DÉCO escreveu:
Rafaelo do céu, sabe que visualmente falando da face que "toca" o rolete (olhando suas imagens) fiquei realmente em dúvida, será que não "roda" com o comando original "J" mesmo?
Aparentemente, vai "sobrar" comando lateralmente no lobe que toca o rolete, mas sera que realmente ele não roda (apesar de não ser apenas mais "largo" ser mais "pesado" por este material a mais também)?
Nem pensar Deco. Se fizer isso vai o comando ou rolete na primeira partida, é totalmente diferente em muitos aspectos. Pena que na época não tirei fotos de perfil do came de ambos.
O comando rolete é...
* mais estreito o came de acionamento.
* mais arredondado (borda de ataque é menos agressivo por justamente ser rolete ele é muito mais suave no acionamento inicial e final, dai que vem sua vantagem, fora o ruído que é menor quase não tem).
* o principal, o lift (altura do came) no roletado é mais baixo que no convencional.
O comando convencional é...
* mais largo o came de acionamento. suponhamos que funciona-se a veria um desgaste no meio do came onde rola o rolete, imagina a cena, rsrsrsrs!
* mais pontudo (borda de ataque é mais agressivo).
* ele tem o lift do came bem maior que no roletado.
Então fica fácil saber pq não pode colocar comandos convencional em roletado ou vice versa. Se colocar comando convencional de alto atrito no cabeçote roletado quebra na mesma hora. Pq esse comando de "Monza" além de ser mais pontudo é bem mais alto. O balancim e tucho roletado foram projetados para comando de perfil baixo e arredondado :smt023
DÉCO escreveu:Estou olhando com atenção mesmo, parece que a posição de fechamento de válvulas no comando "J" é beeeem mais "estreita" não permitindo o mesmo arrasto, e além disto, o lobe parece mais alto (no momento de abertura total da válvula)!
Isso, é bem mais alto, não sei se falei no tópico isso...
Por ser comando "J" "F" "B" qualquer comando convencional é assim, é de sua característica física. Ele é mais pontudo e mais alto.
Quando ele entra no balancim entra com agressividade, não e suave, mais se tentar colocar um comando roletado a válvula não vai ser acionada por completo por ser mais baixo esse came, além de ter menos área de contato.
Só existem 2 tipos de comando para Familia II 8V: O convencional de alto atrito ou roletado de baixo atrito. As letras não diferem na característica técnica, talvez mude apenas faixa de torque, ou identifique de que carro e modelo é.
DÉCO escreveu:Eu jamais correria este risco.
2X
nunca se deve misturar tecnologias, cada uma foi projetada para o seu propósito.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.