Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Rafaelo
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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eduardo_saura escreveu:Agora com tudo fora, percebi que é impossivel fazer um trabalho de qualidade sem esvaziar o cofre.
que bom que fez oque tinha que fazer, trabalhar apertado nao funciona, ou faz direito ou nem faz, so de olhar aqui percebi que ja enferrujou onde o cara fez o remendo do tipo 'band aid'. como sempre falo aqui, por fora é uma coisa, por dentro é outra. ambos tem que ser tratado por iqual e com a mesma intensidade, senao nao adianta nada arrumar de um lado se do outro ta se comendo aos poucos :)

Eduardo tu fez a coisa mais certa, retirar o motor pra poder entrar, verificar se tem podre,trincas,limpeza,re-selagem se for o caso,arrumar os remendos. otima decisão. ate pra pintar fica mais facil assim, pq pintar com a pança trancando nas travessa é demais. ae fica aquela coisa lindiaaa

tu sentiu na pele oque é um serviço desse porte, imagina oque é raspar cada cm² de um cofre desse. rsrsrsrs eu sei pq fiz no meu todo ele inteiro do zero. detona muito o cara, levei 90 dias direto ate final de semana pra sair da raspagem ate ultima camada de tinta. cança, mais a recompensa de saber que o material ali agora é novo e sem podre escondido é mais gratificante :D
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eduardo_saura
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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Diego Paiva escreveu:Eu não queria muito me meter dizendo p vc tirar o motor, pq tem gente que não gosta que fale. Mas agora que vc tirou, digo que fez a coisa certa, pra fazer um serviço limpo, só assim, desmontando tudo. Vai ficar show! ;D

Engraçado que no meu monza, é uma capa só que indica a marcação superior e inferior. No seu monza tem a marcação da polia do comando, mas não tem a marcação da polia do vira... será que nesse ano a capa é dividida em duas partes? :?
Diego Paiva escreveu:Quanto a válvula termach, tá certo! A válvula em si fica no bico do filtro de ar!!!

E eu achei teu motor até limpo, pra esses 20 anos.... o cabeçote nem aparenta muita corrosão. Achei até bom!

Recomendo que vc leve o bloco em uma retífica e peça pra eles passarem o relógio comparador nas camisas, pra ver se não tem ovalização, ou desgaste acentuado. Se tiver tudo OK, ai sim, vc pode mudar somente os anéis. Passa o dedo na camisa do pistão e vê se na borda dela tem algum desgaste, sensível aos dedos... se não tiver, já é um bom sinal!
Nao fico bravo em falarem a verdade :lol: Se tiver alguma coisa errada podem me avisar tranquilo. Melhor ser avisado do que fazer coisa errada.

Eu também achava que era uma capa unica. Vou ter que me informar se é unica ou dividida em duas partes. Espero achar fácil essa capa.

O bloco vou levar para a retifica também. Vou levar tudo, o cabeçote vou trocar retentores, fazer assentamento de vválvulas, banho quimico. E no bloco tb vou dar banho quimico e mandar verificar isso que vc me falou. Quero dar banho quimico para limpar as galerias bem limpinho e tb o sistema de arrefecimento será 100% novo entao nao justifica deixar aquelas borras de ferrugem.
eduardo_saura
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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Rafaelo escreveu:que bom que fez oque tinha que fazer, trabalhar apertado nao funciona, ou faz direito ou nem faz, so de olhar aqui percebi que ja enferrujou onde o cara fez o remendo do tipo 'band aid'. como sempre falo aqui, por fora é uma coisa, por dentro é outra. ambos tem que ser tratado por iqual e com a mesma intensidade, senao nao adianta nada arrumar de um lado se do outro ta se comendo aos poucos :)

Eduardo tu fez a coisa mais certa, retirar o motor pra poder entrar, verificar se tem podre,trincas,limpeza,re-selagem se for o caso,arrumar os remendos. otima decisão. ate pra pintar fica mais facil assim, pq pintar com a pança trancando nas travessa é demais. ae fica aquela coisa lindiaaa

tu sentiu na pele oque é um serviço desse porte, imagina oque é raspar cada cm² de um cofre desse. rsrsrsrs eu sei pq fiz no meu todo ele inteiro do zero. detona muito o cara, levei 90 dias direto ate final de semana pra sair da raspagem ate ultima cada de tinta. cança, mais a recompensa de saber que o material ali agora é novo e sem podre escondido é mais gratificante :D
Aquela parte parece ferruguem mas nao é. O remendo que o cara fez a lata era laranja e parece ferrugem. Ali vou deixar bem escovado, limpo e refazer o remendo. Hoje dei uma boa geral ali e já esta bem melhor. Agora vou procurar alguem para refazer o serviço descentemente já que agora estou sem grana para comprar a maquina e eu mesmo fazer.

O seu cofre ficou lindo. Hoje meu pai estava falando que era loucura o que eu estava fazendo, e eu só pensando, é que ele nao viu o que o Rafaelo fez :lol: . As pessoas nao entendem, nos acham malucos :lol: .

A parte da "churrasqueira" estava pensando como vou pintar a parte de cima dela. Como vai chegar tinta? Teria que pintar de fora (pela grelha) para dentro?
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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Esse tubo que sai do bloco onde fica a bomba dágua esta no osso.
Isso na retifica eles arrumam (trocam)?
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Outra duvida que tenho é em relacao a essa mangueira do carburador. Ela é a mangueira de injeçao de gasolina da partida a frio. É assim mesmo essa tubulaçao estar esmagada?
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Rafaelo
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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ah de longe jurava que era ferrugem, menos mal que nao é. sim, agora pode proteger com fosfatizador. se tiver uma lixadeira com flap disc tu pode alisar o metal com o remendo, depois pode fazer o acabamento com massa poliester, dae fica imperceptivel e muito bom ate. pra te fazer a verdade nao sei o serviço do funileiro ruim, é simples OK, mais ta longe de ser pessimo ou ruim. pior é se tivessem usado acetileto. da pra melhorar ainda mais, manda umas foto de mais perto pra te ajudar no termino do reparo. nao é caro esse equipamento novo chines.

pois é aqui ali deu muita horas de serviço, dedos ferrados, po, queimadura mais fica muito bom e seguro. é que o pessoal que nao é da area acha estranho,maluquise,doente,e etc. mais pra quem é da area como eu e outros e ate mesmo voce em menos intesidade é super normal isso, carro nao nasceu com o motor la, ele entra e sai. pessoal quando olha acha que é desmanche, nao vai mais funcionar aquela ajuda toda rsrsrsrs. ainda bem que aqui o pessoal tanto de casa como os de fora ja respeitam mais. porem no começo nao foi facil nao...

a grelha tu diz lado interno? lado interno nao tem como pintar com pistola, eu mesmo nao pintei e muito menos removi o protetor por nao achar nescessario. esta tudo intacto sem ferrugem alguma e pela dificuldade nao fiz nada ali. apenas limpeza com thinner. ali o melhor metodo é spray galvanizador frio, caso nescessite. nao foi meu caso.
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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Rafaelo escreveu:ah de longe jurava que era ferrugem, menos mal que nao é. sim, agora pode proteger com fosfatizador. se tiver uma lixadeira com flap disc tu pode alisar o metal com o remendo, depois pode fazer o acabamento com massa poliester, dae fica imperceptivel e muito bom ate. pra te fazer a verdade nao sei o serviço do funileiro ruim, é simples OK, mais ta longe de ser pessimo ou ruim. pior é se tivessem usado acetileto. da pra melhorar ainda mais, manda umas foto de mais perto pra te ajudar no termino do reparo. nao é caro esse equipamento novo chines..
Eu deveria ter tirado uma foto do antes de eu começar a fuçar no remendo. Estava terrivel, cheio de rebarbas de ferrugem, com um espaço entre a lata externa e parte do remendo. Alí nessa foto, eu já tinha dado uma cutucada alí com escova de aço, esmeril e martelo de funileiro. Quando terminei de mexer alí, já está com outra cara, bem limpinho, sem rebarbas, região 98% livre de ferrugem. Os outros2% que é bem no canto, lixei o máximo possivel e apliquei ferrox. Nao apliqeui o pfv pq tinha que esperar o ferrox secar.
Esse disco flap é aquele bem pequeno flexivel né? Esse nao tenho, o que tenho é o esmeril angular.

Rafaelo escreveu:a grelha tu diz lado interno? lado interno nao tem como pintar com pistola, eu mesmo nao pintei e muito menos removi o protetor por nao achar nescessario. esta tudo intacto sem ferrugem alguma e pela dificuldade nao fiz nada ali. apenas limpeza com thinner. ali o melhor metodo é spray galvanizador frio, caso nescessite. nao foi meu caso.
Pois é, depois que passei o thiner que pensei, putz, e agora como vou pintar isso?!

Nao sei se é assim mesmo, mas na pintura do meu carro o thiner dissolve ela todinha, ele tira tudo e fica só no fundo original. Que tinta é essa que sai tão fácil? É acrilica?
Rafaelo
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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ah legal, entao eu deixaria assim mesmo. nao perderia tempo em refazer, tu mesmo pode terminar de uma forma bem honesta, quanto mais o reparo atingir a forma original da peça melhor, com o flap usando moderadamente consegue isso, se usar demais pode afinar.

sim, é um disco com cerdas lixa 80 semi flexivel, o disco angular é muito agressivo pra isso,acaba comendo muito material.
flap: http://www.norton-abrasivos.com.br/land ... ?id=171856

é acrilico, acrilico é super fraco e dissolve com "thinner universal" ae vai amolecer e intopir a lixa. pra limpar a lixada e a sujeira toda tem que ser com desengraxante que nao agride. e se for pintar por cima nao esqueça de bloquear com um Sealer. e nao precisa usar fosfatizador ae nao... se vai usar como fundo esse material original, lixe ele, use o selante especial(bloqueador), depois pode passar o primer pu hs. dessa forma é garantido que nao vai dar problema de incopatibilidade e erros posteriores.
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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

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Rafaelo escreveu:ah legal, entao eu deixaria assim mesmo. nao perderia tempo em refazer, tu mesmo pode terminar de uma forma bem honesta, quanto mais o reparo atingir a forma original da peça melhor, com o flap usando moderadamente consegue isso, se usar demais pode afinar.

sim, é um disco com cerdas lixa 80 semi flexivel, o disco angular é muito agressivo pra isso,acaba comendo muito material.
flap: http://www.norton-abrasivos.com.br/land ... ?id=171856

é acrilico, acrilico é super fraco e dissolve com "thinner universal" ae vai amolecer e intopir a lixa. pra limpar a lixada e a sujeira toda tem que ser com desengraxante que nao agride. e se for pintar por cima nao esqueça de bloquear com um Sealer. e nao precisa usar fosfatizador ae nao... se vai usar como fundo esse material original, lixe ele, use o selante especial(bloqueador), depois pode passar o primer pu hs. dessa forma é garantido que nao vai dar problema de incopatibilidade e erros posteriores.
Vou providenciar esse flap.

Qual parte vc fala que nao preciso fosfatizar?

Entao antes de aplicar o fundo pu hs no carro todo eu tenho que aplicar esse Sealer? Entao se eu aplicar o fundo pu hs sem aplicar o sealer é perigoso arruinar meu serviço? Como faço Rafelo, aplico esse sealer e depois de quanto tempo posso aplicar o fundo?
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