Mimoso,Mimoso escreveu:![]()
Rapaz! Por incrível que pareça, nesse tempo que estou com o monzão já passei por umas 5 oficinas boas e vários (opiniões) mecânicos, mas ninguém foi capaz de dizer que peça era aquela, teve um que chegou a dizer que ali era o regulador de marcha lenta :smt005 ]
Mas valeu, vou fazer esse teste e posto.
de fato ali pode estabilizar a marcha lenta via aumento de combustivel na mistura. Porém, está na verdade mascarando algo que está errado... por exemplo entrada falsa de ar
Há algum tempo troquei a junta do cabeçote numa oficina e o motor ficou instável chegava até morrer. Como a oficina não tinha Scanner ficou para o dia seguinte irmos num amigo do dono da oficina que tinha o Scanner.
O mexanico ligou no Scanner e acusou anomalia no tempo de injeção então ele foi no potenciômetro e escancarou, passou a voltagem em quase 5V... estabilizou a lenta.
Em casa fui passar uma vistoria no serviço feito e vi que a abraçadeiraa do servo freio estava totalmente frouxa. Apertei a dita cuja e reduzi a voltagem para 2,6 e ficou beleza. Em seguida abaixei para 1,5V ficou um pouqinho instavel.. voltei para 1,55V e está assim até hoje.

fonte do diagrama: Doutor I.E.
Lembrando que o ideal é que o ajuste seja feito por um medidor de gases para ser preciso.
Porém, a voltagem indicada chega PRÓXIMO ao ideal: 2,0 V gasolina e 1,5V alcool
medidos no fio azul e com a chave ligada.
Quanto ao ajuste via potenciômetro deve ser feito com o jump no AeB do conector ALDL
A experiencia que eu tenho com o meu motor foi que após ajustar para 1,55V e tirado o jump a leitura mostrou 1,6V o que não significa muito.
Quanto mais próximo de 1,0V a mistura é pobre e quanto mais próximo de 4,9V é rica ou milionária

Abs
waldir