Julio, pode ser. pq a igniçao trabalha mais tempo no limite disparando e sem folga na janela de disparo, a cadencia fica altissima, rotaçao alta nao da folga pra bobina e nem pro HEI. pode ser sim. dae aquece mais, e com o problema de esfriamento do transistor queima. o numero de gente que ja queimou é quase um recall ao meu ver. nao é atoa que abandonaram o HEI e foram pro DIS rsrsrsr
pro pessoal que nao é da area, hoje temos sistema de igniçao independente chamado de COP(coin on plug) bobina direto na vela sem cabos... sem distribuidor... bobinas digitais que recebem um pulso digital 5V 100ma, pra ligar ela, e sao 4 bobinas em sequencia. isso resulta menos saturação de uma única bobina, fora o beneficio energético que nao a perdas. nao é usado mais alta tensao na ECU como antes... nao passa mais por la. é absulamente muito legal esse sistema COP, se queimar uma bobina tu volta pra casa. igual ao MPFI se queimar um injetor tu volta.
o meu monza atual usa motor N20XF como alguns ja sabem, esse motor original usa sistema DIS(distribuitor less ignition system) sistema de igniçao sem distribuidor, tem 2 bobina dentro da bobina. gera 2 faisca o centelha perdida, e ela mal aquece os 2 transistores da ECU da minha MS, nao passando dos 45° la no dissipador dentro da ECU, sao 2 bosch BIP fantastico com protetores termico e eletrico, nunca queimam. agora imagina um COP individual, em alta rotaçao em quanto uma bobina dispara a outra descansa, diferente de um distribuidor que manda sempre na mesma bobina sem pausa.
alternador nao, mais bobina e HEI sim, é comprovado isso. alta rotaçao a bobina fica praticamente acessa o tempo todo. diferente na lenta que tem uma janela entre a explosao é "bem grande" esse tempo.
faz sentido sim... com o dissipador talvez vai resolver o problema.
carro usando sem acelerar é pedir pra ter um carro fraco por varios motivos. mais demais tb faz mal, tem que usar de forma com respeito ao metal, senão ele vai se vingar.
circuito da igniçao da MS(ECU) configurado pra o DIS original do N20XF, apenas 2 IGBT + 2 resistor 1k direto na porta da CPU cada banco de ignição alimenta um par de cilindro como é originalmente, em detalhe a direita a CPU no soquete.
waldir escreveu:4º) remotamente um excesso de temperatura que pode ser conjugada com a dissipação de calor pelo transistor de potência do Hei provocado pela variação positiva da tensão (causa primeira)
Considerando que o transistor da MTE aguenta 170ºC (não sei os demais componentes em SMD suportam mais que 100º). A 'caverna' do Hei no distribuidor fica numa média constante de 80ºC, o que não seria a meu ver critico para o transistor.
Waldir, quem mexe com eletronica sabe muito bem que calor é inimigo, e alta tensao gera mais calor combinado a corrente, os 4 a 7A da igniçao que ela faz, se HEI estivesse isolado do calor certamente poderia tolerar mais picos de sobre tensao 14.4V sem queimar. ja viu o datasheet desse transistor e sua tensao maxima? é so fazer a conta pelo multiplicado do primario da bobina A tensao de entrada B e sabera se passa do limite.
ainda tem o limite de dissipaçao, nao interessante se ele aguenta 170°. existe ate um grafico que identifica qual sua eficiencia na transferencia.
tem que ver uma coisa Waldir, essa temperatura deve ser de pico e nao nomimal(constante). nominal deve ser menos que isso. e geralmente nao cumprem oque diz no datasheet. especialmente componente chines.
oque interessa é o DIE do do transistor IBGT e nao la dentro. o DIE pra quem nao é familiarizado é a superficie metalica do transistor. ali é oque interessa.
la fora nos EUA onde originou o HEI tem muita gente que tirou do local original pra isolar do calor, é so pesquisarem no google, HEI GM e tudo com sucesso.
os cara foram muito burro, se colocasse um simples dissipador passivo atras resolveria a metade dessas queimas, e ninguem teria que andar com um atira colo no porta luva devido a confiança, e o próprio ventilador quando acionado esfriaria ele naturalmente, coisa simples de se pensar, ao vez disso, fizeram um furo muito safado de 16mm pra dissipar o calor la dentro

deram muita atenção pelo visto. o HEI por si só ja é um sistema de alta potencia e pra completar a cagada fizeram esse favor.