Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4223
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Herbert

Deixa eu te contar uma história.
Comprei um Monza GLS 94/95 em 1998.
Durante algum tempo não tive nenhum problema com ele.
Uma vez, voltando de uma viagem ao interior de São Paulo, na rodovia Castelo Branco, o ar condicionado do carro parou de funcionar.
No painel nenhuma luz acesa. Mas a voltagem no voltimetro do painel indicava que o alternador não estava gerando normal. Voltagem baixa.
Parei numa oficina de beira de estrada e o eletricista disse que eu precisava de um alternador novo.
No Monza, o ar condicionado só funciona se o alternador estiver gerando corrente.
Não confiei no eletricista e resolvi prosseguir viagem assim mesmo.
Rodei 2 horas com o alternador gerando pouca corrente, peguei um engarrafamento terrivel, a luz de bateria do painel começou a acender fraquinho. Chegando em São Paulo, parei na casa de um irmão meu que mora em Parada de Taipas.
Ele me levou a um eletricista conhecido dele, que condenou vários componentes do alternador, que era um Delco Remy de 80 Amperes, fabricado na Coréia do Sul.
Trocou diodos, regulador, um dos rolamentos (ele não conseguiu encontrar o rolamento pequeno) e na hora de instalar o alternador no Monza, notei que o cabo de saída do alternador estava com fita isolante em volta dele.
Desconfiei que alguma coisa estava errada.
Não deu outra. Chegando ao Rio, pouco tempo depois o carro apresentou o mesmo problema.
Como peças para o Delco Remy são difíceis de encontrar, e vários amigos disseram que aquela marca de alternador não prestava, resolvi comprar um novo. Paguei na época 400 reais por um Bosch de 75 Amperes. Eu havia pesquisado alternadores Bosch remanufaturados pela Wapsa, mas o preço mínimo que encontrei foi 450 reais.
Bom, instalei o alternador novo e....o problema continuou.
Quase pirei.
Descobri, logo que comecei a remover o alternador Delco, que o cabo de saída estava em frangalhos. Deu zinabre nele, estava se desmanchando.
Consegui, na época, encontrar um chicote novo, original, e instalei o mesmo junto com o alternador novo.
Contei essa história toda para mostrar que troquei um alternador sem precisar. Tenho até dúvidas se na primeira vez que tive problemas, na estrada, o eletricista não me enganou. Ou substituiu peças sem testar. Lembro que o serviço ficou bem salgado na época.
A prova disso é que o Delco Remy está instalado atualmente no meu Monza GLS 94, funcionando perfeitamente.
Ah, meu Monza atual também apresentou o mesmo problema no cabo.
Como não encontrei um chicote novo, cortei 3 cm do cabo velho e soldei novo conector. Além disso, instalei um cabo adicional entre o alternador e o motor de arranque.
Não precisei soldar, parafusei esse cabo adicional no terminal de força do motor de arranque. Ficou melhor do que o original. Agora, ao invés de um, a corrente tem 2 cabos para circular.
Antes de mexer no seu alternador, ou trocar o mesmo, dê uma olhada nesse cabo. É comum acontecer o que aconteceu com meus 2 Monzas.
Se quer mesmo instalar um alternador mais novo e de maior capacitade, tudo bem. Mas não deixe de atentar para o tal cabo. Senão, esses 120 amperes de corrente vão ter dificuldade em circular. De preferência, instale mais um cabo entre o alternador e o motor de arranque, como reforço.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por Leocastro »

Luiz Carlos, excelente relato!

Eu troquei os alternadores dos meus 2 Monzas que tive, instalando o de 120A Bosch do Vectra / Astra / Zafira.

Jamais me arrependi! Pois em ambos os Monzas, SLE 1990 e Classic SE 1991 MPFI, tinham originalmente o alternador Arno de 65A.

Em 1 mês o alternador Arno deu problema 3 vezes! Depois que coloquei o de 120, nunca me deu dor de cabeça no SLE, e no Classic, depois de 35.000 km tive que trocar as escovas dele. (Detalhe, quando o comprei, o retirei de uma Blazer que estava no ferro velho, Blazer esta que era da polícia, e, sabe-se lá quantos km rodados possuia) montei este alternador no Classic sem mandar revisar e mesmo assim durou todo este tempo!

Hoje tenho um Astra CD 2002, e está com 160 mil km, mês passado tive que trocar os rolamentos deste alternador, que nunca tinha sido mexido!

Em resumo, o alternador de 120 é excelente.

Eu recomendo a troca quando tiver usando o ARNO no Monza. Fora isso, vale revisar o Bosch original!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
herbert
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Jan 2017, 17:24
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Alternador 120A do Vectra / Astra no Monza caixote

Mensagem não lida por herbert »

valeu Luiz Carlos!
verifiquei o cabo de saída do meu alternador e ele está em bom estado, sem zinabre. Coloquei o alternador de 120 e agora tá funcionando 100%. O de 120 é maior que o de 65, mas coube tranquilamente e ficou bem discreto. Rodei bastante ontem e não tive os problemas que descrevi anteriormente, mas vou continuar atento, pois o eletricista deu 90 dias de garantia...
Responder