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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 18:10
por rodrigogsi
Eu apanhei com fervura..sei como é.
Quando terminar a aplicação e limpar a pistola, SEMPRE jogue a pressão no máximo dela, cerca de 45psi e solte ar SEM DÓ para forçar qualquer coisa que tenha ficado, tanto com a capa e bico como sem (só com a agulha).
Outro mocete pra ter pintura lise é finalizar o lixamento do primer na 800, analisar o reflexo, se tiver mais dúvida, jogue uma tinta de secagem rápida e barata antes do lixamento com a 800, e remova-a por completo com a lixa 800.
Até a poliester tem que ser muito bem aplicada para o verniz dar a pintura lisa depois do polimento.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 18:22
por rodrigogsi
Ah sobre os vídeos, os farei sim!
A LVLP é muito legal bem regulada, coisa que se consegue com a hvlp também, mas a lvlp...cara...depois que vai apredendo a domar as pistolas ela é MUITO precisa e poupa ar significativamente, principalmente para quem trabalha com compressor hobby como eu..
Pode esperar que vão vir novidades sobre pistolas, testes de produtos de polimento, set de polimento e detalhes sobre o processo de lixamento com trizact!

Vem bastante coisa por ai! Porém em ritmo mais lento agora!
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 19:52
por eduardo_saura
O que pretendo é deixar bem lisa mesmo, espelho, é assim que gosto. Também nao gosto de verniz grosso, casca de laranja. Prefiro brilho e profundidade.
Vamos ver se consigo.
Bom, mas para tentar atingir meu objetivo o ideal seria:
1- Diluir o verniz de 20 a 30%
2- Pressao da pistola em 35 psi
3- Lixamento do primer. Posso usar 320 e 400 a seco e depois partir para a 600 e 800 a úmido? Lixar até a 800 nao corre o risco do poliéster não aderir? Devido a ter que esticar o uso de lixas, teria que ter uma camada grossa de fundo PU?
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 19:56
por Diego Paiva
Eu lembro de uma vez o Rafaelo falar que não é muito bom lixar até a lixa 800, antes de dar a tinta. Parece que somente na cor prata, lixa-se até a gramatura 800. Nas demais, pelo que lembro, para na 600. Mas posso estar errado...
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 20:49
por rodrigogsi
Na realidade, para base poliester, o ideal é ir até a 800.
Sempre se perde aderência usando lixas mais finas.
Mas a jogada é manter a superfície muito nivelada.
A maioria dos bons profissionais de restauro trabalham até a 800. Eu fiz alguns lixamentos até a 800 e não tive problemas de aderência.
Na tinta pu, lixa-se somente até a 600, pelo fato de que a própria tinta é mais espessa e tem maior poder de cobertura.
O lixamento à base da água é mais suave.
320 só uma passada, na poeira do primer, principalmente na área do enchimento.
Vai fazer na mão?
Que tacos tem em mãos?
Prepara uma havaiana com solado liso ou taco macio de boa empunhadura.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 20:58
por rodrigogsi
Uma coisa:
A lisura não é só verniz pessoal..é preparação.
Se quer lisa, tem que lixar muito bem, e é aí que a 800 dá um acabamento mais fino.
Depois, a base tem que ser bem aplicada, e aí tem pessoas que até lixam a própria base de tinta para aplicar o verniz sobre ela lixada com lixa 1000 / 1200, para ficar realmente lisa, APÓS O POLIMENTO TÉCNICO. Portanto o cara não trabalha exaustivamente o liso no verniz, nem é aconselhado isso na aplicação, porquê ESCORRE MESMO! Em algum lugar vai escorre! A lisura se trabalha facilmente depois no polimento técnico, desde que, obviamente, as etapas de preparação estejam devidamente bem sucedidas.
Sou das seguintes opiniões:
- Quer liso, vai ter que lixar muito melhor e até ter o lance da possível perda de aderência.
- Quer liso, não é muito na aplicação, e sim no lixamento depois do verniz.
- Casca de laranja normal, moderada e até alta se foi tu que aplicou, tu resolve, agora escorrido sempre fica marca de algum angulo de luz..não adianta..por mais cuidadoso que seja o polidor / detailer / pintor e polidor sempre fica marcado.
Não adianta querer pintar e deixar liso no verniz..já na aplicação..isso é "impossibru"! Se escorrer em um pedacinho..pronto..já era!
E cara, se tu quer liso, pratique bem antes..vai por mim...verniz é chato..muito mais chato que tinta pu..e se tiver que repintar, poutz..trabalheira...poliéster tem que ter mais manha.
Portanto, trabalhe com os riscos....

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 20:59
por rodrigogsi
Outra parada..deixar uma tinta pu lisa é facilimo, agora a poliéster, tem suas "traquinagens"..posso ter falado besteira aí..pelo pouco que eu conheço e pelo pouco que trabalhei em cima, acredito que algumas coisas aí tem fundamento

.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 10 Mai 2013, 21:16
por eduardo_saura
rodrigogsi escreveu:
Vai fazer na mão?
Que tacos tem em mãos?
Prepara uma havaiana com solado liso ou taco macio de boa empunhadura.
Entao pensei em passar a 320 e 400 com a roto e depois ir com agua, assim aproveita e vai limpando a superficie.
TAcos tenho rigido de dois tamanhos e macio (havaiana) bem castigado já. O macio gosto para os lugares de dificil acesso.