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Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 27 Jun 2016, 15:17
por Carlos A. Freire
Confio mais na tabela da montadora, onde "bate" com os que vieram nos meus carros, família e amigos. Ao comprar em concessionária, Disbrasa, Tigre e Viamar e, em distribuidores como na Accioly e Bonotti, também aplicava igual ao que está na tabela da montadora. Se a tabela estivesse errado, no livro e depois em mídia digital, certamente eles saberiam e informariam.
Alguns Monza da família, compraram 0km.
93215642 - CepChev indica somente para Monza EFI 1.8 álcool. Nem consta o código na MTE.
93237475 - CepChev indica para Monza EFI 1.8 gasolina, 2.0 gasolina e 2.0 álcool, nem consta o código na MTE e na Wahler para aplicação de equivalência.
Abs,
Carlos Freire
Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 27 Jun 2016, 18:06
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pessoal.
Esse assunto está complicado. Vejam o que consta no catálogo da VDO:
O número final, 92, indica a temperatura de início de abertura das válvulas termostáticas.
Eu achava que motores à álcool funcionavam mais quentes.
A Ford utiliza válvulas termostáticas eletrônicas nos motores flex. O funcionamento delas é idêntico ao das válvulas do Monza, com uma pequena diferença: existe um aquecedor elétrico que aquece a cera do miolo da válvula. A UCE sente o combustível que está sendo utilizado e manda uma corrente para a válvula abrir antes, no caso da gasolina.
Interessante é que em outro catálogo da VDO, com figuras, aparecem as duas válvulas (para álcool e gasolina) sem o flange.
E agora?
Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 27 Jun 2016, 18:38
por waldir
Ao comprar em concessionária, Disbrasa, Tigre e Viamar e, em distribuidores como na Accioly e Bonotti, também aplicava igual ao que está na tabela da montadora.
Ano de 2016, nem todos monzeiros compram nas concessionárias, em principio fogem delas por sobrepreço em relação ao mercado de reposição. Nem todos os Monzeiros compram Accioly e Bonotti. Compram nas autopeças/revenda que estão munidos dos catálogos dos fabricantes para consulta e aviar o produto ao cliente... e a Wahler é uma que forneceu diretamente à montadora... por que produziria um erro no catálogo e produção mais ou menos ativa para o mercado de reposição?
A maioria dos Monzeiros não tem e nem consultam o CepChev (cuja cópia na Internet é pirata e digo que é excelente para quem tem e consulta)
E por falar em CepChev... Carlos você teria a correspondência das siglas que constam no Cep Chev GKL GKLM etc?
G Monza SL
K Monza SL/E
L Monza Classic SE
M é GLS

Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 27 Jun 2016, 19:24
por Carlos A. Freire
Waldir, eu mencionei as concessionárias e distribuidores Chevrolet, pois fazia muito uso deles quando esse Monza e demais que tive eram novos. Além disso, tivemos na família Monza GLS 94 e SL/E 91 comprado OKm. Mencionei tudo isso como referência antiga de aplicação. Naquela época ainda se usava livro ou manual de papel.
Meu Monza GLS 96 está comigo a 17 anos. Eu que fiz a primeira troca de VT e a que estava nele e sempre apliquei foi a 92/107, vendida nessas lojas de peças e concessionária Chevrolet. Sem eu pedir e apenas falando ano e motor já me vendiam essa peça. Por isso acredito no catálogo Chevrolet, por estar no carro e por me venderem igual.
Hoje, 2016, como disse antes, apliquei a Wahler 92/107
e não na embalagem GM.
Muito antigamente eu sabia dessas descrições, agora de cabeça e respondendo pelo celular eu não me lembro. Se não estiver enganado, tem as descrições dessas legendas no mesmo CepChev.
Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 27 Jun 2016, 19:37
por waldir
Entendi o que vc explicou relativo as concessionárias e revenda.
Atualmente o sistema informatizado nas autopeças onde compro o balconista já pergunta:
Qual a montadora?
Qual o modelo?
Qual o ano?
Gasolina ou Álcool?
Dependendo da peça: é com ar ou sem
Então se eu disser Monza/95 Álcool
Válvula Termostática vão me vender Wahler 3132.92 ou MTE 230.92 VDO D37 230.92 e virá sem o famigerado disco
Na dúvida puxam o catálogo do fabricante e conferem (idem para mangueiras e outras peças)
Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 27 Jun 2016, 19:42
por Luiz Carlos (Rio)
L= Classic
G= SL/GL
K= SLE/GLS
M= SR
08= Hatch 3 portas
11= Sedan 2 portas
69- Sedan 4 portas
A Magneti Marelli também especifica números diferentes para Monzas à gasolina e álcool:
Como eu disse em mensagem anterior, eu achava que motores à álcool trabalhavam mais quentes. No Chevette, por exemplo, havia uma diferença de 15 graus no início da abertura da termostática (75º para 90º) e nos Monzas mais antigos chegava a 10 graus (82º para 92º)
abs
Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 28 Jun 2016, 12:34
por waldir
Luiz Carlos, obrigado por mais essa informação.
waldir
Re: FLUXO NO SUPORTE DA VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Enviado: 01 Out 2016, 12:40
por Carlos Ferreira
Amigos, me de uma ajuda, meu carro também queimou a junta e acabei trocando o cabeçote para não precisar retificar o que estava nele por razões de custo...
Reparando bem vi que ele tem radiador de ar quente, mas está desativado, quero saber como eu ligo as mangueiras corretamente, fiquei em duvida olhando as conversas... Pelo que eu entendi eu ligo a mangueira na posição 2 da VT e na conexão do meio do tudo de distribuição como a imagens abaixo?
