Tubo de plástico atrás do cabeçote?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego Denizar
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Tubo de plástico atrás do cabeçote FOTO PAG 2

Mensagem não lida por Diego Denizar »

Bom dia amigo!

O tudo do meu monza quebrou hoje pela manhã, cheguei no serviço, estacionei, e 30 minutos depois o vigilante me ligou perguntado se o meu carro tinha vazamento no radiador, disse que não, daí ele me mandou ver pq tinha vazado muita água. Cheguei lá, abri o capô, e de cara vi a mangueira grossa igual a da foto solta, quebrou um pedaço do tubo de plástico, bem onde tem um resalto para apertar a braçadeira e não deixar a mangueira escapar com a pressão.

Deu para colocar a mangueira no lugar e apertar, mas acho que se der muita pressão ela vai escapar, oq vcs acham?
Queria que aguentasse até eu chegar em casa para trocar esse tubo. :(
As minhas dúvidas são:

É muito complicado de trocar em casa?
Depois da troca, é só ligar o carro para circular a água?
No encaixe das mangueiras, tem algo para passar que de vedação total quando apertar as braçadeiras?
O meu monza é 94, GLS com AR/C, injeção em um bico, é só pedir a peça por TUBO DE FLUXO DA ÁGUA MONZA COM SAÍDA DE AR?

quebrou o comecinho do tudo, onde vai essa mangueira grossa, circulado em vermelho na foto.
Imagem
Diego Denizar
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tubo de plástico atrás do cabeçote?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se quebrou é porque já está ressecado e vai quebrar em outro lugar. Troque o mais rápido possível esse tubo.
Para trocar em casa até dá, vai depender das ferramentas que tem, noção ou conhecimentos de mecânica de autos. Mas devo dizer que é muito trabalhoso, pois boa parte do serviço é feito por baixo do carro. Se não tiver como levantar bem, ficará complicado.
Após a troca e recolocação de água mais aditivo na proporção recomendada no rótulo da embalagem, deve fazer a sangria do sistema de arrefecimento. Se não o fizer, vai ficar com ar, o líquido não vai circular e o motor vai super aquecer.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Diego Denizar
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por Diego Denizar »

Carlos A. Freire escreveu:Se quebrou é porque já está ressecado e vai quebrar em outro lugar. Troque o mais rápido possível esse tubo.
Para trocar em casa até dá, vai depender das ferramentas que tem, noção ou conhecimentos de mecânica de autos. Mas devo dizer que é muito trabalhoso, pois boa parte do serviço é feito por baixo do carro. Se não tiver como levantar bem, ficará complicado.
Após a troca e recolocação de água mais aditivo na proporção recomendada no rótulo da embalagem, deve fazer a sangria do sistema de arrefecimento. Se não o fizer, vai ficar com ar, o líquido não vai circular e o motor vai super aquecer.

Abs,

Carlos Freire
Ok, vou trocar, mas essa sangria, você pode me dizer como é que se faz?
Diego Denizar
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Deve soltar o sensor de temperatura até que saia todo o ar.

Temos tópicos sobre esse assunto, inclusive com imagens. Use a ferramenta de busca para verificar os procedimentos. Um deles está no procedimento de limpeza do sistema de arrefecimento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
josue faccin
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por josue faccin »

o pessoal estava com um vazamentinho no meu sistema ...resolvi dar uma checada verifiquei
verifiquei e nada resolvi dar uma apertadinha nas abraçadeira e ta beleza!
com o carro ligado resolvi ver como ficou dai dei uma mexidinha na mangueira que sai do tubo flauta e
notei que estava com um vazamento.
resumindo quebrou,tava com o portao aberto para dar uma voltinha :smt010 :smt005
Imagem
ai em cima as peças que troquei no mesmo esquema de funcionamento(resolvi trocar tudo)
Imagem
eu ja estava suspeitando dessas marcas esbranquiçadas ai no tubo
segue ai a dica quem estiver com essas marcas ai...taaavazandoo ai sim!!!
O custo foi de R$108,00
mao de obra R$00,00 :smt023 GRAÇAS AO FORUM
abraço galera
ImagemImagemImagem
CLASSIC, 1.8 GASOLINA 1986, AR,DIR,VIDRO, TRAVA ELETRICA,4P
Atual sl/e 1.8 91/92 2p
policevip
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por policevip »

Diego Paiva escreveu:Acho que esta mangueira que está com um tampão era do ar quente.... essa mangueira é parecida com a que troquei do meu monza. Se não estou enganado, paguei 48 reais em uma original GM :smt023
paguei o mesmo valor com a mao de obra ficou 85,00, mais vale a pena tambem troqueias mangueira como o amigo disse elas ficam viciadas e não aguentam a pressão.
Deus nos dá a liberdade pra ser feliz, ainda mais se for dentro de um Monza.
mk_pontes
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por mk_pontes »

Diego Paiva escreveu:Marcell, o Marcel Murai, seu xará, me passou a relação de mangueiras do monza EFI, como o seu é MPFI, acho que muda algo, mas se mudar, é pouca coisa :smt023

Ai vai a relação!

52264815 - Mangueira inferior do Radiador(Vai do radiador ao tubo e no meio vai pro reservatorio é uma grande)
93201927 - Do coletor admissão à cx. termostato (Famosa mangueira de 3 pontas)
52256063 - Do coletor ao Tubo.
52256057 - Radiador ao reservatório.
90128022 - Bomba d'agua ao tubo.
52256058 - Do radiador à termostática.

*52285989 - Da Cx. termostato ao radiador de ar quente
*94635409 - Do tubo ao radiador de ar quente

Valeu!
Amigo, aonde tem a mangueira original inferior do radiador para vender ? já procurei e não encontrei.
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1990
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Bom dia amigos, estou com o mesmo problema do amigo Diego Denizar aconteceu igual comigo, agora quero saber se pra trocar tenho que tirar o Coletor De Admissão ou se da pra fazer sem o tirar, e se eu tirar o coletor terei que fazer algum plaine ou mandar pra retifica ? Já procurei aqui e não achei o passo a passo pra trocar o Cano De Refrigeração desde já agradeço aos amigo!

Ps. o meu e Automático e mais fechado tem o cano do oleo do cambio que atrapalha até chegar nas mangueiras

Monza Classic 92/92 EFI Automático
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Responder