DÉCO - MEU CARRO

Fotos e Vídeos de Monza! Envie imagens do seu carro!
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: DÉCO - MEU CARRO

Mensagem não lida por 500EF »

DÉCO escreveu: NAO VOU MEXER NA TAXA NAO EDUARDO VOU NA FÉ MESMO, DO JEITO QUE VEIO, VOU INSTALAR, POREM, c nao me engano vai ficar taxado sim (vou passar numeros de ml's em PMS pro RAFAELO avaliar pra mim, mas c nao me engano a medida maxima do cabeçote 1.8 é a minima do 2.0 (este lfvt que to instalando é 2.0).
Eu achava que os cabeçotes "comuns" de Fam. II eram todos iguais (2.0E)...

Se for, a diferença em ml para o "roletado" deve ser pequena, já que a taxa dos flex subiu de 11,3 para 11,5:1 com ele.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

500EF escreveu:
DÉCO escreveu: NAO VOU MEXER NA TAXA NAO EDUARDO VOU NA FÉ MESMO, DO JEITO QUE VEIO, VOU INSTALAR, POREM, c nao me engano vai ficar taxado sim (vou passar numeros de ml's em PMS pro RAFAELO avaliar pra mim, mas c nao me engano a medida maxima do cabeçote 1.8 é a minima do 2.0 (este lfvt que to instalando é 2.0).
Eu achava que os cabeçotes "comuns" de Fam. II eram todos iguais (2.0E)...

Se for, a diferença em ml para o "roletado" deve ser pequena, já que a taxa dos flex subiu de 11,3 para 11,5:1 com ele.
.
ENTAO EDUARDO, ACHO QUE VC ESQUECEU QUE MEU CARRO É 1.8, NAO É ?

O CABEÇOTE ORIGINAL FAMILIA II É DIFERENTE PARA MOTORES 1.8 E 2.0, O CABEÇOTE 2.0 PODE SER INSTALADO NO 1.8, MAS PARA INSTALAR O CABEÇOTE 1.8 NO MOTOR 2.0 TEM QUE REBAIXAR, SENAO FICA "DESTAXADO" (pelo menos foi isso que li quando estudei o assunto a bastante tempo atraz).
INCLUSIVE, ELES SAO DIFERENTES ATÉ "VISUALMENTE" :

Imagem

Imagem

AGORA NAO ME PERGUNTA QUAL É QUAL, QUE NAO LEMBRO MAIS :lol:

ABRAÇO
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
CHEGUEI AGORA A POUCO, TIPO UMAS 19:30, mas fiquei "batendo papo", estou fazendo devagar, sem pressa, batendo papo, parando, super de boa,(afinal to de ferias, pressa é o que eu nao tenho - apesar de nao ver a hora de ficar pronto) meu amigo ta me ajudando na "ordem" da remoçao das peças.(APENAS MOSTRANDO, QUEM TA FAZENDO SOU EU MESMO) UNICA COISA QUE ELE FEZ, QUE NAO TIVE "FORÇA" FOI DESAPERTAR OS 8 PARAFUSOS QUE FIXAM O CABEÇOTE NO BLOCO .

O serviço é grande (pra quem nunca fez, e sem experiencia de serviço mais "complexo") o processo que fiz até agora é a remoçao do cabeçote igual c faz com qq troca de cabeçotes (muita coisa, soltar mangueiras, esvaziar agua, oleo, tirar coletores etc...)

Peguei a gaiola do meu cabeçote (que vou usar ela, nao a do lfvt, por motivo do design onde vai a polia do comando) soltei os parafusos que fixam o comando, dois halem com uma "chapinha" que prende o comando na gaiola, tudo igual, os furos, as medidas da chave allem, tirei o comando da gaiola lfvt e instalei na minha gaiola, sem dificuldades, peguei o coletor de admissao e instalei a flange que chegou ontem mas busquei hoje cedo no correios, tambem sem dificuldades, ela vem com as 2 juntas, uma igual a que fixa as TBI's e outra que fixa o 2E (ainda bem que nao comprei)
Esqueci de comprar o anel (o'ring) que fixa o cavalete no bloco, vou comprar amamha, e instalar
Passei uma escova de aço fina com a furadeira em todo o cabeçote e cabeça dos pistoes, removendo "restos de junta" (só lembrando, minha camisa esta intacta, tambem ,com apenas 22000 km rodados) ta até com as marcas do brunimento.

O MEU DISTRIBUIDOR E O DE TODOS OS MONZAS CARBURADOS OU EFI tem que instalar a "embreagem" do sistema lucas dos corsa EFI para poder conectar no comando lfvt, muitos mudam a furaçao, nos EFI a unica opçao (como nesta imagem do Leocastro que ja "quebrou" a cabeça no passado para hoje eu e outros pegarem tudo "mastigado":

Imagem

NO MEU CASO, COMO A TAMPA DO DISTRIBUIDOR PODE SER MUDADA DE POSIÇAO, apliquei os 45º na carcaça do distribuidor, onde apenas "desloco" a tampa 45º sentido horario , para isso, construi um pequeno gabarito usando uma folha encaixando no meu distribuidor, e nela fiz o calculo de 45º:
FIZ ISSO COM O DISTRIBUIDOR NO LUGAR, ONTEM ANTES DE DESMONTAR ELE.

Imagem

NESTA PROXIMA FOTO, O SERVIÇO JA FEITO NA CARCAÇA DO DISTRIBUIDOR (que é de aluminio) fiz a marcaçao usando o gabarito que construi, e marquei o local para o novo furo para encaixar o resalto da tampa do meu distribuidor (serra de ferro, depois lima):

Imagem

O REBAIXO DA DIREITA, É O ORIGINAL, O QUE FIZ É O DA ESQUERDA, EXATAMENTE COM AS MESMAS MEDIDAS DO ORIGINAL POREM 45º ADIANTADO, eliminando assim a necessidade de fazer "outro furo" na embreagem lucas, como esta na foto do Leocastro (nos efi, nao tem jeito, tem que mudar o furo pois a tampa nao é movel como no carburado).
Cara, c eu for contar todos detalhes, nao vai ter pagina que chegue, c alguem quiser saber algo só me perguntar que respondo.

Amanha vou fazer novos furos, rosca, na carcaça dos distribuidor, para mudar tambem a posiçao das presilhas que prendem o distribuidor na carcaça em 45º, do jeito que ta as presilhas "pegam" exatamente na reta do acoplamento de um dos cabos de vela, impossibilitando assim o uso das presilhas.
Um destes parafusos das presilhas, seguram tambem "peças" de dentro do distribuidor, vou mudar e colocar outro parafuso no lugar (tenho que por um mais curto, pois ele nao pode "entrar" pra dentro do distribuidor senao pega no avanço centrifugo.

SO TEM UM PROBLEMA : Fiz a cag.... de tirar o distribuidor sem ver a posiçao dele, :smt021 vou tem um pequeno problema na hora de montar, corro o risco de ter que mudar a posiçao dos cabos na tampa c o carro ficar fora de ponto...

AMANHA, SÓ INSTALAR O CARBURADOR NA FLANGE que ja esta no coletor EFI, montar tudo, ja ta tudo meio limpo e refazer todo serviço de instalaçao como na instalaçao de qq cabeçote (conectar os coletores escape,admisso, mangueiras, fios, colocar agua, oleo, filtro etc...) .
Tomara que q bomba chegue amanha, c nao chegar, vou fazer uma "gambi" pra alimentar meu bura com alcool pra testar.

DUVIDAS ? PERGUNTE A VONTADE :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Duvidas? Cade as fotos?!!!!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Ano: 1986

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

(que vou usar ela, nao a do lfvt, por motivo do design onde vai a polia do comando)
esta eu nao sabia,se puder me explicar ou postar fotos das diferenças eu agradeço :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Pra ja Jesuino

Gaiola cabeçote do meu monza:

OBSERVE COM ATENÇAO NESTA IMAGEM, O LADO ESQUERDO DA FOTO, ONDE VAI A POLIA DO COMANDO DE VALVULAS:

Imagem

OBSERVE AGORA A FOTO DA GAIOLA DO LFVT DO MESMO LADO ONDE VAI A POLIA DA CORREIA DENTADA, lado esquerdo: (nao tem o local para colocar a tampa plastica preta da correia dentada:

Imagem

CONSEGUIU VER A DIFERENÇA? BEM GRANDE NÉ ?

JESUINO, que da pra por a mesma da, porem precisaria da capa de correia dos carros de 2009 pra cima, ou deixar sem capa, preferi deixar tudo como original, talvez eu use a tampa plastica preta do comando de valvulas do lfvt, vamo ver, acho que vou deixar a original de aluminio mesmo.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)

.
Utilizei fotos tiradas do GOOGLEIMAGENS, que pelo caso sao imagens de amigos aqui do forum, obrigado a todos, graças a disponibilidade, delas foi possivel responder prontamente sem ter que hospedar fotos depois postar (o que levaria muito mais tempo).
Palavras chave: cabeçote roletado e cabeçote monza.

até
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

é mais simples e menos complicado deixar tudo do carburador mesmo. so vale apena usar a original roletado quando fizerem injetado que muda a ventilação do bloco,coletor,filtro,etc. caso contrario, o modelo carburado é a melhor opçao, ja é visto que tecnicamente(função principal) é exatamente a mesma, so mudando alguns itens.

Deco, nao era pra ter escovado o pistao com escova de aço, e se caiu um fiapo pra dentro do anel? isso pra desfiapar é muito facil... alem que pode ter arranhado oque nao deveria. até o cabeçote ta certo. se tem compressor de ar coloca todos os pistao em pms e remova a sujeira dentro do aneis e depois um arranque com oleo encharcado sem cabeçote pra expulsar e grudar qualquer sujeira na parede do cilindro. nunca se deve usar escova de aço na camisa,pistao, principalmente montado...

sobre o posicionamento do distribuidor tem que primeiro colocar em PMS o cabeçote e bloco usando a correia normal, depois que montou parcialmente(sem apertar definitivamente os 10 parafusos) apenas colocado o tensor e correia e tensionando, se coloca em PMS normal todos eles, quando estiver em PMS cilindro e comando, se coloca o distribuidor e se acopla a peça e ve se a carcaça esta alinhado ao meio da escala pra Adiantar/Atrasar depois se define a posiçao. pq dessa forma tu tem a mesma opçao de ajuste que antes. mais agora tu foi direto pros 45°. tomara que isso de o meio da escala de ajuste do distribuidor...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder