dessa forma os bicos pulsarão no mesmo tempo, como é no monza 500EF ou kadett GSI... Ou seja ainda temos a vantagem de ter a injeção digital, pois a analogica faz exatamente isso, pulsa os 4 bicos no mesmo tempo.
Essa adaptação na minha opinião é a mais interessante, por ter este meio tempo para ir acertando o carro na questão dos bicos enquanto roda com a injeção EFI que é digital e "inteligente", depois enquanto isso pode ir montando ou preparando a compra de uma programavel. A MS é a melhor delas, o problema é os acertos, mas o Rafaelo já tem muita expeiencia nisso e pode ajudar, certo Rafaelo?
Outro detalhe de usar o coletor do omega 2.0, é que parece que não precisará mexer na bomba da direção pois o coletor é bem "alongado" os coletores de astra pegam na bomba de direção...
Tem gente rodando com kadett MPEFI e ainda turbinado... eu não pretendo turbinar mas ter um EFI com maior aproveitamento de combustível seria interessante... talvez torne o monza um pouco mais economico, talvez algo em torno de uns 8% a mais de economia, ou até mesmo uns 10% não sei ao certo... e deixaria ele com respostas melhores, e acho que até com o motor fria iria melhorar muito o funcionamento, mesmo que não seja injeção sequencial...
Diz ai Rafaelo o que acha dessa idéia dos nossos amigos Kadetteiros?
Como assim MPEFI Vinicius?
Pois é, como todo mundo sabe é complicado instalar um sistema de injeção multi ponto mais conhecida como MPFI nos monzas, pois há a necessidade de se trocar alguns componentes como a ECU sendo a principal delas, o problema das ECU's MPFI da GM que elas já utilizam de distribuição hall e roda fonica, sendo necessário usar essas ECU's programaveis prontas, como fueltech ou pandoo... ou então se aventurar nas maravilhas da MegaSquirt... a melhor delas EU já estou convencido que é a MS, mas é trabalhoso e leva tempo.
Olhando no Kadetteiros que eu vi essa possibilidade, de deixar nossos carros não MPFI mas MPEFI como os membros do forum apelidaram esta adaptação.
O que consiste ela?
Bem eu vi um usuario que conseguiu a TBI de um Omega 2.0, o omega como todos já sabem é MPFI, pois bem ele comprou toda a admissão do Omega, encaixa plug'n'play no monza se não me engano. A vantagem dessa TBI completa é que, os sensores que estão presentes no TBI monoponto do monza é os mesmos utilizados no TBI multiponto do omega, LITERALMENTE OS MESMOS...
Mas qual a vantagem de usar os mesmos se vai ter que trocar a ECU?
Bem, pelo que li os usuarios, inclusive eles citaram membros que estão adando com os carros da seguinte maneira. Tira o TBI do monza e o coletor de admissão, e instala esse do omega no lugar, faz as ligações dos sensores normalmente já que eles são os mesmos, coloca bicos de astra flex, não sei se é necessário abertura deles, eu acho que só para turbinado, Depois os usuarios viram que a impedancia do bico monoponto é de 4Ohms, e os bicos do astra tem um valor de aproximadamente 4 vezes o do monza, mas a jogada é a seguinte, voce liga eles em paralelo de forma a fazer a impedancia dos 4 bicos chegar num valor aceitavel pela ECU do monza, dessa forma os bicos pulsarão no mesmo tempo, como é no monza 500EF ou kadett GSI... Ou seja ainda temos a vantagem de ter a injeção digital, pois a analogica faz exatamente isso, pulsa os 4 bicos no mesmo tempo.
Essa adaptação na minha opinião é a mais interessante, por ter este meio tempo para ir acertando o carro na questão dos bicos enquanto roda com a injeção EFI que é digital e "inteligente", depois enquanto isso pode ir montando ou preparando a compra de uma programavel. A MS é a melhor delas, o problema é os acertos, mas o Rafaelo já tem muita expeiencia nisso e pode ajudar, certo Rafaelo?
Outro detalhe de usar o coletor do omega 2.0, é que parece que não precisará mexer na bomba da direção pois o coletor é bem "alongado" os coletores de astra pegam na bomba de direção...
Tem gente rodando com kadett MPEFI e ainda turbinado... eu não pretendo turbinar mas ter um EFI com maior aproveitamento de combustível seria interessante... talvez torne o monza um pouco mais economico, talvez algo em torno de uns 8% a mais de economia, ou até mesmo uns 10% não sei ao certo... e deixaria ele com respostas melhores, e acho que até com o motor fria iria melhorar muito o funcionamento, mesmo que não seja injeção sequencial...
Diz ai Rafaelo o que acha dessa idéia dos nossos amigos Kadetteiros?
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
-
- MODERADOR
existem ECU programaveis e existe a MegaSquirtvrsilva escreveu:ou então se aventurar nas maravilhas da MegaSquirt... a melhor delas EU já estou convencido que é a MS, mas é trabalhoso e leva tempo.

tem que trocar o cabeçote por um EFI ou MPFI ae sim entra sem adaptar no monza... vale para os fase 1 ou 2vrsilva escreveu:o omega como todos já sabem é MPFI, pois bem ele comprou toda a admissão do Omega, encaixa plug'n'play no monza se não me engano.
nao precisa, esses injetores tem vazao suficiente pra alcool 160CV, é ate 'grande' pra motores 2.0 de monza-kadett tradicional de 116CV.vrsilva escreveu:coloca bicos de astra flex, não sei se é necessário abertura deles, eu acho que só para turbinado
nao é tao simples assim, a parte da resistencia ok passou. mas tem o FET da ECU ainda e outro detalhe que falo abaixo. o injetor mono consome mais corrente que 1 injetor MPFI ate ae tudo bem o FET do EFI é forte transistor que suporta bastante corrente. mais multiplica por 4 injetores pulsando ao mesmo tempo e tera mais consumo que apenas 1 injetor EFI. o Fabio(theripper) ate ja comentou isso, 4 injetores ao mesmo tempo vai saturar rapidinho esse FET da ECU multec 700. isso com o tempo leva a queima do driver do injetor. o pessoal só olhou a parte bunita da historia ligar em paralelo mais tem muito mais em jogo que so fazer essa ligação.vrsilva escreveu:Depois os usuarios viram que a impedancia do bico monoponto é de 4Ohms, e os bicos do astra tem um valor de aproximadamente 4 vezes o do monza, mas a jogada é a seguinte, voce liga eles em paralelo de forma a fazer a impedancia dos 4 bicos chegar num valor aceitavel pela ECU do monza
se alguem ja mediu a corrente total dos 4 injetores ligados em DutyCicle 100%, e abriu a ECU multec 700 pra ver qual transistor tem la dentro(favor quem tiver verifica o datasheet do mesmo) se o transistor suportar a demanda desses 4 injetores ok passou tb... senao é um tiro no escuro pra queimar o driver. :smt023
olha, no meu ponto de vista tecnico é uma baita de uma Adaptaçao quase uma Gambiarra nao me levem a mal ok, vou continuar explicando os problemas disso que nao sao poucos. posso sim ajudar e devo explicar o mal disso, a MS so é complicada pra quem esta carante de informaçao. nao é uma ECU papai mamae como(fultech e panddoo) ela tem muita configuração que pode ser explorada e configurada bom mas nao vem ao caso agora. voltando, a multec 700 possui mistura fixa(ajuste fino) como nos carburadores, por meio de um potenciometro que enriquece ou empobrece a mistura mas ele é fino e nao arruma erros de saturação. e mesmo que tivesse uma sonda lambda de autocorreção seria quase nula a correçao, ja que a autoridade da sonda lambda se limita geralmente ate 15% pra + ou pra + da relação AF/Rvrsilva escreveu:Essa adaptação na minha opinião é a mais interessante, por ter este meio tempo para ir acertando o carro na questão dos bicos enquanto roda com a injeção EFI que é digital e "inteligente", depois enquanto isso pode ir montando ou preparando a compra de uma programavel. A MS é a melhor delas, o problema é os acertos, mas o Rafaelo já tem muita expeiencia nisso e pode ajudar, certo Rafaelo?
onde eu quero chegar. quando se instala bicos de maiores vazao como o flex e manda pulsar os 4 juntos a mistura pode fica mais rica ou mais pobre que o injetor EFI isso por pulso... viu o problema disso?
mistura fixa + injetores de vazao diferente = problema
a ECU ta programada pra injetar uma quantidade X de combustivel baseada em apenas 1 injetor, ou seja ela ja esta pre-calculada(mapa combustivel %) pro injetor EFI ela nao vai saber que tem 4 injetores MPFI lá so se reprogramar a ECU ae é outro esquema, se fizer isso ae sim eu concordaria com essa ideia.
isso nao quer dizer muita coisa, turbo qualquer mistura gorda é lucro, eu acho tudo isso muito arriscado. uma MS "basica" custa apenas 650,00 nova gerencia turbo, instala ignição watedspark nos MPFI digital,semi sequencial,data log,uso do distribuidor EFI HEI, MPFI de verdade e nao fake,acerto de injetores,muitos recursos mais muito mesmo... sei la névrsilva escreveu:Tem gente rodando com kadett MPEFI e ainda turbinado...

voltando pro teu caso, voce quer qualidade, economia e potencia e sem adaptação? junta dinheiro e compra uma ECU de gente grande MegaSquirt 3.0 MS 2 como a minha pode fazer oque quiser. por exemplo eu tenho meu tablet touchscreen ligado a ela e uso todos os recursos original do motor e configuro ate sonda lambda de banda larga uso, que ajuda na economia e potencia e sao bem mais precisa que as originadas rsrsrs
-
- Membro Hi-Tech (Nível 10)
Caramba Rafaelo, muito bom saber, eu to começando a entender um pouco de injeção, não que eu não saiba... vou repetir, sou formado em mecatronica e cheguei a cursar 2 anos de engenharia eletrica, e trabalho na area desde 2005. Eletronica para mim não é novidade, programação não é muito comum eu ter contato mas não tenho dificuldades. O que eu não entendo muito é a questão dos sensores do carro, ainda não pesquisei a fundo para saber o que realmente eles fazem no carro, eu sei somente o basico, mas não sei ao certo o que determinado sensor afeta no funcionamento, ou porque que o sistema de distribuição de um vectra por exemplo é melhor que o do monza, eu só sei porque todo mundo fala, mas não tenho embasamento nenhum...
O bom é que tu deu uma puxada em mim, eu já tava meio que viajando nas nuvens, e esse esquema da saída da ECu eu não tinha pensado, a questão dos bicos vc tem razão, eu pensei nisso também, sei que a ECu tem tudo calculado e desenvolvido para somente 1 bico, mas e se talvez colocar então bicos de 1.4? Seria uma solução paleativa? Mas aí teria o problema de impedancia...
É com certeza, fazer essa "gambiarra" como você mesmo julgou, e que eu acabo concordando, seria 2 trabalhos, 1 para deixar ele meia boca rodando com 4 bicos, porém no sistema original, e outro depois acertar a MS... é mais facil juntar tudo e fazer de uma só vez mesmo...
Sobre a MS essa que você citou, ela custa isso montada ou se eu quiser montar ela saíra esse preço de peças? Montagem e confecção de placas eu tenho experiencia, soldas para mim não é problema algum, alias é gostoso...
Você poderia abrir um tópico como se fosse um tutorial de como instalar uma MS no monza com a conversão para MPFI de "gente grande"...
Em que carro que você ta usando ela, no monza mesmo? Queria ver um vídeo dele funcionando, esse carro seu hora que ficar pronto terá que ser obrigação virar matéria na fullpower...
O bom é que tu deu uma puxada em mim, eu já tava meio que viajando nas nuvens, e esse esquema da saída da ECu eu não tinha pensado, a questão dos bicos vc tem razão, eu pensei nisso também, sei que a ECu tem tudo calculado e desenvolvido para somente 1 bico, mas e se talvez colocar então bicos de 1.4? Seria uma solução paleativa? Mas aí teria o problema de impedancia...
É com certeza, fazer essa "gambiarra" como você mesmo julgou, e que eu acabo concordando, seria 2 trabalhos, 1 para deixar ele meia boca rodando com 4 bicos, porém no sistema original, e outro depois acertar a MS... é mais facil juntar tudo e fazer de uma só vez mesmo...
Sobre a MS essa que você citou, ela custa isso montada ou se eu quiser montar ela saíra esse preço de peças? Montagem e confecção de placas eu tenho experiencia, soldas para mim não é problema algum, alias é gostoso...
Você poderia abrir um tópico como se fosse um tutorial de como instalar uma MS no monza com a conversão para MPFI de "gente grande"...
Em que carro que você ta usando ela, no monza mesmo? Queria ver um vídeo dele funcionando, esse carro seu hora que ficar pronto terá que ser obrigação virar matéria na fullpower...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
-
- MODERADOR
Vinicius, entao ta nao mao é meio caminho andado pra ti. programaçao nao precisa saber é so pra mostrar que ela é Open e tu mesmo pode intruduzir novas funcoes(como se o ExtraCode nao basta-se hehehe) só vai gravar a imagem que desejar na CPU so isso, o resto é tudo sofware. eletronica ja tem que ter uma boa base, ta tudo no manual. a questao de sensores, e calibração é tranquilo tem tudo no manual e no software. inclusive existe tools que fazem isso pra ti. 1 min calibrou o TPS.
esta falando da bobina wastedspark ne? distribuidor algum é bom, a muita perde de potencia. bobinas COP(coin on plug- bobina direta na vela) é muito mais eficiente que o distribuidor, ela é digital controlada por 2 canais independentes de ignição A e B da ECU. toda vez que ocorre um evento a bobina manda 2 faisca A e B nesse caso sistema original. uma tradicional exploção e uma de brinde escape... beneficios: alem de ajudar na limpeza da camera,escape,etc ela ajuda na fase fria do motor. em motores turbo diminui o LAG. detalhe com a MegaSquirt da pra por 1 bobina em cada cilindro direto COP A-B-C-D melhor que qualquer amplificador de centelha, e ainda por cima centelha perdida. acho um exagero mas tem a possibilidade.
sim toda vez que a impedancia baixa ligando em paralelo aumenta o consumo. entao oque existe sao bicos com vazao X por exemplo o do "monza" EFI pode alimentar desde um 1.8 ao 2.2 é o mesmo injetor. o unico jeito meio gambiarra é o seguinte pegar a vazao em Gramas desse bico EFI e procurar ver a somatoria dos 4 injetores MPFI só assim ficaria +- dentro da enganação da ECU. sempre dentro do mesmo DutyCicle X Time X Pressure, senao da erro na leitura.
vou fazer uma comparaçao basica de vazao * tabela sem precisao so efeito de comparação que achei por ae.
1-injetor EFI gasolina = 44ml @ 2BAR
1-injetor MPFI flex = 53ml @ 3BAR
o calculo que falei que as ECU digitais usam: PW = REQ_FUEL * VE * MAP * E + accel + Injector_open_time
PW = comprimento do pulso, tempo de abertura final do injetor na pratica
REQ_FUEL = calculo que é baseado o numero de injetores,numero de eventos,cilindrada do motor,entre outros
VE = mapa de combustivel %
MAP = pressao do map obvio
E= enrequecimento fase fria
Accel = aceleraçao rapida
Injector OT = tempo de abertura do injetor cada injetor tem um numero X de delay magnetico
viram só como nao é apenas ligar os bicos em paralelo
ligar na forma miguelao é um abraço pro consumo, por isso que nao vale apena. vai colocar combustivel a toa na porta do cilindro,lavando todo o cilindro diminuindo a vida util do motor,vai poluir mais,vai gastar mais,pode correr o risco de queima da ECU. nao vejo vantagem alguma nisso. sem conta que é uma cabritagem tremenda uma MPFI bem das fake, MPFI pra ser eficiente tem que ser semi-sequencial (2 bancos de injetores coisa que o EFI nao é)
com certeza. como falei la em cima com uma MS 3.0 II da pra deixar o carro como original(funcionamento,consumo,potencia,durabilidade,conforto,etc,etc) inclusive ate melhor so depende da pessoa que for instalar e configurar.
vou usar a minha como parametro: comprei direto dos EUA na distribuidora oficinal da MS desmontada KIT. com frete,kit,impostos,conversao,desembaraso fechou em +-1200,00 reais nao lembro quanto tava o dolar acho que R$1.78 na epoca Set/2010 vale apena comprar la fora. montada vai custa muito mais passando dos 1600,00 nao vale apena pra ti que manja de eletronica.
fazer placa esquece... a placa é 3 layers SilkScreen. nao vale apena se mata fazendo isso e sair atras de componente que muitos so la fora CPU2 por exemplo. compra o kit vem tudo embalado e identificado e legalizado com NF,garantia e com autorizaçao da empresa. é TOP demais mesmo dando 500,00 mangos de imposto pra esses trouxas do BR ainda compensa.
posso sim, teria que ver oque falaria pq é emenso o conteudo disso.
sim no monza. videos tenho MPFI no bloco 1.6 na epoca nao tinha terminados os ajustes pq ja sabia que nao ia continuar com esse motor.
esta falando da bobina wastedspark ne? distribuidor algum é bom, a muita perde de potencia. bobinas COP(coin on plug- bobina direta na vela) é muito mais eficiente que o distribuidor, ela é digital controlada por 2 canais independentes de ignição A e B da ECU. toda vez que ocorre um evento a bobina manda 2 faisca A e B nesse caso sistema original. uma tradicional exploção e uma de brinde escape... beneficios: alem de ajudar na limpeza da camera,escape,etc ela ajuda na fase fria do motor. em motores turbo diminui o LAG. detalhe com a MegaSquirt da pra por 1 bobina em cada cilindro direto COP A-B-C-D melhor que qualquer amplificador de centelha, e ainda por cima centelha perdida. acho um exagero mas tem a possibilidade.
sim toda vez que a impedancia baixa ligando em paralelo aumenta o consumo. entao oque existe sao bicos com vazao X por exemplo o do "monza" EFI pode alimentar desde um 1.8 ao 2.2 é o mesmo injetor. o unico jeito meio gambiarra é o seguinte pegar a vazao em Gramas desse bico EFI e procurar ver a somatoria dos 4 injetores MPFI só assim ficaria +- dentro da enganação da ECU. sempre dentro do mesmo DutyCicle X Time X Pressure, senao da erro na leitura.
vou fazer uma comparaçao basica de vazao * tabela sem precisao so efeito de comparação que achei por ae.
1-injetor EFI gasolina = 44ml @ 2BAR
1-injetor MPFI flex = 53ml @ 3BAR
o calculo que falei que as ECU digitais usam: PW = REQ_FUEL * VE * MAP * E + accel + Injector_open_time
PW = comprimento do pulso, tempo de abertura final do injetor na pratica
REQ_FUEL = calculo que é baseado o numero de injetores,numero de eventos,cilindrada do motor,entre outros
VE = mapa de combustivel %
MAP = pressao do map obvio
E= enrequecimento fase fria
Accel = aceleraçao rapida
Injector OT = tempo de abertura do injetor cada injetor tem um numero X de delay magnetico
viram só como nao é apenas ligar os bicos em paralelo

ligar na forma miguelao é um abraço pro consumo, por isso que nao vale apena. vai colocar combustivel a toa na porta do cilindro,lavando todo o cilindro diminuindo a vida util do motor,vai poluir mais,vai gastar mais,pode correr o risco de queima da ECU. nao vejo vantagem alguma nisso. sem conta que é uma cabritagem tremenda uma MPFI bem das fake, MPFI pra ser eficiente tem que ser semi-sequencial (2 bancos de injetores coisa que o EFI nao é)
com certeza. como falei la em cima com uma MS 3.0 II da pra deixar o carro como original(funcionamento,consumo,potencia,durabilidade,conforto,etc,etc) inclusive ate melhor so depende da pessoa que for instalar e configurar.
vou usar a minha como parametro: comprei direto dos EUA na distribuidora oficinal da MS desmontada KIT. com frete,kit,impostos,conversao,desembaraso fechou em +-1200,00 reais nao lembro quanto tava o dolar acho que R$1.78 na epoca Set/2010 vale apena comprar la fora. montada vai custa muito mais passando dos 1600,00 nao vale apena pra ti que manja de eletronica.
fazer placa esquece... a placa é 3 layers SilkScreen. nao vale apena se mata fazendo isso e sair atras de componente que muitos so la fora CPU2 por exemplo. compra o kit vem tudo embalado e identificado e legalizado com NF,garantia e com autorizaçao da empresa. é TOP demais mesmo dando 500,00 mangos de imposto pra esses trouxas do BR ainda compensa.
posso sim, teria que ver oque falaria pq é emenso o conteudo disso.
sim no monza. videos tenho MPFI no bloco 1.6 na epoca nao tinha terminados os ajustes pq ja sabia que nao ia continuar com esse motor.