Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por dentro

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciometro de co, fatos e verdades//// parte 2 por de

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Então,

No meu carro, sempre fiz os ajustes com analisador de gases, sempre pra ficar em 1% de emissão de CO. Em outras situações eu alterei a pela tensão pra fins de teste, nunca pra uso contínuo.

E como já disse, os valores "em volts" no potenciometro sempre foram fora dos "padrões" estipulados pelos manuais por aí, quando foi feito com analisador.

Agora, isso da mistura variar em relação ao combustível utilizado, temp. do ar, umidade rel. do ar, etc., faz sentido com certeza. Principalmente numa cidade como a de Curitiba, que pela manhã pode estar um frio de inverno e a tarde um calor de verão, ou até pela variação da qualidade do combustível em postos, mesmos próximos, mesma bandeira, etc. Verdade, aqui a gente sofre e muito com combustível adulterado em postos ditos de bandeira, já tive problemas, não só com o Monza, mas com outro carro (Renault Megane) em que eu passei abastecer os dois carros em um Posto Shell, onde o Monza começou a falhar e ficou com um consumo absurdo, e a Mégane não falhava, mas fazia 6 km/l na gasolina! (Normal dela é 11 km/l, dentro da cidade).

Penso que o Monza EFI por ser malha aberta, um monte de coisa, além do combustivel, temp. do ar, umidade, sincronismo, compressão do motor, sistema eletrico, etc, pode influenciar no ajuste de CO dele, como regulador de pressão (se é original de fábrica, ou já foi trocado, e como está ajustado), ajuste da borboleta em Idle (mexeu nesse setor, primeira coisa que altera é o sinal do sensor map e tps), ajuste do ponto de ignição via distribuidor (já vi muita gente ajustar errado isso aí, deixando o distribuidor atrasado ou adiantado demais, por pegar marca de referência errada na polia ou até pelo fato do encravamento do eixo do distribuidor estar frouxo ou saido da posição original), conjunto HEI/EST (bobina plástica, modulo HEI, bobina impulsora), bico injetor quanto a vedação, vazão, equalização dele (os bicos novos aí no mercado de reposição não valem nada! grande parte são chineses, inclusive alguns delphi), valvula IAC emperrada, ou com funcionamento errático altera a tensão no sensor MAP, valvula EGR (modelos pos 95, ou transmissao AT 91-96) travada aberta, etc...
FelipeLichirgu
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

perai tche , calma , pisa no freio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tu ta repetindo coisas que ja expliquei , mas ta botando granulado colorido nos de chocolate kkkkkkkkkkkkkk

eu nunca disse que a sonda wide seria ruim, e eu tambem ja me conformo com uma HIS com painel , se for pra ter uma wide entao estarei planejando algo com teu monza etc...

outra , cansei de dizer que sempre se faz esse ajuste com o analizador no escape , depois ,, que os ajustes somente pra có é muito relativo nao serve apenas com muiltimetro ou só scaner , mesmo que venha arriscar a achar que acertou e ate ficar economico em consumo etc.... que possa dar mistura muito pobre ,

eu nao peço e nao me lembro de ter pedido pra ninguem aqui fazer o que eu faço , eu faço porque eu sei ate onde chego e a responsa é minha e compartilho sem vergonha nenhuma se deu certo ou nao ,

os valores que dao porai na net, ytob ... ja condenei ,apenas por multimetro ou so scaner nao pode , nao serve pra afirmar que ta bom e ta certo , pois eu faço testes e marco no caderno tudo , tudo mesmo e nao por achar que deu certo a nao ser que tenha prova disso

por exemplo eu tava andando e testando sem usar nada no escape pra ajudar , eu tava com 3.78 , depois de umas mexidas aqui e ali , baixei pra 2,98v , e qual foi a diferença ? o carro acelera melhor , consumo ideal , desempenho melhor, o cheiro menos forte , partida melhor e porai vai , mas nao significa acertei ,pode ser que sim ou que nao mas deixei assim porque a meu ver e saber do comportamento do carro ele ficou melhor do que antes ,

entao nao posso dizer que todos efi a alcool tem de ficar com o mesmo valor do meu apenas com multimetro

só com multimetro ou só com escaner nao se afirma que ta certo e preciso , tem de usar analizador no escape e bom ou uma sonda fixa no escape com leitura como tu diz, o resto relativo sao pontos externos, condiçao de manutençao do carro

eu so uso multimetro pra gabaritar o comportamento do carro em tudo , mas nao afirmo em lugar nenhum que pra acertar esse seja o modo correto ,
tem muita coisa se equivocando coma galera do efi por conta de drogas de video da internet

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)

dutra s a escreveu:
eu so uso multimetro pra gabaritar o comportamento do carro em tudo , mas nao afirmo em lugar nenhum que pra acertar esse seja o modo correto ,
tem muita coisa se equivocando coma galera do efi por conta de drogas de video da internet

abs estamos ai
Sim, concordo contigo, o multímetro é pra se ter uma referência daquele ajuste... eu mesmo toda vez que fiz ajuste no carro, fui lá e medi com o multímetro quanto tava dando em volts, e anoto o valor, por sinal, também.
FelipeLichirgu
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Dutra so estou explicando os fatos relaxa...

agente ja sabe que só deve acertar com sonda ou analisador, ninguem vai se matar aqui por isso né, mas é bom explicar a fundo (tecnicamente) o pq disso, e nao so ficar falando pra fazer dessa forma. se acostuma, nao sei comentar esses assunto da minha area de forma leiga ou de forma resumida. ja é pela minha formação e pelos meus costumes de trabalhos nesse ramo da eng automotiva(eletrica e mecânica). alem de dar assistencia pro grupo Megasquirt, hoje estou criando a minha propria marca de injeção programavel voltada pro setor OEM(carros originais de passeio) e produto de Injeçao prog e espero sair da MS e trilhar meus próprios caminho, se tudo der certo, ate o fim do ano que vem, vamos ter uma ECU pro motor N20XF feito pro monza, e outra pro pessoal da EFI com sistema de malha fechada e sensor temp da admissao, ae o nivel dos EFI vai subir incrivelmente pq se trata de uma 32bits contra um 8bits(multec700) mas ae é outro papo rsrsrs

obs: nao existe MS 32 bits, haaaaaaaa deixem eles cotar a dolar, fiquem a vontade heheheh

sim, oque tu sentiu na pratica é que tu saiu da mistura rica pra pobre pelo oque percebi, agora quanto? e como? nao sabemos. nesse caso nem precisa de multimetro. é so acertar e andar mesmo...

----------------

Felipe, tem isso ainda... sao mais coisa que influenciam na mistura, ou seja, valor de tensao algum pode ser uma referencia. bem lembrado! filtro sujo tb influencia o filtro sujo tende a deixar a mistura mais pobre e nao o contrario. tem a taxa tb... e por ae vai

-------------

meu papel aqui é informar. nao ganho nada com isso e tao por perco, pq se fiz uma pessoa mais experiente ja vale meus dedos digitados aqui!,
so acho um absurdo ter que calibrar o motor tempos em tempos e quando se faz custa caro.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)

Rafaelo escreveu: so acho um absurdo ter que calibrar o motor tempos em tempos e quando se faz custa caro.

Com certeza... e outra, porque antigamente, tempo dos carburados, os motores não duravam nada, era 80/100/120 mil km no máximo um motor durava sem retificar, ou dependendo do caso até trocava o motor... simplesmente, porque o conhecimento técnico, na turma em geral, era o mínimo do mínimo kkkk ajustava-se carburação no tato e no ouvido.. pior ajustavam ponto de ignição, principalmente em fusca, girando o distribuidor e "achavam o ponto do carro" quando a rotação ficava mais alta. hahaha junto com a gasolina comum de baixa octanagem, admitindo ar quente, era batida de pino torto à direito.
FelipeLichirgu
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Felipe Lichirgu escreveu:Com certeza... e outra, porque antigamente, tempo dos carburados, os motores não duravam nada, era 80/100/120 mil km no máximo um motor durava sem retificar, ou dependendo do caso até trocava o motor... simplesmente, porque o conhecimento técnico, na turma em geral, era o mínimo do mínimo kkkk ajustava-se carburação no tato e no ouvido.. pior ajustavam ponto de ignição, principalmente em fusca, girando o distribuidor e "achavam o ponto do carro" quando a rotação ficava mais alta. hahaha junto com a gasolina comum de baixa octanagem, admitindo ar quente, era batida de pino torto à direito.
sabe oque eu regulo no tato e no ouvido? minhas maquinas motorizadas... sou mec 2 e 4T em carburador, isso pra mim é a coisa simples. desde 2000 eu faço as manutençoes das minhas maquinas.
* roçadeira 2T 43cc e 2cv: MO 2 a 3x por ano
* soprador Husqvarna 2T 23cc e 1cv: MO 2x por ano
* maq corta grama 4T 150cc e 6cv: MO 2X por ano
* motor poda 2T 63cc e 3,5cv: MO 1x por ano
* maq corta grama 4T 3,5cv: ta morta devido o carburador deu perda total...

todas essas maquinas eu tenho que regular o carburador pelos sentidos. ae sim! é valido. é coisa simples, mexe 2 parafuso, deixa aquecer e ta feito. conheço 2T e sei o ponto certo, cheiro, calor dos gases, rotaçao, e tempo de resposta, e carga. facinho...

agora motor de carro é um pouco mais exigente, tem o ponto, tem os dispositivos(apesar que essas maquina ae em cima tb tem afogador), ae o negocio é mais "complicado" vai precisar de sonda ou analisador. com esse equipamento é tao facil de acertar.

o pessoal do carburador come terra senao tem uma sonda wide no carro. primeiro que mandam pra qualquer um, e hoje qualquer um é pior dos piores... é a realidade do brasil a anos. tem que acertar com equipamento de precisao, senao vai acontecer de queimar combustivel pelo escape. fora de carbonizaçao do motor é o maior veneno que existe pra um motor durar mais.

------------

meu pai tinha um gol 1.0 8V AT MPFI 56cv 2003 gol especial bolinha, era pra trabalho, meu pai morreu e ele estava com 245,000 km algo assim, nas minhas maos e na dele principalmente durou e entreguei o carro ainda muito bem, sem bater ou fumar. original lacrado!
1° manutençao de oleo antes do prazo
2° saber andar de 1000, 99% das pessoas NAO sabem... e olha que nos moranos na serra. nao tem plano aqui dae te faz uma ideia do que falo
3° mandar fazer sempre no mesmo lugar e gente qualificada e conhecida

dae dura, hoje deve ter morrido o gol, entregamos pra firma...

oque eu quero dizer com isso? é so uma questao de educação e inteligencia. sabendo e fazendo o certo seus carros vao durar toda vida!

os carros com IE avançada duram mais o motor, e poderiam durar muito mais se parecem com essa ...-ria de flexivel. eu conheço o algortimo desse treco e da ate medo! nao é atoa que da conflito quando se troca de combustivel. meu cunhado tem um clio flex 1.6 aquele com motor de megane e potencia de monza 2.0 efi hehehee 110cv anda bastante o clio, mas se fazer meio a meio ou 1/3 pode esquecer vai dar um bug no sistema. agente verificou no scanner isso, ou seja nao vale nada! ou tu poem 100% ou tu vai ter uma "gamgorra" na ECU uma hora é alcool uma hora é gasolina. uma verdadeira porcaria. o proprio N20XF em 2009 saiu de fabrica batendo pino lembram? devido o flex....

se fosse mono combustivel duraria muito mais ainda!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Marcel Murai
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1995

Mensagem não lida por Marcel Murai »

É Rafaelo, aí já é questão de cultura do povo mesmo.
Povo não sabe votar....já começa aí....kkk
Gol 16V porcaria? ou o dono que é negligente?
Agora oque voce mencionou faz sentido, deixar teu carro na mao de pessoa qualificada. Isso serve pra 10% da população apenas.
Oque eu falo e repito, enquanto o povo colocar em prioridade preço atrás de qualidade. Estamos longe de ter coisa boa.
2021-Monza GLS 94/95 2.0 efi Vermelho goya
2019-VW Santana 1996 2.0 EECIV Vermelho
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS Azul Strauss
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)

Rafaelo escreveu:
Felipe Lichirgu escreveu:Com certeza... e outra, porque antigamente, tempo dos carburados, os motores não duravam nada, era 80/100/120 mil km no máximo um motor durava sem retificar, ou dependendo do caso até trocava o motor... simplesmente, porque o conhecimento técnico, na turma em geral, era o mínimo do mínimo kkkk ajustava-se carburação no tato e no ouvido.. pior ajustavam ponto de ignição, principalmente em fusca, girando o distribuidor e "achavam o ponto do carro" quando a rotação ficava mais alta. hahaha junto com a gasolina comum de baixa octanagem, admitindo ar quente, era batida de pino torto à direito.
sabe oque eu regulo no tato e no ouvido? minhas maquinas motorizadas... sou mec 2 e 4T em carburador, isso pra mim é a coisa simples. desde 2000 eu faço as manutençoes das minhas maquinas.
* roçadeira 2T 43cc e 2cv: MO 2 a 3x por ano
* soprador Husqvarna 2T 23cc e 1cv: MO 2x por ano
* maq corta grama 4T 150cc e 6cv: MO 2X por ano
* motor poda 2T 63cc e 3,5cv: MO 1x por ano
* maq corta grama 4T 3,5cv: ta morta devido o carburador deu perda total...

todas essas maquinas eu tenho que regular o carburador pelos sentidos. ae sim! é valido. é coisa simples, mexe 2 parafuso, deixa aquecer e ta feito. conheço 2T e sei o ponto certo, cheiro, calor dos gases, rotaçao, e tempo de resposta, e carga. facinho...

agora motor de carro é um pouco mais exigente, tem o ponto, tem os dispositivos(apesar que essas maquina ae em cima tb tem afogador), ae o negocio é mais "complicado" vai precisar de sonda ou analisador. com esse equipamento é tao facil de acertar.

o pessoal do carburador come terra senao tem uma sonda wide no carro. primeiro que mandam pra qualquer um, e hoje qualquer um é pior dos piores... é a realidade do brasil a anos. tem que acertar com equipamento de precisao, senao vai acontecer de queimar combustivel pelo escape. fora de carbonizaçao do motor é o maior veneno que existe pra um motor durar mais.

------------

meu pai tinha um gol 1.0 8V AT MPFI 56cv 2003 gol especial bolinha, era pra trabalho, meu pai morreu e ele estava com 245,000 km algo assim, nas minhas maos e na dele principalmente durou e entreguei o carro ainda muito bem, sem bater ou fumar. original lacrado!
1° manutençao de oleo antes do prazo
2° saber andar de 1000, 99% das pessoas NAO sabem... e olha que nos moranos na serra. nao tem plano aqui dae te faz uma ideia do que falo
3° mandar fazer sempre no mesmo lugar e gente qualificada e conhecida

dae dura, hoje deve ter morrido o gol, entregamos pra firma...

oque eu quero dizer com isso? é so uma questao de educação e inteligencia. sabendo e fazendo o certo seus carros vao durar toda vida!

os carros com IE avançada duram mais o motor, e poderiam durar muito mais se parecem com essa ...-ria de flexivel. eu conheço o algortimo desse treco e da ate medo! nao é atoa que da conflito quando se troca de combustivel. meu cunhado tem um clio flex 1.6 aquele com motor de megane e potencia de monza 2.0 efi hehehee 110cv anda bastante o clio, mas se fazer meio a meio ou 1/3 pode esquecer vai dar um bug no sistema. agente verificou no scanner isso, ou seja nao vale nada! ou tu poem 100% ou tu vai ter uma "gamgorra" na ECU uma hora é alcool uma hora é gasolina. uma verdadeira porcaria. o proprio N20XF em 2009 saiu de fabrica batendo pino lembram? devido o flex....

se fosse mono combustivel duraria muito mais ainda!
Eu sempre fui contra motor flex... até porque na real se analisar, um motor é feito pra rodar com tal combustível.. no meu ver, muitos flex por aí, não passam de motores à alcool adaptados pra rodar com gasolina... sim eu me lembro do fato dos N20XF batendo pino... a própria GM mudou a programação das ECU pra sanar esse incoveniente... fora os VW que você vê por aí batem pino torto a direito... meu pai há muitos anos trabalha em industria automobilística, sendo a maior parte da carreira dele com motores... assim, em 1999 aqui em Campo Largo na região metropolitana de Curitiba, na planta de motores da BMW eles começaram a produzir um motor 1.6l supercharger, pra exportação (Oxford-Inglaterra), destinado ao Mini Cooper, de alta eficiência que rendia algo em torno de 168 cv naquela época, se não me falha a memória... agora não me lembro dos demais dados tecnicos desse motor, mas eu vou procurar aqui e ainda vou postar aqui no fórum... só que tem um porém, era um propulsor para exportação, primeiro que no Brasil a gente que esse tipo de coisa não chega assim tão fácil na mão do consumidor, e quando chega leva 30 anos kkkkkkkkk, e outra, combustível. Lá na planta em Campo Largo, tinha tanques de gasolina de alta octanagem da Texaco, que era utilizada pra fins de testes nos motores no dinamômetro, pois com a nossa gasolina o teste era 'furado' e dava pau no motor. Anos mais tarde, em 2005, eles aprimoram o motor, inclusive meu pai participou novamente deste projeto, e conseguiram tirar algo em torno de 180 cv no motorzinho. kkkkkkk
FelipeLichirgu
Responder