Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por Rafaelo »

o certo nao seria, pq a massa tende a nao grudar, e pode amolecer o material ou ainda mapear. mas como tu ta dizendo que é bemmmm pequeno(tamanho de feijao) ae sim pode ser feito. tanto uma conto a outra.

nunca testei, sei que existe varios protetores.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por rafamts »

Final de semana pintei a porta do monza. Cometi a burrice de não comprar toda a tinta de uma vez só. Ou seja, para pintar a porta aproveitei o resto de tinta que tinha em casa que comprei no início do ano. A tinta que pintei a tampa da mala e paralama comprei em março. Detalhe é que comprei na mesma loja, mas mesmo assim deu diferença :x :x :x

Imagem
Imagem
Imagem

Será que fica melhor no polimento?
Rafaelo
MODERADOR

ta bem melhor Rafael, a cor agora parece uniforme, ta certo que por imagem é diferente do que ao vivo mas me parece muito bom,
sim, recomenda da uma lixada com 1200 / 1500 / 2000 / 2500 e polir. certamente vai ficar superior. ele vai remover sujeira e deixa mais liso o verniz. fora que tira overspray
rafamts

Rafaelo escreveu:ta bem melhor Rafael, a cor agora parece uniforme, ta certo que por imagem é diferente do que ao vivo mas me parece muito bom,
sim, recomenda da uma lixada com 1200 / 1500 / 2000 / 2500 e polir. certamente vai ficar superior. ele vai remover sujeira e deixa mais liso o verniz. fora que tira overspray
Rafaelo, realmente está mais uniforme. O vacilo que dei foi não comprar a tinta toda de uma vez. Comprei um 1/4 no início do ano e depois mais 1/4 em março. Resultado: deu diferença, pequena mas deu.........

Conclusões até agora:

1- Estou aprendendo com os erros e um deles foi lixar massa poliéster e primer somente com taco macio e flexível :smt021 Isso acabou ocasionando alguns ´´tremidos`` na lataria. Que raiva!!!! Agora vou passar a usar um taco rígido em conjunto com o flexível em locais complicados.

2- Vou providenciar uma lixadeira roto orbital que vai me ajudar muuuuiiiiito no trabalho. Lixar só na mão é brabo!!! Também vou comprar a interface de espuma.

3- Controle de lixamento sempre, tanto na massa quanto no primer. Só usei no primer e deu caca!!!

4- Não comprei a tinta toda de uma só vez e deu diferença. Sempre comprar a toda a tinta de uma vez, e em uma loja de boa reputação. Acho que não foi o meu caso...

5- Compressor menor que 100 litros esquece. Não dá conta de pintar um carro inteiro! Esse compressor pressure que comprei é ótimo. Valeu muito ter comprado. O Rafaelo me deu a dica certinho falando das qualidades desse compressor.
Rafaelo
MODERADOR

ah sim, taco flexivel tem que ter muito cuidado com eles, pq eles tendem a fazer isso 'tremidos' dae olhando de lado né, parece muita distorçao... é que tem que lixar sempre na diagonal, e não pode apertar, geralmente os tacos rígidos maiores sao melhores a evitar isso.

isso, na mao nessa fase 1200 nao da mesmo, so tenha cuidado que é apenas uma passadinha de nada em cada etapa das lixas, senao vai comer muito verniz.

na massa é fundamental controle de lixamento, e no primer idem.

é esse de 100l é o limite mesmo, sabendo regular a pistola e usando uma pistola economia HVLP de qualidade ate segura, mas nao faz milagres. negocio é fazer pausado ate mesmo pra verificar a qualidade e dae tempo ao material aplicado.
rafamts

Vou providenciar taco rígido. Taco macio só no polimento do verniz. A lixadeira pretendo usar só no corte da massa e primer. No verniz vou usar o taco mesmo.
rafamts

Usei o taco rígido para lixar o primer pu mas notei que ficaram algumas marcas profundas. É comum ficarem marcas quando se usa taco rígido?
Rafaelo
MODERADOR

se usar o taco incorretamente sim Rafael... taco rigido nao pode apertar, nao pode trabalhar em areas arredondadas, nao pode usar em movimento linear, nao pode usar em lixa finas. alguma coisa tu deixou passar nisso tudo.
Responder