Falhando

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Falhando

Mensagem não lida por waldir »

Mimoso escreveu::lol:
Rapaz! Por incrível que pareça, nesse tempo que estou com o monzão já passei por umas 5 oficinas boas e vários (opiniões) mecânicos, mas ninguém foi capaz de dizer que peça era aquela, teve um que chegou a dizer que ali era o regulador de marcha lenta :smt005 ]
Mas valeu, vou fazer esse teste e posto.
Mimoso,

de fato ali pode estabilizar a marcha lenta via aumento de combustivel na mistura. Porém, está na verdade mascarando algo que está errado... por exemplo entrada falsa de ar
Há algum tempo troquei a junta do cabeçote numa oficina e o motor ficou instável chegava até morrer. Como a oficina não tinha Scanner ficou para o dia seguinte irmos num amigo do dono da oficina que tinha o Scanner.

O mexanico ligou no Scanner e acusou anomalia no tempo de injeção então ele foi no potenciômetro e escancarou, passou a voltagem em quase 5V... estabilizou a lenta.

Em casa fui passar uma vistoria no serviço feito e vi que a abraçadeiraa do servo freio estava totalmente frouxa. Apertei a dita cuja e reduzi a voltagem para 2,6 e ficou beleza. Em seguida abaixei para 1,5V ficou um pouqinho instavel.. voltei para 1,55V e está assim até hoje.

Imagem
fonte do diagrama: Doutor I.E.

Lembrando que o ideal é que o ajuste seja feito por um medidor de gases para ser preciso.

Porém, a voltagem indicada chega PRÓXIMO ao ideal: 2,0 V gasolina e 1,5V alcool
medidos no fio azul e com a chave ligada.

Quanto ao ajuste via potenciômetro deve ser feito com o jump no AeB do conector ALDL
A experiencia que eu tenho com o meu motor foi que após ajustar para 1,55V e tirado o jump a leitura mostrou 1,6V o que não significa muito.

Quanto mais próximo de 1,0V a mistura é pobre e quanto mais próximo de 4,9V é rica ou milionária :D

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Mimoso »

Beleza, entãoa sugestão de um mecânico que disse que essa peça servia pra nada tá total mente errada.

Bem vamos lá, entendi que com o voltímetro e um jamper nos terminais AB (já sei quais são) e o motor ligado, faço essa medição, a medida do potenciômetro tem que estar entre 1,0 e 2,0 certo? De preferência 1,5, consigo essas medidas usando uma fenda no parafuso do potenciômetro. Certo.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mimoso escreveu:Beleza, entãoa sugestão de um mecânico que disse que essa peça servia pra nada tá total mente errada.

Bem vamos lá, entendi que com o voltímetro e um jamper nos terminais AB (já sei quais são) e o motor ligado, faço essa medição, a medida do potenciômetro tem que estar entre 1,0 e 2,0 certo? De preferência 1,5, consigo essas medidas usando uma fenda no parafuso do potenciômetro. Certo.
Mimoso, faça o seguinte:

1º com a chave ligada, coloque o multímetro na escala 20 VDC e a ponta de teste preta pode ser naquele terminal do fio marrom do ventilador do painel, ao lado do reservatório de expansão ( é o ponto mais próximo, mas pode ser escolhido outro) e a ponta vermelha de teste no fio azul do potenciômetro. Se a ponta do seu teste for rombuda, pegue uma alfinete e perfure o fio, sem transpassá-lo para evitar de encostar na carcaça que pode alterar a leitura ou dar curto. CUIDADO faça com calma e segurança.

2º veja quanto está dando a leitura: Se estiver abaixo que 1,5V ela está em vias de ficar pobre; Se estiver mais que 1,8V a mistura está rica e "eventualmente" gastando combustível além do necessário.

3º Se vc for ajustar para baixo ou para cima, deixe esquentar o motor, ligar a ventoinha pelo menos uma vez, depois faça o jump no A e B (vai ligar automáticamente a ventoinha e ligar a luz de anomalia... se a luz de anomalia estiver piscando, tire o jump e espere ligar pela segunda vez a ventoinha e aí sim de continuidade no ajuste.

4º com uma chave de fenda, cabo isolado, vire devagarinho para a direita ou esquerda e veja a mudança no multímetro até atingir uma voltagem ideal

5º a voltagem ideal só se obtem com a medição simultânea do gas no escapamento.

6º tire o jump do A e B e observe o comportamento da marcha lenta se está estável.

7º Desligue o motor espere uns 10 minutos ou mais se for possível. Dê a partida novamente e veja se algo mudou, se a lenta ficou ruim por exemplo.

8º Se ficou ruim, repita o procedimento de 1 a 4 e aumente a voltagem um pouquinho e observe.

Abs

waldir
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)

Valeu Waldir, entendi todo o processo agora. Vou fazer e dou o retorno. :smt023
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)

depois d etanto tempo eu vou dá o retorno agora. Waldir deu certo naqueçla época, fiz as medições direitinho como tá no seu diagrama e ficou legal acho que ajustei em 1,8. Mas lembro também que tava 2,3. Faeli isso com o Carlos na época e ele me orintou e tal.
Tô finalizando essa resposta pe é importante finalizar o processo, a pergunta e todas as dúvidas que a gente fizer aqui no fórum, peço até desculpa o pessoal por não ter postado o resultado.

Valeu pessoal.
luciano henrique
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por luciano henrique »

EU QUERIA EXPOR UM PROBLEMINHA QUE MEU MONZA TEM A ALGUM TEMPO E NENHUM MECÂNICO COMPETENTE CONSEGUIU RESOLVER. BOM QDO SAIO COM ELE FRIO DA GARAGEM .DE MANHÃ POR EX. ELE ACELERA NORMAL E RETOMA A VELOCIDADE ATÉ NUMA SUBIDA INGRIME NORMAL, MAS QDO A TEMPERATURA SOBE SÓ UM POUQUINHO ELE FICA TIPO COM UNS BURACOS? NA ACELERAÇÃO E FICA RUIM DE RETOMADA EM BAIXA . EM ALTA DEPOIS QUE ATINGIU A TEMPERATURA IDEAL FICA NORMAL . AGUARDO.
TUBARÃO BRANCO 1995
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)

luciano henrique escreveu:EU QUERIA EXPOR UM PROBLEMINHA QUE MEU MONZA TEM A ALGUM TEMPO E NENHUM MECÂNICO COMPETENTE CONSEGUIU RESOLVER. BOM QDO SAIO COM ELE FRIO DA GARAGEM .DE MANHÃ POR EX. ELE ACELERA NORMAL E RETOMA A VELOCIDADE ATÉ NUMA SUBIDA INGRIME NORMAL, MAS QDO A TEMPERATURA SOBE SÓ UM POUQUINHO ELE FICA TIPO COM UNS BURACOS? NA ACELERAÇÃO E FICA RUIM DE RETOMADA EM BAIXA . EM ALTA DEPOIS QUE ATINGIU A TEMPERATURA IDEAL FICA NORMAL . AGUARDO.
luciano,

pode ser entrada falsa de ar.

Verifique as mangueirinhas que estão conectadas na flauta de distribuição de vácuo (entre o reservatório de óleo da direção hidráulica e o filtro de ar)
Examine bem se as mangueirinhas não estão rachadas e se estão bem encaixadas sem folgas... se todos os pinos da flauta estão inteiros... os conectores não ocupados tem que estar tampados. Verifique as mangueiras: do sensor MAP ao TBI... da flauta ao sensor de temperatura na carcaça do filtro de ar... se o seu não tem a válvula EGR deve estar tampada no TBI... veja se a mangueira do servo freio está com braçadeiras e não estão rachadas. Examine cuidadosamente e com iluminação.

Na fase de aquecimento o Motor de passo fica escancarado... quando aquece a UCE trabalha com a temperatura, sensor da borboleta e vácuo produzido no sensor MAP. Se houver entrada falsa o MAP vai passar informaação errada.
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)

Pessoal acho que agora depois de ter resolvido dois problemas graves na elétrica do monza, tenho agora outro, bem parecido com o que o Luciano Henrique desvreveu acima. Ele liga normal, a marcha lenta normal, a aceleração também, mas o sintoma de falha acontece quando estou andando de segunda ou de terceira numa subida qualquer, ou seja, quando o carro fica mais pesado e motor precisa demais força. Ontem memo em um viadulto, quando fui subindo de terceira o carro começou a falhar e perder aceleração, pensei até que ia ficar ali mesmo.Foi horrível. :smt011

Vejam, o sintoma de falha só aparece quando precisa de força do motor, mudança da primeira pra segunda marcha, ou subidas. :smt011
Ah e já olhei as entradas de ar, estão normais.
Responder