Já deixo bem claro que não sou profissional nem de pintura e nem de polimento, sou apenas algum por aí que cansou de lorota e resolveu assumir a bronca de errar e corrigir quando necessário.
Com a galera aqui deu para aprender muita coisa, trocar muita informação e vamos ao começo:
Começo
Veja lá..vamos começar pela minha "estória" com esse lance de pintura e polimento..
No final de 2006, precisamente no primeiro final de semana com o carro em casa, antes do natal desse mesmo ano, lavei e vi contra a luz os famosos hologramas. Na época, mesmo sem saber nem o que era uma politriz direito, já sabia que não era normal e vinha de algum polimento ou lavagem mal executados.
À partir daí, sempre de olho nos riscos. Utilizava coisa básica, de mercado, ruim, mas já fazia muito melhor do que os lava rápidos, pois usava paninho mais macio e sempre bem cuidado, além dos 2 baldes e pré lavagem, sem saber do detail, só pela lógica..carregava comigo a ideia de UM DIA saber pintar, para corrigir tudo que fosse possível..porém na época se vendia muito a ideia de que para pintura somente com estufa etc e tal..até que um belo dia eu (pela terceira vez) danifiquei o carro de leve, mas como não podia ver o defeito, no mesmo dia comecei e deu no que deu..
Para quem quiser, tá aqui o tópico que relata tudo timtim por timtim:
http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... 11&t=28364
Detalhe: Eu tava em meio a um TCC, trabalhando e estudando inglês..imagina a loucura para achar tempo para mexer no carro! :smt025
De tudo aí tiro 3 coisas: Vontade, começo por baixo e avaliação de custos e etc..mesmo assim toquei tudo e vamo ae!
Produtos para polimento!
Tendo retocado um parachoque, repintado 2 inteiros e descoberto na prática que lixa P1200 é MUITO AGRESSIVA eu descobri as P2000, P2500 e descobri também que polimento manual surtia efeito desde que refinando muito bem com a P2500..dá-lhe algodão para polimento, massa nº 2 e tentativa frustrada de REMOÇÃO DE HOLOGRAMAS DA MASSA COM ALGODÃO utilizando LUSTRADOR UNIVERSAL DA NSWAX..mas, para carro branco, tava excelente! Só mostrava defeito olhando totalmente contra a luz forte, que chega a zuar o olho até..Auto Brilho da 3M para dar aquela mascarada (na realidade não servia para muita coisa nesse cenário e tom branco, depois achei utilidade pra ele) que paguei O OLHO DA CARA e me ARREPENDO da compra hoje, alias me arrependi no momento que passei o cartão, mas enfim..já era né..
Entrei no detailbrasil.net e LI MUITO MUITO MESMO! De lá comprei um set de boinas (Lincoln em sua grande maioria) usadas e outras novas de um membro e optei pela compra de uma politriz rotativa que foi a minha V8...é..rotativa!
A primeira vez que utilizei ela foi na porta do carro, com massa nº 2 e boina SV lincoln 5.5...quase cai de costas para domar a máquina ainda mais com massa...foi uma surpresa que eu já esperava :smt031 ..como ia repintar a porta e estava testando uma correção com lixamento P2500 pois ela estava opaca e com tonalidade totalmente diferente do restante do carro (repintura mal feita ou uso de cera inapropriada antes da cura completa) meti o pau e resolvi aprender ali mesmo! Mesmo com a dificuldade, o trabalhão, ao terminar já queria brincar novamente..
Foi aí que comprei um composto Extra Forte da NSWAX, substituto cremoso na etapa de corte (à grosso modo entra no lugar da massa), aí a facilidade foi enorme! Domar a máquina já não era mais problema..
Daí pra frente me interessei pelos produtos, comecei com os vídeos muito amadores de polimento em repintura no Youtube e fui dando vazão ao "falar sobre pintura e polimento para hobbistas", parando de atormentar todo mundo com isso..hahahahaha
Troquei muitos emails com o pessoal da NSWAX e por fim em papo daqui e dali ganhei uns produtos para testar, testei e gostei, conheci o pessoal e hoje faço essa frente de venda para o pessoal que acompanha o canal.
Se assemelham muito aos Lincoln, a Linha Suprema bate de frente com os Meguiars e 3M porém tem um rendimento que o pessoal jura de pé junto ser maior, mas como não uso Megs, não ponho minha palavra à frente..comparado aos Lincoln que já utilizei, cumprem muito bem seu papel e são duas linhas nacionais que eu recomendo de OLHOS FECHADOS! O PLC eu gosto bastante de trabalhar, como sempre disse por aqui e por outras bandas à fora..
Enfim, fui montando meu set aos poucos e testando muita coisa, até que estou aí fazendo os vídeos (espero que melhores pois aprendi bastante ao longo desse ano..hehehe) e tentando ajudar..
Os da linha convencional tem praticamente o mesmo custo que os Lincoln, pouca coisa à mais, mas nada de muito grave. Os suprema, por serem mais requintandos custam cerca de 40~45 reais cada frasco com 500ml. São mais fáceis de trabalhar, mais lubrificados e na roto orbital dão uma boa diferença em termos de padrão de acabamento e facilidade de uso em ambas as politrizes. Rendem mais que os da linha convencional por terem um tempo de trabalho mais prolongado.
Serviços e preços
Como todos falaram aqui, só sabe o quão difícil é quem já fez ou faz. Tem 2 pontos fundamentais:
Padrão de qualidade: Se teu foco é qualidade, como fazer um carro em 2, 3, 4 horas? São no minimo umas 8 hrs em duas pessoas. Quem faz corretamente sabe que tem muita coisa envolvida, só uma lavagem à detalhe leva cerca de 2 à 3 horas...
Mercado: Tendo em vista o preço e o tempo de execução do serviço, temos espaço no Brasil para cobrar entre 500 e 1000 reais para fazer um serviço desses?
É complicado..eu não atuo com isso por esses 2 motivos básicos, sem me prolongar muito no assunto..
Eu gosto de pintura e o polimento é consequência, os 2 andam juntos e se eu gosto de pintura de qualidade ou polimento de qualidade tenho que conhecer sobre ambos.
Com relação à produtos muita gente, mas muita mesmo, começa com isso, compra tudo de marca Y porquê é caro e é importado, e não sabe nem lavar o carro direito..eu sempre digo que detail não é produto, é quem faz..o cara que é bom conhece o cenário de uso e a limitação de cada produto e ferramenta..e sabe explorar os pontos fortes, amenizar os fracos e obter um resultado acima da média para aquele composto em conjunto com tal ferramenta em tal cenário..
Portanto tudo isso é teste e conhecer cada produto, não é comprar o mais caro usar de qualquer jeito e ficar frustrado com o resultado..ou comprar massa, lustrador e 2 boinas e achar que é só passar os 2 e "já era!".
Eu nunca recomendo o lixamento porquê sei que muita gente vai perguntar "a eu quero a P2500, P2000, Trizact" e as lojinhas "de esquina" só tem a P1200 no máximo e vão falar " para que é? ahh é essa aqui ó ele te falo errado é essa! p1200" e o cara vai levar..fazer cagada e etc e tal..sabem do que eu falo né? gato por lebre e espertalhões de tudo quanto é lado..no final você explica de um jeito a pessoa mistura tudo e quer resultado da mesma maneira que tu deu o caminho das pedras..PENSE: Só uma P3000 custa cerca de 15 à 20 reais, e se o cara utilizar em cenário errado, perde material à toa e etc..
Infelizmente falta consciência do povo que qualidade exige tempo, investimento e conhecimento dos 2 lados, para saber até que ponto o padrão que eu quero é fornecido por tal "nível" de profissional e serviço.
Além do mais tem o marketing dos produtos que as vezes joga contra, como é o caso dos vitrificadores de pintura...tem N fatores..isso é um pouquinho da minha visão de hobbysta sobre o assunto...
Obrigado pela paciência de quem leu e se opinarem eu me sentirei muito feliz pois eu gosto dessas "paradas de polimento e pintura.." :smt030