Buenas povo!
Desculpem a sumida, mas as corridas estão pegadas, hehehe!
Não bastasse o vovô para lidar, andei as voltas com a revisão do meu carro de uso, dentre otras cositas más, hehehe!
Resumidamente, a coisa está muito devagar! Estou quase perdendo a paciência com os sujeitos. É evidente que o Monza está sendo preterido, mas vou eu fazer o quê se o meu carro está lá totalmente desmontado e dependo da boa vontade de ver ele inteiro de novo, com as devidas peças no lugar?! Enfim, nessas, tenho tentado, diplomaticamente, incutir a ideia de que "olha, eu disse que era para ser um trabalho minucioso e que poderia ser com calma, mas também quero que seja para esta vida"...
Quanto ao carro, andaram aparecendo mais umas coisinhas que demandaram atenção.
Se antes eu achava que tinha desmontado o carro inteiro, agora tenho certeza: de mecânica, acho que só o bloco e o cabeçote no lugar.
Resolvemos revisar todo o motor de vez, desmontando o que ainda tinha sobrado. Ainda, já estão pintadas as peças da suspensão e começamos a operação de remonte.
Mas, mais uma vez, notamos algo que não estava 100%: com toda a suspensão traseira desmontada, aproveitei para checar o tanque de combustível. Em que pese íntegro no seu interior, bastando apenas uma limpeza, o visual exterior estava lamentável! Assim, a ordem foi limpar, raspar, lixar e pintar:
Minha única dúvida seria a cor original dele (Zé Frisinho mode on). O mecânico tinha pensado num preto, mas como tinha uma parte que ainda aparecia pintura original, seguimos com uma espécie de cinza/prata, não tenho certeza se não seria uma espécie de prime original da fábrica.
De resto, fica a expectativa, só aumentando. Louco para ver esse carro zerado de novo, poder sentar no banco do motora e levar ele para passear.
Ainda, vasculhando pela net, achei um manual de manutenção do Monza 1990, acho que boa parte das informações nele deve servir para o modelo 1989. A título de curiosidade, segue o esquema do código VIN (acredito que a grande maioria saiba, mas confesso que foi novidade para mim, por isso compartilho com os demais padawans do forum, hehehe):
Interessante notar a letra escolhida para o código da linha do veículo, acredito que não por acaso, mas logo a letra "J" para o Monza, código esse usado no desenvolvimento do projeto pela GM.
[]'s.