PONTO - PERGUNTA TECNICA
- avvsilva
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Olá pessoal, levei meu carro a uma oficina de um colega para a conferência do sincronismo da correia dentada e avanço inicial da ignição. E... acreditem... meu carro estava em 0º APMS, isso mesmo ZERO grau de avanço... Cada dia que passa confio menos nesses mecânicos... Será que ninguém viu isso? Aff... Mas dessa vez foi em local de confiança e acompanhei o serviço de perto, de perto mesmo, até atrapalhando o mecânico, rsrsrs... E de fato, foi colocado na sexta marca da polia de acessórios, posição correspondente ao avanço de 6º APMS recomendado no manual de reparações do Monza para a motorização e combustível do meu. Tudo de acordo com o manual de reparações (que inclusive o mecânico tem versão impressa), inclusive desligando o caninho da tomada de vácuo do distribuidor. O carro melhorou demais, com respostas mais prontas ao cutucar o pedal do acelerador e retomadas de velocidade mais vigorosas. Mas uma coisinha me deixou com a pulga atrás da orelha (Meu Deus, como sou chato, rsrsrsrsrs....): após o ajuste, as marcas da flange do distribuidor e da gaiola do comando não mais coincidem, agora elas distam 5 milímetros mais ou menos... E aí? Há motivos para eu me preocupar com essa discordância?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
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- Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Veja o sincronismo do motor (ponto da correia dentada) se estiver um dente fora a marcação no distribuidor não vai coincidir. O motor ficará com desempenho e consumo comprometidos.
Se o ponto da correia dentada estiver ok, as marcas no distribuidor não vão coincidir se o distribuidor for trocado. Ou seja, não é desse carro.
Se a correia estiver fora, ao acertar vai perceber muita melhora, muito mais do que percebeu adiantando o ponto de avanço inicial.
Lembra dos comentários que fiz na palestra do Encontro do Monza Clube na Primarca?
Abs,
Carlos Freire
Se o ponto da correia dentada estiver ok, as marcas no distribuidor não vão coincidir se o distribuidor for trocado. Ou seja, não é desse carro.
Se a correia estiver fora, ao acertar vai perceber muita melhora, muito mais do que percebeu adiantando o ponto de avanço inicial.
Lembra dos comentários que fiz na palestra do Encontro do Monza Clube na Primarca?
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Entendi Carlos, obrigado, o sincronismo da correia está ok, por sinal aproveitei e já troquei correia (Contitech-Gates) e tensor (original GM, Made in Canada).Carlos A. Freire escreveu:Veja o sincronismo do motor (ponto da correia dentada) se estiver um dente fora a marcação no distribuidor não vai coincidir. O motor ficará com desempenho e consumo comprometidos.
Se o ponto da correia dentada estiver ok, as marcas no distribuidor não vão coincidir se o distribuidor for trocado. Ou seja, não é desse carro.
Se a correia estiver fora, ao acertar vai perceber muita melhora, muito mais do que percebeu adiantando o ponto de avanço inicial.
Lembra dos comentários que fiz na palestra do Encontro do Monza Clube na Primarca?
Abs,
Carlos Freire
Agora, quando diz que o distribuidor pode não ser desse carro, você quer dizer que seria de um Monza de outra motorização e/ou combustível? Ou quer dizer que não é originalmente desse exemplar de Monza?
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- Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Contitec é uma empresa e Gates outra.
Com relação ao distribuidor eu disse que pode ser de outro Monza sem importar a motorização ou combustível.
Quando se passa um distribuidor original de um motor para outro essas marcas não coincide.
Abs,
Carlos Freire
Com relação ao distribuidor eu disse que pode ser de outro Monza sem importar a motorização ou combustível.
Quando se passa um distribuidor original de um motor para outro essas marcas não coincide.
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
É Gates, Carlos, perdão... eu me confundi porque a que estava no carro é Contitech, a nova é Gates. É uma boa marca, não é?Carlos A. Freire escreveu:Contitec é uma empresa e Gates outra.
Com relação ao distribuidor eu disse que pode ser de outro Monza sem importar a motorização ou combustível.
Quando se passa um distribuidor original de um motor para outro essas marcas não coincide.
Abs,
Carlos Freire
Sim, realmente não tenho como dizer se o distribuidor foi trocado ou não porque não tenho o carro desde novo.
No caso desse meu Monza, existe a possibilidade de a polia deslocar uma parte em relação à outra (acho que se chama damper ou coisa assim...), conforme já discutido em um tópico aqui do monzeiros.com?
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- Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
A Gates é uma boa marca de correias. Inclusive uso no meu Monza.
Esse assunto da polia damper também foi discutido na palestra na Primarca, lembra? Se no seu Monza utilizar desse tipo de polia, sim, pode estar com problemas e o lado externo correr, alterando o local das marcações.
Abs,
Carlos Freire
Esse assunto da polia damper também foi discutido na palestra na Primarca, lembra? Se no seu Monza utilizar desse tipo de polia, sim, pode estar com problemas e o lado externo correr, alterando o local das marcações.
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Carlos Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Sem querer abusar, mas já abusando Carlos, saberia me dizer, pela foto, se meu Monza usa esse tipo de polia?Carlos A. Freire escreveu:A Gates é uma boa marca de correias. Inclusive uso no meu Monza.
Esse assunto da polia damper também foi discutido na palestra na Primarca, lembra? Se no seu Monza utilizar desse tipo de polia, sim, pode estar com problemas e o lado externo correr, alterando o local das marcações.
Abs,
Carlos Freire

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- Carlos A. Freire
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Re: PONTO - PERGUNTA TECNICA
Não usa. Essa polia é comum.
Nos modelos de 87 a 90, somente os que tem DH e A/C tem a polia damper. Pela imagem, além de não ser a polia damper, não tem DH e A/C.
Abs,
Carlos Freire
Nos modelos de 87 a 90, somente os que tem DH e A/C tem a polia damper. Pela imagem, além de não ser a polia damper, não tem DH e A/C.
Abs,
Carlos Freire
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