queima do modulo hei

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: queima do modulo hei

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

VrSilva se inveja matasse vc caia duro no chão agora !!

:smt005

Vida longa ao seu HEI original GM !!

:smt023
vrsilva escreveu:Acho que vou anunciar meu Monza por 20 mil... tem HEI original de fábrica... ou então vender somente ele por uns 2 mil... será que alguém compra pra colocar placa preta... ?????

KKKKKKKKKKK!!!!

Aí posso instalar a MegaSquirt com Sonda wide no carro... kkkkk!!! E quem sabe deixar o consumo do Bartok lá nos 9km/l na cidade... seria uma piada.... kkkk!!!

Pronto! Acordei...

Meu Monza está com 155 mil Km aproximadamente...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Júlio eu se fosse você já teria instalado um multímetro no interior do seu carro ligado a bateria, monitorando a alimentação... de preferência um analógico e bem à vista...

Porque isso?
Pois o problema NUNCA acontece na mão do reparador... isso é lei de murph cara...

Outra é o multímetro analógico ao invés do digital... os digitais possuem uma leitura a cada tantos milisegundos, e mostram no display a cada tantos milisegundos, se ficassem fazendo leitura em tempo real o display ficaria doido com as variações e ninguém iria conseguir uma leitura estável.
No analógico não... você tem leitura em tempo real e consegue VER essa variação e ter noção do quanto está variando... pois o ponteiro é uma leitura mais fácil que os números de interpretação... Mesmo que você não consiga uma leitura com exatidão, mas nesse caso de variação não é preciso saber com exatidão os valores, e sim se está ou não variando...

No meu eu vou instalar um multímetro que tenho baratinho, analógico... vou calibrar ele com um aparelho de calibração que tenho no meu trabalho e colocar ele no carro...
Pois estou com a pulga atrás da orelha com meu sistema gerador... Nunca peguei um pico no voltímetro do painel do Monza, mas por precaução quero ter o multímetro instalado no carro por um bom tempo...

Mas eu digo que, o meu HEI não vai ficar sempre no local original não... quero sim tirar ele de lá... só preciso de tempo para me dedicar à isso... e tempo está tenso pra mim... está se equiparando ao dinheiro... mas vamos que vamos...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo

Cara o alternador já foi todo revisado numa oficina credenciada BOSCH, com regulador de tensão BOSCH original e dois rolamentos SKF novos... Placa de diodos perfeita ! Os aterramentos do carro estão perfeitos, cabos sem resistência e temperatura de operação do motor @ 96ºc quando liga a ventoinha...

O carro quente acelerando bate 14.4v na bateria.... Aterramento do bloco do motor e distribuidor com valor de 0,04 de resistência.. Perfeito !

Radiador novo, da marca Visconde, sistema limpo e com aditivo na proporção, cabos de vela novos BOSCH, velas BOSCH, bobina de ignição original GM BOSCH, distribuidor GM com tampa AC delco !

Só me sobrou engolir o choro ! E se possível aposentar ele ! Vender nunca ! Já gastei mais de 22k nesse carro !

Outra coisa, se o teu HEI não incomoda, não encoste o dedo nele ! Deixe ali, quieto ! Vai por mim...

:smt023
vrsilva escreveu:Júlio eu se fosse você já teria instalado um multímetro no interior do seu carro ligado a bateria, monitorando a alimentação... de preferência um analógico e bem à vista...

Porque isso?
Pois o problema NUNCA acontece na mão do reparador... isso é lei de murph cara...

Outra é o multímetro analógico ao invés do digital... os digitais possuem uma leitura a cada tantos milisegundos, e mostram no display a cada tantos milisegundos, se ficassem fazendo leitura em tempo real o display ficaria doido com as variações e ninguém iria conseguir uma leitura estável.
No analógico não... você tem leitura em tempo real e consegue VER essa variação e ter noção do quanto está variando... pois o ponteiro é uma leitura mais fácil que os números de interpretação... Mesmo que você não consiga uma leitura com exatidão, mas nesse caso de variação não é preciso saber com exatidão os valores, e sim se está ou não variando...

No meu eu vou instalar um multímetro que tenho baratinho, analógico... vou calibrar ele com um aparelho de calibração que tenho no meu trabalho e colocar ele no carro...
Pois estou com a pulga atrás da orelha com meu sistema gerador... Nunca peguei um pico no voltímetro do painel do Monza, mas por precaução quero ter o multímetro instalado no carro por um bom tempo...

Mas eu digo que, o meu HEI não vai ficar sempre no local original não... quero sim tirar ele de lá... só preciso de tempo para me dedicar à isso... e tempo está tenso pra mim... está se equiparando ao dinheiro... mas vamos que vamos...
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Só para participar.

Antes de 2010 foi trocado o Hei por um Delphi ( não tenho a data)

Em 12/2/10 fui guinchado com o Hei queimado e troquei por um MTE e foi colocado novo regulador de tensão.

Em 20/08/10 eu substitui o Hei MTE por um Marelli R$68,16

Em 29.08.13 percebi que a agulha do voltímetro estava 'brincando' com picos no andar superior, isto é acima do 1/2 da escala.
N o dia seguinte troquei o regulador de tensão. E aprendi a ficar monitorando o voltímetro.

Em Janeiro passado fiz as primeiras tentativas em colocar o Hei externamente próximo ao distribuidor sem muito 'refresco' para ele e
em 28.01.14 ele está definitivamente sob a churrasqueira. Sendo que a carcaça do Hei MTE de 12/02/10 serviu de 'by pass' da bobina impulsora
e o Hei Externo é o mesmo que coloquei em 20/08/10 e a bobina impulsora troquei preventivamente também durou 5 anos.

Resumo: Estou convicto que a queima do Hei se deve:

1º) à variação da tensão acima de 14,5V

2º) curto ou vazamento de tensão ou alta tensão para a massa, entrando pelo negativo do transistor do Hei.

3º) falta de aterramento por entupimento de pasta térmica, onde está o parafuso de fixação na carc. do distrib. que também serve de terra.

4º) remotamente um excesso de temperatura que pode ser conjugada com a dissipação de calor pelo transistor de potência do Hei provocado pela variação positiva da tensão (causa primeira)
Considerando que o transistor da MTE aguenta 170ºC (não sei os demais componentes em SMD suportam mais que 100º). A 'caverna' do Hei no distribuidor fica numa média constante de 80ºC, o que não seria a meu ver critico para o transistor.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

É aquela velha história do LED com resistor de 470 Ohms em 12V... Funciona? Claro que funciona... por quanto tempo? Só Jesus sabe... Pode durar mais de ano como pode durar bem menos...

As coisas feitas no limite sempre terão uma margem enorme ao erro... No datasheet do componente pode dizer que aguenta tal carga, tensão, temperatura, picos de sobre-tensão, porém isso é no papel...
Já as peças reais variam muito, e zerando a margem de segurança isso fica mais crítico ainda...

O HEI no distribuidor só nos mostra como a engenharia no brasil em 1990 era uma porcaria... Como o brasileiro tem mania de se acharem os f0dões e não são... O HEI aguenta a situação em que foi colocada... Mas por quanto tempo???

E ainda tem outra questão que eu coloco em pauta...

Será que, ele não foi colocado alí propositalmente para pelo menos movimentar um mercado de reposição de peças constante??? Digo, será que não foi intencional a queima frequente do HEI???

Já que, se colocassem em outro lugar, nunca iria queimar...

Pensem nisso também...

Eu sei de um conceito na industria que não é de hoje, vem desde o invento da lampada, se chama "Obsolência Planejada"... Façam uma pesquisa à respeito... e irão entender porque um simples iPad não pode trocar a bateria, e a Apple simplesmente NÃO À TROCA, forçando a pessoa à comprar OUTRO aparelho quando este apresenta problemas...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo

Pessoal !

Me passou uma besteira na cabeça.... Sei lá mas será que o problema não é a minha tocada com o carro? No sentido de pisar fundo mesmo, eu uso o meu motor numa faixa de RPM que assusta muita gente, não troco de marcha antes de 3.500RPM, dar uma esticadas até 5.700RPM é coisa tranquila para o meu OHC, cuido muito do carro e da manutenção (óleo cárter 3 meses ou 4.000Km) mas eu gosto de acelerar !

:smt017

Quando vejo um Monza EFI sempre tem um tiozinho/vô lá dentro !! rs rs ...

Esses caras não andam, se arrastam !!! Eu uso o torque do 2.0, não é a toa que o meu carro fez 6.2 Km/L na cidade na gasolina Shell V-Power, eu uso bem o motor dos meus carros !

O próprio CarlosFreire tem uma raridade/relíquia que é o Monza dele e o cuidado que ele deve ter com o carro deve se estender até o jeito de usar o mesmo !

Será que isso força o sistema a ponto de queimar o HEI ? Será que o giro alto constante não judia do alternador dando excesso de corrente no sistema ?

Tá ai algo que eu nunca tinha pensado... O problema pode ser eu !!!

:smt005
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Julio, pode ser. pq a igniçao trabalha mais tempo no limite disparando e sem folga na janela de disparo, a cadencia fica altissima, rotaçao alta nao da folga pra bobina e nem pro HEI. pode ser sim. dae aquece mais, e com o problema de esfriamento do transistor queima. o numero de gente que ja queimou é quase um recall ao meu ver. nao é atoa que abandonaram o HEI e foram pro DIS rsrsrsr

pro pessoal que nao é da area, hoje temos sistema de igniçao independente chamado de COP(coin on plug) bobina direto na vela sem cabos... sem distribuidor... bobinas digitais que recebem um pulso digital 5V 100ma, pra ligar ela, e sao 4 bobinas em sequencia. isso resulta menos saturação de uma única bobina, fora o beneficio energético que nao a perdas. nao é usado mais alta tensao na ECU como antes... nao passa mais por la. é absulamente muito legal esse sistema COP, se queimar uma bobina tu volta pra casa. igual ao MPFI se queimar um injetor tu volta.

o meu monza atual usa motor N20XF como alguns ja sabem, esse motor original usa sistema DIS(distribuitor less ignition system) sistema de igniçao sem distribuidor, tem 2 bobina dentro da bobina. gera 2 faisca o centelha perdida, e ela mal aquece os 2 transistores da ECU da minha MS, nao passando dos 45° la no dissipador dentro da ECU, sao 2 bosch BIP fantastico com protetores termico e eletrico, nunca queimam. agora imagina um COP individual, em alta rotaçao em quanto uma bobina dispara a outra descansa, diferente de um distribuidor que manda sempre na mesma bobina sem pausa.

alternador nao, mais bobina e HEI sim, é comprovado isso. alta rotaçao a bobina fica praticamente acessa o tempo todo. diferente na lenta que tem uma janela entre a explosao é "bem grande" esse tempo.

faz sentido sim... com o dissipador talvez vai resolver o problema.

carro usando sem acelerar é pedir pra ter um carro fraco por varios motivos. mais demais tb faz mal, tem que usar de forma com respeito ao metal, senão ele vai se vingar.

circuito da igniçao da MS(ECU) configurado pra o DIS original do N20XF, apenas 2 IGBT + 2 resistor 1k direto na porta da CPU cada banco de ignição alimenta um par de cilindro como é originalmente, em detalhe a direita a CPU no soquete.
Imagem

waldir escreveu:4º) remotamente um excesso de temperatura que pode ser conjugada com a dissipação de calor pelo transistor de potência do Hei provocado pela variação positiva da tensão (causa primeira)
Considerando que o transistor da MTE aguenta 170ºC (não sei os demais componentes em SMD suportam mais que 100º). A 'caverna' do Hei no distribuidor fica numa média constante de 80ºC, o que não seria a meu ver critico para o transistor.
Waldir, quem mexe com eletronica sabe muito bem que calor é inimigo, e alta tensao gera mais calor combinado a corrente, os 4 a 7A da igniçao que ela faz, se HEI estivesse isolado do calor certamente poderia tolerar mais picos de sobre tensao 14.4V sem queimar. ja viu o datasheet desse transistor e sua tensao maxima? é so fazer a conta pelo multiplicado do primario da bobina A tensao de entrada B e sabera se passa do limite.

ainda tem o limite de dissipaçao, nao interessante se ele aguenta 170°. existe ate um grafico que identifica qual sua eficiencia na transferencia.

tem que ver uma coisa Waldir, essa temperatura deve ser de pico e nao nomimal(constante). nominal deve ser menos que isso. e geralmente nao cumprem oque diz no datasheet. especialmente componente chines.

oque interessa é o DIE do do transistor IBGT e nao la dentro. o DIE pra quem nao é familiarizado é a superficie metalica do transistor. ali é oque interessa.

la fora nos EUA onde originou o HEI tem muita gente que tirou do local original pra isolar do calor, é so pesquisarem no google, HEI GM e tudo com sucesso.

os cara foram muito burro, se colocasse um simples dissipador passivo atras resolveria a metade dessas queimas, e ninguem teria que andar com um atira colo no porta luva devido a confiança, e o próprio ventilador quando acionado esfriaria ele naturalmente, coisa simples de se pensar, ao vez disso, fizeram um furo muito safado de 16mm pra dissipar o calor la dentro :) deram muita atenção pelo visto. o HEI por si só ja é um sistema de alta potencia e pra completar a cagada fizeram esse favor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo

Obrigado Rafaelo !

Eu imaginei que a minha tocada poderia causar um stress maior no sistema... Na realidade eu gosto de acelerar mas não sou destruidor ! Tb não faço rachas ou borrachões, detesto essas idiotices !

O que gosto de fazer é curtir o torque do motor sob certas circunstâncias, local adequado, sem trânsito, sem pedestres... :smt023

Nunca ultrapasso a potência máxima declarada (RPM) pq não faz tanto sentido esguelar um 8v, tem que aproveitar a força em 'baixa', gosto de uma reduzida trazendo o motor de 4500 para 1000RPM e umas aceleradas sentindo a força do OHC...

Sobre o dissipador de calor, eu li um post seu aqui no forum e fui correndo instalar um dissipador de calor passivo no meu distribuidor... Acredito que ajuda sim a aliviar o calor mas não sei até que ponto resolve o problema pq é muito calor para dissipar e o meu não é ativo...

Quem sabe mês que vem levo o carro numa elétrica de confiança e instalo um dissipador ativo ou termino o meu projeto de tirar o HEI do distribuidor..

abração !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder