dmla escreveu:O meu faz 8km ou 9km na cidade e uma média e 12km a 13km na estrada.
2.0 - Gasolina.
Concordo plenamente: potência é aliada ao consumo!
O meu a alcool faz essas médias aí!
Motor Potente consome mais SIM, mas por ser a gasolina o seu está MUITO gastão, já fiz 9 na cidade com o meu a alcool sem transito pesado, isso média de um mês, com o transito pesado de agora ta fazendo uns 7,5km/l...
O monza a gasolina BEM REGULADINHO, BEM CUIDADO, deve fazer na estrada coisa de 16km/l com GASOLINA DE BOA QUALIDADE.
O alcool aqui procuro por sempre nos postos da Cosan, o posto que tiver essa bandeira eu "confio", carro a alcool da pra perceber na hora se o combustivel é ruim, pelo comportamento do carro, que fica ruim de respostas, e gasta, mas gasta... Quando o alcool é de qualidade boa, roda muito e rende muito... por isso só abasteço nos mesmos postos...
Pra ter uma idéia, esse meu monza atual veio de são paulo, o rapaz me trouxe o carro, e provavelmente deve ter enchido o tanque em algum posto de estrada, peguei o carro com pouco mais de meio tanque, com um pouco menos de meio tanque, ele começou a apresentar falhas, com 1/4 qualquer curva falhava, abasteci duas vezes ele, e já melhorou um pouco.
Outra coisa, TROQUEM O FILTRO DE COMBUSTÍVEL NA KILOMETRAGEM CORRETA, acha que é besteira? Pois faça um teste, pegue um filtro novo, assopre ele pelo tubo de entrada, vai ver que o filtro não oferece pressão ao sopro, agora pegue um filtro usado e ainda com combustível ruim, se oferecer pressão, tiver que fazer força para soprar, ta aí o problema do seu carro engasgar, gastar mais, além do que fica forçando a bomba de combustível diminuindo a vida útil da mesma, o meu estava assim... tive que trocar no sabado agora, tirei só pra verificar se o antigo dono tinha trocado e não tinha, e o adesivo do painel constava que tinha... ou ele costumava a trocar o filtro com 20mil km não sei... eu troco a cada 10mil km...
Filtro de ar, também acha que não muda nada? Faça o teste, troque pra ver... nem preciso falar nada...
Velas de qualidade, sempre limpas fazem toda diferença. Cabos de ignição bons, não deixando vazar corrente, mandando toda a potencia gerada pela bobina.
Como saber se os cabos estão bons? Pegua um fio de eletricidade, normal mesmo, liga uma ponta na carcaça do carro, e a outra desencapada logico vai passando nos cabos proximo, coisa de 1cm de distancia em toda a extensão dos cabos, e NO ESCURO, se ver uma luz, indica cabo partido e/ou ressecado.
Limpar o distribuidor com uma certa frequencia, ajuda e muito... Verificar os aterramentos...
Limpeza no TBI, limpeza do atuador de marcha lenta, verificar o funcionamento do mesmo, verificar o funcionamento do sensor de posição de borboleta, sensor de temperatura, tudo isso, influencia no consumo do carro...
Verificar as tomadas de vácuo se não há vazamento...
Uma série de coisas que influenciam no consumo... Dizer que motor potente é gastão não é 100% válido... o motor do monza nem é tão potente, ele tem potencial de muito mais. Exemplo o astra 2.0 que é praticamente o mesmo motor, porém com melhorias, este rende 145cv, muito mais potencia, porém este SIM, é potente e tem seu custo no consumo...