Bom Dia.
Estarei agora respondendo o seu post,blz,usarei as suas citações como perguntas para ficar mais facil de entender.
Vamos a análise do log, fizeste um teste parte parado e parte andando na rua, e não os logs padrões que cito no primeiro post deste tópico, os logs padrões foram pensados para avaliar todos os itens, andar na rua é interessante mas não fez testes em alta RPM, nem foi testado a amplitude do TPS (acelarador).
Ok,admito que não fiz os testes "padrões",mas na realidade eu queria ver o comportamento dele andando mesmo,mas se for o caso eu irei fazer o testes nele ainda este final de semana.
1- o potenciômetro do CO está em 1,56 V, valor para carro a álcool não gasolina, mesmo que me diga que deixou em 2 V, o que interessa é quanto a ECU está recebendo, e a não ser que tenha passado por aferição de analisador de gases, está fora do padrão normal.
Ok,concordo que a voltagem para o padrão esta abaixo,mas o carro esta desenvolvendo bem(palavras do meu pai que tem um versailes 91 2.0,e ja teve outros carros do mesmo porte,inclusive um monza)
2- o vácuo do motor está levemente abaixo do normal, nada demais, mas pode significar motor meio "cansado".
Bom,este motor faz menos de 3 meses que saiu da retifica,sendo que só foi preciso trocar os retentores de valvula,pois estava queimando oleo em acelerações,mas de resto o mecanico disse que ele era standard e ainda rodava muito.
3- o avanço está péssimo, olhe o gráfico do interpretador do excel, está uma serra (olhe o tempo que o motor ficou na lenta, vide gráfico da RPM) compare com os logs padrões que postei do meu carro, ou do Manoel, Ivan ou Vini. Aqui está o teu problema e pode ser:
Problemas em velas ou cabos de velas (faísca ineficiente em 1 ou mais cilindros), ou problemas de diferença de compressão entre os cilindros (válvulas presas, com excesso de carbonização, comando gasto, anéis quebrados, cilindros ovalizados, pistão furado, cabeçote rachado, junta queimada).
A tu oscilação é só em lenta, então o problema deve ser menos grave, pois quase não oscila em alta só em lenta, mas isso não significa que não deva ser corrigido, o ideal é estar oscilando menos de 1 ponto de pico a pico em lenta, do contrário há problemas e o consumo deve estar bem ruim.
Bom,nisso eu a principio preciso discordar de ti,pelo mesmo motivo da resposta anterior,o motor da zero,ou pelo menos não tão usado a ponto de ter algum deste problemas.Cabos de velas são novos e as velas eu testei semana passada,e o consumo esta ótimo,esta fazendo a média de 10km/l,como o scanner também disse.
Fico no aguarde de alguma outra resposta,pois eu acho que condenar um motor que recem saiu da retifica é forçado,e se for esse o caso eu te convido para irmos até a retifica e falar com o mecanico que fez o motor do meu monza,pois ele mesmo disse que não precisaria mexer nada em baixo,e em cima era só os retentores.
E uma ultima pergunta que preciso que você me responda:Como é que eu faço leitura de quantos graus esta o avanço de ignição do meu carro por este grafico,pois a principio,não vejo valores reais,e sim,um valor,que creio eu,seja incremental,ou seja,a central é ajustada em um determinado grau de avanço(no caso deve ser 10°),e incrementa o valor que mostra nesta tabela,que é em torno de 4°,então o motor estaria com 14° de avanço?por favor,confirme para mim esta informação,e se com o jumper AB acionado ele ira mostrar os 10° para podermos regular o ponto através do scanner.
Qualquer coisa pode falar.
Té
Att. Henrique