Diz ai se ta Bão

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
RicardoDS
MODERADOR
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Diz ai se ta Bão

Mensagem não lida por RicardoDS »

dutra s a escreveu:colega ricardo ,o que fiz foi o seguinte : bomba = 65 litros ,trajeto = 435 km ,velocidade media = 115 a 118km/h
ao revisar o carro ,fiz o teste de painel e boia nova e o cincronismo foi EXATO !
6,69km/l.... bem longe dos 11,5~14km/l que você citou.

Quero entender os 11,5km/l na cidade, só isso.
dutra s a escreveu: quando puder irei fazer as suas indicaçoes,mas na minha opniao nao da pra fazer a conta rodando na cidade pra chegar a uma conclusao mais exata,pois no meu caso tem dia que rodo 60 e dia que rodo 15 ou ate 10 km ´por dia sem dizer que ao ligar na faze fria eu deixo ele aquecer ate sair bastante da escala azul e na maioria das vezes leva 7 minutos para esse aquecimento (todos os dias)
Exatamente aí que eu queria chegar.
Média de consumo é justamente isso.... enche o tanque, roda e enche o tanque e calcula.
Tem dias que eu rodo 100km, tem dias que ando 4 quadras. Sempre dentro da cidade, aí calculo minha média no abastecimento, sempre dá lá seus 10,5~12km/l de gasolina. (isso no Celta, no Monza andando igual dá lá seus 8km/l de gasolina, época que ele era a álcool, dava 5~5,5 no máximo)

Nesta condição não acredito que um Monza faça 11,5km/l, como você citou.
Naturalmente um carro a álcool consome cerca de 30~35% a mais do que o mesmo carro na versão gasolina.... isso quer dizer que se o seu carro fosse a gasolina faria mais de 14,95km/l na cidade.... aí que quero chegar, Monza pena pra fazer isso na estrada com o pé leve.... na cidade não consegue.

Outro exemplo prático: O Fábio otimizou ao máximo a injeção programável no S/R dele.
Ele tem um mapa para rodar na cidade que, com o pé leve (sem carga) a quantidade de combustível já é a minima possível para andar sem prejudicar o motor, e o ponto é o mais otimizado que ele conseguiu. Consumo dessa brincadera, como ele mesmo diz, "andando no sapatinho" ... 7 km/l de álcool.
dutra s a escreveu: em ralaçao a motor o que posso dizer é que se pode fazer uma series de ajustes junto a toda i.e,fora isso nao passa de bloco,vira,valvula,comando,biela,pistoes etc.........basicamente.
em relaçao a motores de menor cilindradas, o que posso dizer e que muitos querem exigir força de carros 2.0 em um de 1.0 e nao consideram a força final de seu motor ,nisso o consumo medio de um carro 1.0 8v e quase o de 1.8 pra mais sendo muito relativo como o proprietario anda no geral,injeçao moderna é apenas um acessorio a mais para o tempo da faisca e quantidade que vai injetar sem isso é so um carburado
carros carburados o que voce mandar no pe ele vai mandar e nao quer nem saber,injeçao ja corrige muita coisa para economizar e andar mais
o seu eu aposto que se colocar (supondo) um mini progressivo com pistoes 1.8 na gasosa a 100 km/h ira cosumir mais do que o meu isso sendo na mesma velocidade ,quantidade em litros e peso com o meu em uma reta sem fim ,nem subias nem descidas,entao me responda o porque ?
abs estamos ai
Fora 90% que não entendi ai, mais uma prova de que é impossível.

A injeção do seu carro é tão inteligente quanto um carburador.... Monza não possue sonda lambda, ele não sabe se a mistura está ideal. A injeção do Monza não sabe ser economica.... Monza não sabe se tá queimando álcool, gasolina, metanol. Ele não sabe diferenciar nem uma gasolina com 20% de álcool de uma gasolina com 25% de alcool.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Espírito Santo-ES
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Injeção: EFi

Mensagem não lida por jshawk »

1- Encha o tanque até a bomba do posto desarmar;
Só para aproveitar o tópico...

Das duas vezes que mandei completar vazou gasolina, afinal, a bomba do posto desarma mesmo?
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
jshawk
Membro GLS (Ní­vel 6)
Estado: Espírito Santo-ES
Ano: 1995

Mensagem não lida por jshawk »

Não é querer duvidar, mas o motor do Monza não é nem um pouco eficiente. É fisicamente impossível ele fazer médias tão boas quanto carros mais leves, com motores de menor cilindrada e sistema de alimentação mais inteligentes.
Olha...
Eu meio que descordo desse pensamento, só concordo se você estiver falando apenas no monza e não do geral.
Falo isso pois o Vectra GSi é um 2.0 de 150cv muito economico.
Monza 1995 - GLS / 2.0 EFI / 8V / Verde Durer
Vectra 1994 - GLS / 2.0 MPFI / 8V / Vermelho Schumann
RicardoDS
MODERADOR

Sim, Monza, mais precisamente o EFI.

Você tem na garagem o melhor exemplo de todos, um Vectra A GLS.
Este é o carro mais economico (Talvez o Kadett GL 2.0 MPFI consiga um consumo parecido) entre todos os carros que utilizam o "motor do Monza".
Tranquilamente esse seu carro consegue médias na estrada acima de 15km/l. Sei disso, pois já tivemos um em casa, fora mais 3 Vectras de amigos e parentes.
E, mesmo assim, na cidade o consumo médio não passa de 9km/l.... se este carro fosse a álcool, o consumo mal chegaria a 7km/l.

É isso que quero entender, como um Monza a álcool pode fazer 11,5km/l de álcool na cidade.

O Vectra tem aerodinamica melhor, peso semelhante (são carros leves), injeção muito mais inteligente (e eficiente) e não faz isso nem na gasolina, onde a autonomia é naturalmente maior do que no álcool.
jshawk escreveu:
1- Encha o tanque até a bomba do posto desarmar;
Só para aproveitar o tópico...

Das duas vezes que mandei completar vazou gasolina, afinal, a bomba do posto desarma mesmo?
Sim, desarma. Estranho não desarmar. :smt017
Isto é relacionado com vácuo, pressão e respiro do tanque.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1994
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por dutra s a »

ricardo e amigos vou tentar ser o mais claro possivel ,pois tenho muita vontade de ajudar
pois bem ,a pergunta que fiz ao ricardo sobre a comparaçao do meu com o carburado nao foi exatamente respondida mas é a resposta é ,o meu ira consumir menos por razoes aerodinamicas
eu sei o que a injeçao do monza tem e o que nao tem e como funciona
o que quero que entendam é que o meu meu esta economico por questoes de manutençao em dia e afinamentos alternativos,basicamente :pressao de combustivel,respiraçao sem obstruçao,tempo de inguiniçao extata,resposta imediata ao pedir força do motor,velas que queima melhor,pneus na calibragem ideal,oleo com concentraçao ideal de vedaçao e viscuosidade,vaporizaçao do bico que conta e muito entre outros
uma coisa o ricardo ira me desculpar mas eu discordo em relaçao a aerodinamica do vectra e do monza ,na minha opniao o vectra tem uma resitencia maior que a do monza frontalmente
o bico do monza alcool tem mais vazao que o bico a gasolina mas entre o tempo de retorno do combustivel o monza leva menos tempo (enche o tanque mais rapido) por nao ter um caminho mais longo do que os multiponto ,o que ja conta entao a relaçao de tempo e consumo
ate onde eu sei a gasolina para queimar basta uma faisquinha fraquinha por razoes de octanagem e o alccol por conter mais agua preciza de um ambiente quente e faisca mais forte ,porem em relaçao a força o alcool da mais do que a gasolina por isso muitos escolhem converter pra alcool quando vao turbinar etc.......
na comparaçao da gm no lançamento do monza injeçao eles constataram a autonomia maior no alcool do que na gasolina
eu nao melembro de ter citado algo em 6,69km/l do que 11 km/l
ricardo ds ,na cidade vai ser dificil eu conseguir fazer a media ,mas o que posso dizer pra nao te deixar tao furioso comigo e ate pesso desculpas é que geralmente sempre abasteço meio tanque na segunda ando em media (na maioria das vezes)40km em 5:h. e so abasteço na proxima segunda ou geralmente na terça ,no entando por mim acho muito economico e no modo imaginario e simulativo tudo indica que faz 11 na cidade por isso nao disse que é certeza na cidade por razoes relativas a muitas coisas
estejam cientes de uma coisa simples,carros 2.0 8v pra mais ,é economico na estrada a mais de 100 km/h pois ele mantem a força pra economizar e na cidade deve estar acima de 80km/h
carros 1.6 e 1.8 tem as melhores medias na estrada e na cidade ,sempre entre 80 a 100km/h
carros 1.5 a 1.0 tem a melhor media em 160km/h na estrada e 40 km/h na cidade
s epoderem fazer estes testes iram notar a diferença de consumo pra mais ou pra menos ,e claro com tudo em ordem
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
RicardoDS
MODERADOR

dutra s a escreveu:mas o que posso dizer pra nao te deixar tao furioso comigo e ate pesso desculpas
Amigo Monzeiro, não estou furioso, até peço desculpas se passei esta impressão.
Estou é curioso, assim como todos devem ter ficados aqui no fórum.
11,5km/l na cidade com álcool é média pra deixar uno mille de 750kg e pneu 145 com inveja.
dutra s a escreveu:o que quero que entendam é que o meu meu esta economico por questoes de manutençao em dia e afinamentos alternativos,basicamente :pressao de combustivel,respiraçao sem obstruçao,tempo de inguiniçao extata,resposta imediata ao pedir força do motor,velas que queima melhor,pneus na calibragem ideal,oleo com concentraçao ideal de vedaçao e viscuosidade,vaporizaçao do bico que conta e muito entre outros
Certo, isto é o que estou achando fantástico.
Explicando: Gol Ecomotion.
A VW substituiu os pneus 175/70 por pneus 165/70 que suportam alta pressão (39psi na dianteira e 32psi na traseira), trabalhou desenho de calotas, parachoques, suspensão, alongou cambio, afinou óleo, recalibrou a injeção e fez mais "n" alterações para melhorar o consumo médio em 10%.

Consumo urbano normal de um Monza EFI 2.0 a álcool é cerca de 6,5~7,5km/l (isto é consumo de Monza EFI a álcool com manutenão toda em dia... EFI a álcool com manutenção atrasada, é de 5km/l pra baixo).
Segundo suas médias, seu Monza está com um consumo 50% melhor. Isto que preciso entender.
dutra s a escreveu: uma coisa o ricardo ira me desculpar mas eu discordo em relaçao a aerodinamica do vectra e do monza ,na minha opniao o vectra tem uma resitencia maior que a do monza frontalmente
CX do Vectra A = 0,29
CX do Monza Tubarão= 0,34
Vectra é melhor. :smt023
dutra s a escreveu: o bico do monza alcool tem mais vazao que o bico a gasolina mas entre o tempo de retorno do combustivel o monza leva menos tempo (enche o tanque mais rapido) por nao ter um caminho mais longo do que os multiponto ,o que ja conta entao a relaçao de tempo e consumo
Desculpa, não entendi.
dutra s a escreveu: ate onde eu sei a gasolina para queimar basta uma faisquinha fraquinha por razoes de octanagem e o alccol por conter mais agua preciza de um ambiente quente e faisca mais forte ,porem em relaçao a força o alcool da mais do que a gasolina por isso muitos escolhem converter pra alcool quando vao turbinar etc.......
Álcool é mais resistente a detonação, por isso utilizam ao turbinar. Pode-se utilizar mais pressão e taxa de compressão maior, obtendo mais potencia e segurança.
dutra s a escreveu: na comparaçao da gm no lançamento do monza injeçao eles constataram a autonomia maior no alcool do que na gasolina
Qual a fonte desta informação?
Isto vai contra qualquer teoria sobre motores do ciclo otto.
Todo motor, seja GM, FIAT, VW, FORD, etc... se utiliza uma quantidade X de gasolina para funcionar, na sua versão a álcool utiliza algo entre "X+30%" a "X+35%".
Algo bem prático que comprova isso: Entra em um Monza a gasolina com CB e vê quantos litros por hora ele está consumindo em lenta e faz o mesmo no Monza a álcool.
O álcool consome mais.... a autonomia de uma mesma quantidade de combustível é menor no carro a álcool.
dutra s a escreveu: ricardo ds ,na cidade vai ser dificil eu conseguir fazer a media ,mas o que posso dizer pra nao te deixar tao furioso comigo e ate pesso desculpas é que geralmente sempre abasteço meio tanque na segunda ando em media (na maioria das vezes)40km em 5:h. e so abasteço na proxima segunda ou geralmente na terça ,no entando por mim acho muito economico e no modo imaginario e simulativo tudo indica que faz 11 na cidade por isso nao disse que é certeza na cidade por razoes relativas a muitas coisas
Tá, aí que eu queria chegar.
Lá na primeira página você escreveu que seu Monza faz 11,5km/l de álcool na cidade.
Eu entendo por média de combustível algo realmente calculado e não achismos.
Isso é consumo pra muito dono de Monza a álcool tacar fogo no carro de raiva.
E outra, consumo na cidade é consumo na cidade. Se pegar 2% de estrada, já não é mais consumo urbano, é consumo misto. Nisto inclui marginais.
dutra s a escreveu: estejam cientes de uma coisa simples,carros 2.0 8v pra mais ,é economico na estrada a mais de 100 km/h pois ele mantem a força pra economizar e na cidade deve estar acima de 80km/h
carros 1.6 e 1.8 tem as melhores medias na estrada e na cidade ,sempre entre 80 a 100km/h
carros 1.5 a 1.0 tem a melhor media em 160km/h na estrada e 40 km/h na cidade
s epoderem fazer estes testes iram notar a diferença de consumo pra mais ou pra menos ,e claro com tudo em ordem
abs estamos ai
Não necessariamente em todos os casos.
Isso depende muito de relação de câmbio, número de válvulas no motor, peso, topografia da região, pé do condutor, etc, etc, etc. Não é tão simples ditar regras.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
dutra s a

Amigo Monzeiro, não estou furioso, até peço desculpas se passei esta impressão.
Estou é curioso, assim como todos devem ter ficados aqui no fórum.
11,5km/l na cidade com álcool é média pra deixar uno mille de 750kg e pneu 145 com inveja.
pois fico feliz :smt023
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Certo, isto é o que estou achando fantástico.
Explicando: Gol Ecomotion.
A VW substituiu os pneus 175/70 por pneus 165/70 que suportam alta pressão (39psi na dianteira e 32psi na traseira), trabalhou desenho de calotas, parachoques, suspensão, alongou cambio, afinou óleo, recalibrou a injeção e fez mais "n" alterações para melhorar o consumo médio em 10%.
o problema maior da vw é acertar a suspençao para superar a gm ate hoje,eu nasci sabendo disso :lol: :lol:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Consumo urbano normal de um Monza EFI 2.0 a álcool é cerca de 6,5~7,5km/l (isto é consumo de Monza EFI a álcool com manutenão toda em dia... EFI a álcool com manutenção atrasada, é de 5km/l pra baixo).
Segundo suas médias, seu Monza está com um consumo 50% melhor. Isto que preciso entender.
e esta,como citei e irei tentar denovo, 28 km em 2 :h e meia no horario de pipco da tarde (interlagos - jardins)so com a reserva ,neste dia eu estava com problemas no banco e fiquei sem grana pois tinha que buscar minha mulher de qualquer forma :lol: :lol:
[CX do Vectra A = 0,29
CX do Monza Tubarão= 0,34
Vectra é melhor. :smt023
isto eu nao entendi ,que valores sao estes ?,correspondem a que ?

Desculpa, não entendi.

]
Álcool é mais resistente a detonação, por isso utilizam ao turbinar. Pode-se utilizar mais pressão e taxa de compressão maior, obtendo mais potencia e segurança.
tambem ,mas desconfio de algo no alcool brasileiro alem do que so um tipo de combustivel ,e ainda nao descobri ex pra deixar nego loco : a frota de onibus de sp a diesel , pois todos pensam que sao economicos e agora sao a alcool rsrsrsrsrssrsrsrsr sera por causa do preço e poluentes ?acho que nao
Qual a fonte desta informação?
Isto vai contra qualquer teoria sobre motores do ciclo otto.
Todo motor, seja GM, FIAT, VW, FORD, etc... se utiliza uma quantidade X de gasolina para funcionar, na sua versão a álcool utiliza algo entre "X+30%" a "X+35%".
Algo bem prático que comprova isso: Entra em um Monza a gasolina com CB e vê quantos litros por hora ele está consumindo em lenta e faz o mesmo no Monza a álcool.
O álcool consome mais.... a autonomia de uma mesma quantidade de combustível é menor no carro a álcool.
http://www.monzaclube.com/repo/reportag ... om32.shtml
o que vi nessa materia e uma bela confusao da gm na epoca dos carburados
nos dias de hoje o que ouço falar é que o alcool em injetados tem mais autonomia do que a gasolina por razoes de explosao do tipo: a gasolina atinge um valor de explosao ao contrario do alcool que pode superar a gasolina a esta questao
nao é a toa que os stoks cars e ate a indy estao utilizando o alcool (etanol) por razoes de preço e poluiçao é que nao é rs
[Tá, aí que eu queria chegar.
Lá na primeira página você escreveu que seu Monza faz 11,5km/l de álcool na cidade.
Eu entendo por média de combustível algo realmente calculado e não achismos.
Isso é consumo pra muito dono de Monza a álcool tacar fogo no carro de raiva.
E outra, consumo na cidade é consumo na cidade. Se pegar 2% de estrada, já não é mais consumo urbano, é consumo misto. Nisto inclui marginais.
acredito que eu tenha entendido
poise amigao,uma coisa esqueci de citar que ate eu nao entendi :
nos mesmo 435km de viagem ,eu abasteci 65 l de gasosa aditivada shel e cheguei so com meia reserva,pois nao sei o que tem haver diretamente alcool batizado com modulo hey,na hora da raiva fiz essa loucura,o carro virou uma bala ,sei que por razoes da taxa de compressao pois os pistoes do alcool com gasolina o carro vira um jato rsrsrsrsrssr
outra,meu vizinho tem um golf 1.8 sem ar gasolina unico dono e teve um monza caixote lindasso unico dono 2.0 alcool menos ar ,ambos nao atingiram 50.000 rodados,(tudo original ,em cima)coisa de tilzinho.
e ele ate hoje nao entende como o golf dele faz 8 na estrada se o monza dele fazia 13
Não necessariamente em todos os casos.
Isso depende muito de relação de câmbio, número de válvulas no motor, peso, topografia da região, pé do condutor, etc, etc, etc. Não é tão simples ditar regras.[/quote]
concordo mas com muita ajuda do meu mecanico e uns amigos meus ao viajarem me fizeram esse favor de passarem essas medidas pra mim,entao ao estudar os comparativos cheguei a essa conclusao
es ai o tal que muitos acham economissimo ,ate eu :)
Imagem
Imagem
Imagem
abs estamos ai
dutra s a

aproveitando,alguem ja ouviu falar de um alemao es dono de siderurgica ou metalurgica seila,no rio grande do sul que desenvolveu (fabricou ele mesmo)um motor com 19 canecos com autonomia de 30km por litro !!!!!!!!
so nao sei com qual combustivel mas os boatos sao que ele utilazava o etanol.
loucura ,no brasil vale tudo rsrsrsrsr
abs estamos ai
Responder