ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ventilador na velocidade 4 queima o fusível - com vídeo

Mensagem não lida por gabri_hawk »

ps.: ele cobrou R$ 80 dilmas pelo serviço.
Até que ele não cobrou caro não , bom sinal ! :smt023
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagem não lida por dmagno »

Acabei de vir da oficina, o cara não fez nada no motor, disse que testou o motor e não viu problema (nem sequer o abriu). Perguntei então ao mesmo qual o teste ele tinha realizado, me informou simplesmente que ligou na bateria e ele estava girando normal.

Acho difícil encontrar um diagnóstico melhor do que este na minha cidade.

O instalarei de volta no carro e irei medir a corrente diretamente no fusível. Depois disso vejo o que faço, baseado nas sugestões aqui.
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Savio Almeida »

dmagno, desculpe insistir, mas você mediu a resistência de cada enrolamento do induzido? Lamento que em sua região a qualificação dos profissionais seja tão baixa, mas você pode fazer a diferença. Sou mais você.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)

Savio Almeida escreveu:dmagno, desculpe insistir, mas você mediu a resistência de cada enrolamento do induzido? Lamento que em sua região a qualificação dos profissionais seja tão baixa, mas você pode fazer a diferença. Sou mais você.
Que pedir desculpa nada, eu é que agradeço!

Você já tinha falado isso mas eu não sei como, para mim aquilo ali era um enrolamento só. São vários? Em série? O que preciso fazer para medir de forma independente? teria que desmontar o induzido?
gabri_hawk
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por gabri_hawk »

Voce pode medir pelo comutador . Aquele anel segmentado onde as escovas o tocam . Encoste as pontas do ohmímetro na mesma posiçao em que as escovas ficam. Vai girando o motor devagar que você pega a resistência individual de cada rolamento e compare-as . :smt023 .
Imagem De pelado à completíssimo , tudo feito em casa. Tudo funcionando maravilhosamente bem !
Savio Almeida
Membro SR (Ní­vel 4)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Savio Almeida »

Melhor que medir com o multímetro entre as escovas é medir diretamente no coletor, pois as escovas tocam mais do que um enrolamento por vez. Para isso o induzido tem que estar fora do motor.

Cada enrolamento é individual e começa numa sapatinha do coletor e termina na sapatinha do lado oposto. Sapatinhas são aquelas fitas de cobre que ficam de comprido em volta do coletor. O coletor é aquele tamborzinho cheio destas sapatinhas de contato em uma das pontas do induzido, e onde ocorrem os contatos das duas escovas, uma de cada lado.
Monza 2.0 SL/E álcool 4P 1993 Vermelho Maiorca, AC, DH, VE, TE, RE
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)

gabri_hawk escreveu:Voce pode medir pelo comutador . Aquele anel segmentado onde as escovas o tocam . Encoste as pontas do ohmímetro na mesma posiçao em que as escovas ficam. Vai girando o motor devagar que você pega a resistência individual de cada rolamento e compare-as . :smt023 .
Savio Almeida escreveu:Melhor que medir com o multímetro entre as escovas é medir diretamente no coletor, pois as escovas tocam mais do que um enrolamento por vez. Para isso o induzido tem que estar fora do motor.

Cada enrolamento é individual e começa numa sapatinha do coletor e termina na sapatinha do lado oposto. Sapatinhas são aquelas fitas de cobre que ficam de comprido em volta do coletor. O coletor é aquele tamborzinho cheio destas sapatinhas de contato em uma das pontas do induzido, e onde ocorrem os contatos das duas escovas, uma de cada lado.
Opa pessoal!

Não me atrevi ainda a remover o induzido, então o que fiz foi anular a ação das escovas no coletor, utilizando para isso uma segunda posição das molinhas que empurram as escovas ao coletor, e distanciei as escovas do coletor. Feito isso passei para a medição de resistência via as sapatinhas. O que acontece:

Medindo entre as sapatinha de lado oposto: 0 (zero) ohm, medi todas (5) já que são 10 sapatinhas de lado oposto, e todas 0 ohms.

Depois vi que, na verdade, dá resistência zero de qualquer sapatinha para qualquer sapatinha, ou seja, não importa qual combinação de duas sapatinhas eu utilizar, dá sempre zero.

Minha opinião: acho esse fio esmaltado muito grosso, e acredito ali ter poucas voltas de fios (no "olhômetro" chutaria não mais de 20 voltas por enrolamento), o que justificaria ter resistência praticamente zero. Será que o consumo desse bixo não seria alto assim mesmo (+- 10A)?

ps.: medi com o multímetro analógico, na escala de 1x, o que me permite visualizar resistência a partir de 0,2 ohm. Para ser preciso, diria que a resistência medida seria de 0,1 ohm. Posso ainda medir com o digital, é que ele não está presenta na bancada agora.
Editado pela última vez por dmagno em 01 Dez 2013, 19:26, em um total de 1 vez.
dmagno
Membro SL (Ní­vel 1)

Complementando o post anterior, fiz uma pesquisa sobre motores para ventiladores, achei esse catálogo bosch aqui:

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 9_2010.pdf

Pesquisando nele, achei o motor de código '9 130 081 021', que serve ali para Kadett, Kadett GSI, Monza e etc...não deve ser o meu motor, mas estou tomando só como referência. Pesquisando sobre esse código, achei esse site com suas especificações técnicas:

http://www.casaferreira.com.br/bosch/pd ... 081021.pdf

Observei que, a depender de sua rotação, o consumo pode variar de 5 a 18A (se interpretei certo)!

Baseado nisso, será que esse meu motor está realmente com problemas consumindo uns 10A?
Responder