O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem não lida por Rafaelo »

O comando convencional X comando roletado é tudo diferente. Ou seu mecânico é muito tapado ou ele comparou visualmente um comando convencional com outro convencional, o que acredito mais.
Vocês pegaram um "FLEXPOWER" em vermelho e se for o caso é o convencional ainda. Lembro que o Ricardo diz que existe 09 convencional fase 2 ainda. Restaram alguns :wink:

Obs: (convencional) é tudo que comando Familia II, fase 1 e 2. O fase 3 é somente roletado, que inclusive ainda é fabricado nas S10 N24XF

Há um bom tempo fiz vários tópicos técnicos muito completo mostrando a diferença, dito isso é só estudar e ver que tem muita diferença.
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=4&t=19636
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=4&t=26154

Vou dar uma forcinha. O cara tem que estar muito "gelado" para não ver diferença visual, a diferença técnica é muita.
Imagem
Imagem
Imagem

O comando roletado não pode ser usado nunca, em um sistema convencional! Se fizer isso vai quebrar algo.
O comando fase 3 é mais leve tem menos massa para girar mais rápido.

Obs: Apesar de ser diferente a gaiola (Flexpower fase 2 e 3), é possível usar comando fase 3 em gaiola de Monza fase 2. Tecnicamente ambas são idênticas (altura do comando, alojamento e etc...) O que muda são as conexões dos periféricos do motor (ventilação, sensor fase e etc...).
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Nos cabeçotes, sejam eles roletados ou comuns, os tuchos, roletes (ou balancins) ficam todos acoplados no cabeçote e não na gaiola. A gaiola apenas aloja o comando, gaiola esta (dos fase II) TOTALMENTE COMPATÍVEL com o comando roletado (apesar de se um comando diferente).
Realmente a gaiola dos fase II em ralação as LFVT possuem a "saída" do respiro em lugares diferentes (o que acredito eu, não atrapalha o intercambiamento deles) e digo mais, usando a original fase II não há necessidade de nenhuma modificação no "respiro" (ventilação) do cabeçote em relação ao sistema original.
Resumindo, o comando roletado serve na gaiola do comum, porém NUNCA poderia usar um comando comum num ROLETADO, vai ser rodar e quebrar, o lobe parece até ser de graduação diferente... (vendo as imagens apareceu uma dúvida) :

Rafaelo do céu, sabe que visualmente falando da face que "toca" o rolete (olhando suas imagens) fiquei realmente em dúvida, será que não "roda" com o comando original "J" mesmo?
Aparentemente, vai "sobrar" comando lateralmente no lobe que toca o rolete, mas sera que realmente ele não roda (apesar de não ser apenas mais "largo" ser mais "pesado" por este material a mais também)?

Estou olhando com atenção mesmo, parece que a posição de fechamento de válvulas no comando "J" é beeeem mais "estreita" não permitindo o mesmo arrasto, e além disto, o lobe parece mais alto (no momento de abertura total da válvula)!

Fiquei em dúvida mesmo (estou apenas falando de "visualmente", "tecnicamente" não sei :smt017 )

Eu jamais correria este risco.

Abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Pomba, tem certeza que gastou estes valores?
4 mil pratas numa retifica?
Por isto novamente tenho de agradecer a ajuda de todos com este meu motor novo, que continua ótimo, apenas meio beberão, mas está um foguete.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

DÉCO escreveu: Rafaelo do céu, sabe que visualmente falando da face que "toca" o rolete (olhando suas imagens) fiquei realmente em dúvida, será que não "roda" com o comando original "J" mesmo?
Aparentemente, vai "sobrar" comando lateralmente no lobe que toca o rolete, mas sera que realmente ele não roda (apesar de não ser apenas mais "largo" ser mais "pesado" por este material a mais também)?
Nem pensar Deco. Se fizer isso vai o comando ou rolete na primeira partida, é totalmente diferente em muitos aspectos. Pena que na época não tirei fotos de perfil do came de ambos.

O comando rolete é...
* mais estreito o came de acionamento.
* mais arredondado (borda de ataque é menos agressivo por justamente ser rolete ele é muito mais suave no acionamento inicial e final, dai que vem sua vantagem, fora o ruído que é menor quase não tem).
* o principal, o lift (altura do came) no roletado é mais baixo que no convencional.

O comando convencional é...
* mais largo o came de acionamento. suponhamos que funciona-se a veria um desgaste no meio do came onde rola o rolete, imagina a cena, rsrsrsrs!
* mais pontudo (borda de ataque é mais agressivo).
* ele tem o lift do came bem maior que no roletado.

Então fica fácil saber pq não pode colocar comandos convencional em roletado ou vice versa. Se colocar comando convencional de alto atrito no cabeçote roletado quebra na mesma hora. Pq esse comando de "Monza" além de ser mais pontudo é bem mais alto. O balancim e tucho roletado foram projetados para comando de perfil baixo e arredondado :smt023
DÉCO escreveu:Estou olhando com atenção mesmo, parece que a posição de fechamento de válvulas no comando "J" é beeeem mais "estreita" não permitindo o mesmo arrasto, e além disto, o lobe parece mais alto (no momento de abertura total da válvula)!
Isso, é bem mais alto, não sei se falei no tópico isso...

Por ser comando "J" "F" "B" qualquer comando convencional é assim, é de sua característica física. Ele é mais pontudo e mais alto.
Quando ele entra no balancim entra com agressividade, não e suave, mais se tentar colocar um comando roletado a válvula não vai ser acionada por completo por ser mais baixo esse came, além de ter menos área de contato.

Só existem 2 tipos de comando para Familia II 8V: O convencional de alto atrito ou roletado de baixo atrito. As letras não diferem na característica técnica, talvez mude apenas faixa de torque, ou identifique de que carro e modelo é.

DÉCO escreveu:Eu jamais correria este risco.
2X
nunca se deve misturar tecnologias, cada uma foi projetada para o seu propósito.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Valeu Rafaelo!!!

Muito obrigado por tirar as minhas dúvidas . E acredito de outros também.

Abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Marcelo Lazzaroni
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Santa Catarina-SC
Modelo: Monza SL
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Marcelo Lazzaroni »

E aí coy, como está a caranga?
Monza não é apenas um carro, é uma vantagem! Simples carro tem quem quer, um Monza, tem quem pode! :D
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV

Mensagem não lida por coy »

E aí coy, como está a caranga?
7 mil rodados e andando em engarrafamento e estrada todos os dias com AC ligado.
Neste meio tempo só tive um problema com a mangueira da gasolina que estava rachada.
Este Mês farei a terceira troca de óleo, e irei trocar também: velas, cabos, rotor, rolamentos de rodas, disco de freio, fluído de freio e algumas outras coisinhas, vou limpar a TBI também.
Está muito bom, andando bem, mas acho que ainda está meio beberão.
Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR

coy escreveu:Está muito bom, andando bem mas acho que ainda está meio beberão.
O teu motor é novo ainda Marconi, só vai ter um consumo moderado para o teu carro quando atingir pelo menos 10.000 km.
E também precisa regular a queima com analisador de gases, senão fizer isso sempre vai consumir mais do que o normal.
Responder