Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Diego Rodrigues
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

José, lembre-se de que os flex na gasolina geralmente tem potência e desempenho inferior ao mesmo motor somente na gasolina. e isso é por causa daquilo que falei acima. a IE precisa atrasar muito o ponto pra não haver detonação, aí o carro perde rendimento. com podium pode ser que ela não precise atrasar, aí sim haverá ganho.

o vectra tem sensor de detonação, correto?

meu omega não tem, por isso ando na podium com a taxa mais alta na boa. rsrs!!! lembrando que no 4.1 a tendência a detonação é maior, já que tem cabeçote e bloco de ferro fundido. ;)
Vectra CD 2.2 16V Automatic 4 Prata - 2001
José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Eu tô sabendo disse detalhe. Mas que seja 155CV no álcool e 150CV na gasolina...

Sim, o sistema de IE do Vectra possui sensor de detonação. Mas como vc disse, nada que uma Pódium não resolva...
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

É um cálculo teórico e não uma medição. Mas creio que esteja certo.

Seguem os cálculos que fiz para chegar nos 11,8:1 (na primeira vez, eu havia invertido o lançamento do valor do deslocamento 94,6mm com o do diâmetro do pistão 86mm. Como o do 2.0 é 86 e 86, eu não tinha visto o erro :smt021 ... E por isso tinha dado 12,8:1).

Motor 2.0:
Diâmetro do pistão: 86mm
Curso: 86mm
Volume do cilindro: 499,56 ml
Taxa de compressão declarada pela fábrica: 10,8:1

Calculo do Volume da câmara: Volume do cilindro / (taxa de compressão -1) = 499,56 / (10,8 - 1) = 50,98 ml

Motor 2.2:
Diâmetro do pistão: 86mm
Curso: 94,6mm
Volume do cilindro: 549,51 ml
Volume da câmara: como os cabeçotes / junta são iguais, considerei os mesmos 50,98 ml do 2.0 16v que calculei acima.

Cálculo da taxa de compressão: ( Volume do cilindro + Volume da câmara ) / Volume da câmara = ( 549,51 + 50,98 ) / 50,98 = 11,8:1

Obs: Como fiz a conta partindo da taxa declarada para chegar no volume da câmara, então tudo além do pistão (espessura da junta, vela, etc.) já está considerado no valor "volume da câmara". A única coisa que vejo que pode atrapalhar esta conta, é se a diferença de altura do pistão em PMS em relação ao bloco do 2.0 for diferente da do 2.2 (se a cabeça dele ficar mais ou menos para fora do bloco em PMS). O que eu acho que não acontece, pois a GM compensou a diferença mudando o comprimento da biela e a altura do bloco no 2.2. :smt023
Eduardo Rettore
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Adriano Pereira
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Adriano Pereira »

Monzeiro é dificil manter uma nave desta ? Em relação a gastos,peças a manutenção,to querendo trocar meu Monzinha e estou doido por um Modelo igualzinho ao seu,tipo um ano 99 ou 2000 completo e com Kit a Gaz...Abraços pra ti........Parabens pelo Carro...... :smt023
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Diego Rodrigues
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

Eduardo, gostei desse método de fazer as contas aí. eu tinha visto um no BCWS mais complicado e não estava dando certo. esse aí bateu certinho. pena que não medi o volume da câmara de combustão após o passe no cabeçote para saber hoje qual a nova taxa de compressão.

vou anotá-las aqui. se um dia retirar o cabeçote novamente eu meço o novo volume.

a taxa do 2.0 é bem alta, heim. será que o vectra com ponto mais avançado e podium no tanque já não rende aí uns 140 pra 145cv e ainda melhora o consumo??? essa taxa é muito boa pra gasolina de alta octanagem ou comum com aquele bardahl max power, que aumenta a octanagem de até 60L de gasolina.

com 11,8 de taxa pra rodar no álcool também já fica bem melhor. com um acerto bem feito vai ficar interessante mesmo isso aí. :)
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

Diego Rodrigues escreveu:Eduardo, gostei desse método de fazer as contas aí. eu tinha visto um no BCWS mais complicado e não estava dando certo. esse aí bateu certinho. pena que não medi o volume da câmara de combustão após o passe no cabeçote para saber hoje qual a nova taxa de compressão.

vou anotá-las aqui. se um dia retirar o cabeçote novamente eu meço o novo volume.

a taxa do 2.0 é bem alta, heim. será que o vectra com ponto mais avançado e podium no tanque já não rende aí uns 140 pra 145cv e ainda melhora o consumo??? essa taxa é muito boa pra gasolina de alta octanagem ou comum com aquele bardahl max power, que aumenta a octanagem de até 60L de gasolina.

com 11,8 de taxa pra rodar no álcool também já fica bem melhor. com um acerto bem feito vai ficar interessante mesmo isso aí. :)
Eu vi um vídeo interessante estes dias mostrando como "cubicar" corretamente um cabeçote ( http://www.youtube.com/watch?v=ZFgy3Sdrj3Q ).

Esta taxa de 10,8:1 saiu nos primeiros 2.0 16v, de 141 cv. Depois, no ano seguinte, resolveram abaixar para 9,6:1 com 136cv. Depois vieram os 2.2 16v, também com 9,6:1.
Adriano Pereira escreveu:Monzeiro é dificil manter uma nave desta ? Em relação a gastos,peças a manutenção,to querendo trocar meu Monzinha e estou doido por um Modelo igualzinho ao seu,tipo um ano 99 ou 2000 completo e com Kit a Gaz...Abraços pra ti........Parabens pelo Carro...... :smt023
Temos este Vectra desde 0 km e nunca tive despesa fora do normal com ele. Só manutenção básica, como vela, filtro, óleo, etc..

Hoje ele está com 85.000 km e nunca precisei mexer em ar-condicionado, embreagem, etc.. E no motor, estou querendo mexer agora, mas não porque precisa e sim porque quero melhorar o desempenho.

Quanto ao GNV, isso sim eu vejo com preocupação. Mas em qualquer carro.
Eduardo Rettore
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Diego Rodrigues
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

500EF escreveu: Eu vi um vídeo interessante estes dias mostrando como "cubicar" corretamente um cabeçote ( http://www.youtube.com/watch?v=ZFgy3Sdrj3Q ).

Esta taxa de 10,8:1 saiu nos primeiros 2.0 16v, de 141 cv. Depois, no ano seguinte, resolveram abaixar para 9,6:1 com 136cv. Depois vieram os 2.2 16v, também com 9,6:1.
não posso ver o vídeo agora. vejo depois. mas creio que seja usando líquido e uma seringa pra medir. só que tem que se fazer uma conta sei lá qual pra considerar a altura da junta.

o importante é meter taxa e álcool pra dentro, já que este é o objetivo. hahaha!!!

GNV? também não recomendo. perde espaço no porta-malas e a economia se transforma em gastos extras com manutenção, sem falar que perde conforto por ter um carro mais fraco pra dirigir.
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Adriano Pereira escreveu:Monzeiro é dificil manter uma nave desta ? Em relação a gastos,peças a manutenção,to querendo trocar meu Monzinha e estou doido por um Modelo igualzinho ao seu,tipo um ano 99 ou 2000 completo e com Kit a Gaz...Abraços pra ti........Parabens pelo Carro...... :smt023
Adriano, ao contrário do 500EF, peguei meu carro com o estado de conservação fantástico, mas muito judiado na parte mecânica. Com os reparos que fiz, juntando o que tenho que fazer, mais as alterações que já fiz, a previsão é de ~R$3000,00. Mas repito: mecanicamente meu carro está muito judiado. Depois de tudo arrumado, vai ficar mais novo que zero km!

Se vc pegar um carro que tenha sido bem cuidado, com as revisões em dia, a manutenção preventiva dele é muito fácil e barata. Recomendo vc pegar um Vectra tranquilamente. É a evolução natural dos proprietários de Monza.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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