Bom galera, depois de um tempo longe, estou de volta com os últimos updates.
Aos que tem o saco de ler tudo e ver as fotos, vamos lá compartilhar essa jornada com vocês...
O Monza voltou da oficina mecânica. Está muito gostoso de dirigir, mesmo! O motor está ótimo, carburador muito afinado. A suavidade do conjunto motor-câmbio surpreende. Suspensão está ótima, firme. Direção, ultra firme, sem nenhum tipo de folga. Freios respondem muito bem, sem desvios.
Vou sumarizar a lista do que foi feito e trocado, e depois, postar algumas fotos.
Revisão geral do carburador
Velas
Filtro de combustível + filtro de óleo
Correia dentada
Correia do alternador
Tensor
Correia do AC
Revisão geral do radiador
Bomba de combustível
Discos de freio e pastilhas
Homocinética LD
Palhetas dos limpadores de parabrisa dianteiro e traseiro
Reservatório de expansão -
Respondendo a pergunta do Diegão Paiva
Desborbulhador
Óleo do motor
Óleo da transmissão
Terminal de direção LD
Lonas
Cilindro traseiro
Retífica das panelas Venezuelanas - elas sobreviveram!!!!
Rolamento de roda traseiro
Rolamento alternador
Tubagem de combustível.
Como havia dito, foi mais uma mega revisão geral que uma restauração em si. Ainda bem! Agora, para ficar 100%, preciso fazer alinhamento e balanceamento, mas isso, vou fazer com a reforma das rodas, em Janeiro.
Uma coisa que surpreendeu positivamente: o AC funciona perfeitamente, inclusive esfriando muito pouco, o que dá a esperança de que uma carga de gás resolverá o problema. A ver em janeiro...
Vamos a umas fotos do bicho...
Essa aí tava estralando bastante. Coifa também estava rompida...
O Monzão não anda muito, mas agora, para que é uma beleza...hehehe...
O carbura tava nojento antes da retirada. Por dentro, muita sujeira. Aí, ele já zerado...antes e depois
Essa deu dor no coração... tirar aquela com GM na carcaça, provavelmente ainda original do carango, e colocar essa nova...
O carango, na estrada, uivava, de tanto que assoviava esse rolamento de roda..
E fez-se o silêncio...
Aqui, o radiador já revisado. Espero que aguente o tranco!
Olha o reservatório novo aí, mais uma panorâmica do motor, que continua imundo. Sinceramente, estou relutante em lavar esse motor, mas deixar assim também não dá. Por ora, continuo nesse dilema, lavar ou não lavar, eis a questão...
Aqui, um trato na parte interna da porta, porque a maçaneta quebrou.
Uma panorâmica das peças trocadas.
E aqui, no dia de ir retirar meu filhão. Estava com saudades dele. Agora ele já está descansando na garagem, dando rolê aos sábados e domingos aqui no bairro. Em breve, vou colocar ele pra rodar mais, afinal, carro é para rodar. Vou usá-lo como carro de rodízio para ir ao trabalho 1 vez por mês para que ele possa rodar. Assim, não vai forçar o carro e ele vai poder fazer exercício ... hehehe...
RESUMO e CONCLUSÃO
Comparando com a revisão que fiz no anterior, o 88, essa revisão do 89 foi muito mais simples. No anterior, trocou-se a mais:
- Componentes do alternador
- Embreagem (bem, aqui é uma questão de conceito, pois o 89 não tem, mas também, não há nada o que se fazer no cambio automático)
- Bateria
- Amortecedores dianteiros.
- Capa do distribuidor
- Filtro de ar
- Mangueiras do sistema de arrefecimento
Embora sejam poucos ítens, temos ítens caros nessa segunda lista. Bom sinal. Dessa revisão concluimos que o carro estava com muitos componentes de fábrica, e o carro foi mantido relativamente bem, e não há adaptações ou mexidas...tudo original. Isso bate com a minha percepção e a percepção do funileiro, de que esse carro, embora mais feio numa primeira olhada superficial, é extremamente preservado no que interessa: originalidade e integridade. Claro que seria ótimo que ele estivesse com a parte interna, pintura e itens de acabamento intactos, mas com dedicação ele voltará ao ano de 89. Vamos dizer que nessa viagem do tempo, já estamos em 1/3 do caminho rumo ao passado. Já saímos de 2011 e estamos em, digamos, 2004. Ainda falta muito para chegarmos em 1989!!!
Acho que esse foi o último update do ano
Abraços a todos
Evandro
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