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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 27 Dez 2013, 22:38
por rafamts
Eduardo, é bem capaz do sujeito apanhar mesmo quando passar um orçamento desse valor. Mas é como você falou: para fazer correto dá bastante trabalho. Acredito até que dois dias é pouco para fazer um serviço bem feito. Fiz um polimento no meu Monza e demorei três dias e olha que não ficou tão bom ( falta de experiência). Da próxima vai ficar melhor.

P.S: a mulher está quase pedindo separação por causa do Monza. ´´você fica alisando esse carro o dia todo e esquece de mim; assim não dá``.

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 27 Dez 2013, 23:06
por eduardo_saura
rafamts escreveu:
P.S: a mulher está quase pedindo separação por causa do Monza. ´´você fica alisando esse carro o dia todo e esquece de mim; assim não dá``.
:lol: :lol: Aqui em casa é a mesma coisa :lol: :lol:

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 28 Dez 2013, 07:38
por Diego Paiva
kkk... Isso eh normal. Eu não sou casado, mas já namoro há 5 anos... minha namorada já conhece bem o cuidado que eu tenho com os carros.... e morre de ciúmes. O que me ajuda, é que o pai e o irmão dela são quase do mesmo jeito, rsrsrs... então ela não gosta, odeia pra falar a verdade, mas já tá acostumada :lol:

Acerca dos produtos, estou MUITO satisfeito com os Linclon, eles rendem muito! E cumprem com a função. Muitos dizem que eles não ficam muito atras dos meguiar's. O bom é que cada produto linclon custa aproximadamente 20 reais...

Eduardo, pra fazer um trabalho desses, tipo o que eu estou fazendo no monza, eu cobraria na base de 400~500 reais. Certa vez conversando com o Rafaelo, ele disse que tava barato! Pois dá muito trabalho!! O grande problema é a conscientização do pessoal... que prefere passar 120 conto pro cara encher o carro de holograma e desnivelar o verniz todo, lixando com a 1200 com a mãozona... se for falar pra usar taco macio, o cara vai dizer que é coisa de vi.ado! :x :x Um dia tava falando com um "profiçional".... ai disse que usava varias lixas... O cara disse que era frescura... que no lugar de lixas com gramatura mais fina, bastava usar uma 1200 "surrada" :smt010 :smt010 :smt010

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 28 Dez 2013, 08:26
por eduardo_saura
Diego Paiva escreveu:

Acerca dos produtos, estou MUITO satisfeito com os Linclon, eles rendem muito! E cumprem com a função. Muitos dizem que eles não ficam muito atras dos meguiar's. O bom é que cada produto linclon custa aproximadamente 20 reais...
Valor honesto, isso é quase o que custa um Meguiars nos EUA.
Diego Paiva escreveu:
Eduardo, pra fazer um trabalho desses, tipo o que eu estou fazendo no monza, eu cobraria na base de 400~500 reais. Certa vez conversando com o Rafaelo, ele disse que tava barato! Pois dá muito trabalho!! O grande problema é a conscientização do pessoal... que prefere passar 120 conto pro cara encher o carro de holograma e desnivelar o verniz todo, lixando com a 1200 com a mãozona... se for falar pra usar taco macio, o cara vai dizer que é coisa de vi.ado! :x :x Um dia tava falando com um "profiçional".... ai disse que usava varias lixas... O cara disse que era frescura... que no lugar de lixas com gramatura mais fina, bastava usar uma 1200 "surrada"
Sim, um polimento em repintura 400-500 r$ do jeito que vc fez, com toda sequencia de lixas e toda sequencia de produtos é muito barato, pois dá muito trabalho.
Aí que está.....o cara cobra 2/3k para dar uma geralzinha meia boca de funilaria e pintura, NUNCA que o cara vai fazer o polimento em repintura correto, que é o que vc fez, pois demanda muito tempo, vai meter 1200 e massa numero 2
Diego Paiva escreveu: Um dia tava falando com um "profiçional".... ai disse que usava varias lixas... O cara disse que era frescura... que no lugar de lixas com gramatura mais fina, bastava usar uma 1200 "surrada"
mijei de rir, pois sei que é a mais pura verdade! Há uns meses atrás, estava conversando com um cliente que trabalha em uma oficina bem conceituada perto aqui de casa.
Eu, certo que ele usava toda sequencia de lixas e produtos, fui pegar umas dicas com ele.....ele deu risada e disse que era loucura usar toda sequencia, que no dia a dia da oficina é corrido, cliente querendo o carro, patrão querendo receber do cliente, não há tempo hábil para fazer o serviço como deve ser feito. Enfim, eles fazem o polimento em repintura de Jetta, Civic, BMW, só das naves, com a 1200 somente, aí entra a massa de polir com boina branca e já pula para o alto brilho com a boina macia de espuma. Segundo ele, como o pintor é muito bom, ele deixa o verniz bem lisinho, o que facilita pra ele.

O meu vizinho pingaiada toda hora bate o carro (Jetta TSi :shock: ) e manda arrumar nessa oficina. Eu xereta, vou sempre ver como ficou o serviço, e sempre tem riscos de lixa e teias de aranha. O pintor realmente é bom, pois a cor é perfeita, não aparece emenda no verniz, mas o lixamento somente com a 1200 mata o serviço.

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 28 Dez 2013, 11:35
por Rafaelo
Diego Paiva escreveu:Eduardo, pra fazer um trabalho desses, tipo o que eu estou fazendo no monza, eu cobraria na base de 400~500 reais. Certa vez conversando com o Rafaelo, ele disse que tava barato! Pois dá muito trabalho!! O grande problema é a conscientização do pessoal... que prefere passar 120 conto pro cara encher o carro de holograma e desnivelar o verniz todo, lixando com a 1200 com a mãozona... se for falar pra usar taco macio, o cara vai dizer que é coisa de vi.ado! :x :x
só quem ja lixou um carro completo sabe o trabalho que da. mesmo com maquina. polimento existem passos, nao é so tacar massa, polir e ta pronto, tem diversas etapas ate chegar a ultimo passo. e estamos falando de "repetir um carro" por completo em cada passo. imagina preto entao! pessoal que acha caro fala muita besteira, da vontade de pega um relho e manda o cara trabalhar pra ver como é suado os 500,00 e isso que 500,00 é so a base, tem lugares que pedem 1000,00 e acho muito justo pra o tipo de serviço feito. material de ponta, tecnicas apuradas, é praticamente uma pintura a seco de tanta etapa que tem.
Diego Paiva escreveu: Um dia tava falando com um "profiçional".... ai disse que usava varias lixas... O cara disse que era frescura... que no lugar de lixas com gramatura mais fina, bastava usar uma 1200 "surrada" :smt010 :smt010 :smt010
economia de porco, é pq custa caro as lixas 1500,2000,3000 Diego... sabe como é, vai falta pra pinga dele. agora pergunta se ele cobra barato! é comum no brasil isso. sao poucos os profissionais competentes no brasil que agente pode entregar o carro que vai saber que foi feito como é pra ser feito. assim como o Rodrigo que ate filma oque faz, cara honesto, que trabalha com perfeição, usa oque é pra usar, e por ae vai. desses cara no brasil tem! mais é muito raro em meio a esse país tao grande. vale do mesmo pra pintor automotivo, funileiro, quantos usam solda MIG-TIG, quantos massa poliester ou pu, quantos esperam o tempo de evaporaçao, quantos sabem lixar. resposta é: sao poucos tambem. isso oque agente fala aqui nao é qualidade é OBRIGATORIEDADE. oque falo sempre aqui e semper vou repetir a mesma coisa ate ver que as coisa estao mudando pra melhor, la fora é comum oque agente prega, se tu nao faz isso teu lugar nao é esse por ser incompetente. tanto europa como japao como eua sao lugares que as ferramentas sao baratas, publico extremamente mais exigente ate mais que nós, dae da no que ja sabemos...

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 28 Dez 2013, 22:42
por rodrigogsi
Já deixo bem claro que não sou profissional nem de pintura e nem de polimento, sou apenas algum por aí que cansou de lorota e resolveu assumir a bronca de errar e corrigir quando necessário.
Com a galera aqui deu para aprender muita coisa, trocar muita informação e vamos ao começo:
Começo
Veja lá..vamos começar pela minha "estória" com esse lance de pintura e polimento..
No final de 2006, precisamente no primeiro final de semana com o carro em casa, antes do natal desse mesmo ano, lavei e vi contra a luz os famosos hologramas. Na época, mesmo sem saber nem o que era uma politriz direito, já sabia que não era normal e vinha de algum polimento ou lavagem mal executados.
À partir daí, sempre de olho nos riscos. Utilizava coisa básica, de mercado, ruim, mas já fazia muito melhor do que os lava rápidos, pois usava paninho mais macio e sempre bem cuidado, além dos 2 baldes e pré lavagem, sem saber do detail, só pela lógica..carregava comigo a ideia de UM DIA saber pintar, para corrigir tudo que fosse possível..porém na época se vendia muito a ideia de que para pintura somente com estufa etc e tal..até que um belo dia eu (pela terceira vez) danifiquei o carro de leve, mas como não podia ver o defeito, no mesmo dia comecei e deu no que deu..
Para quem quiser, tá aqui o tópico que relata tudo timtim por timtim:
http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... 11&t=28364
Detalhe: Eu tava em meio a um TCC, trabalhando e estudando inglês..imagina a loucura para achar tempo para mexer no carro! :smt025
De tudo aí tiro 3 coisas: Vontade, começo por baixo e avaliação de custos e etc..mesmo assim toquei tudo e vamo ae!
Produtos para polimento!
Tendo retocado um parachoque, repintado 2 inteiros e descoberto na prática que lixa P1200 é MUITO AGRESSIVA eu descobri as P2000, P2500 e descobri também que polimento manual surtia efeito desde que refinando muito bem com a P2500..dá-lhe algodão para polimento, massa nº 2 e tentativa frustrada de REMOÇÃO DE HOLOGRAMAS DA MASSA COM ALGODÃO utilizando LUSTRADOR UNIVERSAL DA NSWAX..mas, para carro branco, tava excelente! Só mostrava defeito olhando totalmente contra a luz forte, que chega a zuar o olho até..Auto Brilho da 3M para dar aquela mascarada (na realidade não servia para muita coisa nesse cenário e tom branco, depois achei utilidade pra ele) que paguei O OLHO DA CARA e me ARREPENDO da compra hoje, alias me arrependi no momento que passei o cartão, mas enfim..já era né..
Entrei no detailbrasil.net e LI MUITO MUITO MESMO! De lá comprei um set de boinas (Lincoln em sua grande maioria) usadas e outras novas de um membro e optei pela compra de uma politriz rotativa que foi a minha V8...é..rotativa!
A primeira vez que utilizei ela foi na porta do carro, com massa nº 2 e boina SV lincoln 5.5...quase cai de costas para domar a máquina ainda mais com massa...foi uma surpresa que eu já esperava :smt031 ..como ia repintar a porta e estava testando uma correção com lixamento P2500 pois ela estava opaca e com tonalidade totalmente diferente do restante do carro (repintura mal feita ou uso de cera inapropriada antes da cura completa) meti o pau e resolvi aprender ali mesmo! Mesmo com a dificuldade, o trabalhão, ao terminar já queria brincar novamente..
Foi aí que comprei um composto Extra Forte da NSWAX, substituto cremoso na etapa de corte (à grosso modo entra no lugar da massa), aí a facilidade foi enorme! Domar a máquina já não era mais problema..
Daí pra frente me interessei pelos produtos, comecei com os vídeos muito amadores de polimento em repintura no Youtube e fui dando vazão ao "falar sobre pintura e polimento para hobbistas", parando de atormentar todo mundo com isso..hahahahaha
Troquei muitos emails com o pessoal da NSWAX e por fim em papo daqui e dali ganhei uns produtos para testar, testei e gostei, conheci o pessoal e hoje faço essa frente de venda para o pessoal que acompanha o canal.
Se assemelham muito aos Lincoln, a Linha Suprema bate de frente com os Meguiars e 3M porém tem um rendimento que o pessoal jura de pé junto ser maior, mas como não uso Megs, não ponho minha palavra à frente..comparado aos Lincoln que já utilizei, cumprem muito bem seu papel e são duas linhas nacionais que eu recomendo de OLHOS FECHADOS! O PLC eu gosto bastante de trabalhar, como sempre disse por aqui e por outras bandas à fora..
Enfim, fui montando meu set aos poucos e testando muita coisa, até que estou aí fazendo os vídeos (espero que melhores pois aprendi bastante ao longo desse ano..hehehe) e tentando ajudar..
Os da linha convencional tem praticamente o mesmo custo que os Lincoln, pouca coisa à mais, mas nada de muito grave. Os suprema, por serem mais requintandos custam cerca de 40~45 reais cada frasco com 500ml. São mais fáceis de trabalhar, mais lubrificados e na roto orbital dão uma boa diferença em termos de padrão de acabamento e facilidade de uso em ambas as politrizes. Rendem mais que os da linha convencional por terem um tempo de trabalho mais prolongado.
Serviços e preços
Como todos falaram aqui, só sabe o quão difícil é quem já fez ou faz. Tem 2 pontos fundamentais:
Padrão de qualidade: Se teu foco é qualidade, como fazer um carro em 2, 3, 4 horas? São no minimo umas 8 hrs em duas pessoas. Quem faz corretamente sabe que tem muita coisa envolvida, só uma lavagem à detalhe leva cerca de 2 à 3 horas...
Mercado: Tendo em vista o preço e o tempo de execução do serviço, temos espaço no Brasil para cobrar entre 500 e 1000 reais para fazer um serviço desses?
É complicado..eu não atuo com isso por esses 2 motivos básicos, sem me prolongar muito no assunto..
Eu gosto de pintura e o polimento é consequência, os 2 andam juntos e se eu gosto de pintura de qualidade ou polimento de qualidade tenho que conhecer sobre ambos.
Com relação à produtos muita gente, mas muita mesmo, começa com isso, compra tudo de marca Y porquê é caro e é importado, e não sabe nem lavar o carro direito..eu sempre digo que detail não é produto, é quem faz..o cara que é bom conhece o cenário de uso e a limitação de cada produto e ferramenta..e sabe explorar os pontos fortes, amenizar os fracos e obter um resultado acima da média para aquele composto em conjunto com tal ferramenta em tal cenário..
Portanto tudo isso é teste e conhecer cada produto, não é comprar o mais caro usar de qualquer jeito e ficar frustrado com o resultado..ou comprar massa, lustrador e 2 boinas e achar que é só passar os 2 e "já era!".
Eu nunca recomendo o lixamento porquê sei que muita gente vai perguntar "a eu quero a P2500, P2000, Trizact" e as lojinhas "de esquina" só tem a P1200 no máximo e vão falar " para que é? ahh é essa aqui ó ele te falo errado é essa! p1200" e o cara vai levar..fazer cagada e etc e tal..sabem do que eu falo né? gato por lebre e espertalhões de tudo quanto é lado..no final você explica de um jeito a pessoa mistura tudo e quer resultado da mesma maneira que tu deu o caminho das pedras..PENSE: Só uma P3000 custa cerca de 15 à 20 reais, e se o cara utilizar em cenário errado, perde material à toa e etc..
Infelizmente falta consciência do povo que qualidade exige tempo, investimento e conhecimento dos 2 lados, para saber até que ponto o padrão que eu quero é fornecido por tal "nível" de profissional e serviço.
Além do mais tem o marketing dos produtos que as vezes joga contra, como é o caso dos vitrificadores de pintura...tem N fatores..isso é um pouquinho da minha visão de hobbysta sobre o assunto...
Obrigado pela paciência de quem leu e se opinarem eu me sentirei muito feliz pois eu gosto dessas "paradas de polimento e pintura.." :smt030

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 28 Dez 2013, 23:57
por Rafaelo
rodrigogsi escreveu:Já deixo bem claro que não sou profissional nem de pintura e nem de polimento, sou apenas algum por aí que cansou de lorota e resolveu assumir a bronca de errar e corrigir quando necessário.
Rodrigo, só pq tu nao trabalha com isso nao deixa de ser profissional na area. pra mim tu é profissional ja tem conhecimento suficiente pra trabalhar na area a qualquer momento, de amador nao tem nada. se é ou nao a tua profissao e teu ganha pao é outro papo e isso nao interessa. tem muita gente que se diz profissional so pq trabalha com isso é um put-a matao do inferno que nem sabe diagnosticar um erro de pintura. e ainda tem os cara que caem de paraquedas, "hoje ele é lavador de carro, amanha ele é polidor tecnico" isso é muito normal em qualquer area. entao oque interessa é oque esta na tua cabeça, o resto é bobagem.

cara esse negocio de ser amador e profissional é muito relativo. eu tb nao trabalho com pintura / funilaria, mais me considero profissional da area devido meu conhecimento, e ainda aprendo a cada tempo, especialmente em funilaria que é mais complicado que pintura, poderia trabalhar amanha mesmo em qualquer canto no ramo pintura e funilaria depois de 20 anos de pratica e teorias, se eu me considerar um amador seria bem estranho. pelo vídeos que vi teu e os trabalho nao te considero amador ou robista. mais ae é uma opniao minha, cada um tem a sua.

ate pq se tu começar a trabalhar amanha mesmo em uma oficina teu conhecimento nao muda nao é, tendeu a logica? oque interessa é oque tu sabe, nao oque diz a tua carteira de trabalho hehehehe. oque diz a carteira e oque tu faz na pratica sao 2 coisas muito diferentes.

tem muita gente informal que sabe mais do que o formal.

rodrigogsi escreveu:Eu nunca recomendo o lixamento porquê sei que muita gente vai perguntar "a eu quero a P2500, P2000, Trizact" e as lojinhas "de esquina" só tem a P1200 no máximo e vão falar " para que é? ahh é essa aqui ó ele te falo errado é essa! p1200" e o cara vai levar..fazer cagada e etc e tal..sabem do que eu falo né? gato por lebre e espertalhões de tudo quanto é lado..
problema é quanto tem um confronto de Leigo(consumidor) X Leigo(vendedor). em uma situaçao ideal, consumidor tem que ter um certo conhecimento e vendedor honesto(aquele que prefere ganhar cliente, do que ganhar 20 reais de uma lixa) esse vai te ajudar. eu mesmo quando era leigo só tinha um certo conhecimento, tive a sorte de ser bem atendido tecnicamente falando. e depois foi comigo mesmo, ler, testar, ler, testar, errar, acertar e por ae vai. isso que tu falou é comum nao so nessa area, em tudo é assim.

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.

Enviado: 29 Dez 2013, 08:50
por eduardo_saura
rodrigogsi escreveu:Serviços e preços
Como todos falaram aqui, só sabe o quão difícil é quem já fez ou faz. Tem 2 pontos fundamentais:
Padrão de qualidade: Se teu foco é qualidade, como fazer um carro em 2, 3, 4 horas? São no minimo umas 8 hrs em duas pessoas. Quem faz corretamente sabe que tem muita coisa envolvida, só uma lavagem à detalhe leva cerca de 2 à 3 horas...
Mercado: Tendo em vista o preço e o tempo de execução do serviço, temos espaço no Brasil para cobrar entre 500 e 1000 reais para fazer um serviço desses?
É complicado..eu não atuo com isso por esses 2 motivos básicos, sem me prolongar muito no assunto..
Eu gosto de pintura e o polimento é consequência, os 2 andam juntos e se eu gosto de pintura de qualidade ou polimento de qualidade tenho que conhecer sobre ambos.
Com relação à produtos muita gente, mas muita mesmo, começa com isso, compra tudo de marca Y porquê é caro e é importado, e não sabe nem lavar o carro direito..eu sempre digo que detail não é produto, é quem faz..o cara que é bom conhece o cenário de uso e a limitação de cada produto e ferramenta..e sabe explorar os pontos fortes, amenizar os fracos e obter um resultado acima da média para aquele composto em conjunto com tal ferramenta em tal cenário..
Portanto tudo isso é teste e conhecer cada produto, não é comprar o mais caro usar de qualquer jeito e ficar frustrado com o resultado..ou comprar massa, lustrador e 2 boinas e achar que é só passar os 2 e "já era!".
Eu nunca recomendo o lixamento porquê sei que muita gente vai perguntar "a eu quero a P2500, P2000, Trizact" e as lojinhas "de esquina" só tem a P1200 no máximo e vão falar " para que é? ahh é essa aqui ó ele te falo errado é essa! p1200" e o cara vai levar..fazer cagada e etc e tal..sabem do que eu falo né? gato por lebre e espertalhões de tudo quanto é lado..no final você explica de um jeito a pessoa mistura tudo e quer resultado da mesma maneira que tu deu o caminho das pedras..PENSE: Só uma P3000 custa cerca de 15 à 20 reais, e se o cara utilizar em cenário errado, perde material à toa e etc..
Infelizmente falta consciência do povo que qualidade exige tempo, investimento e conhecimento dos 2 lados, para saber até que ponto o padrão que eu quero é fornecido por tal "nível" de profissional e serviço.
Um telespec do meu canal, se interessou pelo trabalho de eliminar riscos, igual fiz no City.
Pois bem, expliquei as etapas, pedi fotos do carro para avaliar e disse que aproximadamente 500.00 para fazer um trabalho bacana em todo o carro e levaria 2 dias.
Nem preciso dizer que achou caro né?

Trabalhar com isso é dificil, as pessoas nao imaginam o trabalho que dá, querem um serviço bacana por quanto? 100 reais?